Buscar

Gerenciamento de Projetos_05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O gerenciamento de custos em projeto possui quatro processos fundamentais. Assinale a opção que representa uma inovação do Guia PMBOK 5ª edição, contendo a descrição de como serão realizados os demais processos e definindo instrumentos, técnicas, critérios e políticas que serão utilizados.
R: Planejar Gerenciamento dos Custos.
2. Sobre as características dos projetos é INCORRETO afirmar:
R: Via de regra, os projetos têm restrições de custo, que devem ser claramente definidos e compreendidos por todos envolvidos, embora este não seja um elemento capaz de comprometer a sua execução.
3. Um determinado projeto concluiu sua Iniciação e está em Planejamento. Seu gerente precisa executar o processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.
R: Determinar o orçamento.
Explicação:
A determinação do orçamento ocorrerá após o gerente iniciar seu planejamento, para poder executar com segurança o referido processo de agregação de custos do referido projeto.
4. Um determinado projeto concluiu sua Iniciação, Planejamento e está em Execução. Seu gerente precisa executar ações de Monitoramento e Controle. Ele precisa conduzir o processo cujo principal benefício é dar os meios de se reconhecer a variação do planejamento, a fim de tomar medidas corretivas e preventivas, minimizando assim os riscos.
R: Controlar os custos.
5. Em um determinado projeto, o gerente de projetos está sendo criticado pela faixa de precisão dos custos de suas estimativas, a qual varia entre mais 25% e menos 25%. Em que fase do ciclo de vida do projeto o gerente de projetos está trabalhando?
R: Iniciação
Explicação:
Na fase de iniciação, é aceitável que as estimativas de custos variem entre mais 25% e menos 25%, face as incertezas e indefinições do próprio projeto.
6. Determinar o orçamento é o processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada. Sobre esse processo, analise as afirmativas a seguir:
I. O orçamento representa quanto à organização reservou de recursos financeiros para a execução do projeto.
II. Para a obtenção do valor do orçamento do projeto, deve-se definir uma reserva de contingência de gerenciamento, objetivando atender para mudanças no projeto oriundas de eventos inesperados e imprevisíveis pelos quais o projeto poderá ser impactado.
III. O orçamento do projeto contempla os custos expressos na linha de base, subtraídos à reserva de gerenciamento do projeto.
Está correto apenas o que se afirmam em:
R: I e II. 
Explicação:
A afirmativa III está incorreta pois o certo seria: "O orçamento do projeto contempla os custos expressos na linha de base, somados à reserva de gerenciamento do projeto."
7. O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado. Sobre essa área de conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
R: Encerrar os custos é o processo de encerramento do projeto para atualização no seu orçamento e gerenciamento das mudanças necessários para terminar as atividades do projeto.
Explicação:
O trabalho de gerenciar os custos do projeto envolve planejar os custos, estimar os custos das atividades do cronograma do projeto, elaborar o orçamento e controlar o orçamento. Encerrar os custos é um termo inventado e não representa um trabalho envolvido com gerenciamento dos custos do projeto.
8. O gerenciamento de custos do projeto inclui os processos envolvidos:
R: em planejamento, estimativa, orçamentação e controle de custos, de modo que seja possível terminar o projeto dentro do orçamento aprovado.
Explicação:
A tarefa de gerenciar os custos do projeto engloba, além do minucioso processo de planejamento e definição dos custos e de seu gerenciamento, a definição e escolha de bons orçamentos que tragam valor agregado ao processo, e ainda, o controle de tais recursos de forma a cumprir com aquilo que foi definido inicialmente.
Segundo o Guia PMBOK, o gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.
Os custos do projeto são calculados durante sua fase de planejamento e devem ser aprovados antes dos trabalhos começarem. Ao colocar o plano em execução, todas as despesas são documentadas e rastreadas, para que tudo permaneça dentro do orçamento inicial. Assim, quando o projeto for concluído, os custos projetados devem ser comparados com os custos reais, fornecendo um ponto de referência para futuros projetos e estimativas de budget (despesas).

Continue navegando