Buscar

Trabalho de fisiologia 16-09

Prévia do material em texto

Trabalho de fisiologia
1-Descreva as funções do sistema gastrointestinal e quais os seus componentes anatômicos. 
R= O sistema digestório é responsável por garantir a quebra do alimento em partículas menores e pela absorção de nutrientes que são necessários ao corpo. No sistema digestório temos o trato gastrointestinal, que é formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso; e as glândulas associadas: glândulas salivares, fígado e pâncreas.
2- Quais as divisões da digestão dos alimentos. Detalhe como ocorre cada uma destas.
R=Mastigação: desconstrução parcial dos alimentos;
 Deglutição: condução dos alimentos da faringe para o esôfago;
 Ingestão: introdução do alimento no estômago;
 Digestão: desdobramento do alimento em partes menores;
 Absorção: processo realizado pelos intestinos (delgado e grosso);
 Defecação: eliminação de substâncias que não foram digeridas no trato gastrointestinal.
3-Descreva quais enzimas participam da digestão falando com detalhes sobre cada uma delas.
R= Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão. A enzima amilase salivar (ptialina) "quebra" as grandes moléculas de amido existentes nos carboidratos em moléculas menores, de maltose. Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago. No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas. Do estômago, o bolo alimentar passa ao intestino delgado, onde será banhado por sucos digestivos produzidos pelo pâncreas, pelo fígado e pela parede do intestino. A primeira porção do intestino delgado é conhecida como duodeno, nessa região a tripsina, uma enzima produzida pelo pâncreas, continua o processo de "quebra" das proteínas iniciado no estômago e a amilase pancreática continua o processo de digestão do amido. No duodeno se processa ainda a digestão das gorduras, onde a bile (fabricada pelo fígado e armazenada na vesícula biliar) é despejada e emulsifica a gordura. Ela transforma as "gotas grandes" de gordura em "gotas menores", aumentando a superfície de contato da lípase, uma enzima produzida pelo pâncreas, com as moléculas de gordura, assim os lipídeos ou gorduras são transformados em componentes mais simples, os ácidos graxos e o glicerol, os quais podem passar pelas paredes dos intestinos. A região seguinte do intestino delgado pode ser subdividida em jejuno e íleo, nessa região, as enzimas conhecidas como peptidases completam a transformação das proteínas em aminoácidos e a maltase (uma enzima produzida pela parede do intestino) transforma a maltose em duas moléculas de glicose. Outros açúcares também são digeridos nessa região. Na porção final (íleo) ocorre a absorção das moléculas dos alimentos que já foram quimicamente transformadas pelas enzimas e assim são capazes de passar pela parede do intestino e ganhar o sangue, que distribuirá essas moléculas a todas as células do corpo. Nessa região, grande parte da água existente no bolo alimentar também é absorvida. Os restos alimentares não digeridos chegam ao intestino grosso, onde continua ocorrendo a absorção de água, e são formadas as fezes pastosas que saem do corpo através do ânus. 
4-Fale sobre as principais diferenças entre os processos de digestão e a anatomia do trato gastrointestinal e cães, ruminantes e aves.
R= Anatomia do trato gastrointestinal dos cães;ele é composto por boca, esôfago, estômago simples, intestino delgado e intestino grosso. Além desses órgãos, também, fazem parte do sistema digestório as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.
Anatomia do trato gastrointestinal dos ruminantes; O sistema digestivo dos bovinos compreende boca, faringe, esôfago, pré-estômagos (rúmen, retículo, omaso), abomaso (estômago verdadeiro ou glandular), intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Os órgãos acessórios são: dentes, língua, glândulas salivares, fígado e pâncreas. Pela presença dos pré-estômagos, os bovinos, são classificados como poligástricos ou ruminantes, animais que têm capacidade de ruminar, consistindo na regurgitação dos alimentos ingeridos, na remastigação e em nova deglutição.
Anatomia do trato gastrointestinal das aves; as aves possuem um sistema digestivo completo, composto de boca, faringe, esôfago, papo, proventrículo, moela, intestino, cloaca e órgãos anexos (fígado e pâncreas). Ao serem engolidos os alimentos passam pela faringe, pelo esôfago e vão para o papo, cuja função é armazenar e amolecer os alimentos. Daí eles vão para o proventrículo, que é o estômago químico das aves, onde sofrem a ação de sucos digestivos e começam a ser digeridos. Passam então para a moela (estômago mecânico) que tem paredes grossas e musculosas, onde os alimentos são triturados. Finalmente atingem o intestino, onde as substâncias nutritivas são absorvidas pelo organismo. Os restos não aproveitados transformam-se em fezes. As aves possuem uma bolsa única, a cloaca, onde desembocam as partes finais do sistema digestivo, urinário e reprodutor e que se abre para o exterior. Por essa bolsa eles eliminam as fezes e a urina e também põem os ovos.
Os cães possuem o estomago simples, os ruminantes possuem um estomago composto, e as aves um estomago mecânico, e as aves também possuem a cloaca que faz elas eliminar as fezes e a urina e também põem os ovos.

Continue navegando