Buscar

Anatomia Unid II

Prévia do material em texto

Usuário
	
	Curso
	ANATOMIA
	Teste
	QUESTIONÁRIO UNIDADE II
	Iniciado
	23/09/20 11:02
	Enviado
	23/09/20 12:15
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	4,5 em 5 pontos  
	Tempo decorrido
	1 hora, 12 minutos
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
· Pergunta 1
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	A coronariopatia é o transtorno da função cardíaca devido ao desequilíbrio entre o papel do miocárdio e a capacidade dos vasos coronarianos em nutrir o fluxo suficiente para o papel normal. Com base nessa informação, analise as afirmações a seguir:
 
A nutrição de sangue para o coração é feita através das artérias coronárias, que emergem diretamente da parte torácica da aorta, preferencialmente na valva da aorta.
 
PORQUE
 
São duas as principais artérias coronárias: a direita e a esquerda, que percorrem o sulco coronário, após deixarem o ventrículo direito.
 
Analisando as afirmações, conclui-se que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	Respostas:
	a. 
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	b. 
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	c. 
A primeira afirmação é verdadeira.
	
	d. 
A primeira afirmação é falsa.
	
	e. 
As duas afirmações são falsas.
	
	
	
· Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	As diferenças anatômicas e fisiológicas da circulação fetal e neonatal ocasionam relevantes diferenças na troca gasosa nesses períodos de vida. Com relação ao tema, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__) Devido à baixa resistência pulmonar durante a circulação fetal, o fluxo sanguíneo fetal para os pulmões é elevado.
(__) Um pouco antes ou no momento do nascimento, em virtude da perda de vínculo com a placenta, ocorre o fechamento do ducto venoso, do forame oval e do ducto arterial.
(__) A veia umbilical possui sangue com alto teor de oxigênio, sendo que atinge o coração do feto por meio de caminhos indireto e direto.
(__) A circulação neonatal é caracterizada por diminuição da resistência placentária, visto que trocas entre a mãe e o feto acontecem nesse anexo embrionário.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
F – V – V – F.
	Respostas:
	a. 
F – F – V – V.
	
	b. 
F – V – F – V.
	
	c. 
F – V – V – F.
	
	d. 
V – F – F – F.
	
	e. 
V – F – F – V.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: o fluxo de sangue fetal para os pulmões é reduzido, portanto, a afirmativa está incorreta. A circulação neonatal é caracterizada por aumento da resistência placentária, portanto, a afirmativa está incorreta.
	
	
	
· Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Qual vaso de sangue é o responsável pela nutrição do parênquima pulmonar?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Os ramos bronquiais.
	Respostas:
	a. 
As artérias pulmonares.
	
	b. 
O tronco pulmonar.
	
	c. 
A veia cava superior.
	
	d. 
Os ramos bronquiais.
	
	e. 
A veia cava inferior.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: o parênquima pulmonar se “alimenta” por intermédio do sangue que vem da aorta por meio dos ramos bronquiais. Lembre-se: o tronco pulmonar e os seus ramos, as artérias pulmonares, conduzem sangue venoso até os pulmões para que ocorra as trocas de gases. Já as veias cavas drenam o sangue até o átrio direito.
	
	
	
· Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O sangue é transportado através do corpo em uma complexa organização de vasos. As artérias se ramificam em inúmeras pequenas arteríolas, que, por sua vez, ramificam-se em numerosos capilares microscópicos, ao nível dos quais as trocas entre sangue e tecidos acontecem. Dos capilares, o sangue penetra em finíssimas veias que se unem e confluem para veias maiores. Os vasos do sistema cardiovascular podem ser divididos em dois circuitos separados, cada qual saindo e chegando ao coração. Além das diferenças supracitadas, inúmeras características são encontradas nas artérias e nas veias. Baseado nas informações contidas no texto, julgue as afirmações que se seguem.
I. As paredes das artérias e das veias são formadas de três camadas, ou túnicas, sendo que a túnica adventícia, a camada mais externa, é constituída de tecido conjuntivo frouxo. Nas artérias e nas veias mais calibrosas existem vasos destinados à nutrição na túnica média, vasos designados vasa vasorum,
expressão em latim que significa “vasos dos vasos”. 
II. Muitas veias apresentam válvulas, pregas membranosas na camada interna da veia, em forma de bolso que estão ausentes nas artérias. Porém, estão ausentes as válvulas nas veias do cérebro e em algumas veias do tronco e do pescoço, em virtude da ação da gravidade.
III. A pressão hidrostática, ou seja, a pressão que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos sanguíneos, em média, nas artérias é de apenas 2 mm de Hg, comparada com a média muito mais elevada da pressão venosa de cerca de 100 mm de Hg.
IV. O número de artérias é maior do que o das veias, não só porque é muito habitual a existência de duas artérias acompanhando uma veia, como também pela existência de um sistema de artérias superficiais às quais não correspondem as veias. Em geral há duas artérias acompanhando uma veia, porém há exceções, como no pênis e no cordão umbilical, onde há duas veias e uma artéria.
 
Com relação aos dados apresentados, está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I e II.
	Respostas:
	a. 
IV.
	
	b. 
III e IV.
	
	c. 
I.
	
	d. 
I e II.
	
	e. 
II.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: a afirmativa III está incorreta, pois a pressão hidrostática é maior nas artérias do que nas veias. A afirmativa IV está incorreta, pois o número de veias é maior do que o número das artérias, sendo uma proporção de duas veias para uma artéria, exceto no pênis e no cordão umbilical, onde encontraremos duas artérias para uma veia.
	
	
	
· Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Nos seres humanos, assim como na maioria dos mamíferos, os pulmões apresentam sulcos profundos, as fissuras que dividem parcialmente esse órgão em lobos que são revestidos por uma membrana serosa. Dessa maneira, em relação aos pulmões, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
A fissura horizontal separa os lobos médio e inferior do pulmão esquerdo.
	Respostas:
	a. 
O pulmão esquerdo tem uma chanfradura, a incisura cardíaca, em que o coração está situado.
	
	b. 
O pulmão direito é mais curto, porque a cúpula diafragmática está mais elevada à direita.
	
	c. 
Entre as pleuras visceral e parietal forma-se uma cavidade muito delgada, a cavidade pleural.
	
	d. 
A língula do pulmão esquerdo corresponde ao lobo médio do pulmão direito.
	
	e. 
A fissura horizontal separa os lobos médio e inferior do pulmão esquerdo.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: a alternativa E é incorreta, pois o pulmão esquerdo possui 2 lobos: superior e inferior, e apenas 1 fissura: a oblíqua.
	
	
	
· Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Conforme um mergulhador submerge, a pressão da água sobre o corpo impede a expansão normal dos pulmões. Para compensar, o mergulhador inala ar pressurizado, que tem uma pressão maior que o ar ao nível do mar. Um mergulhador que emerge rapidamente até a superfície a partir de uma grande profundidade pode desenvolver o mal da descompressão (embolia gasosa), no qual se formam bolhas de gás nitrogênio. A expansão das bolhas danifica os tecidos ou bloqueia a passagem do sangue nos capilares. Sabemos que as trocas de gases acontecem nos pulmões. De tal modo, aponte características morfofuncionalmente dos pulmões direito e esquerdo, respectivamente.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Volume de 2 litros de ar e 2 lobos.
	Respostas:
	a. 
Volume de 2 litros de ar e 3 lobos.
	
	b. 
Volume de 1,6 litros de ar e 2 lobos.
	
	c. 
Volume de 2 litros de ar e 2 lobos.
	
	d. 
Volume de 1,6 litrosde ar e 3 lobos.
	
	e. 
Volume de 1,6 litros de ar e a língula.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: o pulmão direito é mais curto que o esquerdo, porque a cúpula diafragmática está mais elevada à direita. É mais largo, porque o coração se desloca para a esquerda. Possui um volume maior, aproximadamente, 2 litros de ar, enquanto o esquerdo, aproximadamente, 1,6 litros de ar. O pulmão direito nos homens pesa, em média, 700 gramas e nas mulheres, em média, 550 gramas; enquanto que o pulmão esquerdo nos homens pesa, em média, 600 gramas e nas mulheres, em média, 450 gramas. O pulmão direito é dividido pelas fissuras oblíqua e horizontal em três lobos: superior, intermédio e inferior. O pulmão esquerdo é dividido pela fissura oblíqua em dois lobos: superior e inferior. Apresenta uma chanfradura, a incisura cardíaca, local em que o coração está situado. O lobo superior do pulmão esquerdo apresenta uma ponta logo abaixo da incisura cardíaca, designada de língula, que corresponderia ao lobo médio. As fissuras estão ausentes comumente ou são incompletas, principalmente, a horizontal. Às vezes existe uma fissura a mais (fissura extranumerária), compondo um lobo extranumerário.
	
	
	
· Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Suspeita-se que uma criança tenha aspirado um botão recoberto por metal; essa criança é assistida na sala de emergências. Embora não se queixe de dor, ela apresenta tosse frequente. Muito provavelmente, esse botão deverá ser encontrado:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
No brônquio lobar inferior direito.
	Respostas:
	a. 
No brônquio lobar inferior direito.
	
	b. 
No brônquio lobar inferior esquerdo.
	
	c. 
No brônquio lobar médio esquerdo.
	
	d. 
No brônquio lobar superior esquerdo.
	
	e. 
No brônquio segmentar lingular direito.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: objetos estranhos frequentemente aspirados são encontrados no pulmão direito. Esse aspecto ocorre em virtude do brônquio principal direito ser mais curto, mais largo e verticalizado do que o brônquio principal esquerdo.
	
	
	
· Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Como anatomista dissecando o tórax, você é apto a observar as 4 veias pulmonares e o tronco pulmonar em qual dos seguintes locais?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Átrio esquerdo e ventrículo direito.
	Respostas:
	a. 
Átrio esquerdo e átrio direito.
	
	b. 
Átrio direito e ventrículo esquerdo.
	
	c. 
Átrio direito e ventrículo direito.
	
	d. 
Átrio esquerdo e ventrículo direito.
	
	e. 
Átrio esquerdo e ventrículo esquerdo.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: você observará que as 4 veias pulmonares retornarão dos pulmões e verá que o tronco pulmonar emergirá do ventrículo direito.
	
	
	
· Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	As seguintes declarações dizem respeito ao átrio direito:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Músculos pectíneos, formato triangular, tubérculo intervenoso.
	Respostas:
	a. 
Três músculos papilares, formato de meia-lua, trabécula septo marginal.
	
	b. 
Dois músculos papilares, formato circular, emerge a aorta.
	
	c. 
Músculos pectíneos, formato triangular, tubérculo intervenoso.
	
	d. 
Músculos pectíneos, formato quadrilátero, óstios das veias pulmonares.
	
	e. 
Músculos pectíneos, formato cônico, óstios das veias cavas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: listamos algumas diferenças morfofuncionais entre os átrios direito e esquerdo:
Átrio direito:
•         apresenta um formato triangular;
•         é maior do que o átrio esquerdo;
•         a sua parede é um pouco mais fina do que a do átrio esquerdo, com, aproximadamente, 2 milímetros de espessura;
•         suas paredes finas são tonificadas na parte lateral por feixes musculares, dispostos em cristas paralelas, designados de músculos pectíneos;
•         capacidade de 57 mililitros de sangue;
•         presença do tubérculo intervenoso, que direciona a chegada do sangue pelas veias cavas: superior e inferior.
 
Átrio esquerdo:
•         apresenta forma quadrilátera;
•         é menor do que o átrio direito;
•         parede mais grossa do que a do átrio direito, aproximadamente, 3 milímetros de espessura;
•         a maior parte se encontra atrás da aorta ascendente e do tronco pulmonar;
•         o septo interatrial possui, no local da fossa oval, uma pequena elevação, a válvula do forame oval, derivada do septo primário;
•         retornam as 4 veias pulmonares com sangue arterial.
	
	
	
· Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Sabemos que o princípio de construção do corpo humano denominado de antimeria rege que o plano sagital ou plano mediano divide o organismo em duas metades “semelhantes” (não idênticas, no conceito matemático). Assim, com base em seus conhecimentos sobre a antimeria e a posição do coração, podemos afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Normalmente, a maior parte do coração está à esquerda do plano sagital, situação denominada como levocárdica.
	Respostas:
	a. 
O coração está totalmente à esquerda do plano sagital, sendo que tão só os seus vasos se encontram à direita.
	
	b. 
O coração está totalmente à esquerda do plano sagital, sendo ela o normal e denominada como mesocárdica.
	
	c. 
O coração está totalmente à direita do plano sagital, sendo que tão só os seus vasos se encontram à esquerda.
	
	d. 
Normalmente, a maior parte do coração está à esquerda do plano sagital, situação denominada como levocárdica.
	
	e. 
Normalmente, a maior parte do coração está à direita do plano sagital, situação denominada como dextrocárdica.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: o coração está localizado na cavidade torácica e ocupa o mediastino médio. Está 2/ 3 à esquerda do plano mediano e 1/ 3 à direita, cuja situação é chamada de levocardia.
	
	
	
Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020 12h15min07s GMT-03:00

Continue navegando

Outros materiais