Buscar

III avaliação Direito tributario e empresarial

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Roberta Almeida Fiel (1073201)
	Disciplina:
	Direito Tributário e Empresarial (DIR98)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637322) ( peso.:4,00)
	Prova:
	17417486
	1.
	Os tipos de normas jurídicas foram elencadas no art. 59 da Constituição Federal, onde o processo legislativo compreende a elaboração de emendas à Constituição; leis complementares; leis ordinárias; leis delegadas; medidas provisórias; decretos legislativos e, resoluções. Embora o processo legislativo seja muito semelhante entre alguns tipos de normas jurídicas, existem algumas diferenças que as distinguem. Nesse sentido, disserte sobre as diferenças existentes entre a lei complementar e a lei ordinária. ( * Máximo 1000 caracteres )
Resposta:
O legislador preocupou-se em Indicar e as leis complementares que as matérias mais importantes sejam tratadas através de lei complementar, estabelecendo em artigo próprio, o que caberia ser tratado através desse tipo de norma jurídica. Já a lei ordinária coube as demais matérias excluídas pela lei complementar, e outro aspecto importante é que deve obter aprovação por maioria simples.
	2.
	Dentre os títulos de crédito, um dos mais conhecidos e utilizados é o cheque, diante de sua facilidade de aceitação e livre circulação no território brasileiro. Para que seja intitulado como cheque, segundo a Lei, deve estar revestido de alguns requisitos, tais como o nome do banco ou instituição financeira e a denominação “cheque” inscrita em língua portuguesa. Nesse contexto, disserte sobre a diferença existente entre o cheque cruzado e o cheque visado. ( * Máximo 1000 caracteres )
Resposta:
O cheque cruzado nada mais é do que a presença de dois traços na diagonal frontal da cártula, o que representa que o pagamento só poderá ser efetuado com o deposito desse título. Já o cheque visado é quando existe uma confirmação de fundos para o pagamento desse título, fornecido pelo banco ou instituição financeira do banco sacado. Essa confirmação se apresenta no anverso do título 
	Acadêmico:
	Roberta Almeida Fiel (1073201)
	Disciplina:
	Direito Tributário e Empresarial (DIR98)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637323) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	17417545
Parte superior do formulário
	1.
	A Constituição Federal não cria tributos, apenas estabelece competências para que, através da lei, as pessoas políticas os possam criar. Com relação à competência residual tributária da União Federal outorgada pela Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Esse direito não está sujeito ao princípio de legalidade e somente pode ser utilizado em caso de guerra ou comoção interna grave.
	
	b) É direito da União instituir impostos não previstos no artigo 153, da Carta Magna, desde que eles sejam não cumulativos e não tenham base de cálculo própria dos demais impostos descritos na Constituição.
	
	c) É o direito de instituir taxas e contribuições de melhoria.
	
	d) É o direto da União instituir impostos e contribuições sociais por portaria, desde que não cumulativos.
	 
	 
	2.
	A Lei ordinária também é um instrumento normativo que cria tributo, podendo ser elaborada pelo Poder Público da União, estados, Distrito Federal e municípios. Sobre as fontes do direito tributário, analise as seguintes sentenças:
I- A analogia, que é aplicada na falta da norma escrita, pode ser usada para criar tributos.
II- A doutrina também é uma fonte do direito tributário, observado sempre o princípio da legalidade.
III- A jurisprudência, que é o entendimento dos tribunais sobre determinada temática, serve como fonte do direito tributário.
IV- A fonte básica é a lei, referendada pelo princípio da legalidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	c) Somente a sentença I está correta.
	
	d) Somente a sentença IV está correta.
	 
	 
	3.
	Marcos é um empreendedor do ramo calçadista, e, como os negócios estão crescendo, pensa em sair da informalidade e abrir uma empresa. Informando-se com empresários conhecidos, foi orientado a constituir uma sociedade limitada. Sobre essa modalidade de sociedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O sócio é responsável de acordo com o valor integralizado de suas cotas.
(    ) Todos os sócios respondem de igual forma pela integralização do capital social.
(    ) O nome deve ser seguido pela palavra LTDA, caso contrário, responderá ilimitadamente.
(    ) O contrato social não precisa necessariamente ser depositado no registro competente.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) F - F - F - V.
	 
	 
	4.
	A sociedade empresária busca principalmente o lucro, realiza uma atividade organizada, visa à produção ou à circulação de bens e serviços. Ainda, a sociedade deverá ser inscrita no órgão competente, tendo como elemento o nome empresarial. Quanto ao que se trata de sociedade empresária, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Sociedade Anônima em conta de participação.
	
	b) Sociedade Limitada.
	
	c) Sociedade em Nome Coletivo, sem participação nos lucros.
	
	d) Sociedade Simples.
	 
	 
	5.
	A obrigação tributária é um fato jurídico previsto em lei que faz nascer o dever de pagar tributos ao Estado. Os elementos que compõem a obrigação são o sujeito ativo, passivo, objeto e causa. Ainda, tal obrigação, de acordo com o Código Tributário Nacional, pode ser principal ou acessória. Sobre os aspectos da obrigação tributária, analise as seguintes afirmativas:
I- Somente a obrigação acessória necessita de fato gerador, uma vez que a obrigação principal decorre de lei.
II- A obrigação principal é quando o contribuinte possui o dever de pagar o tributo.
III- A obrigação acessória é quando a lei prevê uma obrigação de fazer ou não fazer.
IV- O não cumprimento da obrigação acessória a converte em obrigação principal.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	b) Somente a afirmativa I está correta.
	
	c) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	 
	6.
	Aos impostos são aplicados o Princípio da Anterioridade, que está previsto no art. 150, III, alínea ?b? da Constituição Federal. Tal princípio se configura como garantia ao contribuinte, pois compõe as cláusulas pétreas da CF, não podendo ser suprimida nem através de emenda constitucional. Sobre o assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Princípio da Anterioridade estabelece que um tributo não pode ser cobrado no mesmo ano/exercício em que foi aprovada a lei que o criou ou aumentou.
(    ) O ano/exercício adotado pelo princípio da anterioridade é contado de 1º de janeiro a 31 de dezembro do mesmo ano.
(    ) Ao imposto extraordinário de guerra se aplica o princípio da anterioridade.
(    ) Não se aplica o princípio da anterioridade nos empréstimos compulsórios decorrentes de calamidade pública, guerra externa ou sua iminência.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) F - F - F - V.
	 
	 
	7.
	A partir do Código Civil de 2002, art. 889 §3º, foi possível a criação de títulos de crédito a partir de meio eletrônico ou magnético de dados. A nota promissória, assim como o cheque, é uma promessa de pagamento. Contudo, para que o título tenha validade, é preciso que contenha alguns requisitos considerados essenciais. Sobre esses requisitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( v   ) Deve estar expresso na cártula a denominação ?Nota Promissória?.
(F    ) Assinatura do credor e devedor.
(    ) O valor a ser pago e a quem pagar.
(    ) Assinatura do emitente ou mandatário.
Agora, assinale a alternativaque apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - F - V - V.
	 
	 
	8.
	Ato normativo oriundo do Poder Executivo, em forma de lei, emanado de delegação expressa do Poder Legislativo, tão somente para casos específicos e concretos. De acordo com o dispositivo constitucional sob enfoque, o Presidente a elabora, após o deferimento do pedido de delegação formulado ao Congresso Nacional, que o confere mediante resolução, trata-se de:
	
	a) Medidas Provisórias.
	
	b) Lei Ordinária.
	
	c) Lei Complementar.
	
	d) Leis Delegadas.
	 
	 
	9.
	Em um sistema federativo, não há hierarquia entre os entes, e sim a repartição de atribuições, de acordo com o determinado na Constituição. Ao Presidente da República, que é o chefe do Poder Executivo, cabe privativamente expedir decretos e regulamentos. Mediante essa afirmativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode ser classificado como ato político ou deliberativo.
(    ) Tratados e convenções internacionais deverão ser referendados mediante decreto pelo Congresso Nacional.
(    ) O decreto objetiva regulamentar/detalhar a lei vigente.
(    ) O conteúdo do decreto é restrito à lei pela qual foi expedido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) F - F - V - F.
	 
	 
	10.
	A sociedade empresária constitui-se pela união de pessoas que se obrigam a contribuir com bens ou serviços, que almejam o lucro com o exercício da atividade econômica. É constituída mediante contrato escrito, particular ou público. Desta forma, sobre quais cláusulas devem necessariamente estar contidas em um contrato social, analise as seguintes opções:
I- Profissão e residência dos sócios.
II- Órgão regulamentador do contrato.
III- Sede e prazo da sociedade.
IV- Grau de independência financeira dos sócios.
V- Capital da sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As opções II, IV e V estão corretas.
	
	b) As opções II, III e IV estão corretas.
	
	c) As opções I, III e V estão corretas.
	
	d) As opções I, II e III estão corretas.
	 
	 
	11.
	(ENADE, 2015) Em 2005, o Brasil editou a Lei de Recuperação Judicial (Lei nº 11.101/2005). Antes disso, havia, no país, a concordata, que não permitia que credores e devedores negociassem livremente os termos de um acordo para o pagamentos das dívidas - o que, na prática, raramente evitava que empresas fossem à falência. Considerando só o número de empresas em crise que pedem a proteção dessa lei, ela pode ser considerada um sucesso. Somente em 2013, foram 675 casos, um recorde. Com relação à legislação pertinente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 26 jul. 2015.
	
	a) A recuperação judicial tem importância no contexto nacional por permitir uma reorganização financeira da situação de crise do devedor com o intuito de promover a preservação da empresa e, com isso, manter sua função social e o estímulo à atividade econômica.
	
	b) A decisão que conceder a recuperação judicial constituirá título executivo extrajudicial, podendo ser questionado por meio do recurso de apelação.
	
	c) Os créditos de natureza trabalhista decorrentes de acidente de trabalho não podem ser incluídos no plano de recuperação extrajudicial.
	
	d) A decisão que rejeitar as contas do administrador judicial, na fase de encerramento da falência e extinção das obrigações do falido, fixará as responsabilidades do administrador, podendo ser questionada por meio de agravo de instrumento.
	 
	 
INSTRUÇÕES PARA CPA
	a)
	A Avaliação Institucional é realizada pela Comissão Própria de Avaliação ? CPA.
	b)
	A CPA tem como meta construir um planejamento institucional, guiado pela gestão participativa e pela autonomia universitária.
	c)
	Sua opinião fomenta a realização de melhorias na qualidade do seu curso.
	d)
	Leia cuidadosamente cada uma das questões e escolha a alternativa que responde cada uma delas.
	e)
	As alternativas correspondem às seguintes notas: a) Insatisfeito: 1,25; b) Satisfeito: 2,5;c) Muito bom: 3,75 e d) Excelente: 5
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais