Buscar

ad1 de conflitos e sociedades 2019 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Avaliação à Distância 1
Curso Tecnólogo em Segurança Pública
Disciplina: Conflitos e Sociedade
Data: 22 de agosto de 2019 
Polo: Barra do Piraí
Nome do Aluno: Wagner vasconcellos da Silva
Matrícula: 18213150123
Resposta a Questão 1 
George Simmel entende o conflito uma forma de interação entre os indivíduos, que pode ser de cooperação ou de oposição mas sempre em busca de uma boa solução para se constituir a sociedade. O conflito só pode ser observado nas relações sociais onde não contem somente unidade e harmonia e sim também existam contradição e conflitos, elas são compostas de associação e competição; essas oposições são forças sociais que estão presentes na configuração de nossas relações. Então, vamos imaginar alguns conflitos que fazem parte do nosso cotidiano. Em nosso grupo de amigos, temos sempre múltiplas personalidades e formas de pensar e de nos expressar sobre questões da vida.
Resposta a Questão 2
R: Marx concluiu que os conflitos sociais normalmente acontecem em torno da distribuição da riqueza material produzida pelo trabalho humano.
O Markxismo, portanto explicará toda história das sociedades humanas a partir dos seus sistemas produtivos, de suas economias. Toda sociedade existe na medida em que necessita garantir a subsistência material de seus membros; por isso, o marxismo é um materialismo. 
Os conflitos sociais, na leitura marxista, se dão a partir da exploração dos trabalhadores, mas há outras dimensões presentes nas lutas de classes, que originam outros conflitos atuosos. Sabe-se que o trabalho do operário no capitalismo industrial é especializado: como ele se concentra em apenas uma ou poucas tarefas, seu trabalho tende a não ser satisfatório, pois é repetitivo. Assim, o operário não consegue saber qual é o resultado fi nal do seu trabalho, pois ele não faz o produto do começo ao fi m, como era no trabalho artesanal. Esta é uma primeira característica do que Marx chama alienação: o trabalhador não vê sentido no seu trabalho.
Resposta a Questão 3
R: Anomia é ausência ou quebra de normas na sociedade, causando desastres e conflitos sociais. 
O suicídio é um exemplo de caso ocorrido em momentos de anomia: ele é cometido, muitas vezes, em momentos de crises e guerras na sociedade, ou seja, pela ausência de normas que controlem a conduta dos indivíduos, fazendo-os entrar em desespero a ponto de acabarem com suas próprias vidas.