Buscar

Trabalho de Espanhol- Chile

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Espanhol
CHILE
Nomes: Laís, Ana, Luiza, Giovana e Tailon Turma: 302 
 Localização geográfica
A República do Chile é formada por uma estreita e longa faixa de terra compreendida entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. Limita-se ao norte com o Peru, ao nordeste com a Bolívia, a leste com a Argentina, e a oeste com o oceano Pacífico.A extensão territorial no sentido norte-sul do país é de 4,3 mil km, em contrapartida, de leste-oeste possui somente 200 km.Além do território continental, o Chile possui várias ilhas costeiras, a metade ocidental da Terra do Fogo, o arquipélago Juan Fernández e as ilhas polinésias de Páscoa, San Félix, San Ambrosio, Sala e Gómez, as ilhas situadas ao sul do canal de Beagle e outras. 
O Chile, apesar de estar longe de atingir uma condição semelhante a dos países centrais em qualidade de vida, em razão das desigualdades sociais, apresenta um dos melhores indicadores sociais de toda América Latina.
População chilena
A população chilena está estimada em 16,9 milhões de pessoas, desse total pelo menos 95% são mestiços de ameríndios com brancos de descendência espanhola, grande parte da população se aglomera no centro do país, motivado pela presença de Santiago, uma cidade com aproximadamente 6 milhões de habitantes, que ocupa um lugar de destaque no cenário nacional, pois trata-se da capital federal e a maior do país.
HISTÓRIA DO CHILE
O território chileno foi ocupado por uma série de povos pré-colombianos, dos quais se destacaram os atacamenhos, aimarás, onawos, changos etc. Na ilha de Páscoa, localizada no meio do Oceano Pacífico, desenvolveu-se uma civilização polinésia conhecida como rapa nui, que foi responsável por uma construção muito famosa, os moais.
A cultura pré-colombiana mais conhecida do Chile é a de um povo oriundo da cultura dos araucanos: os mapuches. Estes formaram o maior povo indígena da região do Chile e, além disso, ficaram notabilizados por resistirem ao domínio dos incas e, depois, ao domínio dos espanhóis a partir do século XVI.
A partir do século XV, os incas procuraram expandir seus domínios para a região que corresponde ao território chileno. O avanço dos incas na região ocorreu por toda a parte norte e central do Chile, mas foi interrompido na região do Rio Maule. Ao sul do Rio Maule, iniciava-se o domínio dos mapuches, que resistiram e barraram o avanço dos incas.
A resistência dos mapuches à presença de povos estrangeiros permaneceu com a chegada dos espanhóis na região durante o século XVI. Os primeiros espanhóis de que se têm registro passaram pela região em 1520, e os primeiros conflitos aconteceram em 1536, com os mapuches lutando contra os membros da expedição de Diego de Almagro.
Chile como nação independente
O estabelecimento dos espanhóis aconteceu a partir de 1540, quando a cidade de Santiago foi fundada pelos espanhóis. Isso causou inúmeros conflitos entre espanhóis e mapuches ao longo da colonização espanhola. Os mapuches nunca foram de fato assimilados pelos espanhóis, e esse conflito de longa duração ficou conhecido como Guerra de Arauco. Os mapuches só foram conquistados de fato durante o século XIX, quando o Chile era uma nação independente.
A colonização espanhola ocorreu por meio da criação da Capitania Geral do Chile, e a independência chilena somente foi conquistada após anos de guerra. A declaração de independência do Chile ocorreu no dia 12 de fevereiro de 1818, e os grandes nomes do processo de independência chilena foram José de San Martín e Bernardo O’Higgins.
SIGNIFICADO DO NOME CHILE
São muitas as teorias sobre a origem de seu nome, alguns historiadores afirmam que o nome vem da palavra chilli do idioma nativo quechua ou aimará, que significa fim, pois era o fim do império para os Incas, que dominaram a região.
Outros dizem que as terras do chilli ou tchili para os Incas eram as terras do “frio” ou da “neve”. E, segundo o jornal chileno La Nación, outros estudiosos falam que o nome do país vem das palavras trih ou chil, que os nativos usavam para se referir a um pássaro com manchas amarelas em suas asas.
Moeda Chilena
A Moeda do Chile é o Peso Chileno. Quando fazemos a conversão do peso chileno para real vemos que se trata de uma moeda mais desvalorizada, valendo a pena para o turista brasileiro viajar para lá.
- Valores das notas em circulação: 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 e 20.000 pesos chilenos
- Valores das moedas em circulação: 1, 5, 10, 50, 100 e 500 pesos
- Taxa de Câmbio (relação com o Real do Brasil): R$ 1,00 equivale a $143,43 (cotação em 13/10/2020).
Economia
Assim como a população, a atividade agrícola chilena concentra-se na parte central do país, cuja característica climática é mediterrânea. Isso possibilita o cultivo de culturas comuns a lugares de clima mediterrâneo, como: uvas e azeitonas, as quais servem como matéria-prima para a produção de vinho e azeite.
O subsolo chileno é rico em recursos minerais, especialmente em cobre, tendo em vista que cerca de 38% das jazidas mundiais encontram-se no país. Esse fato resulta na posição de primeiro lugar em produção desse minério em escala mundial.
No setor industrial, o Chile concentra o seu polo nas proximidades de sua capital, e principal centro do país, Santiago. A produção industrial está ligada, em geral, à produção primária, como indústria de alimentos, têxtil e beneficiamento de minérios.
Principais cidades do Chile:
• Santiago- Capital- A cidade de Santiago abriga os principais organismos governamentais, financeiros, administrativos, comerciais e culturais do Chile. Santiago também é sede da CEPAL, além de ser considerada a terceira capital latinoamericana com melhor qualidade de vida, depois de Montevidéu e Buenos Aires. 
• Concepción- Concepción é uma das principais cidades comerciais e industriais do Chile, principalmente devido à sua localização perfeita. A cidade é conhecida por ter uma longa tradição musical, especialmente com música rock e é também por seu centro de universidades. 
• Pucón- Ao sul de Santiago, encontra-se a linda cidade de Pucón, que é cercada pela natureza. Ela esconde vulcões, piscinas naturais de águas termais, cachoeiras, trilhas, pistas de esqui e muita diversão em seu centro, como é o caso dos cassinos.
• Antofagasta- Antofagasta é uma cidade portuária e a capital regional de uma zona mineira no deserto de Atacama, no norte do Chile. É conhecida pela produção de cobre. A norte da cidade, na costa do Pacífico, encontra-se o Monumento Natural La Portada. Este enorme arco natural, ao largo da costa, alberga gaivotas, pelicanos e, por vezes, focas e golfinhos. A sudeste da cidade, no deserto de Atacama, encontra se a “Mano del Desierto”, uma grande escultura de uma mão.
Comidas
1. Abacate- Os chilenos amam abacate, especialmente na sua versão salgada,sendo um dos maiores produtos do fruto no mundo, o abacate é encontrado em praticamente todos os pratos, incluindo no hot dog e hambúrguer, quase como um guacamole mexicano.
2. Ceviche- O ceviche tem origem no Peru, mas se espalhou por grande parte da América Latina. Essencialmente é um prato de peixe cru que fica marinando (até praticamente cozinhar) no suco de limão.
3. Pastel de Choclo- É uma espécie de escondidinho, com uma massa de milho meio adocicado e recheio de carne.
4. Mote con huesillos- Parece estranho num primeiro olhar, mas é uma bebida não alcoólica bem doce, que quase serve como sobremesa, é feita de pêssego e mote, um grão de trigo, todos cozidos juntos em água e açúcar. Bebe-se bem gelado e o ideal é comer tudo depois com uma colherzinha.
Clima do Chile por regiões
É muito difícil definir a temperatura do Chile, porque sua área é bem extensa e abrange diversos climas. No norte chileno, por exemplo, a área é super seca e as chuvas são raríssimas. Não é à toa que o famoso Deserto do Atacama fica por lá. Por outro lado, as temperaturas são mais agradáveis e somente nas noites de inverno chegam a fazer muito frio de noite, com o termômetro podendo marcar até -10ºC. Já o Centro do Chile é mais parecido com o Brasil,com estações bem definidas, e tendo durante o ano temperaturas de 0ºC a 30ºC. No sul do Chile a temperatura é bem mais fria, mas também reserva paisagens surreais. Os longos campos e montanhas chilenas são refrescados com chuvas e climas que não costumam passar dos 20ºC, nem mesmo no verão.
Pontos Turísticos
Deserto do Atacama- Um dos locais mais famosos do Chile, o Deserto do Atacama é um dos mais áridos do mundo. Com 105 mil km2 e localizado a 4 mil metros de altitude, possui paisagens que vão muito além das dunas de areia: são lagos, vilarejos, sítios arqueológicos e até o deserto de sal.
Valle de la Luna e Valle de la Muerte- Um dos passeios mais conhecidos, é formado pela cordilheira do sal, ou seja, formações compostas de sal, gesso e argila que, após a ação dos ventos e das chuvas, ganha forma distintas e interessantes. Entre as atrações do Valle de la Luna estão as Três Marias, a Grande Duna, o Cânion e as cavernas. O Valle de la Muerte tem grande formações pontiagudas e um visual impressionante visto do alto. 
Salar de Uyuni- Na fronteira com a Bolívia fica o Salar de Uyuni, o deserto de sal.
Patagônia Chilena- A região mais conhecida da Patagônia fica na Argentina, porém a Patagônia Chilena merece definitivamente uma visita. Em comparação com a Patagônia argentina, o lado chileno tem uma paisagem mais inóspita e inexplorada, em que vale a pena visitar os famosos Campos de Gelo do Sul, considerados a terceira maior extensão de gelo no mundo, o Parque Nacional de Torres del Paine e o Canal Beagle, onde é possível observar pinguins, baleias, leões marinhos e muitas outras espécies.
Ilha de Páscoa- Quem nunca viu fotos ou imagens das famosas esculturas de pedra? Elas ficam espalhadas por toda a ilha e a mais antiga tem 12 mil anos. Chegam a medir 10 metros de altura e a pesar 80 toneladas. O motivo? Ninguém sabe. São herança da antiga civilização maoi, originária da Polinésia, ex-habitantes do local. Chegar nessa misteriosa e isolada ilha só é possível de avião a partir de Santiago do Chile ou do Tahiti. 
Valparaíso- Valparaíso foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Na parte alta da cidade são as casas coloridas que dão charme ao local e formam seu cartão-postal mais conhecido. Lá também é possível visitar a Casa La Sebastiana, uma das três casas, agora transformadas em museu, que pertenceram ao poeta Pablo Neruda.
Viña del Mar- Viña del Mar fica bem próxima de Valparaíso e é um dos mais importantes balneários chilenos. É repleta de belas praias, embora de águas geladas. Outras atrações são os castelos e palácios construídos no século passado, como o Castelo Wulff, construído em 1904, em cima das rochas na orla da praia Miramar. O Parque Quinta Vergara é outra atração interessante, repleta de jardins com as mais variadas espécies de plantas do mundo, um museu e um palácio. O famoso Relógio de Flores fica na entrada da cidade e foi construído para a Copa do Mundo de 1962, sediada no Chile.
Punta Arenas- É de Punta Arenas que saem muitos barcos e passeios até à Antártida. Apesar de pequena e com uma população de pouco mais de 100 mil habitantes, Punta Arenas é uma cidadezinha a não perder, com ruas decoradas, grandes palacetes, a magnífica Plaza de Armas e o famoso Museu Naval e Marítimo. Outro dos atrativos de Punta Arenas é a zona franca, uma área com várias ruas cheias de lojas onde é possível comprar livre de impostos.
Valle Nevado- O Valle Nevado é uma estação de esqui de fácil acesso, próximo da capital Santiago, fica no alto da Cordilheira dos Andes, a 3.200 metros de altitude, e as montanhas cobertas de neve formam um cenário espetacular. Possui 39 pistas, desde as feitas especialmente para crianças e principiantes, até as mais radicais. Há lojas para aluguel de equipamentos, roupas apropriadas e aulas particulares ou coletivas. Quem se hospeda no local ainda pode aproveitar uma piscina térmica noturna ao ar livre, bares com karaokê e muitos drinks para esquentar a noite.
Curiosidades
Maior piscina do mundo está no Chile- Ela está localizada no Resort San Alfonso Del Mar, na cidade de Algarrobo, há 120 km de Santiago. A piscina tem 1 quilômetro de extensão e 115 metros de profundidade. Para se ter uma ideia, a extensão total da piscina corresponde a 20 piscinas olímpicas. Para enchê-la é necessário mais de 250 milhões de litros de água do mar, através de um sistema digital de sucção e filtragem.
Terremotos- Chile é o país com maior número de terremotos do mundo. E o maior deles também foi lá, em 1960 na cidade de Valdivia e atingiu 9.5 graus de magnitude.
Vinhos- O Chile já ocupa a 4ª posição mundial na produção de vinhos, por estar situado entre a Cordilheira do Andes e o Oceano Pacífico, a topografia e o clima mediterrâneo, formam um excelente ambiente para o cultivo das uvas.
Maior Torre da América Latina- Está em Santiago a maior torre da América Latina. O edifício tem 300 metros de altura e acaba de inaugurar um mirante que fica no 62º andar. É o Sky Costanera, ponto turístico imperdível, de onde você pode ver Santiago em 360º.

Continue navegando