Buscar

pcc politicas publicas na educaçao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso: Pedagogia 
Disciplina: Políticas publicas e Organização da Educação Básica (EEL0112/3621691) 9009 
Professor / Tutor: Marcia Alves 
Título do Relatório: PCC Políticas Pública na Educação 
Aluno: Gabrielle Carletti Mining 
Matrícula: 202002581361
Data:16/10/2020
Política publica na educação
INTRODUÇÃO 
Uma das questões relevantes dentro das políticas educacionais a serem discutidas deve ser, portanto, se a garantia do direito à educação somente é possível através da efetivação de políticas públicas educacionais, via ações do Estado e se este Estado pode criar mecanismos para assegurar o acesso ao nível superior, por exemplo, materializando-se por programas educacionais tais como a educação conectada onde intuito é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.
 Qualquer que seja o modelo de organização das políticas educacionais, o fato é que precisamos trabalhar na concretização de informações relevantes, que de fato favoreça a população, e que faça com que elas se conscientizem da importância do conhecimento na vida de seus filhos e futuras gerações. 
A leitura e a escrita permitem ao aluno desenvolver outras importantes habilidades, impactando positivamente toda sua vida escolar, pessoal e profissional. É preciso aproveitar a janela de oportunidades que somente o cérebro de uma criança possui, mais apto a adquirir conhecimentos.
O Tempo de Aprender é o programa sobre alfabetização mais completo da história do Brasil. Destinado precipuamente às crianças da pré-escola e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras.
Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país. Entre elas, destacam-se: déficit na formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; falta de materiais e de recursos estruturados para alunos e professores; deficiências no acompanhamento da evolução dos alunos; e baixo incentivo ao desempenho de professores alfabetizadores e de gestores educacionais.
	
Com o objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização, o programa Tempo de Aprender propõe ações estruturadas em quatro eixos:
EIXO 1: Formaçoes continuada de profissionais da alfabetização 
EIXO 2: Apoio pedagógico para alfabetização 	
EIXO 3: Aprimoramento das avaliações da alfabetização 
EIXO 4: Valorização dos profissionais de alfabetização 
 
O objetivo do Programa de Inovação Educação Conectada, desenvolvido pelo Ministério da Educação e parceiros, é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.
Nesse sentido, o Programa fomenta ações como auxiliar que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet, destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais e proporcionar aos alunos o contato com as novas tecnologias educacionais.
Sua implementação passou por três fases: (1) indução (2017 a 2018) para construção e implantação do Programa com metas estabelecidas para alcançar o atendimento de 44,6% dos alunos da educação básica; (2) expansão (2019 a 2021) com a ampliação da meta para 85% dos alunos da educação básica e início da avaliação dos resultados; e (3) sustentabilidade (2022 a 2024) com o alcance de 100% dos alunos da educação básica, transformando o Programa em Política Pública de Inovação e Educação Conectada.
As mais de 400 mil carteirinhas do Ministério da Educação (MEC) emitidas de forma digital e gratuita para os estudante e poderão ser utilizadas enquanto a matrícula do aluno em uma instituição de ensino estiver ativa no Sistema Educacional Brasileiro (SEB). Os documentos, portanto, continuam a valer, apesar de a Medida Provisória (MP) que instituiu a ID Estudantil ter caducado no domingo, 16 de fevereiro, e impedir novas emissões.
A ID Estudantil, lançada em 6 de setembro de 2019, permitia a todos os estudantes brasileiros entrarem em eventos culturais e esportivos com meia-entrada. O produto foi ofertado em ambiente digital, nas lojas Google Play e Apple Store, o que evitou a impressão de papel e reduziu a burocracia e o risco de fraudes. A MP aguardava votação no Congresso Nacional.
O que esses três mecanismos de políticas publicas na educação influenciaram na minha vida.
 tempo de aprender e a educação conectada,os dois em si são muito importantes na minha vida pelo simples fato de facilitar meus estudos em relação a faculdade, e também me ajuda a poder passar conhecimento ao meu filho, que esta começando a fase da alfabetização. O ID estudantil facilita minhas entradas em museus, shows... e isso faz com que eu não tenha prejuízo em pagar uma inteira em um ingresso. 
Com isso, posso afirmar que os três mecanismos que citei nesse trabalho, são ótimas influencias para mim. Por isso escolhe cita-los.
Bibliografia:
http://www.brasil.gov.br/
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/
http://alfabetizacao.mec.gov.br/#ancora
http://portal.mec.gov.br/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando