Buscar

Termogênese Biológica e seus Mecanismos

Prévia do material em texto

TERMOGÊNESE:
A temperatura varia ao longo do dia e ao longo dos ciclos circadianos que nós temos, então a termogênese biológica é a termogênese produzida pelos organismos biológicos e os organismos homeotérmicos tendem a aumentar a produção de calor quando expostos a uma situação de frio. O calor é produzido basicamente de duas formas: através da termogênese mecânica e na termogênese química. Existem reações químicas que são exotérmicas, ou seja, liberam calor e nós fazemos uso desse calor liberado em reações no nosso corpo. A termogênese mecânica é o calafrio, por exemplo, quando somos submetidos a temperaturas muito baixas e essa contração muscular esquenta o corpo de maneira mais rápida do que aumentar o metabolismo através de reações químicas. Essa resposta muscular é involuntária.
Alguns animais não possuem essa resposta para conservação de calor, como por exemplo os coelhos, mas eles possuem outras formas de responder a manutenção corporal, como o aprisionamento do ar nos pelos – o que também ocorre nos seres humanos quando nos arrepiamos – e esse ar aprisionado funciona como um isolante térmico que mantem o ar quente próximo a pele, esquentando-o. 
A termogênese química pode ser exemplificada como a transformação da energia proveniente de um alimento que ingerimos e parte dessa energia transformada é dissipada na forma de calor. Essa forma de termogênese é mais relevante na exposição a um resfriamento lento. (Por exemplo se nós passarmos muito tempo expostos a uma situação de frio, acabamos nos acostumando aquele frio porque o nosso metabolismo muda e se regula). Além desses mecanismos de manutenção da temperatura corporal, o nosso organismo ainda pode acelerar esse processo de manutenção queimando gorduras, carboidratos e proteínas. Um tecido adiposo especifico, o tecido adiposo marrom, que está presente nos mamíferos, provê a melhor relação de quantidade de calor x a queima dele. Esse tecido é o primeiro tecido queimado em situações de frio. Já os órgãos que mais produzem calor são o fígado, o cérebro, o coração e os músculos esqueléticos. No caso do fígado e dos músculos, essa alta produção de calor se deve ao armazenamento de glicose sob a forma de glicogênio, que é usado nos períodos entre refeições. A reação de queima de glicogênio produz alta quantidade de calor. (?)
 Vários fatores afetam a termogênese: Privação de sono: se o sono está desregulado, o sistema endócrino acaba se desregulando também e o corpo controla a termogênese química através dos hormônios, que serão produzidos através do sistema endócrino. 
Alimentação: causa desregulação do sistema endócrino e baixo armazenamento de energia.
 Exercício: muda o metabolismo, levando ao suor.

Continue navegando