Buscar

Habilidades de Escuta e Comunicação Interpessoal

Prévia do material em texto

Para que haja comunicação, uma habilidade é fundamental para que a mensagem seja efetivada. Estamos falando da habilidade de escuta. A escuta se relaciona com a comunicação interpessoal, pois enquanto quem emite a mensagem fala, quem recebe a mensagem se concentra para compreendê-la. No ato de comunicação, a mensagem precisa ser clara e completa, para que haja entendimento. Sobre a prática do processo de escuta de textos orais, segundo os PCN (BRASIL, 2001, p. 49), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Reconheça a contribuição complementar de elementos não verbais, como gestos, expressões faciais e postura corporal.  
(    ) Utilize a linguagem escrita, quando for necessário, como apoio para registro, documentação e análise.  
(    ) Amplie a capacidade de reconhecer as intenções do enunciador, sendo capaz de aderir ou recusar as posições ideológicas sustentadas em seu discurso.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001.
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	2.
	O desafio da escola é extrapolar sua finalidade estritamente alfabetizadora para uma perspectiva do letramento, ou seja, que amplie a possibilidade do sujeito de agir sobre os vários textos. Na concepção de Magda Soares, assinale a alternativa CORRETA sobre o conceito de letramento:
	 a)
	O Letramento é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e escrita, em um contexto específico, e como essas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais.
	 b)
	O letramento não é relevante, para Magda Soares, somente a alfabetização é condição de sobrevivência social e econômica.
	 c)
	O indivíduo que vive em estado de letramento é incapaz de empregar e praticar socialmente a leitura e a escrita.
	 d)
	Os estudos de Magda Soares sobre alfabetização e letramento revelaram que inexiste a correspondência entre o momento silábico e a compreensão do que cada letra representa.
	3.
	Toda produção textual dos alunos é um processo interpessoal e intertextual, pois sempre vai estar relacionado com o que já vivemos, lemos, escrevemos e sentimos. A produção de textos em sala de aula na escola é um processo que envolve escrever, revisar e reescrever. É muito importante que o professor conduza a produção textual pelo viés do dialogismo, enfatizando as características da escrita do discente. Sobre essa prática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao revisar o texto, ao professor cabe analisar se o texto cumpre a função comunicativa.
(    ) O professor, quando da avaliação dos textos escritos, deverá levar em conta somente o que o aluno deixou de registrar ou registrou de forma errada, a caligrafia e a ortografia.
(    ) Faz-se necessário, quando da devolução dos trabalhos aos alunos, que o professor teça comentários acerca da construção do texto, bem como das observações realizadas. Neste momento, é preciso destacar as habilidades demonstradas pelos alunos, como também realçar o que ainda precisa ser melhorado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - V.
	4.
	Entre a língua falada e a escrita existem diferenças marcantes. Escrever um texto é diferente de falar uma mensagem, pois cada uma dessas formas de expressão tem características próprias. Entre as principais diferenças que envolvem a língua e a escrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A língua escrita não apresenta recursos como entonação e ritmo, que enriquecem a língua falada.
(    ) Quando falamos, podemos utilizar recursos da linguagem não verbal, como gestos e expressões fisionômicas, o que não ocorre na comunicação escrita.
(    ) Na linguagem falada, geralmente há repetição de palavras e emprego de gírias e expressões populares em maior quantidade do que na escrita.
(    ) Quem está proferindo a mensagem falada pode perceber imediatamente a reação do receptor, fato impossível no caso da mensagem escrita.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	5.
	Fala e escuta são produtos das interações sociais que demandam a capacidade de atuação por parte do indivíduo, esteja este inserido nas esferas privadas ou públicas. Essa lógica deve orientar a prática pedagógica, a fim de que as atividades de fala e escuta dos alunos sejam consideradas como meios que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Enfatizar a fala e a escuta pressupõe o conhecimento do sistema fonológico da língua portuguesa por parte do professor, pois a criança transporta para a escrita a representação das palavras faladas.
II- No intuito de valorizar a fala e a escuta dos alunos, como meios que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem, o professor deverá enfatizar a escrita.
III- É dispensável, em sala de aula, a ênfase às questões relacionadas às variantes linguísticas, explicando que elas acontecem porque as línguas se transformam ao longo do tempo.
IV- Os eventos da oralidade, como palestras, debates, seminários e teatro são práticas que inviabilizam a discussão acerca dos preconceitos linguísticos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	No processo de escuta, encontram-se sinais de comunicação que se estabelecem quando a mensagem transmitida é captada pelo receptor que, ao escutar, processa a informação adquirida através de dois fatores - o inato e o ambiental. Quanto a este último, desenvolve-se a capacidade de interagir verbalmente, segundo as regras de convivência dos diferentes ambientes e instituições. Significa dizer que a escuta pode ser aprendida e praticada na escola. Sobre o favorecimento e o desenvolvimento da escuta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na sala de aula, entre as possibilidades de exercitar a habilidade de escuta, está a leitura em voz alta de textos diversos, cuja compreensão dependerá da realização de atividades, como resumo, respostas a um questionário ou, ainda, orientação sobre um determinado jogo.
(    ) Dentre as estratégias para desenvolver habilidades de escuta, podemos citar o contar e ouvir histórias ou relatos.
(    ) Um ambiente propício para a prática da escuta supõe a mediação do professor, especialmente no que se refere à explicação prévia dos objetivos e à antecipação de certas dificuldades que podem ocorrer.
(    ) O professor deverá atentar para o fato de que as atividades de produção oral de textos dos mais variados tipos, descrição do funcionamento de aparelhos e equipamentos, narração de acontecimentos e fatos dificultam o desenvolvimento da habilidade de escuta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	A comunicação é uma característica inerente a todos os seres, o que lhes permite viver em sociedade, compartilhar experiências, interagir com as diferentes culturas e manifestar sentimentos diversos. Em se tratando da linguagem, ela está diretamente ligada à capacidade humana, formada por leis combinatórias e signos linguísticos materializados pela mensagem. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Podemos conceituar como linguagem uma capacidade restrita aos seres humanos de expressar sentimentos, sensações, transmitir informações, opiniões ou mesmo expressar sentimentos e desejos, proporcionando a troca de dados entre pessoas de diferentes tradições e localidades.
(    )A língua, por sua vez, consiste num conjunto específico de códigos e palavras diversas, usados sob regras e leis de combinação que, na verdade, são o que permite que a mensagem seja passada de maneira compreensível.
(    ) Já a fala é a forma como alguém se comunica de maneira oral, fazendo uso da linguagem verbal. É bastante comum que ela seja afetada por costumes locais, vícios de linguagem relacionados ao ambiente que a pessoa frequenta e às pessoas ao seu redor, bem como ao tipo de linguagem que estas usam para se comunicar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	8.
	É por meio da linguagem que efetivamos as nossas emoções, os nossos sentidos, expressamos nossos desejos. Por meio da linguagem, interagimos com nossos pares e transmitimos nossos pensamentos e aflições. Muitos linguistas abordam essa temática. No que se refere às considerações sobre linguagem, língua e fala idealizadas pelo linguista Ferdinand de Saussure, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para o estudioso em questão, a linguagem é de natureza heterogênea e física, fisiológica e psíquica e pertence ao domínio individual e social.
(    ) De acordo com Saussure, a língua é um produto social da linguagem, constitui algo adquirido, um conjunto de convenções necessárias, adotadas e aceitas por uma comunidade, sendo objeto de estudo da linguística.
(    ) Para Saussure, a fala é um ato individual de vontade e inteligência do usuário da língua.
(    ) Para o estudioso, a fala deverá ser o principal objeto de estudo da linguística.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	A linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos, pois se há comunicação, há linguagem. Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais (linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo). Num sentido mais genérico, a linguagem pode ser classificada como qualquer sistema de sinais de que se valem os indivíduos para se comunicar. Acerca do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escrita representa um estágio anterior de uma língua.
(    ) A língua falada é mais espontânea e abrange a comunicação linguística na sua totalidade.
(    ) A língua escrita é um sistema mais disciplinado e rígido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	V - V - V.
	10.
	A linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimentos, expor nossa opinião frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano, e, sobretudo, promovendo nossa inserção ao convívio social. É preciso provocar o aluno para que este analise a fala, para que note que há variações no emprego e também no uso decorrente de fatores geográficos, sociais, profissionais, situacionais, entre outros. Quanto às variações linguísticas e à escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor deverá fomentar possibilidades para a reflexão sobre a diferença de falares. Uma vez que "um dialeto não é simplesmente um uso errado do modo de falar do outro dialeto. São modos diferentes" (CAGLIARI, 2006, p. 19).
(    ) As variações linguísticas acontecem porque as línguas se modificam ao longo do tempo, sendo papel da escola fazer a orientação, pois cada modo de falar é adequado para determinada circunstância.
(    ) Uma das funções da escola é conscientizar o discente de que a variedade linguística poderá ocorrer no nível lexical, fonético, morfológico, entre outros, que se vinculam a fatores como o geográfico, o social e o sociocultural e de contexto; os preconceitos acontecem quando um determinado grupo passa a considerar um elemento superior.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 2006.
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - F.

Continue navegando