Buscar

6º ano História do Street dance

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História do Street dance/dança de rua
O que é Street dance?
É um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados (acompanhados de expressão facial), com as seguintes características: fortes, sincronizados e harmoniosos, rápidos, simétricos de pernas, braços, cabeça e ombros, assimétricos de pernas, braços, cabeça e ombros e coreografados.
Origem Street dance
A dança de rua originou-se nos Estados Unidos, em 1929, época da quebra da bolsa de Nova York e da grande crise econômica. Músicos e dançarinos dos cabarés americanos urbanos, desempregados como consequência da crise, passaram a realizar suas performances nas ruas.
Nas décadas seguintes (30 e 40) outros ritmos de origem afro-americana, como o Blues e o Rhytm and Blues influenciaram a dança de rua. No fim dos anos 60, o cantor americano James Brown criou um novo ritmo que influenciou muito a dança de rua: o Soul (ritmo de origem afro-americana). Mais tarde, o funk (também de James Brown), a música Disco e o Rap também influenciaram a dança de rua. O Breaking surgiu na década de 80 como uma vertente da dança de rua, e foi disseminado pelo mundo rapidamente, tendo como principal precursor o americano Michael Jackson.
Mais do que um estilo de dança influenciado por vários ritmos, a dança de rua sempre foi associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70. Nesse período, o movimento que teve início com a dança se estendeu para outras manifestações culturais e artísticas, como a pintura, a poesia, o grafite e o visual (modo de se vestir, de andar, etc.). A esse novo estilo nascido nos guetos nova-iorquinos (Bronx, Brooklin e Harlem) deu-se o nome de Hip – Hop.
O nascimento do Hip Hop
O movimento surgiu na década de 1970, em Nova York, nos Estados Unidos, em um bairro chamado Bronx. A maioria dos moradores da região era de origem africana, latina ou jamaicana e sofria preconceito por sua cultura ser diferente da dos norte-americanos. 
Pelo desejo de se expressar, a população do Bronx foi criando uma nova cultura baseada em suas origens. O movimento, que unia música, poesia, dança e pintura, recebeu o nome hip-hop (“hip” é uma gíria para algo moderno, enquanto “hop” se refere a um movimento de dança).
Os 4 elementos do Hip Hop
Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance/ breakdance.
Breakdance
O breaking, ou breakdance, é uma dança inventada em Porto Rico, muito apresentada por artistas nas ruas. Ela tem como inspiração as artes marciais (atividades físicas inspiradas em movimentos de guerra), de modo que são comuns as competições chamadas fights (que significa “brigas”, em inglês, mas são, na verdade, disputas), em que ganha o competidor que usar passos mais criativos e elaborados. Quem participa da dança é chamado de b-boy (no caso dos meninos) ou b-girl (para as meninas). 
Grafite
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
Principais termos e gírias utilizadas nessa arte; grafiteiro/writter: o artista que pinta, bite: imitar o estilo de outro grafiteiro, crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo, tag: é a assinatura de grafiteiro, toy: é o grafiteiro iniciante, spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.
Rap (significado Rhythm And Poetry que em português significa Ritmo e poesia.)
O  Rap desenvolveu-se entre as classes pobres dos EUA, particularmente entre os afro-americanos e os hispânicos, que ansiavam por uma sonoridade que traduzisse seu cotidiano e sua cultura, no início dos anos 70. 
Mc - A sigla MC, que vem de Master of Ceremony (mestre de cerimônias, em inglês), é o nome recebido pela pessoa que canta rap, estilo musical presente no hip-hop e que mescla ritmo e poesia.
DJ
Enquanto os MCs cantam e entretêm o público com suas rimas os DJs (sigla em inglês para disc jockey) selecionam as músicas que serão tocadas e fazem mixagens (mudanças na música, alterando sua velocidade e misturando com outras canções, entre outros).

Continue navegando