Buscar

Avaliando AV1 - Direito Administrativo II

Prévia do material em texto

Aluno: PATRICIA NEGREIRO SOARES
	Matrícula: 201402331321
	Disc.: CCJ0011 - DIREITO ADMINISTRATIVO II 
	Período: 2020.2 (G) / SM_AV1
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		A respeito do conceito de serviço público, é correto afirmar:
	
	
	
	
	Constitui atividade de titularidade do Estado (elemento subjetivo), que está obrigado a prestá-la diretamente (elemento formal) e que tem por objeto a satisfação de necessidades coletivas (elemento material).
	
	
	Constitui atividade de titularidade do Estado (elemento subjetivo), de interesse coletivo e fruível pelos administrados (elemento material) ou de titularidade do particular, que pode prestá-la sob o regime privado de concessão (elemento formal).
	
	
	Alcança todas as atividades desempenhadas pelo Estado (elemento subjetivo), caracterizadas como de interesse coletivo (elemento material), podendo sujeitar-se ao regime publicístico ou privado, conforme a sua natureza (elemento formal).
	
	
	Alcança apenas as atividades de natureza essencial (elemento material) prestadas diretamente pelo Estado (elemento subjetivo), sob regime jurídico próprio, dotado de coercibilidade e autoexecutoriedade (elemento formal).
	
	
	São atividades erigidas a essa categoria por lei (elemento formal), em face da sua natureza de interesse público (elemento material), de titularidade do Estado (elemento subjetivo), prestadas diretamente por este ou por meio de concessão ou permissão.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Em relação à intervenção do Estado na Propriedade Privada, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
	A servidão administrativa é forma de intervenção supressiva do Estado na propriedade privada e afeta o seu caráter de exclusividade.
	
	
	A requisição administrativa configura a intervenção do Estado na propriedade privada em propriedades vizinhas, em qualquer situação, à obras vinculadas ao processo de desapropriação.
	
	
	A ocupação temporária é espécie de intervenção do Estado na Propriedade Privada diretamente ligada a situações de iminente perigo público.
	
	
	As limitações administrativas interferem no caráter absoluto da propriedade privada, visto que o proprietário não poderá dispor de seu bem como pretender.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Genivaldo, ingressou em um ônibus de uma concessionária prestadora de serviço de transporte coletivo urbano com a finalidade de chegar em tempo em seu trabalho. No meio do percurso, o condutor foi obrigado a aplicar frenagem brusca, pois chovia bastante e fortes ventos causaram a queda de uma mangueira em frente ao veículo. Com a frenagem, Genivaldo sofreu fratura de fêmur e entorse no tornozelo, sendo necessário o atendimento emergencial em hospital particular, que estava mais próximo do local do acidente, obrigando a vítima a desembolsar quantia considerável pelo atendimento. Inconformado com o acidente e com a necessidade de gastar seu dinheiro com atendimento de saúde, Genivaldo ingressou com ação de reparação de danos contra a concessionária. Com base no relato anterior assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	A concessionária será responsabilizada de forma objetiva com fundamento na Teoria do Risco Integral.
	
	
	A concessionária responde objetivamente, porém, em sua defesa poderá alegar caso de força maior com base na Teoria do Risco Administrativo.
	
	
	O condutor será acionado pela concessionária para recompor os gastos com a indenização, pois, a comprovação do dolo e da culpa é desnecessária para a responsabilização objetiva do agente.
	
	
	A concessionária e o condutor responderão subjetivamente, havendo a necessidade de comprovação de dolo ou culpa de ambos.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		(2013 - IPAD - PGE-PE) No que toca ao tema da concessão e permissão de serviço público, marque a assertiva CORRETA:
	
	
	
	
	Concessão de serviço público pode ser feita às pessoas físicas ou jurídicas, indistintamente.
	
	
	A concessão de serviço público dá-se por meio de ato administrativo.
	
	
	A concessão de serviço público não pode ser feita a consórcio de empresas.
	
	
	A concessão de serviço público sempre será antecedida de licitação.
	
	
	Para a concessão do serviço público, a Administração Pública pode se utilizar de qualquer modalidade licitatória.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		(OAB/FGV) No que concerne à intervenção do Estado sobre a propriedade privada, é correto afirmar que
	
	
	
	
	o tombamento implica a instituição de direito real de natureza pública, impondo ao proprietário a obrigação de suportar um ônus parcial sobre o imóvel de sua propriedade, em beneficio de serviços de interesse coletivo.
	
	
	as limitações administrativas constituem medidas previstas em lei com fundamento no poder de polícia do Estado, gerando para os proprietários obrigações positivas ou negativas, com o fim de condicionar o exercício do direito de propriedade ao bem-estar social.
	
	
	a servidão administrativa afeta o caráter absoluto do direito de propriedade, implicando limitação perpétua do mesmo ern benefício do interesse coletivo.
	
	
	a requisição de bens móveis e fungíveis impõe obrigações de caráter geral a proprietários indeterminados, em benefício do interesse geral, não afetando o caráter perpétuo e irrevogável do direito de propriedade.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		(2016/VUNESP) Assinale a alternativa que corretamente discorre sobre o instituto da desapropriação.
	
	
	
	
	Em se tratando de bens públicos, um Estado, por exemplo, pode desapropriar bens de outros Estados, ou ainda, podem os Municípios desapropriar bens de outros Municípios, desde que localizados em sua dimensão territorial.
	
	
	A indenização prévia e em dinheiro pela transferência da propriedade operada pela desapropriação é excepcional, a regra geral é que não haverá esse pagamento indenizatório pela expropriação realizada pelo Poder Público.
	
	
	O procedimento expropriatório exaure-se em um só momento, em uma única fase em que o Poder Público manifesta sua vontade e imediatamente consuma a transferência do bem, com a imissão em sua posse.
	
	
	É legítima a desapropriação do Estado sobre bens de sociedade de economia mista federal, sob a consideração de que, mesmo sendo o serviço executado da competência da União, os bens da entidade a ela vinculada não estão a merecer proteção.
	
	
	O objetivo da desapropriação é a transferência do bem desapropriado para o acervo do expropriante, sendo que esse fim só pode ser alcançado se houver os motivos ensejadores da desapropriação, quais sejam, a utilidade pública, a necessidade pública ou o interesse social.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Configura causa de extinção do contrato de concessão de serviço público, sem indenização por perdas e danos,
	
	
	
	
	reversão dos bens afetados.
	
	
	declaração de caducidade.
	
	
	encampação.
	
	
	permissão.
	
	
	resgate.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Em relação a desapropriação, marque a alternativa correta:
	
	
	
	
	c) Na desapropriação por zona, é permitido a Administração Pública desapropriar bens para obras futuras, bem como para especulação imobiliária decorrente de valorização de imóvel, contudo, o STF, em decisão recente, declarou a inconstitucionalidade do dispositivo pela quebra do princípio da razoabilidade.
	
	
	a) Na desapropriação ordinária, segundo decisão do STF, a posse poderá ser antecipada na imissão na posse, e a propriedade, segundo decisão recente do STF, quando da confirmação da sentença pelo Tribunal de Justiça.
	
	
	b) Na desapropriação confiscatória, segundo recente decisão do STF, não se exige a participação direta do proprietário no cultivo ilícito. Se o proprietário não participou, mas agiu com culpa, deverá ser expropriado.
	
	
	e) Na desapropriação sanção urbana, o IPTU progressivo será no prazo de 5 (cinco) anos, com progressão do percentual no dobro do valor, até o percentual máximo de 16%, sempre precedido de notificação obrigatória para edificação.
	
	
	d) Na desapropriação sanção rural, apropriedade resolúvel e sua cláusula resolutória, segundo a Lei 8.629/93, deverá ser expressa no contrato, o que impede a parte de negociar a propriedade pelo prazo de 05 (cinco) anos.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Sobre a responsabilidade civil do Estado, segundo entendimento dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	As prestadoras de Serviço Público responderão de forma subjetiva caso a vítima seja usuária do serviço e objetiva caso a vítima não seja usuária do serviço.
	
	
	O oficial da polícia à paisana que se envolve em tiroteio em transporte público, com resultado morte de passageiro, obriga o Estado a indenizar a vítima ou sua família no caso de morte.
	
	
	O preso fugitivo que volta a cometer crime, a qualquer tempo após a sua fuga, caracteriza obrigação do Estado indenizar na modalidade de responsabilidade objetiva.
	
	
	O suicídio do preso sob custódia do Estado não caracteriza obrigação do Estado indenizar a não ser que fique provada a desídia da vigilância dos presos.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		O Poder Público Municipal lançou mão, urgente e transitoriamente, de um prédio de quatro andares, pertencentes a João da Costa, empresário do ramo de equipamentos de informática, para atender demanda de perigo iminente. Nesse caso, ele o fez, corretamente, por meio de:
	
	
	
	
	Requisição
	
	
	Tombamento
	
	
	Servidão administrativa
	
	
	Desapropriação indireta
	
	
	Limitação administrativa
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Continue navegando