Buscar

NR 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é a Norma Regulamentadora (NR3)? 
A NR 3 da Portaria 3.214 de 1978 faz parte do conjunto de normas regulamentadoras de segurança e saúde dos trabalhadores.
1. O que é a NR 3?
A Norma Regulamentadora 3 é o conjunto de normas técnicas que definem e caracterizam o risco grave e iminente no ambiente de trabalho, possibilitando, através de medidas técnicas, o embargo ou interdição de pontos ou atividades de risco.
2. Objetivo da NR 3
O principal objetivo da NR 3 é a aplicação de metodologia técnica para identificação de atividades e locais aonde exista um risco grave e iminente de acidentes, com potencial de danos irreversíveis a saúde do trabalhador.
A partir da aplicação das medidas técnicas e interdição ou embargo de locais e atividades, é possível atuar de forma preventiva contra acidentes de trabalho que tem alto potencial de causar doenças ou lesões graves a saúde do trabalhador.
3. Para que serve a NR 3
A NR 3 serve para definir a classificação dos riscos, com o intuito de identificar os riscos graves e iminentes, afim de adotar medidas como o embargo parcial ou até mesmo a interdição total da atividade.
4. Definições
· Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador.
· Embargo e interdição são medidas de urgência adotadas a partir da constatação de condição ou situação de trabalho que caracterize grave e iminente risco ao trabalhador.
· A interdição implica a paralisação parcial ou total da atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento.
· O embargo e a interdição podem estar associados a uma ou mais das hipóteses referidas.
· O Auditor Fiscal do Trabalho deve adotar o embargo ou a interdição na menor unidade onde for constatada situação de grave e iminente risco.
5. Caracterização do grave e iminente risco
· A caracterização do grave e iminente risco deve considerar:
· A consequência, como o resultado ou resultado potencial esperado de um evento;
· A probabilidade, como a chance de o resultado ocorrer ou estar ocorrendo;
· Para fins de aplicação desta norma, o risco é expresso em termos de uma combinação das consequências de um evento e a probabilidade de sua ocorrência.
· Ao avaliar os riscos o Auditor-Fiscal do Trabalho deve considerar a consequência e a probabilidade separadamente.
· A classificação da consequência e da probabilidade será efetuada de forma fundamentada pelo Auditor-Fiscal do Trabalho.

Continue navegando