Buscar

Simulado ENEM de Biologia - Poríferos, Metagênese, Elefantíase e Moluscicida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

III SIMULADO ENEM – BIOLOGIA – PROF. FABRÍCIO MENEZES – 3º ANOS A, B e C - 2020
1. (FM 2020) Os poríferos são animais 100% aquáticos, predominantemente marinhos, vivendo no fundo do mar ou dos rios. Têm o corpo perfurado por grande número de poros, por onde entra a água e normalmente um único poro grande exalante pelo qual sai a água após percorrer a cavidade central do corpo.
Diversas características identificam um animal como espongiário, mas aquela que justifica a inclusão deste ser no Filo Porífera e não em outros filos é a
A) presença de um ciclo de vida assexuado e outro sexuado.
B) existência de cnidócitos como um mecanismo de defesa.
C) ausência de células organizadas em tecidos verdadeiros.
D) aparição de coanócitos para filtração dos nutrientes na água.
E) falta de células especializadas no transporte e sustentação.
Resposta 01: Os Poríferos são os únicos animais que apresentam desenvolvimento embrionário apenas com a fase da segmentação (mórula e blástula), desta forma não diferenciam folhetos embrionários, ou seja, não são capazes de dar origem a tecidos, órgãos ou sistemas. Por isso são classificados como parazoários marcando esse filo pela ausência de células organizadas em tecidos verdadeiros. (Letra C).
2. (FM 2020) Metagênese ou alternância de gerações é um fenômeno presente no ciclo de vida de todas as plantas. Estes seres clorofilados passam por uma fase haploide, denominada de gametófito, que se alternará com a geração diploide, conhecida como esporófito.
Entre os animais há um grupo taxonômico com representantes capazes de apresentar dois modos de vida um polipoide e outro medusoide como na metagênese dos vegetais, estes organismos são os
A) Cnidários, achando-se os dois exclusivamente diploides.
B) Platelmintos, sendo o pólipo haploide e a medusa diploide.
C) Artrópodes, estando o pólipo assexuado e a medusa sexuada.
D) Poríferos, tornando-se os dois unicamente haploides.
E) Celenterados, existindo pólipo sexuado e medusa assexuada.
Resposta 02: Os únicos animais capazes de realizar Metagênese ou Alternância de Gerações como as plantas e algumas algas são os Cnidários (Celenterados). Alguns organismos dos gêneros Aurelia e Obelia possuem duas fases de vida diferentes uma séssil e de reprodução assexuada, chamada de pólipo, e outra de vida livre e de reprodução sexuada, denominada de medusa. (Letra A).
 
3. (Enem 2018) Uma idosa residente em uma cidade do interior do país foi levada a um hospital por sua neta. Ao examiná-la, o médico verificou que a senhora apresentava um quadro crônico de edema linfático nos membros inferiores e nos seios, concluindo ser um caso de elefantíase ou filariose linfática. Preocupada com a possibilidade de adquirir a mesma doença, a neta perguntou ao médico como era possível se prevenir.
A orientação dada à jovem pelo médico foi 
A) fazer exames médicos periódicos para detectar precocemente a doença, pois é uma enfermidade hereditária. 
B) evitar nadar em rios, lagos e lagoas da região, visto que essa doença é transmitida pela água contaminada. 
C) cortar contato com animais de zoológicos, uma vez que se trata de zoonose veiculada por grandes mamíferos. 
D) usar repelentes, roupas compridas e telas em janelas, já que a doença é transmitida por fêmea de mosquito. 
E) manter uma dieta balanceada e prática regular de atividades físicas, dado que a doença se associa ao sedentarismo. 
Resposta 03: A elefantíase ou filariose linfática é uma verminose que obstrui os vasos linfáticos do hospedeiro definitivo gerando edemas graves em membros inferiores ou posteriores do indivíduo contaminado. Ela é provocada por um nematódeo que usa como vetor ou transmissor a fêmea do mosquito Culex , portanto a melhor forma de prevenção seria tratar os pacientes com a medicação devida evitando a contaminação do sangue por fases de vida do verme que poderiam passar ao mosquito e, principalmente, métodos que devam evitar o contato com mosquitos, como o uso de repelentes, roupas compridas em horários da presença destes insetos no meio, além de telas em janelas e mosquiteiros. (Letra D).
4. (Enem 2015) Euphorbia mili é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.
MOREIRA. C. P. s.; ZANI. C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia. n. 3, 2010 (adaptado).
O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da
 
A) ancilostomíase. 
B) teníase. 
C) elefantíase. 
D) ascaridíase. 
E) esquistossomose.
Resposta 04: A miliamina L. extraída da planta ornamental Euphorbia mili é um potente moluscicida (substância capaz de matar moluscos) que pode controlar a população de caramujos transmissores da Esquistossomose (barriga d'água). (Letra E).
5. (Fuvest 2002 adaptada) Uma criança foi internada em um hospital com convulsões e problemas neurológicos. Após vários exames, foi diagnosticada cisticercose cerebral (neurocisticercose). A mãe da criança iniciou, então, um processo contra o açougue do qual comprava carne todos os dias, alegando que este lhe forneceu carne contaminada com o verme causador da cisticercose.
 
A acusação contra o açougue
 
A) não possui lógica, já que a cisticercose é transmitida pela picada de mosquitos fêmeas contaminadas com as larvas do parasita. 
B) não tem fundamento, pois a cisticercose é disseminada pela ingestão de ovos de tênia eliminados nas fezes dos hospedeiros. 
C) não é justa, visto que a cisticercose é contraída quando a criança nada em lagoas onde vivem caramujos hospedeiros do verme. 
D) tem razão, pois a cisticercose é propagada pelo consumo de carne bovina contaminada por larvas encistadas, os miracídeos. 
E) tem justificativa, pois a cisticercose é passada pelo consumo dos cisticercos da tênia, os quais ficam alojados na carne suína.
 
Resposta 05: A teníase é uma verminose por platelmintos cuja contaminação deve-se a ingestão da carne de boi ou de porco mal cozida contendo a larva do verme em sua musculatura, no entanto esta doença tem a forma adulta do verme apenas no intestino humano roubando os nutrientes que deveriam ser absorvidos pelo hospedeiro. Já na Cisticercose o homem se contamina ao ingerir os ovos da Taenia solium (do porco) que saem nas fezes do próprio indivíduo contaminado, levando a origem de larvas (cisticercos), as quais poderão se fixar em diversas partes do corpo humano, inclusive no próprio sistema nervoso (neurocisticercose). Em vista a esta análise podemos afirmar que a acusação contra o açougue não tem fundamento. (Letra B).
6. (Enem 2019) A fluidez da membrana celular é caracterizada pela capacidade de movimento das moléculas componentes dessa estrutura. Os seres vivos mantêm essa propriedade de duas formas: controlando a temperatura e/ou alterando a composição lipídica da membrana. Neste último aspecto, o tamanho e o grau de insaturação das caudas hidrocarbônicas dos fosfolipídios, conforme representados na figura, influenciam significativamente a fluidez. Isso porque quanto maior for a magnitude das interações entre os fosfolipídios, menor será a fluidez da membrana.
Assim, existem bicamadas lipídicas com diferentes composições de fosfolipídios, como as mostradas de I a V.
Qual das bicamadas lipídicas apresentadas possui maior fluidez? 
A) I 
B) II 
C) III 
D) IV 
E) V 
Resposta 06: A instauração em uma ou nas duas das cadeias de ácidos graxos, bem como tamanhos menores destas estruturas diminuem as interações moleculares ente os fosfolipídios, desta forma tornando a membrana plasmática mais fluida, por isso a bicamada lipídica de maior fluidez será a de número II (Letra B).

Continue navegando