A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
linguagem de programação 2 unigran

Pré-visualização | Página 1 de 1

Atividade referente a aula I
Esta atividade deve ser entregue até 16 de outubro de 2020.
1. O surgimento de modularização, foi um grande avanço na engenharia de software. Podemos dizer essa técnica foi um dos principais fatores que resolveram a crise de software em 1960. No entanto, sabemos que exitem vantagens e desvantagens em sua utilização. Portanto cite as vantagens e desvantagens da modularização no desenvolvimento de software.
VANTAGENS
Programas feitos com funções são programados e testados de uma vez só, embora possam ser utilizados várias vezes dentro de um sistema. É possível ainda criar bibliotecas com as funções que podem ser usados em outros programas ou por outros programadores (CARVALHO, 2017). Com a modularização conseguimos preservar os refinamentos conseguidos em uma parte específica do código. Além de oferecer a economia de memória do computador, já que uma vez que o módulo é utilizado, ele é armazenado uma única vez, mesmo que utilizado em diferentes partes do programa. E o mais importante é que a modularização facilita a detecção de erros, pois no princípio é mais fácil identificar um erro em um pequeno bloco de código, ao invés de um ter que analisar todo código de um sistema. Portanto, podemos concluir que ao modularizar um programa é mais fácil testar os módulos individualmente do que o programa completo, e também é bem mais fácil fazer a manutenção (correção de erros, melhoramentos etc.).
DESVANTAGEM
Como vimos, a modularização possui muitas vantagens, no entanto, podemos citar uma desvantagem nessa abordagem do desenvolvimento de software. Ao modularizarmos nosso código, ocorre um aumento no tempo de execução do programa, devido ao tratamento adicional de ativação dos módulos. No entanto, esse aumento não é muito significativo nos dias atuais, já o nosso hardware evoluiu muito, hoje, contamos com um alto poder de processamento e uma grande quantidade de memória (AGUILAR, 2008).