Buscar

RESUMO INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE II ANA CASSIA

Prévia do material em texto

RESUMO INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE II
AULA 01
Pergunta 1 
 
Leia o trecho a seguir.
 
“Na medida em que as nações mais desenvolvidas passam a adotar, principalmente a partir do século XX, um modelo hegemônico de produção – o Capitalismo –, cuja centralidade na apropriação privada de bens e na acumulação de riquezas, redimensiona a extensão da exploração da natureza e maximiza a agressividade dos mecanismos de depredação, o comportamento humano, principalmente no lado ocidental do planeta, passa a se tornar altamente nocivo ao meio ambiente”.
PADILHA, N. S. Fundamentos Constitucionais do Direito Ambiental Brasileiro. Rio de Janeiro: Campus Jurídico Elsevier, 2010. p. 2.
 
O trecho da citação anterior apresenta as ações que culminaram na necessidade do amplo debate sobre a questão ambiental. Sobre as responsabilidades no direito ambiental, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e Fpara a(s) falsa(s).
 
I. (  ) O direito ambiental assegura o cumprimento das leis e normas relacionadas ao meio ambiente.
II. (  ) As responsabilidades civis, penais e administrativas aos agentes causadores de danos são aplicadas juridicamente a partir dos preceitos fundamentados nas seguintes leis: Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, n. 6.938/1981; Lei de Recursos Hídricos, n. 9.433/1997; Novo Código Florestal Brasileiro, n. 12.651/1912. 
III. (  ) O texto constitucional que transmite os cuidados ao meio ambiente é fundamentado e passível de sanções para aqueles que descumpram a lei.
IV. (  ) Os agentes poluidores são deflagrados pelo princípio da responsabilidade objetiva, sendo obrigados a mitigar e solucionar os danos gerados pelos processos
V. (  ) A proteção e preservação ao meio ambiente deve ser tomada como prioridade no direito ambiental, prevalecendo sobre as influências e interesses econômicos, políticos e individuais.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
		a) 
	F, V, F, V, F.
	
		b) 
	F, F, V, F, V.
	
		c) 
	V, F, V, F, V.
	
		d) 
	V, V, F, V, F.
	
		e) 
	V, F, F, F, V.
Pergunta 2 
 
Leia o trecho a seguir.
 
“Todo aquele que voluntariamente infringir dever jurídico estabelecido em lei ou em relação negocial, causando prejuízo a alguém, ficará obrigado a ressarci-lo, pois uma vez vulnerado direito alheio, produzindo dano ao seu titular, imprescindível será uma reposição ao status quo anterior ou um reequilíbrio ao desajuste sofrido. A responsabilidade do infrator, havendo liame obrigacional oriundo de contrato ou de declaração unilateral de vontade, designar-se-á responsabilidade contratual; não havendo vinculo obrigacional, será denominada responsabilidade extracontratual ou aquiliana”.
DINIZ, M. H. Curso de Direito Civil Brasileiro: responsabilidade civil. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. p. 167.
 
Ao longo dos debates sobre o direito ambiental, percebeu-se a necessidade de estabelecer leis, princípios e responsabilidades para dar subsídios às ações que seriam implementadas. Para que pudessem ser efetivos, os princípios foram nomeados princípio da responsabilidade objetiva e princípio da responsabilidade subjetiva. Nesse sentido, é correto afirmar que o princípio da responsabilidade subjetiva: 
	
		a) 
	está juridicamente dissociada ao princípio do poluidor-pagador, ou seja, quem degrada deve reparar o dano causado.
	
		b) 
	tem um caráter não concreto em suas aplicações e é muitas vezes usado com falta de preceitos éticos perante os agentes degradantes, impondo condutas de se livrar das responsabilidades sobre as consequências das ações.
	
		c) 
	usa preceitos com um caráter concreto, sendo empregado todas as vezes com amplos preceitos éticos destacando as normas para responsabilizar infratores quanto aos efeitos das práticas ilegais.
	
		d) 
	está relacionado ao direito ambiental que, por sua vez, está fundamentado apenas em normas nacionais em que vigore a proteção ao meio ambiente de forma ampla.
	
		e) 
	aponta que os agentes de responsabilidade devem ter caráter subjetivo quando as leis perfaçam a responsabilidade objetiva.
Pergunta 3 
 
Leia o trecho a seguir.
 
“Os Tribunais brasileiros têm tido uma compreensão extremamente restritiva do conceito de dano ambiental e, por consequência, do bem jurídico meio ambiente. Em geral, eles têm adotado uma postura que exige dano real e não apenas o dano potencial, não aplicando ou observando o princípio da cautela em matéria ambiental. Ao exigirem que o autor faça a prova do dano real, os Tribunais de fato impõem todo o ônus da prova judicial para os autores, enfraquecendo a responsabilidade objetiva do poluidor”.
ANTUNES, P. B. Direito Ambiental. 6. ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2002. p. 201.
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o direito adquirido e ato jurídico perfeito em questões ambientais, é correto afirmar que: 
	
		a) 
	o ato jurídico perfeito reforça antigas condutas perante os órgãos ambientais, com uma redefinição de concessões e liberação de uso e exploração dos recursos naturais inesgotáveis.
	
		b) 
	as licenças e concessões de áreas para exploração só são permitidas perante as análises estabelecidas pelos órgãos ambientais dos danos futuros do determinado exercício da atividade econômica.
	
		c) 
	o direito adquirido e ato jurídico perfeito instituem normas apenas para ações desenvolvidas no meio urbano, já que os impactos são menores se comparada ao meio rural.
	
		d) 
	o ato jurídico perfeito fica plenamente assegurado apenas da Constituição Federal, sendo que nas outras leis existem aberturas para sua própria exclusão.
	
		e) 
	o direito adquirido para exploração dos recursos naturais com vistas ao desenvolvimento econômico ocorre a partir do prévio estudo de impacto ambiental de todas as atividades desenvolvidas.
Pergunta 4 
 
Nas últimas décadas, o Brasil enfrentou diversos desafios sobre a relação entre o uso de recursos naturais e a preservação do meio ambiente. Um importante debate foi estabelecido tendo como alicerce o direito ambiental. Com um conjunto de leis, normas e ações práticas, espera-se amenizar as mazelas provenientes de séculos de exploração e, assim, evitar a escassez – no presente e no futuro – desses recursos.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o princípio da prevenção e precaução, é correto afirmar que:
	
		a) 
	a lei ainda não conseguiu instituir a consequente prevenção sobre os danos ao meio ambiente.
	
		b) 
	a Constituição Federal de 1988 institui o princípio da precaução, aplicado em situações em que nenhuma dúvida for criada em relação às consequências da ação sobre o meio ambiente.
	
		c) 
	a Constituição Federal de 1988 institui que toda a sociedade tem o dever de preservar e proteger o meio ambiente.
	
		d) 
	a leitura constitucional não dá conta de propor para a sociedade humana um uso adequado dos recursos naturais e a legalidade do uso.
	
		e) 
	a leitura constitucional institui legalmente os estudos de impacto ambiental sobre atividades pouco degradantes aos recursos naturais e ao meio ambiente como um todo.
Pergunta 5 
 
Leia o trecho a seguir.
 
“Através do mencionado princípio deve ser realizado um balanço entre as diferentes repercussões do projeto a ser implementado, isto é, devem ser analisadas as implicações ambientais, as consequências econômicas, as sociais, etc.”.
ANTUNES, P. B. Direito Ambiental. 7. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004. p. 37.
A citação apresentada faz referência ao princípio do limite e do equilíbrio do direito ambiental. Analise as afirmativas a seguir sobre o princípio citado.
 
I. A Constituição Federal e todos os tratados internacionais elaborados para o meio ambiente estabelecem que o uso dos recursos naturais deve ser realizado racionalmente com respeito ao uso das gerações atuais e futuras.
II. As bases para o uso de recursos se encontram no princípio do limite e do equilíbrio, estabelecendo regras e diretrizes para a exploração sustentável do meio ambiente.
III.O princípio do limite estabelece ao poder privado a fiscalização de sistemas de produção que gerem riscos à saúde humana, controlando algumas partes do ciclo de vida dos produtos.
IV. O princípio do equilíbrio dispõe sobre as consequências das ações potencialmente degradantes ao meio ambiente quando empregam mecanismos equivocados de produção ou falta de planejamento do uso dos recursos naturais.
 Está correto apenas o que se afirma em:
	
		a) 
	I e III.
	
		b) 
	I, II e III.
	
		c) 
	III e IV.
	
		d) 
	II, III e IV.
	
		e) 
	I, II e IV.
Pergunta 6 
 
Leia o trecho a seguir.
 “O direito ambiental é em si reformador, modificador, pois atinge toda a organização da sociedade atual, cuja trajetória conduziu à ameaça da existência humana pela atividade do próprio homem, o que jamais ocorreu em toda a história da humanidade. É um direito que surge para rever e redimensionar conceitos que dispõem sobre a convivência das atividades sociais”.
DERANI, C. Direito Ambiental Econômico. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
A citação apresentada discorre sobre os princípios do direito ambiental. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. (  ) O direito ambiental dispõe sobre o cumprimento das normas e leis que ditam sobre o meio ambiente.
II. (  ) Os atributos jurídicos têm por objetivo efetivar o uso adequado dos recursos naturais e combater a degradação aos sistemas naturais, garantindo a qualidade de vida dos seres humanos que compõem a sociedade e do ambiente externo.
III. (  ) No Brasil, as normas jurídicas são estabelecidas por leis promulgadas desde a Era Vargas.
IV. (  ) Os princípios do direito ambiental buscam a prevenção e precaução dos danos ao meio ambiente, com punição por meio de multas e indenizações aos agentes degradadores do meio ambiente.
V. (  ) O poder legal do poder público é utilizado para educar e amenizar os retrocessos constitucionais ambientais, ficando a fiscalização a cargo do poder privado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
		a
	V, F, V, F, F.
	
		b
	F, V, F, V, V.
	
		c
	V, F, F, V, F.
	
		d
	F, F, V, V, V.
	
		 e
	V, V, F, V, F.
AULA 03
Pergunta 1 
 
Sabe-se que as auditorias ambientais são importantes instrumentos que podem ser usados como auxílio para a resolução de questões ambientais. Por meio delas, é possível averiguar e descobrir fatos ou problemáticas de múltiplas amplitudes, como, por exemplo, organização, metas, avaliações e resoluções propostas.
Sobre o plano de auditoria e os métodos de execução estudados no livro-texto da disciplina, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e Fpara a(s) falsa(s).
 
I. (  ) O plano de auditoria define a lista de verificação dos procedimentos a serem estabelecidos no protocolo de auditoria.
II. (  ) O plano de auditoria é preparado em conjunto por todos da equipe, sendo específico para cada caso a ser auditado.
III. (  ) O escopo e o objetivo variam de acordo com a realidade do sistema a ser auditado.
IV. (  ) Na avaliação preliminar, pode-se traçar um detalhamento do sistema em análise, convergindo para um guia de processos mais genérico até um mais específico.
V. (  ) Recomenda-se que os métodos de execução sejam fixos e não variem nos sistemas a serem auditados.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
		 
	V, F, V, F, V.
	
		b
	V, F, V, V, F.
	
		c
	F, F, V, V, F.
	
		d
	F, V, F, V, F.
	
		e
	V, V, F, F, V.
Pergunta 2 
 
Leia o trecho a seguir.
 
“É um instrumento usado por empresas para auxiliá-las a controlar o atendimento a políticas, práticas, procedimentos e/ou requisitos estipulados com o objetivo de evitar a degradação ambiental. Ela tem despertado crescente interesse na comunidade empresarial e nos governos, sendo considerada ferramenta básica para a obtenção de maior controle e segurança do desempenho ambiental de uma empresa, bem como para evitar acidentes”.
ROVERE, E. L. (Coord.). Manual de Auditoria Ambiental. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. p. 13.
 
A citação destacada apresenta a definição de um importante instrumento utilizado para auxiliar na questão ambiental: as auditorias. Com base nos estudos do livro-texto sobre esse assunto, é correto afirmar que:
	
		a
	o objetivo da auditoria é verificar a conformidade das diretrizes estabelecidas e implementadas.
	
		b
	a etapa da auditoria delineia as condições do processo, a nomeação dos componentes da equipe, os métodos a serem implantados para a execução e a delimitação dos ajustes iniciais.
	
		
	napré-auditoria, o objetivo principal é a execução das propostas e projetos apresentados ao longo da fase de planejamento e gestão.
	
		d
	na auditoria, são estabelecidas as diretrizes a serem implementadas no programa de auditoria para o sistema em análise, levando em consideração o caráter genérico ou específico dos instrumentos a serem adotados.
	
		 
	a etapa de auditoria seleciona a unidade ou recursos auditados, planejamento, objetivos, abrangência, prioridades da auditoria e a definição da equipe.
Pergunta 3 
 
Leia o trecho a seguir.
 
“[...] auditoria ambiental é o processo de verificação documentado e sistemático para obter e avaliar objetivamente evidências para determinar se atividades, eventos, condições, sistemas de gerenciamento ou outras informações relativas ao meio ambiente estão em conformidade com os critérios de auditoria, além de comunicar os resultados desse processo ao cliente”.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14001:2004: Sistema de gestão ambiental: requisitos com orientação para o uso. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.
 
O trecho destacado e os estudos do livro-texto apontaram diversas características e princípios sobre as auditorias. Evidencia-se não só sua necessidade como também a intensa busca por aperfeiçoar esse importante instrumento. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro-texto da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre o entendimento dos controles existentes e critérios empregados.
 I. Um programa de auditoria contempla uma ou mais auditorias planejadas em um período e para um propósito específico.
II. As auditorias sempre são de realização complexa e específicas para a realidade a ser mensurada.
III. As normas a serem seguidas devem variar conforme essa complexidade, sendo sempre conduzidas em conjunto, independentemente das situações encontradas.
IV. As atividades de um programa de auditoria seguem a metodologia estabelecida pelas diretrizes do PDCA, relacionando as ações de planejar, fazer, verificar e agir no processo da auditoria.
 Está correto apenas o que se afirma em:
	
		a
	I e II.
	
		 
	II e III.
	
		c
	I, III e IV.
	
		d
	II, III e IV.
	
		e
	I e IV.
Pergunta 4 
 
Leia o trecho a seguir.
 
“[...] De maneira mais específica, o dicionário de vocabulário básico de meio ambiente define gestão ambiental como: ‘tentativa de avaliar valores e limites das perturbações e alterações que, uma vez excedidos, resultam em recuperação demorada do meio ambiente, de modo a maximizar a recuperação dos recursos do ecossistema natural para o homem, assegurando sua produtividade prolongada e de longo prazo’”.
ROVERE, E. L. L. (Coord.). Manual de Auditoria Ambiental. 30. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011. p. 3.
 
A definição destacada pelo trecho anterior somada ao conteúdo estudado apresenta caminhos para pensar a gestão ambiental e as auditorias. Sobre as informações expostas e o levantamento das informações e mensuração dos controles internos, é correto afirmar que:
	
		a 
	a auditoria interna é realizada pelo próprio corpo técnico da organização avaliada ou por outros profissionais contratados seguindo em seu nome.
	
		 
	apesar de terem seus próprios métodos e critérios de aplicação da norma, os órgãos certificadores ainda ficam dependentes de outros métodos externos. 
	
		 
	todas asauditorias devem ser realizadas por organismo externo independente, comprovando a conformidade dos requisitos estabelecidos.
	
		d
	a certificação tem apenas um tipo, a de fornecedores ou clientes, visando atestar essas características, criadas e mantidas pelos requisitos da norma ISO 14001.
	
		 
	as auditorias podem ser internas (realizadas por organismo externo independente) e externas (realizada pelo próprio corpo técnico da organização avaliada), dependendo do sistema de execução.
Pergunta 5  
Para que o processo de auditoria seja efetivado, é necessário um elemento muito importante: a pesquisa no trabalho de campo. É por meio dele que diferentes realidades serão analisadas e, assim, se vislumbram diferentes possibilidades de ações teóricas e práticas. Além disso, essa etapa auxilia no aprimoramento de algumas práticas possíveis.
Considerando as informações apresentadas e os itens trabalhados no livro-texto sobre atividades de campo nas auditorias, analise as afirmativas a seguir e assinaleV para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (  ) As auditorias buscam realizar uma pesquisa de campo a respeito da realidade encontrada para os sistemas a serem analisados.
II. (  ) A pesquisa visa aprimorar os sistemas de gestão aplicados e ajustar os sistemas avaliados para uma melhoria contínua.
III. (  ) As informações coletadas são utilizadas nos sistemas de gestão para indicar os melhores resultados das práticas estabelecidas.
IV. (  ) A auditoria emprega mecanismos de planejamento e diversos instrumentos para obtenção de dados da performance dos sistemas auditados.
V. (  ) Um programa de auditoria busca apenas parâmetros específicos de análise para o diagnóstico proposto.   
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
		a
	F, F, V, F, V.
	
		b
	V, V, F, V, F.
	
		 
	V, F, F, V, F.
	
		d
	F, V, F, V, F.
	
		e
	V, F, V, F, V.
Pergunta 6 
 
Leia o trecho a seguir.
 
“Tornou-se bastante elástica, podendo significar uma diversidade de atividades de caráter analítico voltadas para identificar, averiguar e apurar fatos e problemas ambientais de qualquer magnitude e com diferentes objetivos”.
BARBIERI, J. C. Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007. v. 1. p. 190.
O excerto apresentado, bem como os estudos do livro-texto, reforça algumas características gerais das auditorias. Sobre os tipos de auditoria e a escolha e delineamento das condições da auditoria, é correto afirmar que:
	
		 
	a auditoria focada em questões específicas é utilizada na verificação de ocorrências de problemas econômicos gerais e localizados.
	
		 
	a auditoria de fornecedor é empregada nos processos de produção e distribuição de produtos.
	
		c
	a auditoria de sistema de gestão ambiental tem o propósito de executar sistema implantado, atentando sobre o grau de conformidade com os requisitos e a política da empresa.
	
		 
	a auditoria do tipo duediligence verifica se os procedimentos para evitar acidentes ou emergências ambientais foram seguidos conforme especificado em normas e manuais apropriados, identificando as responsabilidades e avaliando os danos.
	
		e
	a auditoria do tipo conformidade legal verifica o grau de conformidade com as legislações ambientais e correlatas aplicáveis à organização.  
AULA 04
Pergunta 1 
 
Segundo alguns autores, como Barbieri (2004), as questões relacionadas ao uso sustentável dos recursos naturais envolvem diferentes esferas: “Organização sustentável é a que simultaneamente procura ser eficiente em termos econômicos, respeitar a capacidade de suporte do meio ambiente e ser instrumento de justiça social, promovendo a inclusão social, a proteção às minorias e grupos vulneráveis, o equilíbrio entre os gêneros etc.”.
BARBIERI, J. C. Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007. v. 1. p. 98-99
 
A citação anterior apresenta uma relação entre eficiência produtiva e a questão do meio ambiente, debate que é importante para as atuais configurações políticas e econômicas. Assim, e de acordo com o conteúdo estudado no livro-texto sobre o conceito, as formas e os graus de inovação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (  ) Inovação pode ser definida como a introdução de um novo processo, método, produto ou serviço nas práticas internas de uma empresa, seja na organização do local de trabalho ou em suas relações externas.
II. (  ) Segundo o Manual de Oslo, com relação aos produtos, as inovações ficam limitadas por meio de usos, conhecimentos ou tecnologias já existentes.
III. (  ) Inovação é um conceito econômico e social, realizado no mercado, em que o Estado organiza e gerencia projetos de inovação.
IV. (  ) Entre as diversas formas de inovar, podemos mencionar inovação de produtos, inovação de serviços, inovação em processos produtivos, inovação de organização, inovação de modelos de negócios, inovação de marketing e inovação de novas tecnologias.
V. (  ) Existem graus de inovação, como a incremental, a radical, a inovação em um componente e a inovação sistêmica.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
		a
	F, V, F, V, F.
	
		b
	V, V, F, V, F.
	
		c) 
	V, F, F, V, V.
	
		d) 
	F, F, V, F, F.
	
		e) 
	V, F, V, F, V.
Pergunta 2 
 
Leia o fragmento a seguir.
 
“Paralelamente, uma organização sustentável é aquela que consegue manter o desempenho eficiente nos pilares econômicos, promovendo a gestão financeira com visão de longo prazo, ambiental, advogando em favor à conservação do meio ambiente e social, propiciando a inclusão de minorias, equilíbrio entre os gêneros e do bem-estar”.
BARBIERI, J. C., SIMANTOB, M. Organizações Inovadoras Sustentáveis: uma reflexão sobre o futuro das organizações. São Paulo: Atlas, 2007. p. 98-99.
 
A citação anterior expressa a necessidade de aliar a produção empresarial com as questões levantadas nos debates sobre o meio ambiente. Assim, e de acordo com os conhecimentos adquiridos no livro-texto sobre a inovação tecnológica como ferramenta de proteção aos recursos naturais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (  ) É necessário fazer um diagnóstico sobre as situações de mau uso de matérias-primas, desperdício de água, utilização de lâmpadas que aumentam o consumo de energia, vazamentos, bem como aplicar processos de reciclagem e recuperação de elementos como óleo, sabão etc.
II. (  ) A inovação leva a uma solução tecnológica, trazendo resultados satisfatórios que agregam valor ao produto ou serviço apenas quando se demostra eficiência produtiva.
III. (  ) As ações empresariais baseadas na sustentabilidade por meio de atividades de inovação tecnológica são reconhecidas como marketing positivo e se convertem em vantagens mercadológicas.
IV. ( ) No Brasil, uma instituição como o Sebrae, por exemplo, atua nesse tipo de segmento de inovação tecnológica, a fim de prestar consultorias fazendo diagnósticos, minimizando os impactos ambientais e reduzindo custos empresariais.
V. (  ) Com uma gestão adequada, podem-se maximizar os custos e a emissão de resíduos em todos os tipos de organizações empresariais.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
		a
	F, F, V, V, F.
	
		b
	V, V, F, F, V.
	
		 
	V, F, V, F, V.
	
		d
	V, F, V, V, F.
	
		e
	F, V, F, V, F.
Pergunta 3 
 
Leia o trecho a seguir.
 
“Eco-inovação é a produção, assimilação ou exploração de um produto, processo produtivo, serviço ou gestão ou método de negócios que é novo para a organização (desenvolvimento ou adoção) e que resulta, ao longo de seu ciclo de vida, na redução de risco ambiental, poluição e outros impactos negativos do uso de recursos (incluindo o uso de energia) em comparação com alternativas relevantes”.
KEMP, R.; PEARSON, P. Final reportofthe MEI projectmeasuring eco innovation. Maastricht: UMMerit, 2007. p. 7.
 
O excerto destacado apresenta um importante conceito que relaciona alguns pontos de debates importantes: produção, inovação e meio ambiente. Assim, e considerando conteúdo estudado no livro-texto sobre posicionamento da inovação, é correto afirmar que:
	
		a
	é papel exclusivo da inovação garantir métodos para mitigação e prevenção dos danos causados no meio ambiente pelos sistemas produtivos.
	
		
	a garantia de processos mais eficientes e preocupados com a proteção ao meio ambiente fica dissociada da inovação.
	
		 
	métodos menos eficientes garantem as únicas conquistas diretas para o meio ambiente, como a economia de energia e de recursos naturais.
	
		d
	a inovação tecnológica é garantida por incentivos governamentais e utilizada em diferentes contextos para ajudar na proteção dos recursos naturais e nos processos produtivos a fim de garantir uma eficiência produtiva e sustentável.
	
		 
	a inovação fica em segundo plano para os processos produtivos por sua baixa importância quanto à implantação dos mecanismos de sustentabilidade.
Pergunta 4 
 
Leia o trecho a seguir.
 
“[...] o produto verde (ou ecológico) é, portanto, aquele que cumpre as mesmas funções dos produtos equivalentes e causa danos ao meio ambiente inferior, durante todo o seu ciclo de vida. E, quanto ao produto em si, deve ser analisado sua composição, se é reciclado, se agride ou não o meio ambiente, e quanto à embalagem, se o material também pode ser reciclado”.
DIAS, R. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2009. p. 144.
 
Um importante debate está relacionado aos produtos ecológicos que, conforme a citação anterior, é mais uma alternativa para auxiliar na preservação ambiental. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro-texto sobre a inovação e a gestão ambiental empresarial, analise as afirmativas a seguir.
 I. A inovação é um mecanismo para atingir as diversas vertentes da gestão ambiental empresarial em diferentes cenários.
II. Estudos da área ambiental demonstram que inovar pode envolver processos endógenos em níveis cultural, ambiental e social.
III. A gestão ambiental é uma forma estratégica de organização dos sistemas para que se atinjam benefícios para o meio ambiente e a sociedade, como produção mais limpa, economia energética e reutilização e reciclagem de materiais.
IV. A implantação da gestão ambiental empresarial possibilita, entre outros benefícios, uma atuação responsável das organizações perante a sociedade e o meio ambiente.
V. A implantação dos mecanismos sustentáveis dispostos pelos sistemas de gestão ambiental é benéfica apenas para uma parte da cadeia produtiva.
 Está correto apenas o que se afirma em:
	
		a
	II, III, IV e V.
	
		b
	III e V.
	
		 c
	I, II, III e IV.
	
		d
	I, III e IV.
	
		 e
	I, II, IV e V.
Pergunta 5 
 
Leia o trecho a seguir.
 
“A inovação significa o processo de criar algo novo que tenha um valor significativo para uma pessoa, grupo, organização, indústria ou sociedade. Ela representa a implementação da criatividade. A criatividade é simplesmente a produção de algo novo, ideias apropriadas que melhoram a atividade humana, e é o primeiro passo da inovação”.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p. 437.
 
A citação apresentada destaca uma entre as diversas definições teóricas sobre o significado de inovação. No Brasil, diversos instrumentos legais discorrem também sobre esse tema, como, por exemplo, a Lei n. 10.973/2004. Considerando a legislação sobre a inovação e o conteúdo estudado no livro-texto, é correto afirmar que:
	
		a
	o desenvolvimento científico é restrito a cada realidade e, por isso, deve ser papel apenas da iniciativa privada promovê-lo.
	
		 b
	a Lei n. 10.973/2004 veta a realização de convênios entre os órgãos governamentais com Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e as Instituições de Ciências e Tecnologias (ICTs).
	
		c
	a Lei n. 10.973/2004 estabelece que apenas os estados e municípios podem se envolver em projetos e processos de inovação tecnológica e fala sobre a participação das ICTs, empresas e empreendedor individual.
	
		 d
	a Constituição Federal promulga que apenas o município deve promover e incentivar o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológica.
	
		e
	a Lei n. 10.973/2004, que dispõe sobre o incentivo a inovação, afirma que o Governo Federal e suas agências de fomento podem estimular e apoiar a inovação tecnológica em suas diversas formas.
Pergunta 6 
 
Leia o trecho a seguir.
“A dinâmica competitiva do mercado globalizado impõe necessidades cada vez mais rigorosas de qualidade e controle de produtos e processos. Neste contexto, a análise do ciclo de vida do produto (ACV) surge como uma ferramenta de controle com ampla aplicabilidade. A ACV é uma ferramenta de análise de desempenho ambiental de sistemas de produção utilizada como estratégia para inserção no mercado”.
TAKAHASHI, F.; MORAIS, F. Avaliação do Ciclo de vida dos produtos: uma ferramenta de Controle Ambiental. In: ENCONTRO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA DOS CAMPOS GERAIS, 2., 2000, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: [s. l.], 2000. p. 1.
A citação destacada traz à tona o debate relacionado às necessidades do mercado e o surgimento de ferramentas para análise do ciclo de vida do produto. Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados no livro-texto sobre o ciclo de vida dos produtos no processo de inovação, analise as quatro fases em que está dividida a estrutura metodológica da avaliação do ciclo de vida de um produto (ISO 14040) a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1. Definição do objetivo do escopo.
2. Análise do inventário.
3. Avaliação do impacto. 
4. Interpretação.
(  ) Verificar a quantidade dos fluxos de massa e energia que entra e sai de um produto, desde a coleta da matéria-prima até o uso e pós-uso.
( ) Planejamento, requisitos de qualidade etc.
(  ) Verificar quais as conclusões e recomendações para o processo de inovação que busque reduzir ou mitigar os impactos ambientais de um produto durante seu ciclo de vida.
(  ) Verificar quais categorias de impactos serão avaliadas, como, por exemplo, aquecimento global, toxidade, biodiversidade, sempre dependendo do escopo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
		a
	3, 4, 2, 1.
	
		b
	1, 3, 2, 4.
	
		c
	2, 3, 4, 1.
	
		d
	4, 2, 1, 3.
	
		e
	2, 1, 4, 3.
16

Continue navegando