Buscar

prova contabilidade publica III

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Contabilidade Pública (CON36)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656135) ( peso.:3,00)
	Prova:
	24547924
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Considerando o Serviço Público um ramo estudado pelo Direito Administrativo, tem, assim, uma gama de autores renomados que contribuem para a definição de Serviço Público. Logo, de maneira geral, entende-se que o Estado tem a necessidade de ofertar ou mesmo acompanhar a prestação do serviço público, sendo esta a finalidade do Estado sempre prezando em defesa da população. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Estado será o único beneficiado do Serviço Público, por este motivo está satisfazendo apenas necessidades essenciais.
	 b)
	Somente será considerado um serviço público uma atividade terceirizada ofertada pelo Estado.
	 c)
	Apenas as atividades coletivas vitais caracterizam-se como serviço público, sendo que podem somente ser realizadas pelo Estado.
	 d)
	O tipo de serviço público deve atender às necessidades essenciais e secundárias do coletivo ou a simples conveniência do Estado.
	2.
	A classificação da receita orçamentária é atualizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em conjunto com a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) ? órgão do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Esta codificação é identificada por números de código decimal. Como ela é conhecida?
	 a)
	Receita econômica.
	 b)
	Natureza da receita.
	 c)
	Código de origem.
	 d)
	Despesa de espécie.
	3.
	Considerando que as Receitas Públicas envolvem a contribuição de inúmeros autores, o Manual de Contabilidade Aplicado do Setor Público - MCCASP - trata de ingressos de valores nos cofres públicos. Estes ingressos de valores ocorrem de diferentes formas, por exemplo, podem ser de natureza constante ou aleatória. Sobre esses dois grandes grupos de receitas públicas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Receitas Correntes e Receitas não Correntes.
	 b)
	Receitas de Ingresso de Valores e Receitas de Doações Recebidas.
	 c)
	Receitas Orçamentárias e Extraorçamentárias.
	 d)
	Receitas Orçamentaria Efetiva e Orçamentária Definitiva.
	4.
	Com a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade também para o setor público, a sua nomenclatura passa a ser denominada de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, sendo orientadas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público (NBCASP). Sobre as funções e características dessa contabilidade voltada para esse setor, analise as sentenças a seguir:
I- Estuda, registra, controla e evidencia os atos e fatos administrativos ocorridos no setor público.
II- Estuda o Código Tributário Nacional, direcionando para o imposto único.
III- Analisa, estuda e registra os atos e fatos relacionados ou não ao Orçamento Público.
IV- Aplica e utiliza a Lei das Sociedades por Ações para registrar os atos e fatos administrativos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	O registro contábil no setor público é caracterizado por algumas premissas que devem ser adotadas pelo profissional de contabilidade do setor público. Nesse sentido, semelhante ao setor privado, além de respeitarem a ordem cronológica dos fatos e adotarem uniformidade, devem seguir características específicas, como a comparabilidade e confiabilidade. Sobre esses dois elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a comparabilidade, entende-se que os registros da situação patrimonial de um ente público deve ser elaborado para ser possível comparar com as informações de outro ente público de mesma autarquia.
(    ) Para a confiabilidade, só é necessária a declaração do Poder Legislativo para o registro da informação contábil, sendo que, desta forma, já tem-se o respaldo e a segurança do registro contábil, orçamentário e financeiro.
(    ) Para a comparabilidade, tem-se que apenas os registros de Ativos e Passivos devem adotar esta característica, considerando que o exercício financeiro acontece nos elementos do Ativo e Passivo.
(    ) Para a confiabilidade, há a necessidade de transparecer credibilidade, segurança e confiança ao registro das informações contábeis para os usuários destas informações tomarem decisões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	A Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Técnica (NBCASP T 16) orienta como devem ser aplicados os recursos recebidos de entidades do setor público. Assim, entende-se que esta norma abrange também todas as organizações que participam de alguma forma e foram confiados por órgãos públicos a receber receitas, realizar despesas ou guardar o patrimônio público. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta como evidenciar os recursos recebidos de entidades públicas:
FONTE: BRASIL, Portaria nº 184, de 25 de agosto de 2008. Dispõe sobre as diretrizes a serem observadas no setor público (pelos entes públicos) quanto aos procedimentos, práticas, elaboração e divulgação das demonstrações contábeis, de forma a torná-los convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Disponível em: http://www.fazenda.gov.br/institucional/legislacao/2008/portaria184. Acesso em: 28 nov. 2019.
	 a)
	A entidade que recebe recursos utiliza-os apenas para fluxo de caixa da empresa sem necessidade de prestação de contas.
	 b)
	Somente as empresas de pequeno porte podem receber recursos de entidades públicas.
	 c)
	A entidade que recebe bens públicos ou adquire bens com recursos públicos deve registrar individualmente e inventariar anualmente.
	 d)
	A entidade que recebe recursos deve utilizar os valores para seu uso e consumo apenas, sem qualquer destinação à aquisição de mercadorias para estoques.
	7.
	Na administração indireta, que é uma das formas de administrar o serviço público, as Autarquias são empresas que realizam estes serviços e precisam ter personalidade jurídica, sendo criadas pelo próprio poder público sempre com objetivo de realizar as atividades específicas, ou seja, sempre voltadas para uma atividade central e principal. Sobre exemplos de autarquias, analise as opções a seguir:
I- Prefeituras.
II- IBAMA.
III- Câmara de Vereadores.
IV- INSS.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a opção IV está correta.
	 c)
	As opções II e III estão corretas.
	 d)
	As opções I e II estão corretas.
	8.
	A Lei Orçamentária Anual - LOA - e a Lei das Diretrizes Orçamentárias - LDO - determinam, respectivamente, que o orçamento público deve ser autorizado por Lei e definem ainda a destinação de receitas e despesas. Para tanto, devem obedecer alguns princípios orçamentários que evidenciam a política econômica e financeira e o programa de trabalho do governo. Sobre os princípios orçamentários da LOA, analise as opções a seguir:
I- Princípio da Anulidade.
II- Princípio da Unidade.
III- Princípio da Competência.
IV- Princípio do Valor Original.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção III está correta.
	 b)
	As opções II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I e III estão corretas.
	 d)
	As opções I e II estão corretas.
	9.
	Assim como ocorre na contabilidade de entidades privadas, no setor público, a contabilidade ampara-se em princípios considerados pilares que sustentam e permitem a aplicação das normas declaradas. Entre estes princípios, destaca-se o Princípio da Entidade, que deve ser seguido por todos os entes: Estado, União, Municípios e Distrito Federal. Sobre o Princípio da Entidade, analise as sentenças a seguir:
I- Este princípio reconhece o patrimônio púbico como objeto da contabilidade,nunca confundindo o patrimônio público com o patrimônio particular de qualquer outra entidade ou pessoa física.
II- Este princípio determina que devemos ter prudência em registrar os valores na contabilidade pública sempre observando um documento que fundamenta a contabilização.
III- Este princípio determina que devemos sempre realizar o registro com base no regime de caixa, considerando que os valores só devem ser reconhecidos quando efetivamente recebidos.
VI- Este princípio define que tudo deve ser registrado pelo seu valor original de aquisição, respeitando o regime de caixa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	O Estado tem por finalidade organizar e de fato fazer funcionar os serviços públicos. Para atingir este objetivo, deve estruturar-se internamente em três campus: Legislativo, Judiciário e Executivo. Atendendo à legislação vigente e buscando sempre organizar e zelar pelo bem comum, presta serviços públicos em busca da coletividade. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma característica que distingue a administração pública da administração privada é que a sua forma de atendimento está direcionada unicamente ao interesse público.
(    ) Com a finalidade de atender à Administração Pública, o serviço público está dividido em: Legislativa, Executiva e Judiciário.
(    ) A execução da Administração pública é realizada pelo Judiciário, que unicamente recebe orientações do Legislativo.
(    ) Cabe à Administração Pública privativamente executar os serviços públicos por delegação ou diretamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	11.
	(ENADE, 2015) Tendo por base as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor P (NBC T 16. -  Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação), avalie as afirmações a seguir:
I- A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os princípios de contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.
II- O Patrimônio Público é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público que porte ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.
III- O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o Patrimônio Público.
IV- O campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público restringe-se aos órgãos da administração direta.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II e IV.
	 b)
	III e IV.
	 c)
	I e II.
	 d)
	I, II e III.
	12.
	(ENADE, 2015) De acordo com as Normas Brasileiras das Demonstrações Contábeis aplicadas ao setor público (NBCASP), as demonstrações contábeis devem ser elaboradas e publicadas pelos entes da Federação, de modo a permitir e evidenciar a consolidação das contas públicas em âmbito nacional. A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir.
I- O Balanço Orçamentário deve demonstrar as receitas e as despesas previstas, em confronto com as realizadas.
II- O Balanço Financeiro deve evidenciar as receitas e as despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.
III- A Demonstração das Variações Patrimoniais deve evidenciar as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicar o resultado patrimonial do exercício.
IV- A Demonstração dos Fluxos de Caixa permite a análise da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, e a análise da utilização de recursos próprios e de terceiros em suas atividades.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	II, III e IV, apenas.
	 b)
	I, apenas.
	 c)
	I e II, apenas.
	 d)
	I, II, III e IV.
Parte inferior do formulário

Continue navegando