Buscar

Idade Antiga - Mesopotâmia

Prévia do material em texto

Julia Silva
HISTORIA
Mesopotâmia 
Mesopotâmia foi o nome da região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, principalmente onde hoje se concentra o Iraque. Essa região é considerada um dos berços da civilização, uma vez que as primeiras cidades do mundo surgiram lá. A palavra “Mesopotâmia” teve origem no idioma grego e significa “terra entre rios”, fazendo menção exatamente aos dois rios que banhavam seu território.
Características
· Alta rotatividade no domínio;
· Entre os rios Tigre e Eufrates;
· Região muito fértil;
· Geograficamente não favorável;
· Sem proteções naturais;
Economia e Sociedade
· Agricultura (trigo e cevada);
· Artesanato e comercio cresceram posteriormente;
· Monarquia Teocrática absoluta;
· Controle de excedente agrícola pelos templos;
· Pirâmide social composta pelo rei no topo, abaixo a aristocracia composta pelos sacerdotes e militares, seguida pela grande massa de trabalhadores e alguns escravos.
Religião
· Descendência quase que total dos sumérios;
· Politeístas (divindades ligadas à natureza);
· Lenda do Dilúvio (deus Marduk e Gilgamés);
· Lenda da Criação;
· Recompensas terrenas imediatas;
· Não acreditavam em vida após a morte;
Povos da Mesopotâmia 
Os principais povos que viveram na Mesopotâmia foram os sumérios (IV milênio a.C.), de origem desconhecida, que estabeleceram uma civilização nas regiões próximas ao atual Golfo Pérsico. Os sumérios desenvolveram canais de irrigação, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura e também ficaram conhecidos na história como os inventores da roda (invento que revolucionou os meios de transportes). Além disso, foram responsáveis por criar uma das mais antigas formas de escrita (cuneiforme) e construíram as primeiras cidades da história (a primeira Revolução Urbana), chamadas de cidades-estado (as principais foram Ur, Uruk e Lagash).
Outros povos que se estabeleceram na Mesopotâmia foram os acádios (2350 a.C.), de origem semita, e que formaram o Império Acádio, primeiro grande Estado desenvolvido na Mesopotâmia. Os babilônios (1900 a.C.), também de origem semita, foram os responsáveis por desenvolver o segundo e maior império de toda a história da Mesopotâmia. Hamurábi (1728-1686 a.C.) foi o principal rei babilônico. Durante seu governo, a Babilônia se tornou um dos maiores centros comerciais do mundo antigo; ele unificou toda Mesopotâmia. Hamurábi também criou o primeiro código de Leis da humanidade: denominado Código de Hamurábi, baseava-se no princípio do talião (‘olho por olho, dente por dente’).
Os assírios (1300 a.C.) construíram o Império Assírio. Conhecidos como um dos povos mais guerreiros da Mesopotâmia, os assírios tratavam os vencidos com extrema crueldade e violência e foram os criadores do primeiro exército da história. Entretanto, foram vencidos pelos caldeus no ano de 612 a.C. Estes eram de origem semita e ficaram conhecidos na história por seu principal rei, Nabucodonosor (612-539 a.C.), que fundou o Segundo Império Babilônico. Nesse período, a Mesopotâmia viveu o auge arquitetônico: Nabucodonosor construiu a Torre de Babel e os jardins suspensos da Babilônia. No ano de 539 a. C., os babilônios foram conquistados pelos persas, acontecimento que causou o fim da Mesopotâmia.

Continue navegando