Buscar

Montesquieu

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Montesquieu viveu na época do absolutismo francês, nascendo durante o reinado de Luís XIV (o “Rei Sol”), que governou a França de 1643 a 1715. Devido ao iluminismo, o período em que Montesquieu esteve vivo foi de grande produção científica.
Montesquieu apresenta três formas de governo, sendo o Republicano que se divide em dois: democrático e aristocrático onde no primeiro é o povo em conjunto que governa enquanto no segundo o poder soberano pertence a certo número de pessoas. A segunda forma de governo é o Monárquico onde o poder soberano está nas mãos de um só e por fim o governo despótico em que apenas uma pessoa governa que tem como principio o medo das pessoas e as trata como escravas. Os governos Republicanos e Monárquicos se diferem por um se fundamenta na igualdade e o outro na desigualdade, porem seu traço em comum é que os dois se caracterizam como governo moderado neles ninguém comanda de maneira arbitrária e à margem das leis, no governo moderado o poder está limitado por aquilo que o impulsiona. Já o governo despótico é considerado um governo não-moderado. Para o pensador a moderação é a pedra de toque dos governos estáveis, e é preciso encontrar os mecanismos que a produziram nos regimes do passado e do presente para propor um regime ideal para o futuro.
Montesquieu afirmava que a estabilidade do regime ideal está em que a correlação entre as forças reais da sociedade possa se expressar também nas instituições políticas. Isto é seria necessário que o funcionamento das instituições permitisse que o poder das forças sociais contrariasse e, portanto, moderasse o poder das demais. A estabilidade do regime ideal está em que a correlação entre as forças reais da sociedade possa se expressar também nas instituições políticas. Isto é seria necessário que o funcionamento das instituições permitisse que o poder das forças sociais contrariasse e, portanto, moderasse o poder das demais.
 Apresentou ainda a idéia de que as instituições políticas representam aspectos geográficos e sociais de cada comunidade, um conceito inovador para a época. 
O filosofo afirma que liberdade no sentido político seria o direito de fazer tudo o que as leis permitem e diz: se um cidadão pudesse fazer tudo que elas proíbem, não teria mais liberdade, porque os outros também teriam tal poder. A liberdade consiste em fazermos algo sem sermos obrigados a agir assim.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais