Buscar

Provisão e Previsão na Contabilidade

Prévia do material em texto

Exercício :
 
1- O que é previsão e provisão ?
A provisão é uma obrigação da entidade de prazo ou valor incerto, ou seja, você não sabe exatamente quando vai pagar ou o valor exato que irá pagar. a provisão tem o objetivo de cobrir um custo ou despesa cuja possibilidade de ocorrência seja grande. Isso significa que provisões dizem respeito aos lançamentos de valores como se fossem despesas, apesar de ainda não poderem ser classificados como tal.
Já a previsão é a repetição de dados passados, é feita com embasamento histórico de algo que se imagina que vá acontecer, ou seja, trata-se de uma estimativa futura que poderá ou não acontecer.
 
 
2- Dê exemplos de provisões contábeis
Provisões estimativas de perdas no Ativo:
Provisão para perdas prováveis na realização de investimentos e provisão para ajuste do custo dos bens do Ativo ao valor de mercado.
Provisões para exigibilidades:
Provisão para gratificações a empregados, provisão para férias e encargos, provisão para 13º salário e encargos, provisão para contingências, provisão para Imposto de Renda etc.
 
 
3- Dentro da contabilidade é obrigado realizar provisão e previsão de pagamentos explique o por quê ?
 
Não. Porém elas são de suma importância para a saúde de uma empresa e também pada prevenir uma situação imprevista que comprometeu o caixa, como por exemplo, pedido de demissão de vários funcionários no mesmo mês, alguma máquina cara quebrada, uma mudança na legislação. A Previsão ajuda a direcionar os esforços que serão necessários para o atingimento de metas. Sela, a empresa fica sem rumo e passa a ser guiada pelo piloto de olhos vendados. A provisão ajuda a reconhecer uma obrigação esperada que resultará na saída de dinheiro do negócio.
 
 
4- O que são reservas e fundos na empresa ?
Fundos têm o caráter de temporalidade, sendo disponibilidades ou aplicações financeiras que figuram no Ativo com finalidade específica. Os fundos não possuem movimentação livre e são geralmente encontrados em instituições sem fins econômicos. Já as reservas financeiras representam partes do Patrimônio Líquido que excedem o capital realizado. Elas podem ser:
Reservas de Capital: contribuições recebidas dos proprietários da Entidade ou de terceiros que não têm relação com a atividade operacional da empresa.
Reservas de Reavaliação: conforme definido no artigo 8º da Lei nº 6.404, de 1976, esse tipo de reserva representa os acréscimos de valor atribuído a elementos do ativo, baseado nos seus valores de mercado.
Reservas de Lucros: lucros não distribuídos por vários motivos, como por exigência legal, para uso em expansão, para futura utilização em dividendos etc.

Continue navegando