Buscar

Estudos Dirigidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Como a água se move na superfície e no subsolo da Terra durante o ciclo hidrológico?
• Infiltra e percola (passagem lenta de um líquido através de um meio) no solo ou nas rochas, podendo formar aqüíferos, ressurgir na superfície na forma de nascentes, fontes, pântanos, ou alimentar rios e lagos.
• Flui lentamente entre as partículas e espaços vazios dos solos e das rochas, podendo ficar armazenada por um período muito variável, formando os aqüíferos.
• Escoa sobre a superfície, nos casos em que a precipitação é maior do que a capacidade de absorção do solo.
• Evapora retornando à atmosfera. Em adição a essa evaporação da água dos solos, rios e lagos, uma parte da água é absorvida pelas plantas. Essas, por sua vez, liberam a água para a atmosfera através da transpiração. A esse conjunto, evaporação mais transpiração, dá-se o nome de evapotranspiração.
• Congela formando as camadas de gelo nos cumes de montanha e geleiras.
2) Defina os cinco estados em que a água pode estar no solo? 
3) O que é a zona saturada, zona aerada, nível freático, nível piezométrico, franja capilar, água vadosa e água subterrânea.
Zona saturada: Zona de saturação, ou zona freática, é a parte de um aquífero, abaixo do lençol freático, em que a maioria dos poros e fracturas se encontram saturados com água (sendo neste sentido o posto à zona vadosa).
 Zona aerada: Zona de aeração, ou zona vadosa é a zona superficial do solo, em que os poros se encontram cheios de ar. Inferiormente, está a zona de saturação em que os interstícios estão cheios de água.
Nível freático: Profundidade em que se encontra a superfície superior do lençol freático. Em linhas gerais, o nível freático acompanha, aproximadamente, a topografia do terreno.
Nivel piezométrico: É o nível a que a água de um aquífero se encontra à pressão atmosférica. Coincide com o nível freático de um aquífero livre. Em aquíferos confinados, o nível piezométrico está mais elevado que o tecto do aquífero, podendo haver zonas onde se situa a uma cota superior à da superfície topográfica.
Franja capilar: A franja capilar é a camada de material poroso que contém poros preenchidos por água subterrânea que ascende a partir do lençol freático por capilaridade.
Água vadosa: Água subterrânea que ocupa a zona de aeração, isto é, acima do nível freático, que constitui o limite superior da zona de saturação.
Água subterrânea: As águas subterrâneas são formadas pelo excedente das águas de chuvas que percorrem camadas abaixo da superfície do solo e preenchem os espaços vazios entre as rochas. 
4) Como a lei de Darcy relaciona o movimento da água subterrânea? 
Para um aquíefero específico e para uma determinada distância percorrida, a taxa na qual a agua flui de um ponto para outro é diretamente proporcional ao desnível da superfície freática entre dois pontos. Quando o desnível aumenta, a taxa de fluxo também aumenta. 
5) O que é aquífero, aquitardo e aquiclude? 
Aquífero: Um aquífero é toda formação geológica subterrânea capaz de armazenar água e que possua permeabilidade suficiente para permitir que esta se movimente. dx
Aquitardo: É uma formação geológica que embora possa armazenar quantidades importantes de água, é de natureza semipermeável e portanto transmite água em quantidade muito pequena, o que inviabiliza o seu aproveitamento econômico.
Aquiclude: Rochas que apesar de terem uma grande porosidade, possuem uma permeabilidade baixa não permitindo que a água flua em seu meio. Elas se comportam como um meio impermeável. Um aquiclude apesar de armazenar água não pode ser chamado de aquífero
6) Como os aquíferos podem ser subdivididos? 
Aquíferos livres ou freáticos: São reservatórios formados por rochas permeáveis, parcialmente saturados de água, cuja base é formada por uma camada impermeável (por exemplo, argila) ou semipermeável. O topo é limitado por uma superfície livre de água (superfície freática) que se encontra sob pressão atmosférica. O nível da água é determinado pelo regime de chuvas. É o tipo de aquífero mais comum e mais explorado e, portanto, o mais suscetível à contaminação.
Aquíferos confinados ou artesianos: Nestes reservatórios, o teto e a base são formados extratos rochosos impermeáveis. Além disso, ele está completamente saturado de água. A água subterrânea está confinada sob uma pressão maior que a pressão atmosférica. Por este motivo, quando se perfura para a extração de água (um furo artesiano), ela sobe para um o nível muito superior, podendo até jorrar. Nesse tipo de aquífero, a contaminação, quando ocorre, é muito mais lenta e portanto, muito mais difícil de se ser recuperada.
7) Como os aquíferos são alimentados? 
São alimentados pelas chuvas que se infiltram no subsolo.
8) Que processos geológicos são afetados pela água subterrânea? 
9) O que se entende por poluição e contaminação de água subterrânea? 
10) A instalação de fossas e sumidouros afeta a água em superfície. Quais as condições favoráveis e desfavoráveis a essa infiltração?

Outros materiais