Buscar

ATIVIDADE EMPREENDEDORISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Usuário
	MEIRE CAVASSANA ANACLETO
	Curso
	LEG1384 Empreendedorismo GR0825202 - 202020.ead-29777761.06
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
	Iniciado
	28/10/20 15:10
	Enviado
	28/10/20 15:37
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	5 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	26 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Percepção é o processo pelo qual as pessoas tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo à sua volta. O processo perceptivo é uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois aguça a interpretação de sinais interiores e exteriores, provocando reflexões críticas e gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças, como mecanismo de preservação da qualidade de vida e da sua identidade humana.
RIBEIRO, P. A Importância Da Percepção Humana. RHportal, set/2015. Disponível em https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/a-importncia-da-percepo-humana/ Acesso em 20/06/2019 (adaptado).
 
Considerando as ideias sobre a percepção humana, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A percepção de uma pessoa está intimamente relacionada ao seu desenvolvimento profissional, sendo influenciada pelas conquistas alcançadas pelos indivíduos ao seu redor.
 
PORQUE
II. As pessoas percebem a realidade que as cerca de forma diferente, o que explica por que, mesmo sendo submetidas a situações iguais, cada pessoa reage de maneira distinta.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. A forma de agir de uma pessoa está intimamente relacionada ao seu desenvolvimento humano e à influência do revestimento biológico, da socialização e das sensações experimentadas. Por isso, as pessoas percebem a realidade que as cerca de forma diferente, o que explica porque mesmo sendo submetidas a situações iguais cada pessoa reage de maneira distinta. Releia o capítulo 2.2.1 do e-book.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	O empreendedor precisa de ter uma rede de relacionamentos ( networking), que não seja muito extensa, mas que tenha qualidade. Geralmente associamos networking a eventos, mas a verdade é que esta prática está se tornando cada vez mais recorrente nas empresas com o intuito de ampliar ao máximo as oportunidades de negócio. Mais do que isso, essa rede de relacionamentos é um processo onde se constroem amizades, as quais são motivadas por interesses em comum e contribuem para que o negócio cresça.
BASTOS, M. Qual a Importância do Networking Para Empreendedores. Sistema Soma, 2017. Disponível em https://sistemasoma.com.br/blog/empreendedorismo/qual-a-importancia-do-networking-para-empreendedores Acesso em 20/06/2019 (adaptado).
 
Considerando as ideias do texto sobre rede de relacionamentos do empreendedor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Atualmente, o empreendedor convive num cenário cambiante e incerto, o que torna a rede de relacionamentos um ferramenta útil para encontrar pessoas que venham a trabalhar no seu novo negócio.
 
PORQUE
II. Uma rede de relacionamentos mantém o empreendedor atualizado com informações que podem ajudar a obter indicações de possíveis novos clientes e até de potenciais investidores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Atualmente, o empreendedor convive num cenário cambiante e incerto, o que torna a rede de relacionamentos um ferramenta útil para encontrar pessoas que venham a trabalhar no seu novo negócio. Além disso, uma rede de relacionamentos mantém o empreendedor atualizado com informações que podem ajudar a obter indicações de possíveis novos clientes e até de potenciais investidores. Releia o capítulo 2.4.1 do e-book.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com o recente relatório do Sebrae - “Os Negócios Promissores em 2019”, o contexto atual de melhoria da economia deve favorecer, principalmente, os MEIs voltados à prestação de serviços pessoais, como cuidador de idosos e os chamados “maridos de aluguel”. Além disso, esse grande número de MEIs está ligado a três principais fatores: crise, facilitação e mudança de cultura. A crise econômica fez o desemprego crescer e o empreendimento individual, por necessidade, tornou-se uma alternativa para muitos. Outro fator é que o MEI é uma forma muito simples e vantajosa de abrir e manter um negócio e, por fim, o terceiro fator fica no sentido de uma geração que busca outras formas de vida e carreira.
APUD, M. Maioria no Brasil, microempreendedores crescem no setor de serviços. Jornal Estadão, 17/02/2019. Disponível em https://pme.estadao.com.br/noticias/geral,maioria-no-brasil-microempreendedores-crescem-no-setor-de-servico,70002723351 Acesso em 18/06/2019 (adaptado).
 
 
Considerando as ideias do texto sobre MEI, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No Brasil, os MEIs, em sua maioria, são empreendedores por necessidade e não se prepararam para tornarem-se empresários.
PORQUE
II. O empreendedor por necessidade, geralmente, inicia seu negócio sem ter noção sobre gestão e sem possuir informações sobre o ramo de atividade em que atuará.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. No Brasil, a maioria dos MEIs são empreendedores por necessidade e que não se prepararam para tornarem-se empresários. Conceitualmente, o empreendedor por necessidade é uma pessoa que inicia seu negócio sem ter noção sobre gestão e sem possuir informações sobre o ramo de atividade em que atuará,
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A decisão de tocar seu próprio negócio deve ser muito clara. De início, é a sua decisão principal e você deve estar profundamente comprometido com ela, para ir em frente, enfrentar todas as dificuldades que normalmente aparecem e derrubar os obstáculos que certamente não faltarão. Se o negócio falhar — e esse é um risco que realmente existe, isso não deve derrubar seu orgulho pessoal nem sacrificar seus bens pessoais. Por isso, tudo deve ser bem pensado e ponderado para garantir o máximo de sucesso e o mínimo de dores de cabeça.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4 ed. São Paulo: Manole, 2012 (adaptado).
 
Para obter sucesso em seu negócio, todo empreendedor deve
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
mover-se por desafios e sentir-se estimulado por eles.
	Resposta Correta:
	 
mover-se por desafios e sentir-se estimulado por eles.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Para obter sucesso em seu negócio, todo empreendedor deve mover-se por desafios e sentir-se estimulado por eles.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A motivação é crucial para a ação individual, já que mexe com o emocional dos indivíduos. O homem é produtivo por que a motivação interage com o inconsciente e é com essa força que ele realiza todas as suas tarefas. O indivíduo sempre está girando em volta do ciclo da motivação, pois sempre uma necessidade substitui a outra. O agir do ser humano é guiado por suas necessidades, ou seja, tudo depende do nível de suas necessidades.
STOOC, M. B. Motivação de Pessoas. Portal Educação. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/motivacao-de-pessoas/20686
Acesso em 20/06/2019.
 
Considerando as teorias sobre motivação humana, analise as afirmativas e marque aquela que traz a correspondência correta entre autor e sua respectiva conclusão.
I. Maslow classifica as necessidades humanas em corporais ou fisiológicas, de incentivos sociais, de incentivo do ego, esta última caracterizada pelo domínio do conhecimento e autorrealização.
II. Birch e Verof classificam a motivação humana em motivação de deficiência (afastamento para evitar ou fugir do perigo) e motivação de excesso (desejos de viver alegrias e obter satisfação).
III. Herzberg afirma que a motivação humana pode ser classificada em fatores higiênicos - que podem levar à insatisfação e fatores motivacionais - que levam à satisfação.
IV. O teórico Krech classifica as necessidade básicas que motivam o ser humano em: sensorial, curiosidade, filiação, agressão, realização, poder e independência.
V. As necessidades humanas que levam à motivação são classificadas, por Kalisch, em sensoriais, fisiológicas e físicas.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III.
	Resposta Correta:
	 
I e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As teorias sobre motivação humana são assim descritas: Maslow classifica as necessidades humanas em corporais ou fisiológicas, de incentivos sociais, de incentivo do ego, esta última caracterizada pelo domínio do conhecimento e autorrealização; Herzberg afirma que a motivação humana pode ser classificada em fatores higiênicos - que podem levar à insatisfação e fatores motivacionais - que levam à satisfação.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	O que pode tornar um empreendedor bem-sucedido num negócio é a conjunção de duas coisas: o negócio oportuno e apropriado e o espírito empreendedor bem dotado que o leva adiante. Trata-se de um casamento entre a oportunidade e o oportunista que pretende aproveitá-la. Além disso, não basta buscar oportunidades se o empreendedor não se aprofundar na tomada de informações, não for perseverante em seus objetivos e não tiver profundo comprometimento emocional com seu negócio.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4 ed. São Paulo: Manole, 2012 (adaptado).
 
No texto são apresentadas algumas das características necessárias para que o empreendedor seja bem-sucedido. Sobre as características do empreendedor é correto afirmar que ele
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
move-se por desafios, mas avalia custos e benefícios, fixando metas e objetivos desafiadores, mesmo que não sejam realizáveis.
	Resposta Correta:
	 
por ser autodeterminado no alcance de seus objetivos, acaba por agir independente de pessoas e situações.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Sobre as características do empreendedor é correto afirmar que ele: por ser autodeterminado no alcance de seus objetivos, acaba por agir independente de pessoas e situações; é sempre um indivíduo inconformado e que possui uma forte tendência a realizar suas expectativas e sonhos; é um indivíduo que, por depender de alguém ou algo, não se detém na busca e no alcance de seus sonhos; não utiliza muito de sua intuição, mas está aberto a mudanças e novidades; move-se por desafios, mas avalia custos e benefícios, fixando metas e objetivos desafiadores realizáveis. Releia o capítulo 2.3.1 do e-book.
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	No Brasil, há vários fatores limitantes ao empreendedorismo,, tais como: educação e capacitação, visão, capacidade empreendedora, falta de informação, não acesso a recursos financeiros, desconhecimento da gestão de seu negócio, falta de políticas governamentais, entre outros. Essa situação torna urgente o desenvolvimento de ações para fortalecimento do empreendedorismo no país, destinados especialmente aos empreendimentos de micro, pequeno e médio porte, além dos microempreendedores individuais.
SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap 2. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado)
 
Sobre as ações para o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil, é correto afirmar que essas ações devem
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
focar tanto nas políticas governamentais, quanto na construção de um modelo brasileiro que possa mensurar e interpretar dados sistematicamente, contribuindo para a gestão dos novos empreendimentos.
	Resposta Correta:
	 
focar nas políticas governamentais, processos de educação e capacitação para empreendedores, apoio financeiro para pesquisa e desenvolvimento, incentivando a criação de empreendimentos que atuem nesse segmento.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. As ações para o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil devem , é correto afirmar que essas ações devem ter foco tanto nas políticas governamentais, novos processos de educação e capacitação para empreendedores, apoio financeiro ao empreendedorismo, quanto avançar na área de pesquisa e desenvolvimento, incentivando a criação de empreendimentos que atuem nesse segmento. As demais alternativas, apesar de estarem inseridas no contexto das discussões sobre empreendedorismo, não representam ações para o fortalecimento deste. Releia o capítulo 2.1.1 do e-book.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	A abertura do mercado mundial e o rápido desenvolvimento tecnológico têm trazido mudanças sociais, culturais e econômicas em nível global, afetando frontalmente os empregos e trabalhos e resultando na necessidade de um novo perfil profissional que seja compatível com o mercado global e tecnológico atual.
SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap 2. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado).
 
Considerando as ideias do texto, o mercado global e tecnológico atual exige um novo perfil profissional que demonstre as seguintes características:
I. Persistência.
II. Trabalho em equipe.
III. Competência.
IV. Criatividade.
V. Qualificação.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, III, IV e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O mercado global e tecnológico atual exige um novo perfil profissional que demonstre as seguintes características: persistência; competência; criatividade e qualificação.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com o Relatório GEM - Global Entrepreneur Monitor, o empreendedorismo é qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou novo empreendimento como, por exemplo, uma atividade autônoma, uma nova empresa ou a expansão de um empreendimento existente, sendo que em qualquer dessas situações a iniciativa pode ser de um indivíduo, grupos de indivíduos ou empresas já estabelecidas e que, seu sucesso, dependerá das condições sócio-econômicas do país sede - país desenvolvido ou em desenvolvimento.
GEM - Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil. Sebrae, 2018. Disponível em https://datasebrae.com.br/wp.../GEM-2018-Apresentação-SEBRAE-Final-slide.pdf Acesso em 20/06/2019 (adaptado).
 
Sobre o empreendedorismo nos países em desenvolvimento, como o Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Um dos impulsionadores do empreendedorismo no Brasil são as organizações intensivas em capital.
 
PORQUE
II. Mesmo assim, por estarem num país em desenvolvimento, essas organizações correm muito mais riscos, uma vez que necessitam de maior investimento das instituições financeiras.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Um dos impulsionadores do empreendedorismo no Brasil são as organizações intensivas em capital. Mesmo assim, por estarem num país em desenvolvimento, essas organizações correm muito mais riscos, uma vez que necessitam de maior investimento das instituições financeiras.
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 1 pontos
	
	
	
	O homem ao
passar por experiências e adquirir novos conhecimentos acaba por construir projetos que podem orientar ações futuras, de onde se depreende que o homem não é somente espectador, ele age, reage, constrói, destrói, ou seja, ele é parte integrante do contexto em que convive e também tem o poder de transformá-lo.SCHMITZ, A. L. F. Empreendedorismo. Cap 2. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado)
 Nos dias atuais, o mundo globalizado, os avanços tecnológicos e a competição empresarial trazem um grande desafio para o empreendedor, que como ser humano, deseja transformar o contexto em que está inserido. Esse desafio é
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Resposta Correta:
	 
estar apto e qualificado para o mercado de trabalho e comprometido com o seu próprio crescimento profissional.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Nos dias atuais, o mundo globalizado, os avanços tecnológicos e a competição empresarial trazem um grande desafio para o empreendedor que deseja praticar tal ação. Esse desafio é estar apto e qualificado para o mercado de trabalho, bem como estar comprometido com o seu próprio crescimento profissional. Releia o capítulo 2.2.1 do e-book.
	
	
	
Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020 15h37min36s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando