Buscar

Controles internos e riscos de auditoria

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Auditoria Contábil (CTB39)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:656137) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22259159
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Entende-se por "risco geral de auditoria" aquele risco de se concluir e opinar de que as contas anuais tomadas em conjunto refletem a imagem fiel da companhia quando na realidade não é assim, e o risco de que, embora elas reflitam a imagem fiel da companhia, o auditor conclua que elas não a refletem, pois existe a possibilidade de que os relatórios financeiros auditados contenham erro ou fraude significativo. O auditor deve obter o maior nível de certeza possível de tal forma a restringir o risco de auditoria ao seu menor nível relativo. O auditor faz uso de técnicas e padrões para examinar os dados e informações que atendam aos princípios contábeis. No entanto, existe a possibilidade de o auditor não identificar erros e é onde surgem os riscos de auditorias, que são divididos em três categorias. Sobre essas categorias, analise as sentenças a seguir:
I- Risco inerente: erros materiais nas demonstrações contábeis.
II- Risco de controle: quando o risco é detectado pelo sistema de controles internos.
III- Risco de detecção: quando o auditor, ao aplicar os procedimentos de auditoria, também não detecta os erros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://portaldeauditoria.com.br/o-que-e-o-risco-de-auditoria/>. Acesso em: 25 fev. 2018.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	Para que os controles internos sejam bem avaliados dentro da área de processamento de dados, é necessário prestar atenção em alguns itens, para que o controle gerencial seja eficaz em seus controles de acesso e utilização dos recursos da informática de forma correta e idônea. Assinale a alternativa CORRETA que se enquadra nessa descrição:
	 a)
	Processamento das informações.
	 b)
	Desenvolvimento do projeto do sistema de informática.
	 c)
	Operação.
	 d)
	Natureza organizacional.
	3.
	Ao analisar o conceito da amostragem estatística, pode-se perceber a sua importância dentro da auditoria; afinal, é onde o auditor determina a natureza e o número de amostras que irá verificar através do sistema estatístico, bem como é por meio desse sistema que irá proceder a análise da significação dos resultados obtidos. Sobre as vantagens na amostragem estatística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A amostragem estatística possibilita que o auditor apresente o resultado de seu trabalho dentro de certos limites de confiança e aceitabilidade, produzindo bases profissionais defensáveis ao auditor.
(    ) O resultado para os testes dessa amostragem não poderá ser definido objetivamente, afinal apresenta parcialmente a motivação subjetiva.
(    ) O sistema determina a extensão em que a quantidade testada poderá não ser representativa do universo total.
(    ) De acordo com as circunstâncias, a amostragem estatística pode ser mais apurada do que o exame da totalidade do universo total, que apresenta algumas observações.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	4.
	Os controles internos necessitam ser revisados periodicamente, como intuito de se avaliar o cumprimento das exigências determinadas. Essa avaliação do sistema de controle interno como um procedimento compreende a algumas atividades, como a identificação dos erros ou irregularidades que poderia acontecer. A conferência do sistema atual de controles é capaz de detectar de forma imediata erros ou irregularidades, entre outas. No processo de avaliação, há três etapas que precisam ser seguidas. Sobre essas etapas, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Levantamento geral do sistema
II- Avaliação propriamente dita do sistema
III- Testes de observância (cumprimento)
(    ) Definir até que ponto o sistema de controle é confiável para o auditor. Consiste na identificação dos controles-chave do sistema como o aspecto de maior importância.
(    ) Nesta etapa, o auditor constitui uma opinião sobre a eficácia do sistema mediante representações verbais ou escritas feitas tanto pelos funcionários como pelos empregados, assim o profissional de auditoria constata se o sistema funciona realmente como foi descrito.
(    ) O objetivo é obter informações referentes o funcionamento do sistema mediante contato com as pessoas responsáveis pelo controle e pela fluxogramação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III- II - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - I - III.
	5.
	O controle interno em uma organização é considerado o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas visando à proteção dos ativos, à produção de informações e aos dados contábeis confiáveis, bem como auxiliar a administração na direção ordenada dos negócios da organização. Um dos seus principais objetivos consiste na garantia da confiabilidade das informações e das variadas fases do processo decisório. Sobre o controle interno auxiliar no processo decisório, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Expectativa: as estimativas, os planos, os orçamentos e os cálculos para atender as políticas traçadas estão corretos?
(    ) Implementação: o poder e a autoridade delegados aos diversos níveis gerenciais continuam sendo rigorosamente observados e cumpridos?
(    ) Política de delegações: os poderes e a autoridade foram corretamente delegados aos devidos níveis gerenciais?
(    ) Observância de autoridade: a delegação de poderes e autoridade aos níveis gerenciais foi implementada corretamente?
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	As empresas, ao implantarem sistemas de informações, devem se atentar a alguns controles mínimos de segurança, a fim de manter restritos alguns controles, como o controle de entradas, por exemplo, os quais devem ser projetados para estabelecer responsabilidades individuais para cada pessoa usuária do sistema. Sobre os controles mínimos, analise as sentenças a seguir:
I- Identificar cada usuário através de códigos de acesso.
II- É de responsabilidade de cada usuário administrar a identificação quanto à documentação e ao cumprimento de aprovação de acesso no sistema.
III- O usuário deve manter senhas de acesso seguras e confidenciais, trocando sempre que achar necessário.
IV- É preciso identificar e se certificar da devida proteção de informações confidenciais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	7.
	Os controles internos auxiliam as organizações com relação à proteção de seus ativos, que compreendem os bens e os direitos e integram o Patrimônio. Objeto de estudo das Ciências Contábeis, os controles internos também auxiliam no que diz respeito à qualificação e à segurança das informações tratadas para a tomada de decisão. Ainda auxiliam o auditor na identificação de fraudes e erros. Quanto aos principais objetivos dos controles internos, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos principais objetivos dos controles internos está atrelado ao risco operacional a que as organizações estão sujeitas diante das oscilações da produção.
II- Um dos principais objetivos do controle interno é possibilitar o acesso às informações financeiras, que permitem à organização se manter atuante no mercado.
III- Um dos principais objetivos do controle interno é garantir que as informações geradas sejam confiáveis.
IV- Um dos principais objetivos do controle interno refere-se à confiançanas diferentes fases do processo decisório. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	8.
	O controle interno administrativo possui relação com as políticas dos negócios da organização, visando às boas práticas de gestão, e ainda está caracterizado pelos objetivos e missão da empresa, que podem ser adequados em conformidade com a eficiência das operações e com as políticas próprias de negócios. Sobre exemplos de controles administrativos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Análises estatísticas de lucratividade por linha de produtos.
(    ) Controle de qualidade.
(    ) Controle dos compromissos assumidos, mas ainda não realizados economicamente. 
(    ) Treinamento de pessoal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	9.
	O Controle Interno Contábil possui relação com a proteção do patrimônio e dos recursos financeiros da empresa e possui reflexos na exatidão e integridade dos registros contábeis. O controle interno em uma organização é considerado o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas visando à proteção dos ativos, da produção de informações e dos dados contábeis confiáveis, bem como auxilia a administração na direção ordenada dos negócios da organização. Sobre os exemplos de controles contábeis na literatura, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sistemas de conferência, aprovação e autorização.
(    ) Manutenção dos funcionários em sua função específica, para que este possua acesso somente aos seus registros contábeis.
(    ) Controles físicos sobre ativos.
(    ) Auditoria interna.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	O Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA, em inglês) define o risco de auditoria quando ocorrer a possível falha do auditor em modificar sua opinião de forma oportuna, com base em demonstrações contábeis emitidas de forma errada pela empresa. Essa situação favorece oportunidades para que o auditor não identifique possíveis erros materiais relacionados às demonstrações contábeis por ele analisadas. Isso denota um determinado Risco de Auditoria. Sobre o Risco Inerente, analise as sentenças a seguir:
I- Caixa: podem acontecer desvios de recursos financeiros (ou utilizados indevidamente). 
II- Bancos: valores que podem ficar indisponíveis.
III- Contas a receber: podem ocorrer problemas com crédito mal avaliado ou falta da emissão de recibos ou autenticações de recebimentos.
IV- Estoques: podem ser utilizados de forma a otimizar os recursos financeiros da empresa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando