Buscar

PROVA PROSPECÇÃO MINERAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª PROVA DE PROSPECÇÃO MINERAL
Data: 14/10/2020
Professora: Ananda Lopes
Aluna: Sarah Wysllana Souza Viana 
1- Os conceitos de jazida e ocorrência mineral encontram-se diretamente relacionados ao fato de as acumulações minerais poderem, ou não, ser lavradas de forma economicamente viável. São fatores que influenciam na viabilidade de lavra de um depósito mineral: 
(A) proximidade dos centros de pesquisas avançadas, financiamento de órgãos e empresas competentes, e mercado econômico aquecido;
(B) teor do minério, distância da jazida em relação aos centros de consumo, a extensão e o tipo de jazida;
(C) equipamentos apropriados, parcerias com universidades e apoio governamental;
(D) mão de obra especializada, pesquisas de prospecção e sondagens; 
(E) obras de infraestrutura, mão de obra próxima e público-alvo.
2- No que se refere à avaliação de um depósito mineral, é correto afirmar que: 
(A) a reserva mineral constitui a parte do recurso mineral que pode ser aproveitada economicamente. 
(B) para a definição de recursos devem ser considerados os resultados dos ensaios de beneficiamento e projeto de lavra do depósito. 
(C) para a definição das reservas é necessário obter um erro menor do que 20 % nos trabalhos de cubagem da jazida. 
(D) a reserva mineral pode ser distinguida em 3 classes: medida, indicada e inferida, seguindo, nesta ordem, a intensidade crescente dos trabalhos de pesquisa e conhecimento geológico. 
(E) o grau de incerteza relacionado aos resultados de cubagem de um dado depósito se ampliará em função de maior proporção, no minério, dos minerais de minério e do aumento da homogeneidade dos minerais de minério.
3 - Um dos maiores exemplos de jazidas de cromo e platina, com níquel associado, é o Complexo de Bushveld na África do Sul. Essas jazidas são formadas junto a corpos plutônicos máficos – ultramáficos bandados de grandes dimensões. Esses grandes complexos máficos – ultramáficos bandados que podem hospedar tais jazidas se formam: 
(A) em ambientes tectonicamente ativos, principalmente nos limites convergentes de placas; 
(B) dentro de placas continentais, em regiões estáveis, onde podem cristalizar-se lentamente; 
(C) em ambientes tectonicamente ativos, principalmente nos limites divergentes de placas; 
(D) nas dorsais meso-oceânicas;
 (E) em regiões tectonicamente ativas caracterizados por cordilheiras.
4 - Os depósitos hidrotermais têm em comum o fato de que os minérios se precipitam a partir de fluidos, mediante interação com rochas preexistentes. Dois fatores necessários para a formação dos depósitos hidrotermais são:
(A) fonte de fluido e pressão atmosférica; 
(B) fonte de calor e diagênese; 
(C) deposição dispersa ao longo da superfície terrestre e uma fonte dos constituintes de minério; 
(D) atividade biológica e soterramento do minério; 
(E) permeabilidade das rochas e mecanismos de deposição do minério.
5 - Uma posição especial entre os depósitos de minérios de concentração sedimentar é ocupada pelos depósitos tipo “placer”. A respeito do depósito tipo “placer”, é correto afirmar que: 
(A) suas fontes primárias são muito restritas e pouco diversificadas; 
(B) os depósitos menos importantes são os de aluvião; 
(C) as rochas fonte do minério estão localizadas a milhares de quilômetros desses depósitos;
(D) formam-se ao longo de rios e paleodrenagens, ao sopé de encostas, por ação do mar e por ação do vento; 
(E) são sempre depósitos quaternários.
6 - As investigações de subsuperfície têm por objetivo complementar as informações adquiridas durante o mapeamento geológico de detalhe. São meios de investigação de subsuperfície:
 (A) sedimentos de drenagens concentrados em bateia e sondagem a trado;
 (B) seções geológicas e sedimentos de corrente; 
(C) trincheiras e amostras de afloramentos; 
(D) mapas geológicos e imagens de satélite; 
(E) poços de pesquisa e sondagem rotativa.
7 – Na fase de exploração, qual é o objetivo do levantamento regional? E quais são as principais técnicas prospectivas aplicadas?
Tem como objetivo definir as jazidas, pode-se utilizar trabalhos técnicos de geofísica terrestre ou aérea, aplicando as metodologias de magnetometria, gamaespectometria, eletromagnéticos assim como outros, utiliza-se análises físicas e químicas, escavações mecanizadas e manuais como os poços, trincheiras e sondagens, por intermédio delas amostrar e de acordo com o canal e testemunhos interpretar a jazida, em conjunto com os relatórios técnicos e com base nisto fazer a avaliação econômica.
8 – Cite alguns indícios de mineralizações que devem ser observados em campo
Essa busca inicia na fase de exploração regional ou escritório, há indícios relacionados ao uso do solo como as áreas com ausência de afloramentos rochosos para inferir os tipos rochosos e a presença de mineralização. Assim como a presença de vegetais indicativos de presença de rochas fosfatadas, ou até mesmo a planta calamina violácea indicando deposito de zinco.
9 – Defina: anomalia geoquímica, dispersão geoquímica e background ou fundo geoquímico
Anomalia geoquímica: Teores anormalmente altos ou baixos de elementos ou de uma combinação de elementos químicos, sendo isto uma distribuição espacial e determinado por técnicas analíticas especificas, elas podem esta associada ao litotipo com alto fundo geoquímico, contaminação antrópica, erros de amostragem assim como erros analíticos.
Dispersão geoquímica: é a redistribuição química dos elementos, pode ocorrer por agentes físicos, químicos e mecânicos nos depósitos minerais. A dispersão primária é relacionada aos fenômenos de formação e a dispersão secundaria ligado aos fenômenos de alteração superficial e geomorfológicos.
 Background ou fundo geoquímico: teor médio de um elemento em materiais geológicos não mineralizados, como é o cado do Cr, Co, Ni e Mg das rochas ultramáficas ou Fe, Ti e Cu das rochas básicas.
10- Descreva para o que serve e, em qual momento utilizar as técnicas prospectivas: Sedimento de Corrente, Poços, trincheiras e sondagens rotativas
A técnica é utilizada em função da litologia, estruturação, profundidade, economia e profissional. As sondagens rotativas são utilizadas para formações geológicas profundas, com variações estruturais, estratificadas e ter como resultado a zona de mineralização, com base nisso é obtido o testemunho de sondagem, definido os traços estruturais e morfológicos, assim como determinar os parâmetros do minério, as sondagens tem a capacidade de atingir até 25 metros.
As trincheiras são valas que fazem as rochas aflorarem artificialmente, com profundidade de 2 a 3 metros, 400-500m de largura, são formadas paralela ao trend para verificar a continuidade da zona mineralizada, sequencia de rochas e relações estratigráficas, podendo ser feita horizontalmente (usadas para verificar a continuidade do corpo mineralizado) e verticalmente (verificar relações de contato, continuidade de uma sequência de rochas e relações estratigráficas.).
Os poços são utilizados para analises de até 10 metros, sendo este utilizado quando as trincheiras não é viável, para ser feito o poço é necessário mapeamento geológico e topográfico, sendo assim também para os anteriores. 
Possibilitando verificar os litotipos em regiões que os afloramentos são escassos e/ ou inacessíveis sua maioria em função do intemperismo do mando gerando cobertura sedimentar extensa e grande extensão do solo mascarando as zonas mineralizadoras, os afloramentos existentes estejam a poucas profundidades, isso ocorre nas investigações em subsuperfícies citadas acima, sendo elas, trincheiras, poços e sondagem respectivamente da menor profundidade analisada a maior.
As análises utilizando sedimentos de correntes são investigações superficiais, sendo este todo sedimento encontrado em correntes fluviais, com a finalidade de mostrar as anomalias da montante. Este método pode ser utilizado tanto para escala regional, semi-regional e semi-detalhe. Sendo este um método representativo e significativo na prospecção geoquímica, a problemática é que comumente esta associado aminerais pesado, com base nisto é necessário utilizar técnicas de densidades amostral para fazer a separação.

Continue navegando