Buscar

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Marx e Engels empreendem uma dura crítica à educação escolar de seu tempo,
Implica conceber o trabalho como princípio educativo para superar a alienação.
Você já deve ter percebido que muitas questões filosóficas são também pertinentes à psicologia. [...]. Mas embora existam afinidades, as relações entre psicologia e filosofia, como você verá a seguir, nem sempre são harmônicas”
Os atos mentais são diferentes de uma pessoa para outra, acarretando objetos mentais subjetivos.
Na passagem do século XVIII para o XIX, houve uma série de transformações sociais, econômicas e tecnológicas ás quais se dá geralmente o nome de Revolução Industrial, marcada pelo surgimento de novos materiais (aço, vidro, concreto armado) novas formas de energia [...]
Karl Marx.
No campo da educação, a contribuição mais importante de Althusser é o conceito de aparatos ideológicos do estado. Para esse autor o estado é formado por uma séria de instituições, como administração pública, o exército, a polícia, os tribunais, as prisões etc.
Garantir a manutenção do controle social nas mãos da classe burguesa.
“Após a vitória do partido bolchevique na Rússia, em 1917, e com formação do bloco soviético alguns anos mais tarde, a interpretação do marxismo veiculada pelo Partido Comunista Soviético se tornou a versão 'oficial' e (relativamente) pouco questionada do pensamento de Marx e Engels”.
Visão distorcida da realidade como forma de justificar relações de poder.
“Contudo é importante tomarmos cuidado com interpretações levianas que atribuem a Marx e Engels ideias e práticas às quais eles jamais dariam aval”.
Foi aplicado, muitas vezes, dogmaticamente, ocasionando opressão e totalitarismo.
"Marx considera que, no decorrer da formação da classe burguesa, criaram-se as condições para a diferenciação entre indivíduo pessoal e membro de classe. As contingências das relações socioeconômicas impuseram-lhe uma ação e modelaram uma personalidade e uma funcionalidade econômica."
Proletários
No século XIX, a filosofia alemã era dominada pelo idealismo, que afirmava que a realidade primordial é o pensamento e que tudo o mais é dele derivado”.
Dialético.
“[...] Edmund Husserl, um pensador austríaco que parte da psicologia, das vivências concretas tais como experiências por um sujeito de conhecimento, para aí então ultrapassar a própria psicologia e ressituar as questões filosóficas em novo nível de entendimento”.
Fenomenologia.
“Na obra Ser e Tempo, Heidegger busca delimitar a compreensão do ser em geral a partir de uma análise fenomenológica o ente que pensa o ser, isto é, o homem, que na terminologia heideggeriana é chamado de Dasein (ser aí), constituindo-se um ser para a morte...”
Existencialismo.

Continue navegando