Logo Passei Direto
Buscar

CONTROLES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Conjunto de questões comentadas sobre controles na administração pública: questões de múltipla escolha com feedback que tratam de prestação de contas, princípio da indisponibilidade, prestação de contas em transferências voluntárias e princípios de governança (transparência, responsabilidade, equidade).

Ferramentas de estudo

Mês do Cliente Passei Direto

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Marque a opção incorreta, em relação ao princípio da prestação de contas no ordenamento jurídico brasileiro.
a. Uma Associação de Produtores Rurais (pessoa jurídica de direito privado) que firma convênio com órgão ou entidade federal ou, ainda, que obtenha recursos a título de fomento à reforma agrária, está obrigada a prestar contas dos recursos públicos recebidos.
b. A prestação de contas, princípio constitucional, é também norteada por outros princípios específicos da Administração Pública: princípio da supremacia do interesse privado sobre o público e princípio da indisponibilidade.
c. Segundo o princípio da indisponibilidade, os bens, direitos e interesses públicos são confiados ao administrador público (responsável) apenas para sua gestão, nunca para sua disposição.
d. A sistemática de prestação de contas deriva da Teoria de Agência, também denominada Teoria do Agente-Principal, segundo a qual o "agente" deve prestar contas ao "principal" da gestão dos recursos sob sua responsabilidade. Entre o principal e o agente deverá haver uma relação permanente de prestação de contas.

Neste caso, quanto à prestação de contas, é correto afirmar que esse ente:
a. Deverá prestar contas à Câmara Municipal de Vereadores, por ser o órgão de fiscalização das atividades do Executivo Municipal.
b. Deverá prestar contas ao Ministério da Saúde, por ser órgão federal, portanto hierarquicamente superior à Secretaria de Saúde do Estado.
c. Deverá prestar contas diretamente ao Tribunal de Contas do Estado, por ser órgão técnico de fiscalização.
d. Deverá prestar contas diretamente à Secretaria de Saúde do Estado, por ser o órgão repassador de recursos.

Associe os significados dos princípios da boa governança (primeira coluna) a suas denominações (segunda coluna):
• Representa o processo de contínua demonstração, pelo agente, de que sua gestão está alinhada às diretrizes estratégicas previamente fixadas pelo principal. Não se limita à obrigação passiva de informar, vai além, pois o agente (a administração) deve cultivar o desejo ativo de informar às partes interessadas.
• Os agentes devem prestar contas de sua atuação a quem os delegou e respondem integralmente por todos os atos que praticarem no exercício do mandato.
• Definição de uma política de responsabilidade que assegure a máxima sustentabilidade dos negócios, incorporando considerações de ordem ética, social e ambiental em todos os processos e relacionamentos.
• Tratamento justo e igualitário a todas as partes interessadas, sendo totalmente inaceitáveis atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto.
Resposta 1: Transparência
Resposta 2: Prestação de contas
Resposta 3: Responsabilidade
Resposta 4: Equidade

O princípio da Administração Pública que se assemelha ao caso hipotético da iniciativa privada é:
a. Confiança.
b. Indisponibilidade.
c. Prestação de contas.
d. Supremacia do interesse privado.

Assinale a opção verdadeira sobre o tema de accountability.
a. Sua melhor tradução seria "contabilização", pois o conceito em inglês corresponde ao correto registro contábil das receitas e despesas na prestação de contas.
b. Segundo a Constituição Federal, todo poder emana do povo. Portanto, no setor público, a figura que delega (principal) a gestão ao agente (gestor público) é, em última instância, a sociedade.
c. Pelo conceito de accountability, a prestação de contas deve ser um ato passivo, isto é, ao agente só cabe demonstrar a correta utilização dos recursos que lhe foram confiados mediante solicitação popular.
d. No ordenamento jurídico brasileiro, a Constituição Federal é o único normativo a trazer princípios de accountability e transparência, mas as leis ordinárias e complementares ainda não concretizaram esses princípios por meio de regras e medidas práticas à disposição do cidadão.

Neste caso, quanto à prestação de contas, é correto afirmar que o Município:
a. Deverá prestar contas ao Conselho de Contribuintes local.
b. Deverá prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado a que pertencer.
c. Deverá prestar contas ao Tribunal de Contas da União.
d. Deverá prestar contas ao Congresso Nacional.

É incorreto afirmar sobre a cidadania:
a. Apresenta-se simultaneamente como objeto e um direito fundamental.
b. Confere à sociedade os direitos fundamentais como o direito à vida, à liberdade de expressão, ao acesso ao trabalho digno, à alimentação, à saúde, à segurança, à educação, dentre outros.
c. É uma situação na qual os cidadãos podem escolher seus representantes para o governo e para o Congresso Nacional, mas não podem fiscalizá-los, pois essa competência é de órgãos técnicos, a exemplo dos tribunais de contas.
d. É uma situação na qual os cidadãos podem ser eleitos participando da democracia.

Em relação à temática da prestação de contas, assinale a opção correta.
a. A prestação de contas é um dever do gestor público ou privado.
b. Todos os agentes que utilizem recursos públicos, exceto os detentores de cargos eletivos, terão de justificar seu bom e regular emprego na conformidade das leis, regulamentos e normas emanadas das autoridades competentes.
c. Não há exigência legal para prestação de contas no âmbito das empresas privadas, apenas no setor público.
d. A prestação de contas entre diferentes esferas da federação é um princípio constitucional de aplicação limitada aos casos de convênios celebrados entre Municípios e a União.

A Administração Pública brasileira é composta:
a. Apenas pela Administração Direta, representada pelos órgãos ligados diretamente ao Prefeito, Governador ou Presidente da República.
b. Pela Administração Direta, representada pelos órgãos ligados diretamente ao Prefeito, Governador ou Presidente da República, e pela Administração Indireta, representada por Empresas Públicas, Fundações e Autarquias.
c. Pela Administração Direta, representada pelos órgãos ligados diretamente ao Prefeito, Governador ou Presidente da República, e pela Administração Indireta, representada por Fundações e Autarquias.
d. Pela Administração Direta, representada pelos órgãos ligados diretamente ao Prefeito, Governador ou Presidente da República, e, pela Administração Indireta, representada por Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista, Fundações e Autarquias.

Considerando os órgãos e entidades abaixo, assinale aquele que não pertence à Administração Pública:
a. Autarquia pública federal destinada à regulação do mercado de telecomunicações.
b. Sindicato dos empregados da Petrobrás.
c. Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa/PB.
d. Caixa Econômica Federal.

Suponha que irregularidades na gestão de recursos públicos tenham sido identificadas no âmbito de um tribunal federal. Nesse caso:
a. A Controladoria-Geral da União (CGU) tem competência para atuar por meio de controle interno.
b. O Tribunal de Contas da União (TCU) tem competência para atuar por meio de controle externo.
c. O Ministério Público Federal (MPF) tem competência para atuar por meio de controle interno.
d. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem competência para atuar por meio de controle externo.

Suponha que irregularidades na gestão de recursos públicos municipais tenham sido identificadas no âmbito de uma Prefeitura após denúncias na imprensa. Nesse caso:
a. Pode haver atuação da auditoria interna da Prefeitura, o que caracteriza controle interno.
b. Pode haver atuação da Controladoria-Geral da União (CGU), o que caracteriza controle externo.
c. Não pode haver atuação do Ministério Público Estadual, o que caracteriza controle externo.
d. Não pode haver atuação da Câmara Municipal, o que caracteriza controle externo.

Em relação à conceituação de Administração Pública, conforme visto no curso, marque a única opção incorreta.
a. O conjunto de órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta forma a Governança Corporativa Pública.
b. A Administração Pública, em sentido formal (orgânico) é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do Governo.
c. Administração Pública, em sentido material (funcional) é o conjunto das funções necessárias aos serviços públicos em geral.
d. Administração Pública, em acepção operacional, é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico, dos serviços próprios dos Estados por ele assumidos em benefício da coletividade.

Em relação à Polícia Federal, assinale a opção incorreta:
a. A Polícia Federal destina-se a apurar infrações contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços de interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme.
b. A Polícia Federal exerce, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
c. A Polícia Federal é acionada pelo Ministério Público Federal para executar ações de investigação, bem como execução de mandados de busca e apreensão nas operações contra atos de corrupção.

Em relação ao controle externo da Administração, assinale a alternativa correta.
a. O objeto do controle externo são os atos jurídicos em todos os Poderes constituídos, nas três esferas de governo, bem como os atos de gestão envolvendo bens e valores públicos, mesmo que geridos por particulares.
b. O controle orçamentário-financeiro da administração municipal é exercido, em sentido amplo, pelas Assembleias Legislativas, órgãos estaduais que representam o povo.
c. O controle orçamentário-financeiro da administração federal é exercido, em sentido amplo, pelas Câmaras Municipais, instituições que representam o povo.
d. Não existem Tribunais de Contas na estrutura administrativa municipal.

São atribuições do Ministério Público junto ao TCU, exceto:
a. Promover a defesa da ordem jurídica, requerendo, perante o TCU, as medidas de interesse da Justiça, da Administração e do Erário.
b. Comparecer às sessões do tribunal e dizer de direito, verbalmente ou por escrito, em todos os assuntos sujeitos à decisão do TCU.
c. Interpor os recursos permitidos em lei.
d. Votar junto aos colegiados do TCU nos momentos do julgamento das contas dos gestores.

Associe as funções do Tribunal de Contas da União (primeira coluna) ao termo que a designa (segunda coluna):
Resposta 1 - Fiscalizadora
Resposta 2 - Consultiva
Resposta 3 - Judicante
Resposta 4 - Corretiva

Em relação ao responsável pelo controle externo em cada esfera de poder, assinale a opção correta.
a. Nos Municípios, o titular do controle externo é o Tribunal de Contas do Estado, exceto no caso das municipalidades sediadas em estados onde haja Tribunal de Contas dos Municípios ou do Município.
b. Nos Municípios, Estados e União, o titular do controle externo é o Congresso Nacional, porque esse órgão legislativo se reveste de representatividade completa da sociedade brasileira.
c. Nos Estados, o titular do controle externo é a Assembleia Legislativa, que conta com apoio técnico do respectivo Tribunal de Contas Estadual.
d. Na União, o titular do controle externo é o Congresso Nacional, que o exerce com apoio técnico da Controladoria-Geral da União.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Marque a opção incorreta, em relação ao princípio da prestação de contas no ordenamento jurídico brasileiro.
a. Uma Associação de Produtores Rurais (pessoa jurídica de direito privado) que firma convênio com órgão ou entidade federal ou, ainda, que obtenha recursos a título de fomento à reforma agrária, está obrigada a prestar contas dos recursos públicos recebidos.
b. A prestação de contas, princípio constitucional, é também norteada por outros princípios específicos da Administração Pública: princípio da supremacia do interesse privado sobre o público e princípio da indisponibilidade.
c. Segundo o princípio da indisponibilidade, os bens, direitos e interesses públicos são confiados ao administrador público (responsável) apenas para sua gestão, nunca para sua disposição.
d. A sistemática de prestação de contas deriva da Teoria de Agência, também denominada Teoria do Agente-Principal, segundo a qual o "agente" deve prestar contas ao "principal" da gestão dos recursos sob sua responsabilidade. Entre o principal e o agente deverá haver uma relação permanente de prestação de contas.

Neste caso, quanto à prestação de contas, é correto afirmar que esse ente:
a. Deverá prestar contas à Câmara Municipal de Vereadores, por ser o órgão de fiscalização das atividades do Executivo Municipal.
b. Deverá prestar contas ao Ministério da Saúde, por ser órgão federal, portanto hierarquicamente superior à Secretaria de Saúde do Estado.
c. Deverá prestar contas diretamente ao Tribunal de Contas do Estado, por ser órgão técnico de fiscalização.
d. Deverá prestar contas diretamente à Secretaria de Saúde do Estado, por ser o órgão repassador de recursos.

Associe os significados dos princípios da boa governança (primeira coluna) a suas denominações (segunda coluna):
• Representa o processo de contínua demonstração, pelo agente, de que sua gestão está alinhada às diretrizes estratégicas previamente fixadas pelo principal. Não se limita à obrigação passiva de informar, vai além, pois o agente (a administração) deve cultivar o desejo ativo de informar às partes interessadas.
• Os agentes devem prestar contas de sua atuação a quem os delegou e respondem integralmente por todos os atos que praticarem no exercício do mandato.
• Definição de uma política de responsabilidade que assegure a máxima sustentabilidade dos negócios, incorporando considerações de ordem ética, social e ambiental em todos os processos e relacionamentos.
• Tratamento justo e igualitário a todas as partes interessadas, sendo totalmente inaceitáveis atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto.
Resposta 1: Transparência
Resposta 2: Prestação de contas
Resposta 3: Responsabilidade
Resposta 4: Equidade

O princípio da Administração Pública que se assemelha ao caso hipotético da iniciativa privada é:
a. Confiança.
b. Indisponibilidade.
c. Prestação de contas.
d. Supremacia do interesse privado.

Assinale a opção verdadeira sobre o tema de accountability.
a. Sua melhor tradução seria "contabilização", pois o conceito em inglês corresponde ao correto registro contábil das receitas e despesas na prestação de contas.
b. Segundo a Constituição Federal, todo poder emana do povo. Portanto, no setor público, a figura que delega (principal) a gestão ao agente (gestor público) é, em última instância, a sociedade.
c. Pelo conceito de accountability, a prestação de contas deve ser um ato passivo, isto é, ao agente só cabe demonstrar a correta utilização dos recursos que lhe foram confiados mediante solicitação popular.
d. No ordenamento jurídico brasileiro, a Constituição Federal é o único normativo a trazer princípios de accountability e transparência, mas as leis ordinárias e complementares ainda não concretizaram esses princípios por meio de regras e medidas práticas à disposição do cidadão.

Neste caso, quanto à prestação de contas, é correto afirmar que o Município:
a. Deverá prestar contas ao Conselho de Contribuintes local.
b. Deverá prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado a que pertencer.
c. Deverá prestar contas ao Tribunal de Contas da União.
d. Deverá prestar contas ao Congresso Nacional.

É incorreto afirmar sobre a cidadania:
a. Apresenta-se simultaneamente como objeto e um direito fundamental.
b. Confere à sociedade os direitos fundamentais como o direito à vida, à liberdade de expressão, ao acesso ao trabalho digno, à alimentação, à saúde, à segurança, à educação, dentre outros.
c. É uma situação na qual os cidadãos podem escolher seus representantes para o governo e para o Congresso Nacional, mas não podem fiscalizá-los, pois essa competência é de órgãos técnicos, a exemplo dos tribunais de contas.
d. É uma situação na qual os cidadãos podem ser eleitos participando da democracia.

Em relação à temática da prestação de contas, assinale a opção correta.
a. A prestação de contas é um dever do gestor público ou privado.
b. Todos os agentes que utilizem recursos públicos, exceto os detentores de cargos eletivos, terão de justificar seu bom e regular emprego na conformidade das leis, regulamentos e normas emanadas das autoridades competentes.
c. Não há exigência legal para prestação de contas no âmbito das empresas privadas, apenas no setor público.
d. A prestação de contas entre diferentes esferas da federação é um princípio constitucional de aplicação limitada aos casos de convênios celebrados entre Municípios e a União.

A Administração Pública brasileira é composta:
a. Apenas pela Administração Direta, representada pelos órgãos ligados diretamente ao Prefeito, Governador ou Presidente da República.
b. Pela Administração Direta, representada pelos órgãos ligados diretamente ao Prefeito, Governador ou Presidente da República, e pela Administração Indireta, representada por Empresas Públicas, Fundações e Autarquias.
c. Pela Administração Direta, representada pelos órgãos ligados diretamente ao Prefeito, Governador ou Presidente da República, e pela Administração Indireta, representada por Fundações e Autarquias.
d. Pela Administração Direta, representada pelos órgãos ligados diretamente ao Prefeito, Governador ou Presidente da República, e, pela Administração Indireta, representada por Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista, Fundações e Autarquias.

Considerando os órgãos e entidades abaixo, assinale aquele que não pertence à Administração Pública:
a. Autarquia pública federal destinada à regulação do mercado de telecomunicações.
b. Sindicato dos empregados da Petrobrás.
c. Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa/PB.
d. Caixa Econômica Federal.

Suponha que irregularidades na gestão de recursos públicos tenham sido identificadas no âmbito de um tribunal federal. Nesse caso:
a. A Controladoria-Geral da União (CGU) tem competência para atuar por meio de controle interno.
b. O Tribunal de Contas da União (TCU) tem competência para atuar por meio de controle externo.
c. O Ministério Público Federal (MPF) tem competência para atuar por meio de controle interno.
d. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem competência para atuar por meio de controle externo.

Suponha que irregularidades na gestão de recursos públicos municipais tenham sido identificadas no âmbito de uma Prefeitura após denúncias na imprensa. Nesse caso:
a. Pode haver atuação da auditoria interna da Prefeitura, o que caracteriza controle interno.
b. Pode haver atuação da Controladoria-Geral da União (CGU), o que caracteriza controle externo.
c. Não pode haver atuação do Ministério Público Estadual, o que caracteriza controle externo.
d. Não pode haver atuação da Câmara Municipal, o que caracteriza controle externo.

Em relação à conceituação de Administração Pública, conforme visto no curso, marque a única opção incorreta.
a. O conjunto de órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta forma a Governança Corporativa Pública.
b. A Administração Pública, em sentido formal (orgânico) é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do Governo.
c. Administração Pública, em sentido material (funcional) é o conjunto das funções necessárias aos serviços públicos em geral.
d. Administração Pública, em acepção operacional, é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico, dos serviços próprios dos Estados por ele assumidos em benefício da coletividade.

Em relação à Polícia Federal, assinale a opção incorreta:
a. A Polícia Federal destina-se a apurar infrações contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços de interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme.
b. A Polícia Federal exerce, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
c. A Polícia Federal é acionada pelo Ministério Público Federal para executar ações de investigação, bem como execução de mandados de busca e apreensão nas operações contra atos de corrupção.

Em relação ao controle externo da Administração, assinale a alternativa correta.
a. O objeto do controle externo são os atos jurídicos em todos os Poderes constituídos, nas três esferas de governo, bem como os atos de gestão envolvendo bens e valores públicos, mesmo que geridos por particulares.
b. O controle orçamentário-financeiro da administração municipal é exercido, em sentido amplo, pelas Assembleias Legislativas, órgãos estaduais que representam o povo.
c. O controle orçamentário-financeiro da administração federal é exercido, em sentido amplo, pelas Câmaras Municipais, instituições que representam o povo.
d. Não existem Tribunais de Contas na estrutura administrativa municipal.

São atribuições do Ministério Público junto ao TCU, exceto:
a. Promover a defesa da ordem jurídica, requerendo, perante o TCU, as medidas de interesse da Justiça, da Administração e do Erário.
b. Comparecer às sessões do tribunal e dizer de direito, verbalmente ou por escrito, em todos os assuntos sujeitos à decisão do TCU.
c. Interpor os recursos permitidos em lei.
d. Votar junto aos colegiados do TCU nos momentos do julgamento das contas dos gestores.

Associe as funções do Tribunal de Contas da União (primeira coluna) ao termo que a designa (segunda coluna):
Resposta 1 - Fiscalizadora
Resposta 2 - Consultiva
Resposta 3 - Judicante
Resposta 4 - Corretiva

Em relação ao responsável pelo controle externo em cada esfera de poder, assinale a opção correta.
a. Nos Municípios, o titular do controle externo é o Tribunal de Contas do Estado, exceto no caso das municipalidades sediadas em estados onde haja Tribunal de Contas dos Municípios ou do Município.
b. Nos Municípios, Estados e União, o titular do controle externo é o Congresso Nacional, porque esse órgão legislativo se reveste de representatividade completa da sociedade brasileira.
c. Nos Estados, o titular do controle externo é a Assembleia Legislativa, que conta com apoio técnico do respectivo Tribunal de Contas Estadual.
d. Na União, o titular do controle externo é o Congresso Nacional, que o exerce com apoio técnico da Controladoria-Geral da União.

Prévia do material em texto

CONTROLES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Questão 1
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Marque a opção incorreta, em relação ao princípio da prestação de contas no ordenamento jurídico brasileiro.
 
a. Uma Associação de Produtores Rurais (pessoa jurídica de direito privado) que firma convênio com órgão ou entidade federal ou, ainda, que obtenha recursos a título de fomento à reforma agrária, está obrigada a prestar contas dos recursos públicos recebidos.
b. A prestação de contas, princípio constitucional, é também norteada por outros princípios específicos da Administração Pública: princípio da supremacia do interesse privado sobre o público e princípio da indisponibilidade. 
c. Segundo o princípio da indisponibilidade, os bens, direitos e interesses públicos são confiados ao administrador público (responsável) apenas para sua gestão, nunca para sua disposição.
d. A sistemática de prestação de contas deriva da Teoria de Agência, também denominada Teoria do Agente-Principal, segundo a qual o "agente" deve prestar contas ao "principal" da gestão dos recursos sob sua responsabilidade. Entre o principal e o agente deverá haver uma relação permanente de prestação de contas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Revise o conceito do princípio da indisponibilidade tratado no capítulo 1 da Aula 1 - "Prestação de contas" e verifique os princípios da prestação de contas.
Questão 2
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Suponha que determinado Município tenha recebido recursos de transferências voluntárias da Secretaria de Saúde do Estado, a título de convênio, para a construção de um posto de saúde. Neste caso, quanto à prestação de contas, é correto afirmar que esse ente:
 
a. Deverá prestar contas à Câmara Municipal de Vereadores, por ser o órgão de fiscalização das atividades do Executivo Municipal.
b. Deverá prestar contas ao Ministério da Saúde, por ser órgão federal, portanto hierarquicamente superior à Secretaria de Saúde do Estado.
c. Deverá prestar contas diretamente ao Tribunal de Contas do Estado, por ser órgão técnico de fiscalização.
d. Deverá prestar contas diretamente à Secretaria de Saúde do Estado, por ser o órgão repassador de recursos. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Recomendamos que reveja o capítulo “2 Quem presta contas a quem?”, da aula.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Associe os significados dos princípios da boa governança (primeira coluna) a suas denominações (segunda coluna):
	· Representa o processo de contínua demonstração, pelo agente, de que sua gestão está alinhada às diretrizes estratégicas previamente fixadas pelo principal. Não se limita à obrigação passiva de informar, vai além, pois o agente (a administração) deve cultivar o desejo ativo de informar às partes interessadas.
	Resposta 1 
	· Os agentes devem prestar contas de sua atuação a quem os delegou e respondem integralmente por todos os atos que praticarem no exercício do mandato.
	Resposta 2 
	· Definição de uma política de responsabilidade que assegure a máxima sustentabilidade dos negócios, incorporando considerações de ordem ética, social e ambiental em todos os processos e relacionamentos. 
	Resposta 3 
	· Tratamento justo e igualitário a todas as partes interessadas, sendo totalmente inaceitáveis atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
Observe os princípios tratados no capítulo 5. "Governança na gestão pública", da Aula 1.
Questão 4
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Imagine que, em uma empresa privada, determinado empregado seja encarregado de realizar uma aquisição de materiais e equipamentos de informática estimados em mais de um milhão de reais. A alta administração exigiu que ele realize cotação de preços com base em critérios de qualidade previamente estabelecidos para os bens a serem adquiridos, contrate com o fornecedor que apresente o menor preço, o pague e apresente os documentos comprobatórios da transação (notas fiscais, termos de garantia, comprovantes de pagamento, entre outros), para fins de registro e arquivamento. O princípio da Administração Pública que se assemelha ao caso hipotético da iniciativa privada é:
 
a. Confiança.
b. Indisponibilidade.
c. Prestação de contas. 
d. Supremacia do interesse privado.
Feedback
Sua resposta está correta.
O princípio da prestação de contas preconiza que, seja no âmbito privado, seja no âmbito público, todo aquele que de alguma forma administra bens e valores, deve prestar contas da sua boa e regular aplicação a quem de direito, ou seja, aos sócios das empresas ou à sociedade em geral (Aula 1, capítulo 1).
Questão 5
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a opção verdadeira sobre o tema de accountability.
 
a. Sua melhor tradução seria "contabilização", pois o conceito em inglês corresponde ao correto registro contábil das receitas e despesas na prestação de contas.
b. Segundo a Constituição Federal, todo poder emana do povo. Portanto, no setor público, a figura que delega (principal) a gestão ao agente (gestor público) é, em última instância, a sociedade. 
c. Pelo conceito de accountability, a prestação de contas deve ser um ato passivo, isto é, ao agente só cabe demonstrar a correta utilização dos recursos que lhe foram confiados mediante solicitação popular.
d. No ordenamento jurídico brasileiro, a Constituição Federal é o único normativo a trazer princípios de accountability e transparência, mas as leis ordinárias e complementares ainda não concretizaram esses princípios por meio de regras e medidas práticas à disposição do cidadão.
Feedback
Sua resposta está correta.
Aprendemos o conceito de accountability no capítulo 4 da Aula 1. Reveja-o para não ter dúvidas sobre o tema.
Questão 6
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Determinado Município recebeu recursos a título de transferências constitucionais, configurando, portanto, recursos próprios do ente recebedor. Neste caso, quanto à prestação de contas, é correto afirmar que o Município:
 
a. Deverá prestar contas ao Conselho de Contribuintes local.
b. Deverá prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado a que pertencer. 
c. Deverá prestar contas ao Tribunal de Contas da União.
d. Deverá prestar contas ao Congresso Nacional.
Feedback
Sua resposta está correta.
Conforme visto na Aula 1, os recursos entregues aos Estados, Distrito Federal e Municípios, transferidos sob o mando constitucional (transferências constitucionais) são considerados recursos próprios destes, portanto não cabe qualquer ingerência da União.
Questão 7
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
É incorreto afirmar sobre a cidadania:
 
a. Apresenta-se simultaneamente como objeto e um direito fundamental.
b. Confere à sociedade os direitos fundamentais como o direito à vida, à liberdade de expressão, ao acesso ao trabalho digno, à alimentação, à saúde, à segurança, à educação, dentre outros.
c. É uma situação na qual os cidadãos podem escolher seus representantes para o governo e para o Congresso Nacional, mas não podem fiscalizá-los, pois essa competência é de órgãos técnicos, a exemplo dos tribunais de contas. 
d. É uma situação na qual os cidadãos podem ser eleitos participando da democracia.
Feedback
Sua resposta está correta.
A cidadania compreende um conjunto de direitos não apenas relativos à possibilidade de votar, mas também de fiscalizar os atos dos representantes (sejam esses eleitos ou apenas designados). Reveja a Aula 1, capítulo “3. Cidadania”.
Questão 8
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à temática da prestação de contas, assinale a opção correta.
 
a. A prestação de contas é um dever do gestor público ou privado. 
b. Todos os agentes que utilizem recursos públicos, exceto os detentores de cargos eletivos, terão de justificar seu bom e regular emprego na conformidade das leis, regulamentos e normas emanadas das autoridades competentes.c. Não há exigência legal para prestação de contas no âmbito das empresas privadas, apenas no setor público.
d. A prestação de contas entre diferentes esferas da federação é um princípio constitucional de aplicação limitada aos casos de convênios celebrados entre Municípios e a União.
Feedback
Sua resposta está correta.
Vimos em aula que a prestação de contas é princípio irrestrito no sistema jurídico nacional e faz parte do processo de gestão na iniciativa pública e na privada. Sugiro que reveja a Aula 1, capítulo 1 – “Prestação de contas”, assim como as diretrizes da Lei 6.404/1976 tratadas na aula.
MÓDULO 2
Questão 1
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
A Administração Pública brasileira é composta:
 
a. Apenas pela Administração Direta, representada pelos órgãos ligados diretamente ao Prefeito, Governador ou Presidente da República.
b. Pela Administração Direta, representada pelos órgãos ligados diretamente ao Prefeito, Governador ou Presidente da República, e pela Administração Indireta, representada por Empresas Públicas, Fundações e Autarquias.
c. Pela Administração Direta, representada pelos órgãos ligados diretamente ao Prefeito, Governador ou Presidente da República, e pela Administração Indireta, representada por Fundações e Autarquias.
d. Pela Administração Direta, representada pelos órgãos ligados diretamente ao Prefeito, Governador ou Presidente da República, e, pela Administração Indireta, representada por Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista, Fundações e Autarquias. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Reveja o conceito apresentado no Capítulo 1 da Aula 2.
Questão 2
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Considerando os órgãos e entidades abaixo, assinale aquele que não pertence à Administração Pública:
 
a. Autarquia pública federal destinada à regulação do mercado de telecomunicações.
b. Sindicato dos empregados da Petrobrás. 
c. Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa/PB.
d. Caixa Econômica Federal.
Feedback
Sua resposta está correta.
Note que os sindicatos, ainda que formados por servidores ou empregados públicos, são entidades privadas. Reveja o tratado no capítulo 1 da aula 2.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Suponha que irregularidades na gestão de recursos públicos tenham sido identificadas no âmbito de um tribunal federal. Nesse caso:
 
a. O Tribunal de Contas da União (TCU) tem competência para atuar por meio de controle externo. 
b. A Controladoria-Geral da União (CGU) tem competência para atuar por meio de controle interno.
c. O Ministério Público Federal (MPF) tem competência para atuar por meio de controle interno.
d. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem competência para atuar por meio de controle externo.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reveja as competências dos órgãos de controle vistas no capítulo 3 da aula 1 da Unidade 2.
Questão 4
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Suponha que irregularidades na gestão de recursos públicos municipais tenham sido identificadas no âmbito de uma Prefeitura após denúncias na imprensa. Nesse caso:
 
a. Pode haver atuação da auditoria interna da Prefeitura, o que caracteriza controle interno. 
b. Pode haver atuação da Controladoria-Geral da União (CGU), o que caracteriza controle externo.
c. Não pode haver atuação do Ministério Público Estadual, o que caracteriza controle externo.
d. Não pode haver atuação da Câmara Municipal, o que caracteriza controle externo.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reveja as espécies de controle estudadas no capítulo 2 da aula 2, bem como as seções 3.1 Ministério Público e 3.4 Controladoria-Geral da União.
Questão 5
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à conceituação de Administração Pública, conforme visto no curso, marque a única opção incorreta.
 
a. O conjunto de órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta forma a Governança Corporativa Pública. 
b. A Administração Pública, em sentido formal (orgânico) é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do Governo.
c. Administração Pública, em sentido material (funcional) é o conjunto das funções necessárias aos serviços públicos em geral.
d. Administração Pública, em acepção operacional, é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico, dos serviços próprios dos Estados por ele assumidos em benefício da coletividade.
Feedback
Sua resposta está correta.
Revise o capítulo 1 da Aula 2.
Questão 6
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à Polícia Federal, assinale a opção incorreta:
 
a. A Polícia Federal destina-se a apurar infrações contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços de interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme.
b. A Polícia Federal exerce, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
c. A Polícia Federal é acionada pelo Ministério Público Federal para executar ações de investigação, bem como execução de mandados de busca e apreensão nas operações contra atos de corrupção.
d. A Polícia Federal não realiza operações em conjunto com outros órgãos de controle, como a Controladoria-Geral da União (CGU). 
Feedback
Sua resposta está correta.
Reveja a parte teórica que aprendemos no capítulo 3.2 da aula.
Questão 7
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a única opção correta.
 
a. A Constituição Federal de 1988, a partir da Emenda Constitucional nº 45/2004, instituiu dois órgãos que cuidam do controle da atividade judiciária. São eles: o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 
b. Ao Conselho Nacional de Justiça, presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, compete o controle do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, mas não da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário.
c. Ao Conselho Nacional do Ministério Público, presidido pelo Procurador-Geral da República, compete o controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público, mas não do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros.
d. A Advocacia-Geral da União é parte integrante do Ministério Público da União.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reveja no capítulo 3, da Aula 2, os diversos órgãos incumbidos de exercer o controle sobre a Administração Pública e suas respectivas atribuições.
Questão 8
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Acerca do tema controle na Administração Pública, julgue se são verdadeiras ou falsas as assertivas abaixo:
	· Na esfera federal, o controle financeiro é exercido pelo Congresso Nacional, com auxílio do Tribunal de Contas da União, órgão técnico responsável por fiscalizações contábeis, financeiras, operacionais, orçamentárias, patrimoniais e policiais. 
	Resposta 1 
	· Controle Externo é o controle exercido por um dos Poderes sobre o outro.
	Resposta 2 
	· O Ministério Público é órgão independente, permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
	Resposta 3 
	· A Advocacia-Geral da União e o Ministério Público só atuam em conjunto com a Polícia Federal.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
Reveja no capítulo 3, da Aula 2, os diversos órgãos incumbidos de exercer o controle sobre a Administração Pública e suas respectivas atribuições.
MÓDULO 3
Questão 1
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao controle externo da Administração, assinale a alternativa correta.
 
a. O objeto do controle externo são os atos jurídicos em todos os Poderes constituídos, nas três esferas de governo, bem como os atos de gestão envolvendo bens e valores públicos, mesmo que geridos por particulares.
b. O controle orçamentário-financeiroda administração municipal é exercido, em sentido amplo, pelas Assembleias Legislativas, órgãos estaduais que representam o povo.
c. O controle orçamentário-financeiro da administração federal é exercido, em sentido amplo, pelas Câmaras Municipais, instituições que representam o povo.
d. Não existem Tribunais de Contas na estrutura administrativa municipal. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Revise o capítulo 1 da Aula 3, na qual aprendemos sobre quem é responsável pelo controle orçamentário-financeiro da administração pública.
Questão 2
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Acerca das competências e funções do Tribunal de Contas da União (TCU), assinale a opção correta.
 
a. Ao julgar as contas dos gestores públicos, o TCU materializa atribuição inerente a órgão do Poder Judiciário.
b. Ao desempenhar uma auditoria, o TCU executa a função corretiva.
c. Ao expedir um entendimento sobre boas práticas de gestão, o TCU pratica a função de ouvidoria.
d. Ao apreciar as contas do Presidente da República por meio de parecer prévio, o TCU exerce a função consultiva. 
Feedback
Sua resposta está correta.
As funções e competências do TCU foram tratadas no capítulo 2 da Aula 3.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
São atribuições do Ministério Público junto ao TCU, exceto:
 
a. Promover a defesa da ordem jurídica, requerendo, perante o TCU, as medidas de interesse da Justiça, da Administração e do Erário.
b. Comparecer às sessões do tribunal e dizer de direito, verbalmente ou por escrito, em todos os assuntos sujeitos à decisão do TCU.
c. Interpor os recursos permitidos em lei.
d. Votar junto aos colegiados do TCU nos momentos do julgamento das contas dos gestores. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Revise na Aula 3, capítulo 2, as competências do Ministério Público junto ao TCU.
Questão 4
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Acerca do Tribunal de Contas da União (TCU), assinale a opção correta.
 
a. É órgão administrativo sediado em Brasília-DF, cujo colegiado é composto de nove Ministros e quatro Auditores (Ministros-Substitutos). 
b. É órgão judiciário sediado em Brasília-DF, cujo colegiado é composto de nove Ministros e quatro Auditores (Ministros-Substitutos).
c. O TCU pode julgar as contas dos administradores públicos como regulares, regulares com ressalvas, irregulares ou com abstenção de opinião.
d. Por exercer auxílio técnico ao Congresso Nacional e constar junto com o Legislativo na distribuição e limites orçamentários, é um órgão subordinado ao Congresso Nacional.
Feedback
Sua resposta está correta.
Vimos no capítulo 1 da Aula 3 que o TCU é um órgão administrativo autônomo. Reveja o texto.
Questão 5
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Associe as funções do Tribunal de Contas da União (primeira coluna) ao termo que a designa (segunda coluna):
	· Compreende a realização de levantamentos, auditorias, inspeções, acompanhamentos e monitoramentos, relacionados com a atividade de controle externo.
	Resposta 1 
	· Compreende, em uma de suas vertentes, o exame em tese de consultas feitas por autoridades legitimadas para formulá-las, a respeito de dúvidas na aplicação de dispositivos legais e regulamentares concernentes às matérias de competência do Tribunal.
	Resposta 2 
	· Corresponde o julgamento das contas dos administradores e dos demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluindo as fundações e as sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público Federal e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário.
	Resposta 3 
	· Prevê medidas como a fixação de prazo para cumprimento da lei quando se constata ilegalidade ou irregularidade em ato de gestão de qualquer órgão ou entidade pública sob sua jurisdição.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
Revise os conceitos aprendidos no capítulo 2 da Aula 3.
Questão 6
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao responsável pelo controle externo em cada esfera de poder, assinale a opção correta.
 
a. Nos Municípios, o titular do controle externo é o Tribunal de Contas do Estado, exceto no caso das municipalidades sediadas em estados onde haja Tribunal de Contas dos Municípios ou do Município.
b. Nos Municípios, Estados e União, o titular do controle externo é o Congresso Nacional, porque esse órgão legislativo se reveste de representatividade completa da sociedade brasileira.
c. Nos Estados, o titular do controle externo é a Assembleia Legislativa, que conta com apoio técnico do respectivo Tribunal de Contas Estadual. 
d. Na União, o titular do controle externo é o Congresso Nacional, que o exerce com apoio técnico da Controladoria-Geral da União.
Feedback
Sua resposta está correta.
Vimos na Aula 3 que o titular do controle externo é sempre o órgão do Poder Legislativo da respectiva unidade federativa. Reveja os conceitos abordados no capítulo 1.
Questão 7
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as funções e a organização do Tribunal de Contas da União (TCU), avalie os itens a seguir e escolha a alternativa verdadeira.
 
a. Ao TCU compete julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, estadual e municipal.
b. Realizar, por iniciativa exclusiva da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, de Comissão técnica ou de inquérito, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
c. Fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município. 
d. Apurar denúncias apresentadas exclusivamente por partido político, associação ou sindicato sobre irregularidades ou ilegalidades na gestão pública.
Feedback
Sua resposta está correta.
Conhecemos as competências do TCU no capítulo 2 da Aula 3.
Questão 8
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao funcionamento do Tribunal de Contas da União (TCU), assinale a opção incorreta.
 
a. Ao Ministério Público junto ao TCU compete promover a defesa da ordem jurídica, requerendo, perante o TCU, as medidas de interesse da Justiça, da Administração e do Erário, bem como promover junto à Advocacia-Geral da União as medidas necessárias ao arresto dos bens dos responsáveis julgados em débito.
b. No âmbito da Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) do TCU, funcionam as diversas unidades técnicas que realizam trabalhos de fiscalização e de instrução processual, subsidiando as decisões proferidas pelo Tribunal de Contas da União.
c. O responsável que tiver suas contas julgadas irregulares poderá ficar impedido de candidatar-se a cargo eletivo, por decisão da Justiça Eleitoral.
d. As decisões oriundas do TCU são tratadas no âmbito de processos administrativos, portanto a aplicação dos princípios inerentes aos processos judiciais é dispensável ou optativa, a exemplo dos princípios da legalidade, da ampla defesa e do contraditório. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Recomendamos que reveja o capítulo 2 da aula 3.
MÓDULO 4
Questão 1
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à gestão de riscos, assinale a alternativa incorreta.
 
a. Riscos são eventos negativos que podem prejudicar o alcance dos objetivos da organização.
b. A auditoria interna deve auxiliar a organização a identificar e avaliar exposições significativas a riscos e contribuir para a melhoria dos sistemas de gestão de riscos e controle.
c. A auditoria interna não participa das políticas de gestão de riscos. 
d. Os riscos podem ser oriundos de eventos internos ou externos.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reviseo capítulo 3 da Aula 4.
Questão 2
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Suponha que um órgão público esteja comprando materiais de expediente sem nota fiscal, por meio de um fornecedor clandestino, por um preço abaixo do mercado. Ao identificar o fato, o diretor da área determina que seja feita licitação e os produtos sejam comprados com nota fiscal, obrigatoriamente. Para isso criou um procedimento interno no qual o funcionário deve digitalizar os documentos fiscais em todas as compras, e esses precisarão ser conferidos por um chefe de escalão intermediário previamente ao pagamento. Essa simples atividade de controle interno seguiu os seguintes princípios, exceto um, que não se aplica ao caso:
 
a. Aderência a diretrizes e normas legais.
b. Instruções devidamente formalizadas.
c. Qualificação adequada, treinamento e rodízio de funcionários. 
d. Segregação de funções.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reveja os princípios do controle interno tratados no capítulo 2 da Aula 4.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
As Unidades de Controle Interno, para atingir as finalidades básicas, devem desempenhar algumas atividades, dentre as quais não se inclui:
 
a. A avaliação do cumprimento das metas previstas no âmbito da entidade, que visa a comprovar a conformidade da sua execução.
b. A avaliação da execução do orçamento para comprovar a conformidade da execução com os limites e as destinações estabelecidas na legislação pertinente.
c. O controle das operações de crédito, avais. garantias, direitos e haveres do respectivo ente federado, que objetiva aferir sua consistência e a adequação.
d. A emissão de pareceres jurídicos em todos os procedimentos licitatórios. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Revise as atividades básicas das Unidades de Controle Interno tratadas no capítulo 4 da Aula 4.
Questão 4
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Determinada autarquia pública decidiu, finalmente, criar uma unidade de Controladoria. Nesse caso, qual seria o melhor posicionamento dessa unidade na estrutura hierárquica da organização?
 
a. Vinculada ao Presidente. 
b. Vinculada ao Diretor de Finanças.
c. Vinculada ao Diretor de Tecnologia da Informação.
d. Vinculada ao Diretor de Recursos Humanos.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reveja o capítulo 4 da Aula 4.
Questão 5
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à gestão de riscos, assinale a única alternativa verdadeira.
 
a. A atividade de auditoria interna deve auxiliar a organização a identificar e avaliar exposições significativas a riscos e contribuir para a melhoria dos sistemas de gestão de riscos e controle. 
b. Gestão de riscos é um tema que só se aplica a instituições do sistema financeiro, especialmente seguradoras.
c. A gestão de riscos consiste na adoção de medidas que afastem a possibilidade de determinada instituição da Administração Pública sofrer fraudes ou desvios internos, mas não é capaz de evitar riscos externos, por escaparem à sua capacidade de controle.
d. A gestão de riscos tem aplicação exclusiva na casta superior da organização, ou seja, no alto escalão e no nível de diretoria, juntamente com os órgãos de auditoria e/ou controladoria.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reveja o capítulo 3 da Aula 4.
Questão 6
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
O Sistema de Controle Interno atua na Administração Pública nas mais diversas áreas e temas. Dentre suas atividades não podemos incluir:
 
a. Verificar a correta classificação das receitas e despesas correntes e de capital, assim como se a execução de despesas é realizada de acordo com a classificação orçamentário-financeira prevista.
b. Realizar os lançamentos contábeis e financeiros. 
c. Verificar o correto controle de frequência, pagamento, contratação por tempo determinado e recolhimento de encargos sociais.
d. Verificar o correto procedimento licitatório, as causas de dispensa e inexigibilidade de licitação, a aquisição de bens em conformidade com o que foi contratado e a regularidade de convênios e contratos de repasse.
Feedback
Sua resposta está correta.
Revise a definição e as finalidades do SCI no capítulo 4 da Aula 4.
Questão 7
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Acerca dos princípios do controle interno, assinale a opção correta:
 
a. A segregação de funções pressupõe que a estrutura das unidades/entidades deve contemplar a separação entre as funções de autorização e aprovação de operações, execução, controle e contabilização. 
b. A exigência de instruções devidamente formalizadas significa que todas as instruções dadas aos funcionários pela chefia devem ser realizadas por documento em papel.
c. O princípio da qualificação adequada e treinamento de funcionários significa que a eficácia dos controles internos administrativos está diretamente relacionada com a formação profissional do pessoal, mas não com sua competência e integridade, pois esses aspectos são subjetivos.
d. Pelo princípio da relação custo/benefício, todas as compras de empresa devem ser pautadas pelo menor preço.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reveja os princípios do controle interno tratados no capítulo 2 da Aula 4.
Questão 8
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Analise as afirmativas abaixo e julgue como verdadeiras aquelas que representam políticas e procedimentos de controle interno com base em risco.
	Para evitar a possibilidade de extravio  e perda de mobiliário, um órgão público adotou, como controle interno, um sistema de tombamento e estabeleceu diretrizes rígidas de segurança nos locais de acesso quando detectar pessoas entrando e saindo com objetos.
	Resposta 1 
	Para evitar prejuízo financeiro decorrente de acidentes de trânsito com seus veículos, um órgão público decidiu contratar um seguro para toda a sua frota.
	Resposta 2 
	Para evitar o problema de falta de médicos e enfermeiros em plantão, um hospital público adotou sistema de controle de frequência e horário que, se detectar descumprimento de escalas, adverte imediata e eletronicamente o superior hierárquico e, em último caso, pode realizar descontos em folha de pagamento.
	Resposta 3 
Feedback
Sua resposta está correta.
Revise o capítulo 3 da Aula 4.
MÓDULO 5
Questão 1
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Os entes da Federação disponibilizarão a qualquer pessoa física ou jurídica o acesso a informações referentes à despesa ou à receita pública, desde que apresentem requerimento com essa finalidade.  Essa afirmação é:
 
a. Verdadeira.
b. Falsa, pois essas informações devem ser públicas e de acesso amplo, independentemente de requerimento. 
c. Falsa, pois essas informações devem ser públicas e de acesso amplo, independentemente de requerimento. Além disso, não se aplicam a Municípios.
d. Falsa, pois essas informações devem ser públicas e de acesso amplo, independentemente de requerimento. Além disso, só se aplica à União.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reveja o capítulo 3, da aula 5, e verifique o tópico que trata da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Questão 2
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), assinale a alternativa incorreta.
 
a. Os conselhos são instituídos pelo Município mediante lei específica local que estabelece a composição, o conjunto de suas atribuições e a forma pela qual as competências serão exercidas.
b. São atribuições do CMAS: exercer a orientação e o controle do Fundo Municipal de Assistência Social; aprovar a política municipal de assistência social; acompanhar e controlar a execução da política municipal de assistência social; e aprovar a proposta orçamentária dos recursos destinados às ações finalísticas de assistência social alocados no FMAS.
c. O CMAS, por ser órgão municipal deliberativo, deve ter o Prefeito Municipal em sua composição, o qual deve presidi-lo, com poderes para aprovar ou não os atos deliberativos. 
d. Umaresolução do Conselho Nacional de Assistência Social fixa as diretrizes para a estruturação, reformulação e funcionamento dos Conselhos de Assistência Social (CAS).
Feedback
Sua resposta está correta.
Tratamos do CMAS no capítulo 3 da aula 5.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Marque a alternativa correta.
 
a. O controle social não tem previsão constitucional, mas é uma construção democrática moderna.
b. O controle social exercido diretamente sobre as políticas públicas, planos e leis orçamentárias traduz-se no acompanhamento que os membros da sociedade exercem sobre a execução orçamentária e financeira dos recursos públicos. 
c. O controle social é assim denominado porque somente pode ser exercido diretamente pelos cidadãos, de forma isolada, na qual cada indivíduo percebe e verifica o comportamento dos gestores frente às ações governamentais.
d. Uma das atribuições mais importantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) é gerir o Fundo Municipal de Assistência Social em cada município.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reveja a aula 5.
Questão 4
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
A transparência pública é assegurada mediante os seguintes mecanismos, exceto:
 
a. Adoção de sistema integrado de administração financeira e controle.
b. Divulgação das prestações de contas.
c. Eleição de representantes por meio do voto universal. 
d. Realização de audiências públicas na formulação de planos e orçamentos.
Feedback
Sua resposta está correta.
Veja novamente os mecanismos que permitem a transparência pública tratados no capítulo 3, da aula 5.
Questão 5
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Acerca do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS), assinale a alternativa falsa:
 
a. Tem como atribuição supervisionar a realização do censo escolar anual.
b. Tem como atribuição acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundeb.
c. Tem como atribuição organizar e preparar as prestações de contas dos gestores que não tenham capacidade técnica para fazê-lo. 
d. Tem como atribuição instruir, com Parecer, as prestações de contas a serem apresentadas ao respectivo Tribunal de Contas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Tratamos do CACS no capítulo 3 da aula 5.
Questão 6
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Acerca do controle social, assinale a alternativa verdadeira.
 
a. As principais dificuldades para o efetivo atingimento dos resultados dos conselhos são: inexistência de estrutura física e administrativa, falta de orçamento e de capacitação dos respectivos membros. 
b. A organização e a formação dos conselhos resultam de uma construção coletiva da sociedade organizada ao longo do tempo, porém carecem de normas legais e regulamentares para assegurar seu funcionamento.
c. O controle social não individual só se manifesta por meio dos conselhos.
d. Os conselhos são a única forma de exercício do controle social no âmbito dos municípios.
Feedback
Sua resposta está correta.
Recomendamos que revise a aula 5.
Questão 7
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
São exemplos de portais na internet em que qualquer cidadão pode consultar informações sobre a execução financeira e orçamentária, exceto:
 
a. Portal do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPEnet. 
b. Portal da Transparência do Governo Federal.
c. Secretaria do Tesouro Nacional – Transferências Constitucionais.
d. Fundo Nacional de Saúde – Consulta de Pagamentos.
Feedback
Sua resposta está correta.
Verifique os sites indicados no capítulo 3, da aula 5.
Questão 8
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao controle social, assinale a alternativa correta:
 
a. O controle social somente pode ser exercido por membros da sociedade por meio dos Conselhos de Controle Social de Políticas Públicas.
b. O controle social exercido pelos Conselhos aborda apenas os aspectos finalísticos, ou seja, não contempla as funções fiscalizadoras, a exemplo do acompanhamento e controle dos atos praticados pelos gestores públicos.
c. Apenas a União é obrigada a disponibilizar informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da sua gestão.
d. O controle social pode ser exercido individual e diretamente pelos cidadãos ou Conselhos de Controle Social de Políticas Públicas. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Revise o conceito de controle social tratado no capítulo 1 da aula 5.
Fiscalizadora
Consultiva
Judicante
Corretiva
Transparência
Prestação de contas
Responsabilidade
Equidade
Falso
Verdadeiro

Mais conteúdos dessa disciplina