Buscar

Portifolio Educação Fisica para grupos especiais

Prévia do material em texto

Thaís Monteiro da Cruz Atanasio
 RA:8114281
Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada
Primeiro Portfólio
Trabalho apresentado ao    Claretiano Centro Universitário para a disciplina_ Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Antonio Eduardo Ribeiro
Batatais
2020
 
	Tipos de Paradigmas
	Conceito/definição/significado
	Forma de atendimento
	Crie um exemplo
	
	
	
	
	Paradigma histórico-social da exclusão
	
A exclusão é um processo em que o sujeito é impossibilitado de participar de algum grupo ou instituição da sociedade por causa de suas características físicas, sociais ou econômicas, não podendo participar de um espaço ou atendimento.
	
No paradigma da exclusão o atendimento é realizado de forma que o sujeito fica sem atendimento, muitas vezes fica isolado do atendimento não tendo acesso.
	
Em um jogo de basquete em que jogam as pessoas mais habilidosas ou que tem afinidade com o esporte, um cadeirante fica isolado pois o jogo não terá adaptações para incluir essa pessoa, desta maneira o cadeirante fica isolado sem poder participar.
	
	
	
	
	Paradigma histórico-social da Segregação
	No processo de segregação divide as pessoas por grupo de acordo com as suas necessidades, por exemplo grupo de autistas, cadeirantes entre outros. Na segregação só participam pessoas que tem aquela determinada característica.
	No paradigma da segregação o atendimento é voltado para aquele público, portanto o atendimento só aceita a matrícula de pessoas que se encaixam naquele grupo.
	Em uma associação que atende pessoas cegas, um autista não pode se matricular pois sua deficiência não é visual, desta forma ele deverá buscar uma instituição que atenda sua deficiência.
	
	
	
	
	Paradigma histórico-social da Integração
	O processo de integração possibilita que o sujeito que possui alguma deficiência seja integrado em todos os espaços e conviva com os grupos sem deficiência.
	O atendimento ocorre de forma que o sujeito está no convívio social com outras pessoas, estando nos mesmos espaços, mas tem atendimento diferente dos demais, assim a pessoa tem que se adaptar as condições ofertadas.
	Uma instituição que oferece aulas de dança apresenta uma atividade rítmica aos alunos e para a pessoa com deficiência a atividade é outra, fazendo com que ele realize atividades diferentes de acordo com sua limitação.
	
	
	
	
	Paradigma histórico-social da Inclusão
	O processo de Inclusão é um processo que visa incluir as pessoas com deficiência ao convívio social e ofertar as mesmas condições de ensino e atendimento nos espaços, de forma que a inserção seja igualitária e o sujeito desfrute das mesmas oportunidades.
	O atendimento ocorre de forma igual para todos, independente de suas características físicas, sociais, econômicas, desta maneira todas as pessoas têm o mesmo atendimento e informações.
	Em uma escola todos participam das mesmas atividades, frequentam os mesmos espaços e adquirem informações iguais. As aulas são dadas de forma que contemple a todos os alunos.
	Assim, como vimos no quadro acima cada um dos paradigmas possui uma forma de atendimento específico isso é o que definem os seus conceitos, na exclusão a forma de atendimento é bem específica e demonstra a reclusão daquele que possui alguma diferença ou característica oposta a maioria, neste paradigma o atendimento deixa esse sujeito de lado, por exemplo, em uma empresa que trabalham com comunicação uma pessoa que tem dificuldades para falar ficará exclusa das atividades, sem poder adaptar sua função. A segregação é um paradigma muito presente na sociedade, nele as pessoas são divididas de acordo com suas necessidades, por exemplo, em uma instituição que atende pessoas com problemas cognitivos, sujeitos com deficiência física não podem ser atendidos pois não possuem a característica que a instituição aceita. Na integração, o objetivo é que os sujeitos convivam no meio social com as outras pessoas, porém não se tem um trabalho que vise permitir a igualdade de atendimento, assim, um sujeito deficiente frequenta a mesma instituição, mas não faz as mesmas atividades que os outros. A inclusão é o paradigma que realmente deveria ser exercido na sociedade, pois visa que todos tenham os mesmos atendimentos, façam as mesmas aulas, atividades e frequentem o mesmo ambiente, desta forma, uma escola aceita todos os alunos e faz com que todas as aulas sejam ofertadas de forma igual aos alunos, sem preconceitos ou exclusões.
Referencias:
VAN MUSTER, M. A. Educação Física Especial e Adaptada. Batatais: Claretiano, 2013.
Exclusão, Segregação, Integração e Inclusão! Paradigmas do processo de inclusão
https://www.youtube.com/watch?v=IHTbF1Pz9Uc&feature=youtu.be

Continue navegando