Buscar

atividade Microeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

‘Universidade Católica do Salvador 
Escola de Administração de Empresas 
Disciplina: Microeconomia 
Prof.: Cristina Argiles Sanches 
Semestre: 2020.2
ALUNA: Gleice Graziele do Vale Santos 
Atividade 01 - 1a. Unidade
1. Qual é o objeto de estudo da Economia?
RESPOSTA: Consistir no estudo da sociedade, se aprofundando em na econômia, forma pela qual os recursos serão combinados a fim de produzir bens que possam satisfazer as necessidades.
2. Por que é necessário que seja elaborado um planejamento para que o processo produtivo seja eficiente?
RESPOSTA: Ter um bom planejamento é essencial para a eficácia do processo, sem um bom planejamento a certeza de que o fracasso é quase certa, sem um bom planejamento questões pequenas podem se transformar em algo enorme e de grande dificuldade de se resolver.
Até mesmo na vida devemos ter um planejamento!
3. Quais são as questões envolvidas nesse planejamento?
RESPOSTA: Ser elaborado os planejamentos táticos, estratégicos, operacional.
Nas tomadas de decisões que iram ser planejadas, as ações que mais valem investir, como executar-las , elaboração do planejamento SOWT
 
4. Explique o que são necessidades. Em seguida especifique:
 Necessidade é aquilo essencial , algo indispensável , útil, é algo que não podemos deixar de ter ou ser. E as necessidades ão ilimitadas 
a) Individuais - São aquelas que o individual é isoladamente tipo: alimentação, transporte , habitação, vestuário, são necessidades básicas. 
b) Coletivas - São um conjunto definidos de pessoas, classes, categorias coletivos exemplo: educação, justiça, urbanização de determinada região.
5. O que são bens? Especifique:
a) Tangíveis - São utilizado para a manutenção de uma atividade da empresa, sendo de natureza permanente devem ter vida útil de no minimo 1 ano não podendo vendê-los antes disso. exemplo: máquinas, equipamentos, terrenos.
b) Intangíveis- bens intangíveis são bens ou ativos aqueles elementos controlados por sua empresa e que possam gerar benefício futuro exemplo: marcas, patentes, licenças, swftwares, etc.
c) Duráveis - Bens duráveis são todos aqueles que ao longo do tempo não se desgasta, que podem ser utilizados com o tempo, exemplo: imóveis , veículos, roupas, aparelhos eletrônicos 
d) Não duráveis - São aqueles que foram feitos pra se consumir imediatamente, exemplo: sorvete, picolé 
e) De produção - são os bens para produzir o bem de consumo, são a matéria prima para produzir. Os bens de produção são indiretos 
f) De consumo - eles são todos os produtos de consumo familia utilizados imediatamente na satisfação das necessidades dos indivíduos , são bens diretos como água, pão
6. Como podemos conceituar “utilidade”?
RESPOSTA: Utilidade é a satisfação pelo consumo de algo de qualidade útil um bem ou serviço. È difícil atribuir valores para a utilidade de um bem .
7. O que são fatores de produção e como se classificam? Explique cada um deles.
RESPOSTA: os fatores de produção são os elementos indispensáveis no processo de produção dos bens materiais eles se classificam a “terra” tudo aquilo natural, recursos naturais, florestais, minas, cultivos, hortas. o outro é o “trabalho” o homem a mão de obra. e pra finalizar o “capital” as máquinas e equipamentos. 
8. Quais são as questões da economia? Explique cada uma delas.
RESPOSTA: o'que produzir : digamos que seria o quanto , vou produzir carro ou avião
Como produzir: é diretamente relacionado a tecnologia, permitindo produzir o ganho de quantidade , produzir mais com menos
Para quem produzir: quanl o meu publico alvo para quem eu irei,oque eu irei produzir,
onde produzir :
quando produzir:
9. Dê um conceito para “Economia”.
RESPOSTA: uma ciência quer estudar a escassez dos produtos e como eles serão administrados pela sociedade, tendo diversas ideias centrais.
10. Fale sobre a evolução histórica da Ciência Econômica, explicando cada fase a seguir:
a) Pré-científicos - ela se caracteriza pela o forte desenvolvimento dos estudos políticos e filosóficos e uma expansão do mercado de consumidores , com isso o mercado.
b) Fisiocratas - Criaram o primeiro modelo econômico apresentando um mecanismo de uma economia em seu sistema de classes sociais. A terra é como fonte de toda riqueza como um modelo . 
c) Clássicos - com um dos principais pensadores Adam Smith sendo considerado o pai da economia com a teoria que o homem é individualista mais que isso não era algo ruim, pois o individualismo leva à eficiência da economia, sempre na produção se tornando individualista ofertando o melhor trabalho. Com liberalismo econômico, com a mão invisível. a oferta que puxa demanda.
d) Marx - trazendo abordagens sócio econômica onde o estado não deve apenas intervir e ter o protagonismo na economia sendo o trabalhador sendo a classe que apega valor na economia então o excedente deve fica com o quem agrega o valor que é o trabalho humano defende a extinção das unidades privadas e da livre iniciativa, tendo a propriedade coletiva e do estado o socialismo 
e) Neoclássicos - Eles vem com o pensamento liberal eles não se preocupam com a intervenção do estado, eles se preocupa com em entender como se comporta os agentes que buscam o propósitos dos interesses, com comportamentos adversos das tomadas e ofertas gerar o equilíbrio do mercado e explicou a mão invisível com análise marginalista. 
f) Keynes - surgiu após a depreciação de 1930 constatando com a inversão da de sey o ciclo vicioso, onde a demanda gera a oferta, onde aumenta o desemprego, diminuir a renda, e com isso acaba diminuindo ainda mais o consumo, um ciclo vicioso keynes aponta a mão do estado, fazendo as políticas necessário para influenciar o mercado direto e indiretamente a economia.

Outros materiais