A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação Final (Objetiva)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655603) ( peso.:3,00)
	Prova:
	24421353
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Em diferentes períodos da história brasileira, foram contextualizados diversos conceitos de cidadania. Como exemplo, após a abolição, os escravos deveriam ter tido o acesso à terra, à educação e aos mesmos direitos de cidadania que gozava a população branca. Várias foram as formas em que esta cidadania foi concebida. Diante desta perspectiva histórica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Constituição da Era Vargas, de 1936, adotou meios pacíficos para solução de conflitos.
	 b)
	A Constituição da Era Vargas (1930-1935) trazia em seu arcabouço legal a garantia dos direitos políticos enquanto prerrogativa do exercício da cidadania.
	 c)
	A cooperação internacional para a preservação da paz foi reconhecida nas constituições de 1937 e 1967.
	 d)
	A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi marco da consagração dos direitos humanos e da cidadania no Brasil.
	2.
	As questões ambientais passaram a fazer parte do cenário brasileiro devido às problemáticas ambientais. Praticamente não havia políticas públicas voltadas para o meio ambiente no Brasil, fazendo-se necessário e urgente o seu fortalecimento. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o momento em que foram criadas importantes estruturas públicas de regulação das políticas públicas ambientais no Brasil:
	 a)
	Foi a partir da terceira reunião, a Rio+10, em Joanesburgo, África do Sul, em 2002, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.
	 b)
	Foi a partir da primeira reunião no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.
	 c)
	Foi a partir da primeira reunião em Estocolmo, Suécia, em junho de 1972, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.
	 d)
	Foi a partir da segunda reunião no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.
	3.
	Algumas inovações foram incorporadas pelas comunidades humanas, quando deixaram de ser nômades e passaram a assumir hábitos mais sedentários. Como exemplo, pode-se citar o aumento no tamanho dos rebanhos e o trato pelo cultivo da terra. Além do desenvolvimento na pecuária e na agricultura, quais foram as inovações tecnológicas características do período neolítico?
	 a)
	Cerâmica e roda.
	 b)
	Cerâmica e armas.
	 c)
	Fornos e roda.
	 d)
	Armas e roda.
	4.
	Algumas ferramentas foram criadas para auxiliar a sociedade e a comunidade empresarial na criação de um meio ambiente sustentável. A economia de baixo carbono está ligada a este desenvolvimento sustentável. No que consiste esta prática?
	 a)
	Serve de tratado internacional com compromissos compulsórios para o aumento da emissão dos gases.
	 b)
	Serve para que seja gerado o menor impacto possível sobre o clima da Terra, com alternativas relacionadas à sustentabilidade.
	 c)
	Serve de ferramenta para o desenvolvimento de inventários de emissões de GEE.
	 d)
	Serve para auxiliar na redução da emissão de oxigênio na atmosfera terrestre.
	5.
	A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 1992, ficou conhecida como Cúpula da Terra ou popularmente chamada de Rio-92. Como principais resultados, podemos elencar a introdução do assunto da sustentabilidade diretamente na agenda pública e a adoção da Carta do Rio de Janeiro e da Agenda 21. Essa é considerada uma das principais convenções e/ou protocolos que subsidiam ações de responsabilidade socioambiental. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Conhecida como a Cúpula da Terra, organizada pela ONU em 1992, é utilizada no mundo todo para nortear discussões de políticas públicas e também para ser um guia para o planejamento de ações locais que fomentem um processo de transição para a sustentabilidade, conforme relatado pela ONU.
II- A Cúpula da Terra, em 1992, adotou a Convenção sobre a economia verde no contexto do desenvolvimento econômico sustentável e da erradicação da pobreza, além da estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
III- A Agenda 21 inclui outros importantes assuntos, tais como: a pobreza e a dívida externa dos países em desenvolvimento; padrões insustentáveis de produção e consumo; pressões demográficas e a estrutura da economia internacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	O desenvolvimento sustentável leva em consideração três pilares fundamentais, que são o social, o econômico e a proteção dos recursos naturais. Engana-se quem pensa que sustentabilidade está relacionada à ausência de exploração da natureza. Todavia, a utilização desses recursos deve ser feita de maneira harmoniosa, dentro dos aspectos supracitados. Analisando esta contextualização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O modelo de exploração atual não se enquadra nos princípios de sustentabilidade.
(    ) A exploração de um determinado recurso natural beneficia as populações locais, por provocar evasão de divisas.
(    ) A participação comunitária em órgãos de classe, ONGs e conselhos de meio ambiente ajuda na tomada de decisão, visando à sustentabilidade.
(    ) O desenvolvimento de políticas públicas que consideram os aspectos sociais e ambientais não são práticas comuns em nossos estados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	A Constituição de 1824 trouxe alguns benefícios com relação à vida econômica e social, melhores condições de trabalho, entre outros aspectos. Ela permaneceu até a Proclamação da República, sendo que dois anos depois da proclamação é que se instalou a Constituição Republicana no Brasil. A Constituição Republicana se instaurou no Brasil em 1891 e há ações que podem ser consideradas avanços para o Brasil. Sobre essas ações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A separação definitiva da Igreja do Estado.
(    ) Voto a descoberto.
(    ) Abolição das penas de galés.
(    ) Liberdade de associação e reunião sem armas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	A Idade dos Metais imprimiu um novo marco nas relações do homem com a natureza, e várias foram as inovações que conferiram extremo valor ao trabalho humano. Acreditou-se que essa valorização tenha sido a base das primeiras sociedades escravagistas, pois havendo enxadas, arados e espadas, haveriam de existir os braços que os manejassem. Com base nas inovações que conferiram extremo valor ao trabalho humano, analise as sentenças a seguir:
I- A necessidade de se fixar, pois as áreas cultivadas e os rebanhos se tornam maiores, e abandonar a terra significava abandonar o trabalho a ela dedicado.
II- Nas aldeias, há uma crescente diversificação de outros bens, tais como ferramentas para o cultivo da terra, recipientes cerâmicos, fornos, pilões, roupas e assim a necessidade de centros de troca.
III- A fundição de metais e o forjamento das primeiras armas brancas por meio dos arados a enxadas, estendendo a mão humana na criação e descobrimento de novos artefatos decorativos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	Nos séculos