Buscar

COMEX PROVA 100% ANA

Prévia do material em texto

Pergunta 1 (0.917 pontos)
 
Salvo
"Para realizar uma importação, é necessário que o importador se habilite previamente junto à Receita Federal do Brasil para operar no Siscomex. Quando da habilitação, o importador deverá estar no Radar – Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros.
Ao efetuar o primeiro registro de importação no Siscomex, o importador automaticamente estará cadastrado no Registro de Importador e Importador (REI) da Secretaria de Comércio Exterior (Secex)".
SEGALIS, G.; FRANÇA, R.; ATSUMI, S. Fundamentos de exportação e importação no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2012. p. 133.
 
No excerto, assim como no texto-base, é discorrido sobre o processo de importação no Brasil. Analise as afirmativas a seguir sobre o processo de importação e as enumere de acordo com a sequência em que devem ocorrer.
 
I. (  ) É consultado se a carga está disponível para transbordo.
II. (  ) Registro da Declaração de Importação no Siscomex.
III. (  ) Realiza o pagamento dos serviços de armazenamento, movimentação, pesagem, posicionamento, desova e outros relativos à carga.
IV. (  ) Análise da carga e documentação pela Receita Federal.
V. (  ) Entrega da mercadoria ao importador.
 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	4, 1, 2, 5, 3.
	
		b) 
	4, 1, 2, 3, 5.
	
		c) 
	1, 2, 3, 4, 5.
	
		d) 
	1, 2, 4, 3, 5.
	
		e) 
	4, 2, 1, 3, 5.
Pergunta 2 (0.917 pontos)
 
Salvo
"Os registros das operações comerciais são efetuados no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). Tais registros são visualizados pelos principais órgãos que atuam no comércio exterior e, com determinadas reservas, pelos diversos agentes autorizados a operar no mercado de câmbio.
 
O Siscomex representa uma nova sistemática administrativa para o comércio exterior brasileiro, mediante integração das atividades das instituições governamentais envolvidas, no que se refere à orientação, acompanhamento e controle das diferentes etapas das operações de exportação e importação".
ATSUMI, S. Negócios financeiros internacionais. Curitiba: Iesde Brasil S.A., 2011. p. 98.
 
Conforme o excerto e o estudo realizado no texto-base, o Siscomex é fundamental para o comércio exterior brasileiro. Diante disso, analise atentamente as afirmativas que se fazem sobre o Siscomex:
 
I. Para obter acesso ao Siscomex, empresas importadoras e exportadoras deverão ser habilitadas no Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes.
II. Para operar por meio do Siscomex, a pessoa jurídica precisa do Registro de Exportadores e Importadores, da Secretaria de Comércio Exterior.
III. A Receita Federal do Brasil analisa todas as cargas de importações que chegam ao Brasil.
IV. Pessoas físicas podem realizar importação e exportação sem Registro de Exportadores e Importadores caso descaracterizada operação habitual e seja desconfigurado o comércio.
V. Para pessoas físicas que atuam como agricultores ou pecuaristas com registro no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária é desnecessário o Registro de Exportadores e Importadores.
 
Estão corretas:
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
		b) 
	Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
	
		c) 
	Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	
		d) 
	Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
	
		e) 
	Apenas as afirmativas I, II, IV estão corretas.
Pergunta 3 (0.917 pontos)
 
Salvo
Com o objetivo de aumentar a entrada a mercados estrangeiros e promover a competitividade interna, o Brasil colabora para as negociações de acordos entre o Mercosul e parceiros extrarregionais. Em 1995, a União Europeia e o Mercosul assinaram um Acordo-Quadro de Cooperação Interregional, que entrou em vigor em 1999. Uma declaração comum em anexo ao acordo prevê as bases para um diálogo político entre as partes.
 
No texto-base, estudamos que o Mercosul firmou acordos extrarregionais. Baseado nesse estudo, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
 
I. (  ) Mercosul e União Europeia tem negociações centralizadas no marco normativo que se trata do mercado em bens, solução de conflitos e outros.
II. (  ) O primeiro acordo extrarregional do Mercosul foi com a Índia e trata-se de um Acordo de Preferências Tarifárias Mercosul-Índia.
III. (  ) O Mercosul e EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) acordaram em continuar as conversas, objetivando uma negociação comercial futura.
IV. (  ) O Mercosul e Palestina firmaram um acordo concentrado no setor de serviços.
V. (  ) Está em processo um acordo entre Mercosul e Egito, que visa a mútua abertura de mercado de bens e serviços. 
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	F, F, F, V, V.
	
		b) 
	V, F, V, F, F.
	
		c) 
	V, V, V, F, V.
	
		d) 
	F, F, V, V, F.
	
		e) 
	V, F, F, V, V.
Pergunta 4 (0.917 pontos)
 
Salvo
Leia o excerto a seguir sobre a cadeia de suprimentos:
"Principais objetivos da cadeia: otimização de custos e elevação do valor percebido pelo cliente ou nível de serviço. A perspectiva das ações deve ter caráter estratégico tanto no planejamento como na implementação e controle das iniciativas e práticas, contemplando a estrutura organizacional e a capacitação de pessoas, visando à criação de vantagem competitiva para a organização e demais membros da cadeira de suprimentos".
BULLER, L. Logística empresarial. Curitiba: Iesde Brasil S.A., 2008. p. 52.
 
Planejar e desenvolver uma cadeia de suprimentos global não é uma tarefa trivial, pois, conforme exposto no excerto, é preciso coordenar estrategicamente suprimentos, pessoas e estrutura organizacional, tudo isso em um ambiente complexo. Considerando as informações apresentadas e o conteúdo trabalhado pelo texto-base, analise as afirmativas que representam aspectos considerados ao projetar uma cadeia de suprimentos global e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. (  )  Desenvolvimento da indústria inserida.
II. (  ) Instalação de plantas em países e continentes distintos.
III. (  ) Definição do tamanho do departamento comercial.
IV. (  ) Itinerário que os produtos devem seguir até o destino final.
V. (  ) Mercados a serem atendidos.
 
Agora, assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	V, F, V, F, F.
	
		b) 
	V, V, F, V, V.
	
		c) 
	F, V, V, F, V.
	
		d) 
	F, V, F, V, V.
	
		e) 
	F, F, F, V, V.
Pergunta 5 (0.917 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir sobre o certificado de origem.
"O objetivo principal desse documento é determinar se a mercadoria tem direito à preferência tarifária ou algum tipo de tratamento especial quando do desembaraço no país de destino. Também serve para controle de utilização das quotas negociadas entre países pelos acordos internacionais ou para demonstrar que as mercadorias não foram fabricadas em um país ao qual o país importador impõe restrições".
SEGALIS, G.; FRANÇA, R.; ATSUMI, S. Fundamentos de exportação e importação no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2012. p. 151.
 
Esse trecho discorre sobre a função do certificado de origem. Considerando esse excerto e o conhecimento adquirido no texto-base, assinale a alternativa correta sobre o certificado de origem.
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	O certificado de origem é emitido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, conforme suas portarias.
	
		b) 
	O certificado de origem é emitido pelo Siscomex, posterior ao registro do desembaraço da mercadoria importada.
	
		c) 
	O certificado de origem é enviado antes dos demais documentos que instruem o despacho aduaneiro e é sujeito à aprovação de órgãos anuentes.
	
		d) 
	O certificado de origem habilita isenções ou reduções caso a mercadoria seja originária de nações ou acordos comerciais.
	
		e) 
	O certificado de origem é exigido pelo Siscomex para identificar se há algum órgão anuente responsável pela homologação da mercadoria.Pergunta 6 (0.917 pontos)
 
Salvo
Leia o excerto a seguir:
"Incoterms ou International Commercial Terms são termos de vendas internacionais, publicados pela Câmara Internacional de Comércio. São utilizados para dividir os custos e a responsabilidade no transporte entre a figura do comprador e do vendedor. São similares à Conversão das Nações Unidas sobre Contratos Internacionais e Convenção das Nações Unidas para a Venda Internacional de Mercadorias. A primeira versão foi produzida em 1936".
FILHO, R. Business English Magazine. São Paulo: Clube de Autores, 2011. p. 38.
 
O excerto discorre sobre a definição dos Incoterms e o responsável pela sua publicação. Considerando o conteúdo do texto-base sobre os Incoterms, é correto afirmar que:
Opções de pergunta 6:
	
		a) 
	a versão mais recente dos Incoterms é a publicada em 2012.
	
		b) 
	as novas versões eliminam a utilização das versões anteriores.
	
		c) 
	a versão de 2010 transforma os termos aquaviários em multimodal.
	
		d) 
	os Incoterms podem ser utilizados em transações internas em blocos regionais.
	
		e) 
	
não se pode utilizar termos de diferentes versões do Incoterms em um mesmo contrato.
Enviar Questionário6 de 6 perguntas salvas

Continue navegando