Buscar

BIOLOGIA SEMENTITA

Prévia do material em texto

1.
A observação do ciclo reprodutivo das pteridófitas permite concluir que a meiose nesses vegetais é
a) zigótica.
b) espórica.
c) meiótica.
d) protálica.
e) gamética.
A meiose nos ciclos de vida dos vegetais ocorre na formação dos esporos, por isso é denominada de espórica.
2.
Se uma planta terrestre de grande porte não possuísse vasos condutores, a água demoraria muito para chegar até as folhas. Nesse caso, especialmente nos dias quentes - quando as folhas geralmente transpiram muito e perdem grande quantidade de água para o meio ambiente -, elas ficariam desidratadas (secariam) e a planta morreria. Assim, toda a planta alta possui vasos condutores.Mas nem todas as plantas que possuem vasos condutores são altas; o capim, por exemplo, possui vasos condutores e possui pequeno porte. Entretanto, uma coisa é certa: se a planta terrestre não apresenta vasos condutores, ela terá pequeno porte e viverá em ambientes preferencialmente úmidos e sombreados.
As plantas que não apresentam a estrutura citada no texto são representantes do filo
a) briófita.
b) pteridófita.
c) gimnospermas.
d) angiospermas.
As briófitas são os vegetais avasculares e por isso apresentam um pequeno porte, sendo obrigados a viverem em locais úmidos e sombreados.
3.
As samambaias e as avencas são tipos de pteridófitas mais comuns que se reproduzem através de alternância de gerações, conforme mostra a figura.
Nesse ciclo, a geração verde, duradoura, desenvolvida e assexuada é a(o):
a) prótalo.
b) anterídio.
c) esporófito.
d) protonema.
e) gametófito.
Na Pteridófitas a fase duradoura, desenvolvida e independente é o esporófito, assim como nas gimnospermas e angiospermas.
4.
Atualmente são conhecidas cerca de 350 mil espécies de plantas. Desse total, mais de 250 mil são angiospermas. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta. Existem dois grupos de angiospermas, que são diferenciados por várias características, sendo a que está presente nas dicotiledôneas a indicada pelo número
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
As flores das angiospermas dicotiledôneas são tetrâmeras ou pentâmeras ou múltiplas. 
5.
Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das
 a) algas.
 b) briófitas como os musgos.
 c) pteridófitas como as samambaias.
 d) gimnospermas como os pinheiros.
e) angiospermas como as árvores frutíferas.
A polinização dirigida é uma característica exclusiva das angiospermas.
6.
As características evolutivas definem o tipo de planta e sua complexidade. O Grupo de planta que possui vãos condutores de seiva, são expermatófitas, sifonógamas e possuem a semente protegida é indicada pelo número
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
As angiospermas são o grupo de plantas mais evoluído, apresentando, entre outras estruturas, as flores completas, que permitiram o surgimento do fruto para proteger a semente.

Continue navegando