Buscar

INTRODUÇÃO À ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - SIMULADO AV 1º semestre

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA  - SIMULADO AV.
		1a Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em 1923, a Lei Eloy Chaves regulamentou as CAPs. Essa lei concedia quais benefícios?
		
	
	Essa lei concedia benefícios pecuniários nas modalidades de aposentadorias e pensões.
	
	Essa lei concedia benefícios na prestação de serviços do tipo consultas médicas e fornecimento de medicamentos.
	 
	Essa lei concedia benefícios pecuniários nas modalidades de aposentadorias e pensões, bem como na prestação de serviços do tipo consultas médicas e fornecimento de medicamentos.
	
	Essa lei concedia benefícios pecuniários somente nas modalidades de aposentadorias e pensões.
	
	Essa lei concedia benefícios pecuniários nas modalidades de aposentadorias e pensões, bem como na prestação de serviços do tipo consultas médicas, porém não fornecia medicamentos.
	
	Explicação:
A Lei Eloy Chaves regulamentou as CAPs que concedia benefícios pecuniários nas modalidades de aposentadorias e pensões, bem como na prestação de serviços do tipo consultas médicas e fornecimento de medicamentos.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A partir de 1930, o Brasil esteve sob o comando político do presidente Getúlio Vargas, quando foi promovida uma reforma administrativa e política. Algumas mudanças marcaram intensamente as ações de saúde nesse período. Assinale a alternativa que apresenta corretamente alguma dessas mudanças.
		
	
	Implantação de um sistema de saúde 100% privado, sendo que o Estado não teria mais nenhum papel social neste contexto.
	
	Várias instituições de trabalho deixaram de criar serviços de atendimento ambulatorial de caráter terapêutico.
	 
	Unificação das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPS) com a criação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs).
	
	O Estado retirou direitos sociais do trabalhador.
	
	Extinção do Ministério da Saúde.
	
	Explicação:
Vargas unificou as CAPs criando as IAPs.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	É competência de administrar os recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde:
		
	 
	da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
	
	da direção nacional do SUS.
	
	da direção nacional do SUS
	
	do conselho municipal de saúde.
	
	da direção estadual do SUS.
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Pode-se definir Doenças Negligenciadas como sendo:
		
	 
	Doenças que afetam as camadas mais pobres da população dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Interesse marginal da indústria farmacêutica em descobrir novos produtos.
	
	Doenças como a doença do sono, a de Chagas e a leishmaniose, que afetam exclusivamente as populações dos países em desenvolvimento. Atraem o interesse da indústria farmacêutica para a pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos.
	
	Doenças como câncer, doenças cardiovasculares, doenças mentais e distúrbios neurológicos que constituem a maior concentração de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da indústria farmacêutica. Afetam tanto os países desenvolvidos tanto quanto os em desenvolvimento.
	
	Doenças que afetam de forma indistinta as populações tanto dos países desenvolvidos. como em desenvolvimento e subdesenvolvidos. A indústria farmacêutica desenvolve produtos para essas doenças só nos países em desenvolvimento.
	
	Doenças de baixo impacto social, afetando a camada mais rica da população brasileira, atraindo a pesquisa e desenvolvimento da indústria farmacêutica.
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Entre as obrigações gerais constantes da Constituição Federal e da Lei Orgânica da Saúde, o Conselho Municipal de Saúde tem incumbências relacionadas diretamente à Vigilância Sanitária que não podem, em nenhuma hipótese, ser ignoradas. São elas:
		
	
	participar, de forma independente, do planejamento e da programação da rede regionalizada e hierarquizada de ações e serviços de saúde.
	
	formular estratégias para a política de saúde do município, salvo aspectos econômicos e financeiros.
	
	apreciar a proposta de política de saneamento básico formulada pelo Estado.
	 
	utilizar a epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.
	
	apreciar a proposta orçamentária do sistema municipal de saúde desvinculada do plano de saúde.
	
	Explicação:
Caberá à Secretaria de Saúde ou correspondente os seguintes deveres, relacionadas a Vigilancia sanitária:
Asegurar a dispensação adequada dos medicamentos; Receber, armazenar e distribuir adequadamente os medicamentos sob sua guarda.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Considerando o conceito assistência farmacêutica definido pela Política Nacional de Assistência Farmacêutica, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	É um conjunto de ações que tem o medicamento como insumo essencial e visa o seu acesso e uso racional
	 
	É uma atividade privativa do farmacêutico
	
	Envolve ações gerenciais e assistenciais
	
	Tem o farmacêutico como um dos possíveis gestores, mas se caracteriza por uma atividade multiprofissional e que pode envolver diferentes gestores.
	
	É um campo multidisciplinar, interdisciplinar e intersetorial
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A indústria farmacêutica é considerada o setor que mais investe em inovação, assim foi criado uma parceria, que representa uma estratégia significativa e importante para os medicamentos destinados a tratamento das doenças negligenciadas, pois o interesse para a obtenção de novos produtos nessa área é primordialmente do governo. Qual a opção que apresenta esta parceria?
		
	
	Parceria da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais
	 
	Parceria Público-privada
	
	Parceria Governo-Estado
	
	Parceria Nacional da Previdência Médica
	
	Parceria Ministérios da Educação e Saúde
	
	Explicação:
As Parcerias Ministérios da Educação e Saúde, Nacional da Previdência Médica, Governo-Estado, da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais não foram criados.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale a alternativa que contém a definição CORRETA:
		
	
	Todas as alternativas estão erradas
	
	Medicamento Similar: é o medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela DCB ou, na sua ausência, pela DCI.
	
	Equivalente Farmacêutico: aquele que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.
	
	Medicamentos Genéricos: são medicamentos que contêm o mesmo fármaco, na mesma quantidade e forma farmacêutica, podendo ou não conter excipientes idênticos ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária. Devem cumprir com as mesmas especificações atualizadas da Farmacopéia Brasileira e, na ausência destas, com as de outros códigos autorizados pela legislação vigente.
	 
	Medicamentos Bioequivalentes: são equivalentes farmacêuticos que, ao serem administrados na mesma dose molar, nas mesmas condições experimentais, não apresentam diferenças estatisticamente significativas em relação à biodisponibilidade.
	
	
	Explicação:
O medicamento genérico é identificado apenas pelo pricmcípio ativo da formula. Em 2014, a RDC nº 58 estabeleceu os procedimentos para a intercambialidade de medicamentos similares com o medicamento de referência. Na Bioequivalência, ocorre o estudo de biodisponibilidade comparativaentre dois ou mais medicamentos administrados em uma mesma via extravascular. Esse estudo avalia os parâmetros relacionados à absorção do fármaco a partir da forma farmacêutica administrada, que contém a mesma dosagem e o mesmo desenho experimental. Dois produtos são bioequivalentes se suas biodisponibilidades são semelhantes após administração na mesma dosagem.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No cenário brasileiro, a proposta da OMS é contemplada nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Farmácia, onde os conteúdos essenciais para formação do farmacêutico generalista devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrados à realidade epidemiológica e profissional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o farmacêutico ¿sete estrelas¿ deve ser um:
		
	
	Prestador de serviços farmacêuticos, capaz de tomar decisões; comunicador; líder; gerente; pesquisador
	
	Prestador de serviços farmacêuticos, capaz de tomar decisões; comunicador; gerente; pesquisador;  educador permanente
	 
	Prestador de serviços farmacêuticos, capaz de tomar decisões; comunicador; líder; gerente; pesquisador;  educador permanente
	
	Prestador de serviços farmacêuticos, capaz de tomar decisões;  líder; gerente; pesquisador;  educador permanente
	
	Prestador de serviços farmacêuticos, capaz de tomar decisões; comunicador; líder; gerente; educador permanente
	Respondido em 14/10/2020 10:02:45
	
	Explicação:
Segunda a OMS o Farmacêutico deve ser sete estrela pois precisa das seguintes habilidades: Prestador de serviços farmacêuticos, capaz de tomar decisões; comunicador; líder; gerente; pesquisador;  educador permanente.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre a Atenção Farmacêutica. I - O termo ¿Atenção Farmacêutica¿ é derivado da filosofia que inspirou a criação da Farmácia Hospitalar. II - A filosofia contida na Atenção Farmacêutica é prestar orientação ao usuário, mas dentro de uma visão integral, complexa, profunda do paciente em sua relação com o medicamento. III - Através da Atenção Farmacêutica há a detecção de efeitos adversos ao medicamento e apresentação de sugestões para atenuá-los. IV - A Atenção Farmacêutica atua somente no campo hospitalar. São corretas somente as afirmativas:
		
	
	e) I, III e IV
	 
	a) II e III
	
	d) I, II e IV
	
	c) I, II e III
	
	b) I e IV

Continue navegando