Buscar

BNCC: Diretrizes para a Educação Básica

Prévia do material em texto

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Beatriz Dayane, Caroline Soares, Karina Pérez, Mayara Reis, Michele Ruffino
O QUE É A BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. Prevista em lei, ela deve ser obrigatoriamente observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas e rurais.
IMPORTÂNCIA DA BNCC
Ao determinar com clareza o que os alunos têm o direito de aprender, a BNCC poderá ajudar a melhorar a qualidade do ensino em todo o Brasil. Como referência comum para todos os sistemas de ensino, a BNCC contribui para promover a equidade educacional.
A BNCC está prevista na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Plano Nacional de Educação.
Algumas das principais mudanças que a BNCC traz
Desenvolvimento integral: as 10 competências gerais norteadoras contemplam aspectos cognitivos, sociais e pessoais a serem desenvolvidos pelos alunos, como pensamento científico, crítico e criativo, capacidade de argumentação, autonomia e resiliência.
Campo de Experiências: constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. 
Progressão na aprendizagem: a progressão das aprendizagens organizada ano a ano deixa mais claro o que se espera que o aluno aprenda e favorece o desenvolvimento de habilidades mais complexas, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental.
O que a BNCC contém
10 competências gerais que os alunos devem desenvolver durante todas as etapas da Educação Básica e que norteiam as aprendizagens em todas as áreas do conhecimento; 
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se).
Competências específicas de cada área do conhecimento e componente curriculares do Ensino Fundamental, as quais estão relacionadas às competências gerais.
Conhecimentos e habilidades que todos os alunos devem desenvolver no Ensino Fundamental organizados ano a ano e por componentes. Essas habilidades também se relacionam com as competências gerais.
BNCC – educação infantil
BNCC – ensino fundamental
COMO USAR ESSE MATERIAL?
Para uma aproximação inicial com a BNCC, são disponibilizados no site do MEC, materiais para apoiar os processos de discussão e implementação da BNCC.
Esses materiais tem como propósito apoiar a organização das discussões nas escolas, com a indicação de atividades a serem desenvolvidas com os professores, coordenadores pedagógicos e diretores. 
Para apoiar falas, apresentações e discussões, vários materiais estão disponíveis e podem ser acessados ao longo deste documento. 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Bncc em profundidade
Neste tópico, estão disponíveis vídeos organizados por área de conhecimento para melhor apropriação da base e dos conteúdos.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Neste portal, qualquer pessoa – em especial gestores das redes de ensino, diretores escolares, professores, coordenadores, pais, alunos e especialistas – podem navegar pela BNCC de forma mais intuitiva; fazer download da BNCC em formato editável (tabelas em editor de planilha) das aprendizagens requeridas a todos os alunos ao longo da educação básica de forma a facilitar e apoiar as discussões sobre a BNCC; e acessar materiais de apoio à nova elaboração dos currículos.
Nesta área você pode acessar materiais de apoio à implementação da BNCC.
É possível fazer download dos direitos e objetivos de aprendizagem por grupo de faixas etárias ou campos de experiência.
Dia D da Base
O importante é que a BNCC seja conhecida e analisada por todos os educadores brasileiros.
Para isso, foi disponibilizado no portal, um material elaborado pelo MEC, em parceria com o CONSED e a UNDIME, para apoiar as secretarias de educação e escolas na realização do Dia D para estudo e discussão da BNCC, marcado para 6 de março de 2018.
CONCLUSÃO
Conclui-se que BNCC não é um currículo, ela traz as diretrizes do que as escolas devem alcançar em termos de escolarização, habilidades e competências dos alunos. 
A BNCC deve ser usada como referência para que cada escola construa o seu currículo com o objetivo de alcançar as metas traçadas em conjunto.

Continue navegando

Outros materiais