Buscar

Portfólio 3° NEUROANATOMIA

Prévia do material em texto

Atividade de Portfólio
NEUROANATOMIA
SÃO CARLOS - SP
2020
Você deverá descrever o plexo braquial e plexo lombo-sacral:
 1) Explique o plexo braquial: com ele é formado, quais são seus nervos terminais? Dê os músculos esqueléticos que são inervados pelos nervos do plexo braquial (quais são os músculos inervados pelo nervo musculo-cutâneo, nervo axilar, nervo radial, nervo mediano e nervo ulnar).
Respostas: O plexo braquial e formado pelas ramos ventrais dos nervos espinhais das cervical C5, C6, C7, C8 e T1 Emergem no pescoço entre os músculos escalenos anterior e médio) na maioria das pessoas, mais podemos ter C4, C5, C6, C7 e C8 ou C6, C7, C8, T1, e T2 sempre formando o nervo intercostabraquial. O plexo braquial tem localização lateral à coluna cervical e situa-se entre os músculos escalenos anterior e médio, posterior e lateralmente ao músculo esternocleidomastoideo. O plexo passa posteriormente à clavícula e acompanha a artéria axilar sob o músculo peitoral maior. Os ramos ventrais do quinto e do sexto nervos cervicais (C5-C6) formam o tronco superior; o ramo anterior do sétimo nervo cervical(C7) forma o tronco médio; e os ramos anteriores do oitavo nervo cervical e do primeiro nervo torácico (C8-T1) formam o tronco inferior.
Os três troncos, localizados na fossa supraclavicular, dividem-se em dois ramos, um anterior e um posterior, que formam os fascículos, situados em torno da artéria axilar. Os ramos anteriores dos troncos superior e médio formam o fascículo lateral; o ramo anterior do tronco inferior forma o fascículo medial; e os ramos posteriores dos três troncos formam o fascículo posterior. Na borda inferior e lateral do músculo peitoral menor, os fascículos se subdividem nos ramos terminais do plexo braquial.
Nervo Musculo Cutâneo: São função e inervar a pele e os músculos coracobraquial, musculo bíceps braquial e musculo braquial;
Nervo axilar: inervar a pele e os músculos deltoide e músculo redondo menor;
Nervo radial: inerva a pele e os músculos tríceps braquial, ancôneo braquioradial, extensor radial longo do carpo, extensor radial curto do carpo, extensor dos dedos, externsor dos V dedo, extensor ulnar do carpo, extensor longo do polegar, extensor do indicador, abdutor longo do polegar, extensor curto do polegar e supinador;
Nervo ulnar: inerva a pele e os músculos flexor ulnar do carpo, flexor profundo dos dedos, palmar curto, abdutor do V dedos, flexão do V dedos, oponente do V dedos, adutor do polegar, flexor curto do polegar, interósseos dorsais, interósseos palmares e lumbricais 3° e 4°;
Nervo mediano: inerva a pele e os músculos pronador redondo, pronador quadrado, flexor radial do carpo, palmar longo, flexor superficial dos dedos, flexor profundo dos dedos, flexor longo do polegar, flexor curto do polegar, abdutor curto do polegar oponente do polegar e lumbricais do 1° e 2°;
 2) Explique o plexo lombo sacral: com ele é formado, quais são seus nervos? Dê os músculos esqueléticos que são inervados pelos nervos do plexo lombo sacral (quais são os músculos inervados pelo nervo femoral, obturatório, glúteo superior, glúteo inferior, ciático, tibial e fibular).
Resposta: Este plexo está situado na parte posterior do músculo psoas maior, anteriormente aos processos transversos das vértebras lombares. É formado pelos ramos ventrais dos três primeiros nervos lombares e pela maior parte do quarto nervo lombar (L1, L2, L3 e L4) e um ramo anastomótico de T12, dando um ramo ao plexo sacral.
L1 recebe o ramo anastomótico de T12 e depois fornece três ramos que são o Nervo Ílio-hipogástrico, o Nervo Ílio-inguinal e a Raiz Superior do Nervo Genitofemoral.
L2 se trifurca dando a raiz inferior do Nervo Genitofemoral, a Raiz Superior do Nervo Cutâneo Lateral da Coxa e a Raiz Superior do Nervo Femoral.
L3 concede a Raiz Inferior do Nervo Cutâneo Lateral da Coxa, a Raiz Média do Nervo Femoral e a Raiz Superior do Nervo Obturatório.
L4 fornece o ramo anastomótico a L5 e em seguida se bifurca dando a Raiz Inferior do Nervo Femoral e a Raiz Inferior do Nervo Obturatório.
 O plexo sacral é formado pelo tronco lombossacral, ramos ventrais do primeiro ao terceiro nervos sacrais e parte do quarto, com o restante do último unindo-se ao plexo coccígeo.
O ramo anastomótico de L4 se une ao L5 constituindo o tronco lombossacral. Em seguida o tronco lombossacral se une com S1 e depois sucessivamente ao S2, S3 e S4.
O nervo obturatório: sua função e inervar os músculos adutor longo, curto e o músculo grácil, musculo abturatório externo, pectíneo e adutor magno
O nervo femoral e o maior ramo do plexo lombar: invervam os músculos sartorio, pectíneo, iliopsoas e quadríceps femoral.
O nervo glúteo superior: inerva os músculos glúteo médio e mínimo e o musculo tensor da fáscia lata
O nervo glúteo inferior: inerva os músculos glúteo máximo
Nervo ciático inerva os músculos: M. semitendinoso, M. semimembranoso e M. bíceps femoral ou da coxa
Nervo fibular inerva os músculos: M fibular longo e curto, M. tibial anterior, M. extensor longo do hálux, M. extensor longo dos dedos e M. extensores curto dos dedos.
Nervo tibial inerva os músculos: M. gastrocnêmio medial e lateral, M. sóleo, M. flexor longo do hálux, flexor longo dos dedos e M. tibial posterior.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
(Tortora, G.J. Derrickson, B. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 10° edição. 2017)
(TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017)
(Gozzi, R. ARCO REFLEXO SIMPLES. 2016) Disponível https://anatomiafacil.com.br/035-arco-reflexo-simples/
(Gonçalves, F. S. Medula Espinhal.) Disponível  https://www.infoescola.com/anatomia-humana/medula-espinhal/
(VERRI, Edson. Web Aula Neuroanatomia, 2019) Disponível https://www.youtube.com/watch?v=0EXAHDudjK8&feature=youtu.be

Continue navegando