Buscar

prova 2 Ciência

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo:
 O solo e a __________________ servem como um mecanismo de filtro retendo inúmeras bactérias, partículas e sujidades que poderiam chegar aos _______________, todavia, eles são incapazes de filtrar alguns gases e substancias que se dissolvem na água e que serão os responsáveis pela _________________das águas subterrâneas. Para que possa se realizar um controle da contaminação nas águas subterrâneas deve-se conhecer o sistema ______________ daquele local, os possíveis contaminantes e a _____________ e a geologia da região
Errado		
​​​​​​​Zona saturada, aquíferos, poluição, hidrológico, litologia.
	
​​​​​​​Zona saturada, aquíferos, poluição, hidrológico, hidrografia.
	
​​​​​​​Zona neutra, aquedutos, poluição, hidrológico, litologia.
Errado		
​​​​​​​Zona saturada, aquedutos, poluição, hidrológico, hidrografia.
	
​​​​​​​Zona saturada, rios, poluição, hidrológico, litologia.
Explicação:
A letra B está correta e completa as lacunas.
 	
2.
Assinale a alternativa que apresenta divisões do relevo oceânico.
	
​​​​​​​Ilhas e planaltos.
	
​​​​​​​Talude e planícies.
Certo		
​​​​​​​Dorsais oceânicas e planícies abissais.
	
​​​​​​​Savana e planícies continental.
	
​​​​​​​Ilhas e vulcões terrestres.
Explicação:
Letra A está correta, visto que nas outras alternativas ocorre pelo menos um item incorreto.
 	
3.
O movimento das águas subterrâneas pode ser descrito pela Lei de Darcy, sendo seu movimento condicionado ao gradiente hidráulico e às propriedades hidráulicas dos materiais porosos. Acerca das propriedades, assinale a alternativa que não apresenta um parâmetro hidrogeológico influenciado pela Lei de Darcy.
Errado		
​​​​​​​Condutividade hidráulica.
Errado		
​​​​​​​Estabilidade.
	
​​​​​​​Coeficiente de armazenamento.
	
​​​​​​​Porosidade.
	
​​​​​​​Potencial hidráulico.
Explicação:
A letra D está incorreta, visto que estabilidade não é um parâmetro hidrogeológico.
 	
4.
Assinale abaixo a alternativa que não está relacionada às características que as águas subterrâneas devem apresentar.
	
​​​​​​​Economicamente viável e que não cause impactos negativos ao ambiente
	
​​​​​​​Formação geológica que permita a circulação e armazenamento de águas subterrâneas.
	
​​​​​​​Local de possível extração da água.
	
​​​​​​​Tem sua formação muito anterior, em determinado período de tempo.
Certo		
​​​​​​​Não deve apresentar aproveitamento rentável.
Explicação:
A letra E está incorreta, visto que a água deve permitir sua extração para ser considerada subterrânea e, portanto, apresenta rentabilidade.
 	
5.
(...) pode ser representado como uma linha do tempo do presente até a formação da Terra, subdividido em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta. A qual conceito geológico a frase faz menção?
Errado		Geotectônica
	Geologia Ambiental
Errado		Tempo Geológico
	Geologia Estrutural
	Paleontologia
 	
6.
Analise a seguinte definição: É o conjunto de organismos de uma mesma espécie que habitam ou ocupam um mesmo espaço em determinado tempo. Ela refere-se a:
	Habitat
Certo		População
	Comunidade
	Nicho Ecológico
	Ecossistema
Explicação:
população é o conjunto de indivíduos da mesma espécie que habitam um mesmo local.
 	
7.
A discordância, sob o ponto de vista estratigráfico, pode ser definida como uma superfície que separa rochas formadas em diferentes épocas geológicas, ou seja, onde tiver ocorrido um lapso de tempo entre a formação de camadas adjacentes. Marque a alternativa que não condiz com as informações sobre discordância.
	
A discordância erosiva: as rochas sedimentares repousam sobre rochas cristalinas muito mais antigas apresentando-se uma descontinuidade estratigráfica.
	A discordância angular: as rochas mais antigas inclinadas formam ângulo com as rochas mais modernas horizontais.
Certo		A discordância paralela como o nome sugere, esta discordância é caracterizada pelo processo de erosão que se dá durante o hiato.
	
A discordância paralela: as rochas mais antigas são separadas pela superfície discordante, das camadas mais jovens sobrejacentes, permanecendo o paralelismo entre elas.
	
A discordância paralela que não é facilmente perceptível desde logo, pois há uma sucessão de sedimentos e sem superfície de erosão. Para que possa ser distinguida, deve-se analisar o seu conteúdo fossilifico.
Explicação:
Correta: A discordância erosiva como o nome sugere, esta discordância é caracterizada pelo processo de erosão que se dá durante o hiato.
 	
8.
Um elemento fundamental para nossa vida e desenvolvimento do nosso planeta é a água. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.
	
A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica, assegurando a sustentabilidade do meio ambiente.
	
A diminuição da chuva no Brasil e no mundo tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.
	
 Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários e empresas.
Certo		
 A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, além dos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.
 
	
 O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas que não são tão dominantes.
Explicação:
 as poluições doméstica (esgotos), industrial (resíduos tóxicos e poluentes em geral) e agrícola (insumos) acarretam para a inutilização de água potável, diminuindo a disponibilidade desse recurso ao homem.
Apesar das políticas de exploração dos recursos naturais, ainda se reclama de sua falta, sobretudo da água. Tal problema é resultado dos desequilíbrios econômicos e da ausência de políticas que visem a superá-los.
A construção de barragens para a geração de energia elétrica contribui mais para um desequilíbrio do meio ambiente local e até regional do que para a sua sustentabilida
 O Brasil possui abundante quantidade de água superficial.
O problema da falta d¿água no Brasil ¿ e no mundo ¿ não tem relação com a ocorrência das chuvas, e sim com a má utilização e distribuição desse importante recurso natural.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais