Buscar

POO: Conceitos e Pilares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Rayllanderson Gonçalves Rodrigues 
Curso: Ciência da computação, 5º Período
Base do paradigma de orientação a objeto
Classe – Uma classe, em POO, seria a representação de um objeto do mundo real em código. A classe seria o molde desse objeto. Exemplo: Casa, cadeira, Carro.
Objeto – O objeto é a instancia da classe. Ele é único, possui suas características únicas, ao contrário da classe, que serve apenas como uma “planta”. Um exemplo bem simples seria algo como a planta de uma casa, a Classe seria a planta da casa, e a casa em si, física, pronta, seria o objeto, com suas características únicas.
Atributos – São as características desses objetos. Exemplo: Carro possui uma cor, tamanho, modelo, velocidade, enfim. Essas são suas características e todo Objeto carro possuirá esses atributos.
Comportamentos – Os comportamentos são os métodos que um objeto pode realizar, podemos dizer que são suas “ações”. Exemplo: Todo carro anda, freia, passa macha (mesmo que seja automático, vai passar a macha de alguma forma), enfim. 
Pilares da programação orientada a objetos
Abstração – é aqui que vamos pegar um objeto do mundo real e atribuir tudo para uma classe, vamos abstrair todas suas características e colocá-los como atributos da classe. Exemplo: Ao criar uma classe Pessoa, teremos que abstrair o máximo possível para que se pareça o mais próximo possível de uma pessoa no mundo real, então observamos e começamos a abstrair atributos: Cor, cor do cabelo, altura. E, também, os comportamentos: andar, comer, pular, enfim.
Encapsulamento: Aqui escondemos esses atributos para o usuário. É mais por questão de segurança, de não modificar diretamente os atributos, além de esconder esses atributos em outras classes. Exemplo: Controle remoto. O usuário não necessariamente precisa acessar a placa diretamente, para isso, ele é encapsulado, para ter mais segurança.
Herança – Uma classe pode herdar características de uma outra classe. Exemplo: Em uma escola, há professores, alunos e funcionários. Bom, convenhamos que professores, alunos e funcionários são todas pessoas, logo, todos herdam de pessoas, pois todos eles têm características em comum, como: Cor, sexo, altura, id, idade. No entanto, nem todos possuem comportamentos em comum, como: receberSalario(double salario); ou estudar(); Por isso a necessidade de criar 3 classes diferentes.

Continue navegando