Buscar

avaliação - contabilidade social

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O problema fundamental com o qual a economia de um país se preocupa, pois se vê sempre envolvida, refere-se:
		
	
	à pobreza de toda e qualquer sociedade
	 
	à escassez de toda e qualquer sociedade
	
	à taxação de todos aqueles que têm renda
	
	ao controle dos bens produzidos em um país
	
	às estruturas de mercado de uma economia
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As atividades econômicas, nas quais os agentes econômicos estão envolvidos e que são objeto e natureza do estudo da contabilidade social, destacam-se principalmente pelas suas categorias (ou contas), dentre elas, tem-se:
I - O conceito de produção econômica relaciona-se à criação de todas as "coisas" econômicas (bens e serviços) com utilidades necessárias à sociedade, independente dos seus modos de produção.
II - A renda que é o somatório de todas as remunerações realizadas pelos proprietários dos fatores de produção, dentre elas, destacam-se os salários, juros, lucros, alugueis e dividendos.
III - A acumulação que advém da poupança agregada e relaciona-se ao conceito de formação de capital. Esta formação de capital diz respeito ao investimento, ou aos acréscimos líquidos da riqueza de um país.
		
	
	II e III são verdadeiras e I é falsa
	 
	I, II e III são verdadeiras
	
	I, II e III são falsas
	
	I e III são verdadeiras e II é falsa
	
	I e II são verdadeiras e III é falsa
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Com relação à identidade entre produto, renda e despesa, há inconsistência conceitual na questão:
		
	
	Os fatores de produção são utilizados pelas empresas para produzirem os bens e serviços, o que significa que a produção da economia, ou melhor dizendo, que o PIB do país é igual a renda.
	
	No dispêndio global (DIB) podemos ver que o produto do país é despendido (ou absorvido) interna e externamente (Dispêndio = Consumo das famílias + Investimento das empresas + Gastos do governo + Exportação).
	
	A oferta global é igual à demanda global (PIB + Importações = Consumo das famílias + Investimento das empresas + Gastos do governo + Exportação).
	 
	Nem todo bem cujo valor entra no cálculo do produto interno bruto é um bem final.
	
	A oferta agregada ou global inclui, no PIB , a importação de produtos que foram produzidos em outros países e que se tornam disponíveis aos brasileiros (=Oferta Agregada = PIB + Importação).
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Trata-se de um país onde a atividade industrial superou a atividade extrativa e a agricultura quando:
		
	 
	o setor secundário supera o setor primário
	
	quando o setor primário supera o setor terciário
	
	quando os setores encontram-se em equilíbrio
	
	quando o setor terciário supera o setor primário
	
	quando o setor terciário supera o setor secundário
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sabendo-se que, hipoteticamente, o valor agregado bruto da economia (VAB) = $ 1.000,00 e o valor do consumo intermediário (INS) = $ 500,00, assim como o valor das remunerações da propriedade = 30% do VAB, logo o valor das remunerações dos empregados é igual a:
		
	 
	$ 200,00
	
	$ 350,00
	
	$ 250,00
	
	$ 300,00
	
	$ 500,00
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Dados preliminares de economistas do mercado financeiro vem indicando que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve "encolher" 0,42% em 2015. O PIB é o somatório de toda a riqueza final produzida em uma economia, mas apresenta limitações que devem ser observadas. Assinale a afirmativa incorreta no que refere ao PIB:
		
	
	O PIB é uma medida estatística e refere-se a renda média da população de um país, onde não reflete adequadamente a maneira pela qual a renda está distribuída.
	
	O PIB ou a renda per capita é um indicador significativo como uma medida síntese de padrão de vida e desenvolvimento econômico do país.
	
	O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o crescimento da economia.
	
	PIB per capita é uma medida importante pois ajuda a refletir a respeito da importância da consideração sobre desigualdade sobre o desenvolvimento econômico e social de médio (e longo) prazo.
	 
	A taxa de crescimento do PIB per capita é uma medida absoluta que reflete perfeitamente a desigualdade sobre o desenvolvimento econômico e social.
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Considere os seguintes dados: Investimento líquido = 100; Depreciação = 5; Variação de estoques = 50. Com base nessas informações e considerando uma economia fechada e sem governo, a formação bruta de capital fixo e o investimento bruto são respectivamente:
		
	
	50 e 50
	
	50 e 100
	
	50 e 105
	 
	55 e 105
	
	100 e 105
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Observe o gráfico abaixo:
		
	
	A diferença aumentou em quase 10% entre 2014 e 2015 o que pode ser explicado pelo aumento da arrecadação e o aumento do custo da dívida.
	 
	A diferença aumentou em quase 30% entre 2014 e 2015 o que pode ser explicado pela queda da arrecadação e o aumento do custo da dívida.
	
	A diferença aumentou em quase 10% entre 2014 e 2015 o que pode ser explicado pela queda da arrecadação e a redução do custo da dívida.
	
	A diferença aumentou em quase 10% entre 2014 e 2015 o que pode ser explicado pela queda da arrecadação e o aumento do custo do funcionalismo público.
	
	A diferença diminuiu em quase 30% entre 2014 e 2015 o que pode ser explicado pela queda da arrecadação e o aumento do custo da dívida.
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Organização das Nações Unidas (ONU) fez alterações significativas no sistema de contas nacionais (SCN) no formato do conteúdo, sendo que, no Brasil, essa alteração ocorreu a partir de 1998. Antes desta data o SCN possuía como base quatro tipos de contas dentre as quais destacam-se:
		
	
	As contas produto interno líquido, renda pessoal disponível líquida, de (acumulação de) capital e a conta transações correntes com o resto do mundo.
	
	As contas produto interno líquido, renda nacional disponível bruta, de (acumulação de) capital e a conta transações líquidas com o resto do mundo.
	
	As contas produto nacional bruto, renda nacional disponível líquida, de (acumulação de) capital e a conta transações correntes com o resto do mundo.
	 
	As contas produto interno bruto, renda nacional disponível líquida, de (acumulação de) capital e a conta transações correntes com o resto do mundo.
	
	As contas produto nacional bruto, renda nacional disponível bruta, de (acumulação de) capital e a conta transações líquidas com o resto do mundo.
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Sistema Contábil Nacional foi desenvolvido por Simon Kuznets e Richard Stone e publicado em 1953. O princípio básico da organização desse sistema refere-se à utilização do método (contábil):
		
	 
	das partidas dobradas considerando somente as transações com bens e serviços finais.
	
	das partidas fixas ou método da matriz de Leontief que considera somente as transações durante um ano contábil.
	
	das partidas dobradas considerando somente as transações com bens e serviços intermediários.
	
	das partidas mistas não incluindo nesse método as trocas (ou transações) com outras nações.
	
	das partidas mistas considerando somente as transações com bens e serviços iniciais.

Continue navegando

Outros materiais