Buscar

Articulação do joelho

Prévia do material em texto

Articulação do joelho 
O Complexo do Joelho localiza-se na transição entre a coxa e a perna é considerada a mais complexa articulação do corpo humano.
O Joelho é primariamente uma articulação sinovial do tipo gínglimo (em dobradiça), ele possui duas articulações separadas:
A articulação fêmoro-patelar consiste na patela, um osso sesamóide que reside no interior do tendão do músculo anterior da coxa (músculo quadríceps femoral), e na superfície patelar na frente do fêmur, na qual ele desliza.
A articulação fêmoro-tibial liga o fêmur (osso da coxa) à tíbia, o principal osso da perna. A articulação é banhada por um fluido sinovial viscoso, que está contido dentro da membrana sinovial, ou cápsula articular.
Além de todas as estruturas contidas em uma articulação sinovial, a articulação do Joelho contem amortecedores extras, sob a forma de blocos de cartilagem.
O joelho é a denominação dada a um complexo articular formado pelas:
– articulação tibiofemoral medial
– articulação tibiofemoral lateral
– articulação femoropatelar
As faces articulares da articulação do Joelho são caracterizadas pelo seu grande tamanho e suas formas complicadas e incongruentes. A fíbula não está envolvida na articulação do joelho. Articulação Tibiofemoral Medial é formada pelo côndilo medial do fêmur e o côndilo medial da tíbia, ou platô tibial medial. 
A membrana sinovial é uma membrana que reveste internamente a cápsula articular. Ela está aderida à parede interna da membrana fibrosa da cápsula articular, exceto posteriormente, onde a membrana sinovial invagina anteriormente, seguindo o contorno da fossa intercondilar do fêmur. A membrana sinovial invaginada adere-se ao aspecto anterior e aos lados dos ligamentos cruzados anterior e posterior. Isso faz com que os ligamentos cruzados anterior e posterior estejam contidos dentro da cápsula, mas não dentro da membrana sinovial. 
A principal função da membrana sinovial é produzir e liberar o liquido sinovial para a cavidade articular. 
Membrana sinovial secreta o Líquido Sinovial, que forma fina camada sobre as superfícies, no interior da cápsula articular. O liquido sinovial é formado por ácido hialurônico e liquido intersticial filtrado do plasma sanguíneo. O líquido sinovial também contém células fagocitárias, que removem microrganismos e os residuais resultantes do uso e desgaste das articulações. Quando a articulação sinovial fica imobilizada por certo tempo, o liquido mais viscoso, voltando ao seu estado mais fluido com o uso da articulação. 
Os retináculos sustentam a cápsula articular do joelho lateralmente. A face posterior do ligamento patelar está separada da membrana sinovial por um grande coxim gorduroso infra-patelar e da tíbia por uma bolsa sinovial.

Continue navegando