Buscar

Aula 05 Comércio Exterior - A05 Aula Semipresencial

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL 
 CACHOEIRA DO SUL 
 
	CURSO: Administração
	ANO/SEM.: 2017/2
	DISCIPLINA: Comércio Exterior
	CRÉDITOS:4
	ACADÊMICO: 
	CH TOTAL:68
	PROFESSOR: Ms. Orlando F. da Silveira
	TURNO: N
	Exercício - Trabalho sobre Comércio Exterior – A05 26/08/2017
 
1. Cite as três constatações da diplomacia brasileira condicionantes do processo decisório.
Três constatações da diplomacia brasileira condicionaram o processo decisório: as doutrinas não presidem à prática das grandes potências, um país emergente dispõe de escasso poder nos foros multilaterais, experiências liberais radicais não produzem os efeitos apregoados por seus doutrinários. 
2. O que a política de comércio exterior evitou e qual a sua orientação?
A política de comércio exterior evitou obedecer a grandes princípios e modelos, orientando-se por crescente realismo.
3. Como foi concebida a política de comércio exterior e qual sua base de evolução?
Foi historicamente concebida como instrumento de reforço à economia e ao mercado interno e evoluiu com base numa estratégia contraditória que protegia o mercado interno e reivindica a abertura do mercado global. Cedeu nos anos noventa à tendência da globalização, não sem estender a introspecção para o mercado regional ampliado, o Mercosul.
4. Estamos vivendo uma nova crise com impacto da inflação? Quais foram os aprendizados e quais ações deveriam ser adotadas para garantir o controle da inflação e sua não reincidência?
Sim, baseado no que já se fez e já se viu em outras épocas, são medidas importantes para contenção da inflação, o aumento da capacidade produtiva que aumenta a oferta de produtos reduzindo o preço dos mesmos, e a contenção das taxas de juros estimulando assim o consumo.
5. Em sua análise como administrador e/ou contador, com o aumento do valor do dólar, quem ganha e quem perde e como garantir a sobrevivência das empresas?
Com o aumento do dólar são beneficiadas as pessoas que vendem e que tem aplicações no exterior, já quem compra mercadorias cotadas em dólar acaba perdendo. Para garantir a sobrevivência das empresas é preciso que as mesmas comecem a exportar mais do importar.

Continue navegando