Buscar

ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS AVALIANDO 1

Prévia do material em texto

Disc.: ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS   
	Aluno(a): CARLOS ALBERTO SANTOS FERNANDES
	202002375957
	Acertos: 4,0 de 10,0
	15/10/2020
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Uma indústria siderúrgica está em fase de licenciamento ambiental para instalar uma unidade no interior de Goiás. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) realizado identificou alguns impactos relacionados à fase de operação deste empreendimento, como geração de resíduos sólidos de várias tipologias e também o aumento do número de vagas de empregos para região. Sobre este EIA está correto afirmar que:
		
	
	A geração de vagas de empregos não deve ser mencionada, pois não tem relação direta com o funcionamento da indústria.
	
	Os impactos ambientais negativos devem ser omitidos de qualquer EIA.
	
	Somente devem ser relatados os impactos ambientais que afetem a biota.
	 
	Os impactos ambientais podem ser positivos ou negativos, então cabe mencionar a geração de resíduos sólidos e o aumento do número de vagas de empregos como impactos relacionados.
	
	Todos os impactos ambientais são negativos, por isto não cabe mencionar o aumento do número de vagas de empregos.
	Respondido em 15/10/2020 12:43:50
	
	Explicação:
Os impactos ambientais gerados por um empreendimento podem ser tanto benéficos (positivos) quanto adversos (negativos). Neste caso, a geração de resíduos sólidos é um impacto negativo, pois há a possibilidade de contaminação de solo e águas subterrâneas, entre outros efeitos. Por sua vez, a criação de vagas de emprego é um impacto positivo para o meio socioeconômico.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Marque a opção na qual todos os eventos citados são exemplos de impactos ambientais, conforme a definição do CONAMA:
		
	
	Incêndio em parte de uma floresta devido a um raio e alagamento de uma vila devido ao represamento de um rio por uma empresa.
	
	Rachaduras em uma estrada causadas por terremoto incomum, com consequente interrupção do transporte interurbano.
	 
	Reflorestamento de uma área antes desmatada e intoxicação de pessoas por gases emitidos por uma fábrica.
	
	Destruição de um conjunto de casas na praia impactadas por ondas do mar num fenômeno imprevisível. 
	
	Destruição de um parque público com plantas raras causada por forte chuva com ventania.
	Respondido em 15/10/2020 12:43:20
	
	Explicação:
Definição do CONAMA para impacto ambiental: ¿qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante de ATIVIDADES HUMANAS que direta ou indiretamente afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.¿ (Resolução 001/86 ¿ CONAMA).
A atividade humana pode resultar também impacto ambiental positivo como o reflorestamento. Alterações não causadas por atividade humana, como as causadas diretamente por raio, terremoto ,ventania, maremoto não se enquadram na definição de impacto ambiental.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Os Sistemas de Gestão Ambiental aplicados atualmente são baseados no ciclo do PDCA. Com relação ao cronograma para o desenvolvimento das fases de implantação de tais sistemas, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	Implementação e operação - Elaboração da Política Ambiental - Planejamento - Verificação e ações corretivas - Análise crítica pela administração.
	 
	Elaboração da Política Ambiental - Implementação e operação - Verificação e ações corretivas - Planejamento - Análise crítica pela administração.
	
	Planejamento - Implementação e operação - Verificação e ações corretivas - Análise crítica pela administração - Elaboração da Política Ambiental.
	 
	Elaboração da Política Ambiental - Planejamento - Implementação e operação - Verificação e ações corretivas - Análise crítica pela administração.
	
	Análise crítica pela administração - Elaboração da Política Ambiental - Planejamento - Implementação e operação - Verificação e ações corretivas.
	Respondido em 15/10/2020 12:51:46
	
	Explicação:
A elaboração da Política Ambiental é a primeira etapa a ser cumprida. Em seguida, a empresa passa para a fase de Planejamento, na qual são definidos os recursos humanos e financeiros necessários ao SGA. Na sequência vem a Implementação, quando a empresa vai garantir que todos os requisitos da Norma ISO 14001 sejam cumpridos. Em seguida há a etapa de Verificação, na qual são estabelecidos procedimentos para monitorar e medir as características das operações com potencial de impactos negativos sobre o meio ambiente. A organização também deve fixar procedimentos para a tomada de Ações Corretivas, cujo objetivo é a prevenção de não-conformidades sistêmicas. Por fim, a etapa de Análise Crítica pela Alta Administração permite ajustes importantes nas ações do SGA.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, o chamado Código Penal Ambiental, sistematizou as leis que existiam e tratavam desses temas. A Lei de Crimes Ambientais é hoje uma importante aliada da sociedade na proteção do meio ambiente e da melhoria de sua qualidade. Com relação a esse instrumento legal, podemos afirmar, exceto:
		
	
	a conduta que ignora normas estabelecidas, como uma atividade que não possui uma licença ambiental, ainda que não gere poluição, também é considerado crime ambiental.
	
	são considerados crimes ambientais as agressões ao meio ambiente e seus componentes, que ultrapassarem os limites estabelecidos por lei.
	
	a Lei foi criada em resposta a uma crescente preocupação da sociedade com os cenários de problemas ambientais que se desenvolveram com o passar do tempo.
	 
	podem ou não ser considerados crimes ambientais a omissão ou sonegação de dados técnico-científicos num processo de licenciamento.
	
	prevê aplicação de penas restritivas de direito, de prestação de serviços à comunidade, ou de multa, dependendo do potencial ofensivo do crime praticado.
	Respondido em 15/10/2020 21:25:23
	
	Explicação:
O fato de fazer afirmação falsa ou enganosa, omitir a verdade, sonegar informações ou dados técnico-científicos são considerados crimes previstos nos art. 66-69 da Lei de Crimes Ambientais.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em relação aos métodos de avaliação de impacto ambiental, a análise do cenário em questão, observando e levantando suas características físicas e a vida que ali existe, deve ser está associada a qual fase?
		
	
	Mitigação.
	
	Estudo do meio socioeconômico.
	
	Comparação das informações.
	 
	Coleta de dados.
	
	Avaliação dos impactos.
	Respondido em 15/10/2020 21:41:33
	
		6a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Com relação ao processo e aos métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) podemos afirmar que:
		
	
	observam apenas as possíveis degradações ao meio ambiente decorrentes do projeto.
	
	utilizam sempre um método de avaliação único, bem específico, para cada tipo de projeto.
	 
	visam a previsão dos potenciais impactos sobre o meio ambiente, decorrentes do desenvolvimento de um projeto, incluindo impactos sociais e econômicos.
	 
	são realizados normalmente após a conclusão das obras do projeto visando identificar os impactos negativos e positivos sobre o meio ambiente.
	
	o principal método é o check-list que consegue identificar todos os possíveis impactos de qualquer projeto.
	Respondido em 15/10/2020 21:58:05
	
	Explicação:
Os métodos de avaliação de impactos ambientais são ferramentas para identificar e avaliar os possíveis impactos causados ao ambiente pelo desenvolvimento de um projeto, antes da sua realização. Os impactos podem ser negativos ou positivos e incluem aspectos culturais, sociais e econômicos.
Não há um método de AIA único que sirva completamente para todas as fases do estudo de AIA.
 
	
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0/ 1,0
	
	Cenários ambientais, perspectivas e outros tipos de estudos prospectivos ajudam-nos a enfrentar a viabilidade de futuros projetos em desenvolvimentos e a conceber políticas eficazes de proteção ambiental. Contudo, alguns de seus objetivos só podem ser alcançados mediante a disponibilidade de informações. Com relação aos aspectos relativos a tais informações, marque a alternativa ERRADA:
		
	 
	As situações de crise e emergência devem ser desconsideradas nessa etapa do processo, pois não fazem parte dos cenários futuros estabelecidos.
	 
	O estudo do cenário é a mais adequada forma de avaliação do meio ambiente, principalmente por garantir a preservação do ambiente, buscando níveis compatíveis de qualidade ambiental e satisfação das relações mantidas entre si.
	
	Um dos fatores mais importantes para a realização do planejamento ambiental é analisar a capacidade de implantação das diretrizes propostas.
	
	A compatibilidade entre os níveis de qualidade ambiental e a satisfação das relações mantidas entre as partes, possibilita que se trace estratégias e ações no âmbito do planejamento.
	
	As informações que dão subsídios para avaliar o impacto de um empreendimento, visando planejar atividades de mitigação, são obtidas a partir de dados já existentes.
	Respondido em 15/10/2020 21:58:10
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Um desastre é um evento natural ou provocado pelo homem que afeta negativamente a vida ou o ambiente humano, provocando alguma forma de mudanças à comunidade, ao ecossistema ou ao meio ambiente. Existem 3 tipos de desastres: naturais, tecnológicos e situações complexas. Com relação aos desastres naturais podemos afirmar que:
		
	
	São aqueles decorrentes de guerras, rebeliões, insurreições e similares.  
	
	São caracterizados pela intervenção do homem como, por exemplo, explosões industriais ou contaminações.
	 
	São aquelas causados única e exclusivamente pelo homem.
	 
	Se referem aos eventos da Natureza: terremotos, deslizamento de terras, corrida de massas, enchentes, trombas d´água, e outros mais.
	
	São denominados acidentes ampliados, pois são frutos de um acidente que atingiu os domínios físicos exteriores à indústria ou empreendimento.
	Respondido em 15/10/2020 21:55:41
	
	Explicação:
Os desastres naturais estão sempre associados a fenômenos da natureza, relacionados a eventos meteorólgicos e climáticos, incluindo os de curta temporalidade, como tornados e descargas elétricas (SÁNCHEZ, 2008).
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O documento que resume de forma objetiva as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental ¿ EIA, elaborado em linguagem corrente, adequada à sua compreensão pelas comunidades afetadas é denominado de:
		
	
	PCA - Plano de ControleAmbiental.
	
	PRAD - Plano de Recuperação de Área Degradada.
	 
	RIMA - Relatório de ImpactoAmbiental.
	 
	AIA - Avaliação de ImpactoAmbiental.
	
	EPIA - Estudo de ImpactoAmbiental.
	Respondido em 15/10/2020 06:53:24
	
	Explicação:
O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é o relatório conclusivo do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Sua  apresentação deve estar em conformidade com os preceitos da Resolução CONAMA nº 1/86.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Monitoramento Ambiental consiste na execução de medições e observações obedientes a indicadores e parâmetros específicos. Com relação aos Programas de Monitoramento Ambiental é correto afirmar que:
		
	
	Cabem apenas para a etapa de implantação do empreendimento.
	 
	É um processo de acompanhamento por tempo determinado.
	
	Somente podem ser utilizados por empresas da iniciativa privada.
	
	Estão destinados a acompanhar somente impactos positivos.
	 
	Auxiliam no estabelecimento de medidas mitigadoras.
	Respondido em 15/10/2020 21:56:17
	
	Explicação:
Os programas de monitoramento devem ser realizados de forma contínua pelo empreendedor para qualquer atividade, a fim de garantir o acompanhamento dos impactos positivos e negativos, inclusive após o término das operações. As informações obtidas no monitoramento ambiental são fundamentais para a definição das medidas mitigadoras.
	
		
	Gabarito
Comentado

Continue navegando