Buscar

simulado4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Quanto ao Lençol Freático ou Superficial, seu aproveitamento é feito normalmente nos fundos de vale ou nas proximidades. Esse aproveitamento pode ser feito na horizontal, através de um sistema de drenos coletores ou na vertical mediante perfuração de poços rasos. Normalmente fornecem pouca vazão. As obras de captação podem ser:
	
	
	
	Poços rasos: Normalmente, a água do poço é bombeada até o ponto de reservação, para se proceder ao seu tratamento (se necessário) e posterior distribuição.
	
	
	Sistema de drenos coletores: Os drenos são envolvidos externamente, com camadas de areia e pedra britada ou pedregulho, a fim de evitar a colmatação dos furos e a queda do rendimento do sistema coletor;
	
	
	Poços rasos: Com relação à profundidade recomenda-se que os mesmos não ultrapassem 300 m, sendo comuns profundidades em torno de 70 m, dependendo da formação geológica da camada aqüífera e da posição do lençol.
	
	
	Poços rasos: Poço perfurado na vertical, com diâmetro mínimo de diâmetro 1m, podendo atingir diâmetros maiores em função da capacidade de fornecimento de água do aqüífero do processo de abertura e construção.
	
	
	Sistema de drenos coletores: Compostos por tubos perfurados interligados, reunindo a água coletada em um só ponto. Os drenos são envolvidos externamente, com camadas de areia e pedra britada ou pedregulho, a fim de evitar a colmatação dos furos e a queda do rendimento do sistema coletor;
	
Explicação:
Para que a gestão dos mananciais de águas subterrâneas seja otimizada é necessário que sejam criados sistemas de informações que compilem as características particulares de cada manancial. As captações de águas subterrâneas recebem diversas denominações nos estudos e pesquisas realizadas, sendo citados termos como; cacimba, cacimbão, poço amazonas, cisterna, poço profundo, poço raso, poço artesiano entre outros. 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Referente as águas subterrâneas, podemos definir o lençol confinado como:
	
	
	
	Qualidade e tratamento da água
	
	
	Sujeito a uma pressão menor do que a pressão atmosférica
	
	
	Está submetido à pressão atmosférica
	
	
	Encontra-se confinado entre camadas impermeáveis
	
	
	Localizado entre a superfície do solo e uma camada impermeável
	
Explicação:
Um lençol subterrâneo ewstá confinado, quando o material que limita a sua total extensão é impermeável. Portanto a opção correta é:
Encontra-se confinado entre camadas impermeáveis
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Segundo a NBR 10.004/2004 (Resíduos Sólidos  Classificação), resíduos sólidos são aqueles "resíduos nos estados sólidos e semissólidos, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis, em face à melhor tecnologia disponível.". A seguir, são apresentadas as classificações dos resíduos: I São originados dos portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários são resíduos sépticos, ou seja, que contêm ou potencialmente podem conter germes patogênicos. Basicamente originam-se de material de higiene pessoal e restos de alimentos, que podem hospedar doenças provenientes de outras cidades, estados e países. II São originados nas atividades dos diversos ramos da indústria, tais como: o metalúrgico, o químico, o petroquímico, o de papelaria, o da indústria alimentícia, etc. O resíduo industrial é bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas. Nesta categoria, inclui-se grande quantidade de lixo tóxico. Esse tipo de lixo necessita de tratamento especial pelo seu risco potencial de envenenamento. III São originados das atividades ligadas à agricultura e pecuária, envolvem desde as embalagens de agrotóxicos e adubos até resíduos de manutenção mecânica e industrial e do processo de agroquímicos na fruticultura. O resíduo proveniente de pesticidas é considerado tóxico e necessita de tratamento especial IV São gerados na atividade de pesquisa, extração ou beneficiamento de minérios. Correlacione-os de acordo com suas origens:
	
	
	
	I Resíduos de mineração; II Resíduos sólidos de serviço de transporte; III Resíduos sólidos industriais; IV Resíduos sólidos agrícolas
	
	
	I Resíduos sólidos de serviço de transporte; II Resíduos sólidos industriais; III Resíduos sólidos agrícolas; IV Resíduos de mineração.
	
	
	I Resíduos de mineração; II Resíduos sólidos agrícolas; III Resíduos sólidos industriais; IV Resíduos sólidos de serviços industriais.
	
	
	I Resíduos sólidos de serviço de transporte; II Resíduos de mineração; III Resíduos sólidos industriais; IV Resíduos sólidos agrícolas
	
	
	I Resíduos de mineração; II Resíduos sólidos de serviço de transporte; III Resíduos sólidos agrícolas; IV Resíduos sólidos industriais
	
Explicação: Resíduos sólidos de serviço de transporte: São originados dos portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários são resíduos sépticos, ou seja, que contêm ou potencialmente podem conter germes patogênicos. Basicamente originam-se de material de higiene pessoal e restos de alimentos, que podem hospedar doenças provenientes de outras cidades, estados e países. Resíduos sólidos Industriais: São originados nas atividades dos diversos ramos da indústria, tais como: o metalúrgico, o químico, o petroquímico, o de papelaria, o da indústria ali¬mentícia, etc. O resíduo industrial é bastante variado, podendo ser represen¬tado por cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas. Nesta categoria, inclui-se grande quantidade de lixo tóxico. Esse tipo de lixo necessita de tratamento especial pelo seu risco potencial de envenenamento. Resíduos agrícolas: São originados das atividades ligadas à agricultura e pecuária, envolvem desde as embalagens de agrotóxicos e adubos até resíduos de manuten¬ção mecânica e industrial e do processo de agroquímicos na fruticultura. O resíduo proveniente de pesticidas é considerado tóxico e necessita de tratamento especial. Resíduos de Mineração: São gerados na atividade de pesquisa, extração ou beneficiamento de minérios.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Marque a opção que cita corretamente três processos de retirada de substâncias inorgânicas contidas na água, como os sais minerais:
	
	
	
	troca iônica , osmose reversa,  filtração.
	
	
	troca iônica , osmose reversa,  evaporação.
	
	
	troca iônica , osmose reversa,  liquefação.
	
	
	troca reversa , osmose iônica,  evaporação.
	
	
	troca reversa , osmose iônica,  condensação
	
Explicação:
Três processos de retirada de substâncias inorgânicas contidas na água são:  troca iônica , osmose reversa e a evaporação seguida da condensação para o estado líquido.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Água captada de Sistema de captação de poços artesianos nem sempre apresenta padrões de qualidade satisfatórios para o consumo humano e, precisa ser tratada para ser aproveitada. Alguns processos podem ser utilizados, por exemplo como a desmineralização da água. São as seguintes as técnicas de desmineralização: exceto:
	
	
	
	Evaporação.
	
	
	Troca iônica.
	
	
	Condensação.
	
	
	Osmose reversa.
	
	
	Decantação.
	
Explicação:
A decantação é uma das etapas do tratamento da água e que tem por finalidade remover do sistema, através de um processo físico, constituintes moleculares relativamente grandes. Todas as outras etapas descritas na questão são utilizadas para remoção de pequenasmoléculas e íons em solução. Portanto a opção a ser assinalada deve ser:
Decantação.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Antigamente considerávamos a água como uma substância inesgotável, mas atualmente sabemos que 97% dela é salgada e 2,7% estão indisponíveis, restando somente __________como água doce e boa parte dela ainda está imprópria devido a diversas formas de contaminação produzidas pelos seres humanos. Marque a resposta correta, referente a percentagem de água doce?
	
	
	
	0,1%
	
	
	0,5%
	
	
	0,2%
	
	
	0,3%
	
	
	0,4%
	
Explicação:
De acordo com o enunciado da pergunta se 97% dela é salgada e 2,7% estão indisponíveis, restará apenas 0,3% de  água doce disponível.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Das alternativas abaixo, apenas uma é Falsa, na conformidade com o texto: Na prática, costumam se formar grandes quantidades de algas que podem chegar a esgotar o oxigênio dissolvido, razão pela qual morram, e ao entrarem em decomposição, alterem o equilíbrio do meio aquático provocando o desaparecimento das superiores formas de vida. As descargas de nutrientes podem ser provocadas pelos seguintes vetores.
	
	
	
	- lixiviados de resíduos acumulados.
	
	
	- escoamentos superficiais de águas pluviais urbanas;
	
	
	- lançamentos de efluentes residuários em zonas agrícolas, podendo eles conterem elevadas concentrações de nitratos e de amônia;
	
	
	- lixiviados de esterco ou chorumes em zonas de exploração agropecuária;
	
	
	- lançamentos de águas residuárias somente industriais;
	
Explicação:
Águas residuais, vulgarmente denominadas de esgoto (do termo latino exgutta) e águas servidas, é o termo usado para as águas que, após a utilização humana, apresentam as suas características naturais alteradas.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A água subterrânea pode ser definida como a água existente no subsolo, com o preenchimento dos poros e fraturas das rochas, a água passa por um processo de filtragem natural e fica acumulada, dando origem aos aquíferos, que podem ter diversos níveis de profundidade. Estes mananciais subterrâneos são as fontes, ou reservatórios naturais de água, localizados abaixo da superfície do solo. Com relação as águas subterrâneas é correto afirmar, exceto:
	
	
	
	Em um poço artesiano, a água subirá acima do nível do lençol, podendo, às vezes, atingir a boca do poço e produzir uma descarga contínua, jorrante.
	
	
	O lençol confinado (artesiano) encontra-se confinado entre camadas impermeáveis, portanto, sujeito a uma pressão maior do que a pressão atmosférica.
	
	
	A captação da água destes locais pode ser realizada, por meio de poços rasos ou profundos e galerias de infiltração.
	
	
	O lençol não confinado (freático) está localizado entre a superfície do solo e uma camada impermeável (rocha); está submetido à pressão atmosférica.
	
	
	A captação de águas subterrâneas pode ser obtida somente com a utilização de bombas de água submersas.
	
Explicação:
As águas encontradas em lençois ou poços artesianos estão sob pressão (confinada). Nesta condição, caso seja perfudado o solo, até alcançar este lençol , a água se deslocará naturalmente para a superfície, como consequencia de uma diferença de pressão. Portanto a opção a ser assinalada é:
A captação de águas subterrâneas pode ser obtida somente com a utilização de bombas de água submersas.

Continue navegando