A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVALIACAO TI -II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Usuário
	irys.costa @aluno.unip.br
	Curso
	ESTUDOS DISCIPLINARES VIII
	Teste
	AVALIAÇÃO - TI II
	Iniciado
	14/10/20 12:37
	Enviado
	14/10/20 13:35
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	57 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Perguntas respondidas incorretamente
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considere as afirmativas acerca do escritor e fabulista Jean de La Fontaine.
I. O Lobo e o Cordeiro, A cigarra e a formiga e A raposa e as uvas são algumas de suas fábulas famosas.
II. O autor dedicou-se ao resgate de antigas historietas moralistas, guardadas pela memória popular: as fábulas.
III. Escreveu o romance "Os Amores de Eros e Psique" e tornou-se próximo dos escritores Racine e Molière.
IV. As primeiras fábulas foram publicadas, em 1668, numa coletânea chamada “Contos escolhidos”.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I e II.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto e os trechos de fábulas que seguem.
I. Nunca faças aos outros o que não gostas que te façam a ti.
II. Se a tal proclamação está mesmo em vigor, não há nada a temer.
III. É preciso ter cuidado com amizades repentinas.
IV. Nenhum ato de gentileza é coisa vã. Não podemos julgar a importância de um favor pela aparência do benfeitor.
Das afirmativas, quais podem ser consideradas ensinamentos morais?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I, III e IV.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Aponte a alternativa que NÃO apresenta características do texto literário.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Na literatura, o autor prende-se à norma padrão da língua, visto que a escrita literária é pautada em um conjunto de saberes ou de habilidades de escrever e ler bem.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os contos de Perrault, escritor do século XVII, são conhecidos em todo o mundo. Ele é considerado o pai da literatura infantil, tendo contribuído para a divulgação dos contos de fada. Considere as afirmações abaixo.
I. Criou uma literatura de cunho popular, agradando a crianças e adultos.
II. Registrou as histórias de tradição oral, contadas, principalmente, por sua mãe.
III. Publicou, com quase setenta anos, uma obra amplamente conhecida em várias partes do mundo, intitulada “Contos da mamãe Gansa”.
IV. A primeira edição do livro “Contos da mamãe Gansa” recebeu o título de "Histórias ou contos do tempo passado com moralidades".
V. Deu grandes contribuições à língua alemã com a criação de “O Grande Dicionário Alemão”, no início do século XVIII.
Está correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, II, III e IV.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto e as afirmações que seguem.
Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, de fins do século 18, o romantismo surgiu no início do século 19, na Alemanha, França e Inglaterra, em um momento histórico em que as classes sociais, como as conhecemos hoje, se definiam. Na ocasião, a sociedade se reorganizava e as classes sociais criavam ou redefiniam suas visões da existência e do mundo.
Das classes sociais desse período, a nobreza e a pequena burguesia são as classes que vão atuar essencialmente no movimento romântico. Assim, o romantismo expressa os sentimentos dos descontentes com a nova ordem socioeconômica, isto é, com o capitalismo industrial.
Disponível em <http://educacao.uol.com.br/literatura/romantismo-nasce-o-romance-contexto-historico.jhtm>. Acesso em 4 mar 2014.
A obra de Andersen insere-se no contexto romântico do século XIX, evidenciando características desse período sócio-histórico.
I. Visão de mundo que privilegia a objetividade, elemento essencial ao pensamento romântico, assim como a manifestação de amor à liberdade.
II. Defesa dos direitos iguais, pela anulação das diferenças de classe.
III. Valorização do indivíduo por suas qualidades intrínsecas e não por seus privilégios ou atributos.
IV. Consciência da precariedade de vida, eventualidade de situações.
Está correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
II, III e IV.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia as afirmativas que seguem acerca da obra dos irmãos Grimm e de Perrault.
I. Nos contos dos irmãos Grimm, há sempre uma mensagem positiva que se pode tirar das aventuras dos heróis e do castigo dos vilões; na obra de Perrault, por sua vez, nem sempre há um final feliz, pois há castigo para aqueles que contrariarem as regras morais da sociedade da época.
II. Nas obras dos autores, bruxas, monstros, lobos e dragões serviam como um alerta para as crianças se afastarem de estranhos e obedecerem aos pais. Há, portanto, uma preocupação didática tanto nas histórias de Perrault quanto nas dos irmãos Grimm.
III. O conto "Chapeuzinho Vermelho" possui versões de Perrault e dos irmãos Grimm, além de versões anteriores e posteriores a esses autores. Na versão do escritor francês, há a presença do caçador, aquele que restaura o final feliz.
Está correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I e II.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto e marque a alternativa correta.
“A construção da leitura na sala de aula merece cuidados especiais por parte do professor. O livro de literatura é um objeto de arte com características particulares oriundas de uma experiência criadora. Enquanto arte da palavra, o texto literário semeia diversos sentidos na busca de um cultivo plural de leituras. Cabe a cada leitor a cultura desse solo criativo de descampado feitio. O ato de ler atualiza esse processo revelador da arte da palavra desenvolvendo a expressão do sujeito leitor numa dimensão crítico-reflexiva. É nessa perspectiva, então, que a prática leitora do livro infantil deve se manifestar no convívio da sala de aula.”
(MIGUEZ, Fátima. Nas arte-manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura na sala de aula. Rio de Janeiro: Zeus, 2000, p. 15)
Disponível em <http://www.cintiabarreto.com.br/literatura_infantil/questoessobreliteraturainfantil.shtml>. Acesso em 25 mai. 2012.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
O texto literário ultrapassa o caráter pedagógico, pois o livro, assim como a arte, é plural, possibilitando ao leitor diversos sentidos e, portanto, diversas possibilidades interpretativas.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em uma interpretação mais profunda dos contos de fadas, podemos perceber:
I. Os contos de fadas ajudam as crianças a dar um sentido para a vida por tratarem de questões humanas universais, como a solidão e a necessidade de enfrentar a vida.
II. Os contos colaboram para o desenvolvimento da personalidade e dos recursos interiores para que as crianças aprendam a enfrentar as dificuldades do crescimento.
III. Cada um dos principais contos de fadas é único, no sentido em que trata de uma predisposição falha ou doentia do eu. Logo que passamos do "era uma vez", descobrimos que os contos de fada falam dos "sete pecados capitais da infância".
IV. O conto de fadas oferece às crianças um palco onde elas podem representar seus conflitos interiores. As crianças projetam inconscientemente partes delas mesmas em vários personagens da história, usando-os como repositórios psicológicos para elementos contraditórios do eu.
Está correto o que se afirma apenas em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II, III e IV.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto que segue.
Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa de fins do século XVIII, o Romantismo surgiu no início do século XIX, na Alemanha, França e Inglaterra, num momento histórico em que as classes sociais como as conhecemos hoje se definiam. Na ocasião, a sociedade se reorganizava e as classes sociais criavam ou redefiniam suas visões da existência e do mundo. Das classes sociais desse período, a nobreza e a pequena burguesia são as classes que vão atuar essencialmente no movimento romântico. Assim, o romantismo expressa os sentimentos dos descontentes