Buscar

Instalações elétricas prediais Turma 1003

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Instalações elétricas prediais Turma 1003.
Projeto sobre a instalação de um apartamento.
O presente trabalho se propõe a apresentar um projeto de instalação predial de um apartamento, mas para isso precisamos saber o que é instalação elétrica.
Instalação elétrica :nada mais é que a implementação física dos componentes das ligações elétricas, a conexão entre a fonte geradora de energia elétrica e as cargas elétricas. Nas instalações elétricas em baixa tensão, a fonte geradora vem da concessionária e as cargas são as eletrodomésticas e eletroeletrônicos que conectamos nas tomadas.
Uma instalação elétrica pode ser dividida nas seguintes partes:
Infraestrutura da instalação elétrica: compõem a infraestrutura os eletrodutos, caixas de passagem, caixa de medidores, fixadores para cabos, bandejas elétricas, leitos elétricos, eletrocalhas, suportes e etc.
Medição e proteção: Esta parte da instalação elétrica é composta por todos os medidores, disjuntores, fusíveis e relés que monitoram e protegem as instalações elétricas.
Cabeamento: São os condutores responsáveis por conectar a fontes às cargas elétricas, como equipamentos elétricos e eletrônicos, motores e etc.
Controle: A parte de controle numa residência por exemplo são interruptores para o sistema de iluminação, sensores para automatização ou sistemas para controle de uma bomba de piscina. Sua função é acionar e desacionar cargas.
Projetos de instalações elétricas, qual a importância?
O projeto elétrico é a reunião das informações das instalações elétricas, todo projeto de instalações elétricas é composto por tabelas de informações, diagramas elétricos e símbolos das instalações elétricos. Todo projeto deve seguir as normas de instalações elétricas como a NBR 5410 Instalações elétricas de baixa tensão, a NBR 5444 Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais e a NR 10 Segurança em instalações e serviços em eletricidade.
O objetivo principal deste trabalho é nortear o futuro projetista sobre um projeto de baixa tensão, apresentando conceitos básicos para as etapas de instalações, seguindo com base na NBR 5410, buscando sempre conformidade com a mesma e aplicando -as.
OBJETIVOS GERAIS Desenvolver o aprendizado para elaboração de um projeto de instalações elétricas prediais. 
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
· Determinar os pontos de utilização de energia elétrica; 
· Definir os tipos de dispositivos de proteção e medição de energia elétrica; 
· Definir a quantidade de tomadas, lâmpadas, e aparelhos eletrônicos que estarão presente na residência;
· Calculo de potência de uso específico, mínimas e adotadas; 
· Definir a bitola dos fios e cabos apropriados para cada situação;
FATOR DE POTÊNCIA A razão entre a potência elétrica consumida (medida em W) e a necessária (medida em VA) determina uma medida de eficiência do aparelho e é chamada de fator de potência. FP = P(W)/ S(VA) Quando o fator de potência é igual a 1, significa que toda potência a parente é transformada em potência ativa. Isto acontece nos equipamentos que só possuem resistência, tipo chuveiro e lâmpadas incandescentes. Para as tomadas de uso geral o fator de potência adotado é 0,8. 
LEVANTAMENTO DA PRE VISÃO DE C ARGA A determinação da potência de alimentação é essencial para a concepção econômica e segura de uma instalação nos limites adequados de temperatura e de queda de tensão. Para isso, devem-se prever os equipamentos de utilização a serem instalados, com suas respectivas potências nominais e, após isso, considerar as possibilidades de não simultaneidade de funcionamento destes equipamentos, bem como capacidade de reserva para futuras ampliações. 
Para determinar a potência total e o tipo de abastecimento vamos começar elaborando um quadro de previsão de cargas, para isso, vamos considerar 3 tipos de carga: 
• Cargas de Iluminação 
• Tomadas de Uso Geral 
• Tomadas de Uso Específico 
ILUMINAÇÃO: De acordo com a alínea “d” de 4.2.1.2.2 da ABNT NBR 5410, podemos adotar o seguinte critério:
em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6 m² deve ser p revista uma carga mínima de 100 VA;
 em cômodo ou dependências com área superior a 6 m² deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m², acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.
 A NBR 5410 não estabelece critérios para iluminação em áreas externas, ficando a decisão por conta do projetista e do cliente.
TOMADAS DE USO GERAL As tomadas de uso geral são aquelas destinadas a ligação de equipamentos estacionários, como, por exemplo: enceradeiras, aspiradores de pó, liquidificadores, batedeiras, televisores, etc. Segundo a ABNT NBR 5410, o número de tomadas de uso geral deve ser fixado de acordo com o seguinte: 
· em banheiros, pelo menos uma tomada junto ao lavatório (a partir de 60cm do limite do boxe ou da banheira); 
· em cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, no mínimo uma tomada para cada 3,5 m, ou fração de perímetro, sendo que, acima de cada bancada com largura igual ou superior a 0,30 m, deve ser prevista pelo menos uma tomada; 
· em halls, corredores, subsolos, garagens, sótãos e varandas, pelo menos uma tomada, sendo que, no caso de varandas, quando não for possível a insta lação da tomada no próprio local, esta deverá ser instalada próxima ao seu acesso.
· nos demais cômodos e dependências, se a área for igual ou inferior a 6 m², p elo menos uma tomada; se a área for superior a 6 m², pelo menos uma tomada para cada 5 m, ou fração de perímetro, espaçadas tão uniformemente quanto possível; Já com relação às potências das tomadas, devem ser atribuídas as seguintes potências: 
· em áreas molhadas no mínimo 600 VA por tomada, até três tomadas, e 100 VA, por tomada, para as excedentes, considerando cada um desses ambientes separadamente; 
· nos demais cômodos ou dependências, no mínimo 100 VA por tomada. 
· aos circuitos terminais que sirvam às tomadas d e uso geral nos halls, corredores etc deve ser atribuída uma potência de no mínimo 1 000 VA.
TOMADAS DE USO ESPECÍFICO As tomadas de uso especifico são aquelas destinadas a ligação de equipamentos fixos ou estacionários, que, embora possam ser removidos, trabalham sempre em um determinado local. A quantidade de TUE’s é estabelecida de acordo com o numero de aparelhos de utilização com corrente nominal superior a 10A. De acordo com a ABNT NBR 5410: às tomadas de uso específico deve ser atribuída uma potência nominal do equipamento a ser alimentado
CÁLCULO DOS ELETRODUTOS Utilizaremos a forma de dimensionamento na qual, a partir da seção nominal dos condutores, obtém-se o diâmetro externo do condutor (com a camada de isolação) (Tabela A n os anexos). Soma-se as áreas totais das seções de todos os condutores que irão passar dentro do eletroduto. Com o valor da somatória, determina -se o diâmetro do eletroduto, levando -se em conta a ocupação máxima de 40% definida por norma (Tabela C nos anexos)

Outros materiais