Buscar

Trabalho 2 - Escrito Reflexivo

Prévia do material em texto

Por que mudar a forma como vemos e entendemos o mundo?
Durante anos utilizamo-nos de pré-julgamentos necessários para assegurar a perpetuação de nossa espécie. De que forma aprendemos quais frutas silvestres podem, ou não, ser consumidas sem risco de envenenamento? Quais elementos químicos são nocivos a nossa saúde? Quem possui maior força, o homem ou o animal selvagem? Nos primórdios, nossos ancestrais perderam a vida para que sua prole conhecesse seus limites. Temer o desconhecido era vital.
Com o passar do tempo, estereótipos foram criados e ainda que hoje não façam mais sentido, seguimos replicando: louras são desprovidas de inteligência, bairros marginalizados são perigosos, japoneses são intelectualmente mais avançados, religiosos são fanáticos, bailarinos tem tendências homossexuais.... É natural do ser humano classificar coisas e pessoas.
Uma vez que aceitamos e reconhecemos nossa tendência ao pré-conceito, podemos provocar em nós mesmos e àqueles que nos cercam, um movimento de mudança. Conhecer ao outro antes de julgar, se colocar no lugar do seu semelhante, praticar a empatia.... Pensar de forma pejorativa, como forma de autoproteção, talvez seja inevitável, mas transformar este pensamento em uma ação positiva é o primeiro passo para a quebra de paradigmas.
No mundo corporativo evoluímos como profissionais quando entendemos que temos muito a aprender com o próximo, independentemente de suas origens, grau de instrução ou cor da pele. São justamente suas habilidades individuais que podem impactar, de forma única cada indivíduo, para a criação de algo novo e incrível!

Continue navegando