Buscar

Perguntas sobre Segurança e Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		No momento de se planejar um mapa de risco as cores e o tamanho dos círculos são extremamente importantes. A cor vermelha significa que tipo de risco?
	
	
	
	risco biológico
	
	
	risco físico
	
	
	risco de acidente
	
	
	risco ergonômico
	
	
	risco químico
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O Licenciamento Ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente estabelecidos pela Lei Federal 6938/81, e sua principal regulamentação é dada pela Resolução CONAMA 237/97. No processo de Licenciamento Ambiental,
	
	
	
	a Licença de Instalação é concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação.
	
	
	o prazo máximo de análise e parecer de cada modalidade de licença, bem como para a formulação de exigências complementares, de projetos em que foi solicitada, no Termo de Referência, a elaboração de um EIA/RIMA é de 24 (vinte e quatro) meses.
	
	
	compete ao Órgão de Controle Ambiental Estadual o licenciamento ambiental de atividades que utilizem energia nuclear em qualquer de suas formas e aplicações, mediante parecer da CNEN.
	
	
	o prazo de validade da Licença Prévia (LP) deverá ser maior que o estabelecido pelo cronograma de elaboração dos projetos relativos ao empreendimento, ficando definido um mínimo de 5 (cinco) anos.
	
	
	os empreendimentos e atividades serão licenciados em um único nível de competência, isto é, ou em nível federal, ou em nível estadual, ou em nível municipal, no caso de impacto local e de delegação do Estado por instrumento legal.
	
Explicação:
Correto entendimento quanto ao processo único de licenciamento ambiental.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		NO INÍCIO DOS ANOS 60, COM A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E COM UM GRANDE AUMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL, AS INDÚSTRIAS FORAM FORÇADAS A SE ADEQUAR ÀS NOVAS NECESSIDADES DE CONSUMO. AMPLIARAM ASSIM A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO E BUSCARAM MELHORIAS NO PROCESSO E QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS. COM ISSO AS INDÚSTRIAS PASSARAM A CONSUMIR MAIS ENERGIA, ARMAZENAR E MOVIMENTAR MAIS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS, AUMENTANDO CONSIDERAVELMENTE SUAS OPERAÇÕES E INVENTÁRIOS. OS ACIDENTES INDUSTRIAIS AMPLIADOS OCORRERAM DE FORMA ACELERADA COM GRANDES PERDAS, INCLUSIVE HUMANAS. NESTE SENTIDO MARQUE A OPÇÃO EM QUE O ACIDENTE RADIOATIVO LEVOU A ÓBITO CERCA DE 7.000 PESSOAS.
	
	
	
	TERMINAL DE GLP NA CIDADE DO MÉXICO
	
	
	USINA NUCLEAR EM CHERNOBIL NA UCRÂNIA
	
	
	OLEODUTO EM CUBATÃO NO BRASIL
	
	
	TANQUE DE ESTOCAGEM DE PETRÓLEO EM CARACAS NA VENEZUELA
	
	
	PLATAFORMA PIPER ALFA NO MAR DO NORTE
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Risco é a potencialidade de que ocorra um acidente, um desastre, um evento físico que resulte em perdas e danos sociais ou econômicos. Podemos ainda dizer que risco é fonte de objeto social, como a percepção do perigo ou da catástrofe possível. De acordo com este entendimento, aponte a opção que melhor representa os riscos urbanos.
	
	
	
	As constantes orientações a populações de encostas.
	
	
	Treinamentos e simulados realizados em parcerias entre o público e o privado.
	
	
	As medidas de controle e prevenção de tragédias urbanas.
	
	
	A proibição por parte dos gestores de ocupações irregulares.
	
	
	Os aglomerados e adensamentos populacionais com ocupações em áreas de encostas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Indique o ambiente onde é proibido o uso de calçados abertos, cabelos soltos, roupas com decotes e jalecos de mangas curtas.
	
	
	
	ambientes com CO2
	
	
	ambientes com NB2
	
	
	ambientes próximos a matas
	
	
	ambientes abertos
	
	
	ambientes fechados
	
	
	
	 
		
	
		6.
		As medidas para diminuição da exposição a riscos dos profissionais, sociedade e meio ambiente são fundamentais, dentre elas destacam-se:
	
	
	
	excesso de confiança dos profissionais
	
	
	proteção através da imunização
	
	
	orientações por escrito
	
	
	reuniões de equipe
	
	
	desconhecimento dos fatores etiogênicos
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Em um Mapa de Riscos, as cores e o tamanho dos círculos irão definir o tipo e a intensidade do risco no local. Considerando a intensidade do risco, temos verdadeiramente que:
	
	
	
	Quanto maior o tamanho do círculo no mapa maior é o risco
	
	
	São divididas em quatro tamanhos: pequena, média, grande e extra grande
	
	
	Quanto menor o tamanho do círculo no mapa maior é o risco
	
	
	O tamanho do círculo não tem relação com a intensidade do risco, diferente da cor, que exerce esse papel na intensidade do risco
	
	
	Todo risco de grande intensidade será definido pelo círculo vermelho pequeno
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sarah está realizando um estágio de enfermagem em um hospital, e lá assistiu a uma palestra sobre Biossegurança. O palestrante abordou o tema acerca da padronização dos riscos ocupacionais, ressaltando a importância do seu conhecimento para minimizar a exposição dos profissionais aos riscos existentes nos respectivos ambientes, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego e secretaria de segurança e saúde no trabalho portaria n.º 25, de 29 de dezembro de 1994 - Republicada em 15/12/95 ¿ Seção 1 ¿ páginas 1.987 a 1.989. Entretanto, no momento da explicação sobre a separação dos grupos de acordo com sua respectiva natureza e com suas relativas cores correspondentes, ela não entendeu muito bem. Então, ela perguntou ao palestrante para dar exemplos dos grupos e suas cores correspondentes. Qual das opções abaixo relata corretamente seus grupos, suas cores e os exemplos adequados:
	
	
	
	Grupo 1 - verde, risco físico / exemplo, radiação ionizante; Grupo 2 - vermelho, risco químico / exemplo, gases; Grupo 3 - marrom, risco biológico / exemplo, bacilos; Grupo 4 - amarelo, risco ergonômico / exemplo, esforço físico intenso; Grupo 5 - azul, risco de acidentes / exemplo, máquinas e equipamentos sem proteção.
	
	
	Grupo 1 - cinza, risco biológico / exemplo, vírus; Grupo 2 - azul , risco químico / exemplo, radiação; Grupo 3 - verde, risco de acidentes / exemplo, vidraria quebrada; Grupo 4 - rosa, risco ergonômico / exemplo, mobiliário; Grupo 5 - vermelho, risco físico / exemplo, frio.
	
	
	Grupo 1 - amarelo, risco biológico / exemplo, protozoários; Grupo 2 - rosa, risco físico / exemplo, umidade; Grupo 3 - azul, risco ergonômico / exemplo, ruídos altos; Grupo 4 - vermelho, risco químico / exemplo, produtos químicos; Grupo 5 - rosa, risco de acidentes / exemplo, matérias perfurocortantes.
	
	
	Grupo 1 - rosa, risco ergonômico / exemplo, postura inadequada; Grupo 2 - vermelho, risco químico / exemplo, pó solúvel; Grupo 3 - azul, risco de acidentes / exemplo, piso molhado; Grupo 4 - amarelo, risco biológico / exemplo, sangue; Grupo 5 - cinza, risco físico / exemplo, contato brusco.
	
	
	Grupo 1 - azul, risco de acidentes / exemplo, chão molhado; Grupo 2 - verde, risco físico / exemplo, calor; Grupo 3 - vermelho, risco químico / exemplo,neblina; Grupo 4 - cinza, risco biológico / exemplo, bactérias; Grupo 5 - rosa, risco ergonômico / exemplo, excesso de luminosidade.

Continue navegando