Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Questão 1/10 - Competências do Oficial de Justiça O art. 276 do Código de Processo Civil prevê que 'quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa'. Considerando o teor do artigo supracitado e o conteúdo absorvido nas aulas e material respectivo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Mesmo que haja prejuízo a parte prejudicada não poderá alegá-lo quando ela mesma o provocou. PORQUE II. Vigora no processo civil o princípio da boa fé processual que impede à parte aproveitar-se da própria torpeza. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. Mesmo que haja prejuízo a parte prejudicada não poderá alegá-lo quando ela mesma o provocou.
II. Vigora no processo civil o princípio da boa fé processual que impede à parte aproveitar-se da própria torpeza.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4/10 - Competências do Oficial de Justiça O art. 250 do CPC e o art. 352 do CPP mencionam os requisitos do mandado de citação. Analise as proposições abaixo a respeito do assunto, assinalando V para verdadeiro e F para falso. ( ) O mandado expedido e não assinado pelo juiz ou escrivão é um documento válido, mas ineficaz. ( ) O mandado deve conter a finalidade do ato para o oficial de justiça e também os prazos para a parte praticar algum ato, seguido das consequências do não cumprimento. ( ) Se o processo for eletrônico, não há necessidade de cópia física da contrafé, bastando que conste a chave eletrônica de acesso. ( ) Não há necessidade de mencionar no mandado o juízo de onde procede a ordem, pois se trata de informação óbvia e desnecessária tratando-se de ordem judicial. Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) O mandado expedido e não assinado pelo juiz ou escrivão é um documento válido, mas ineficaz.
( ) O mandado deve conter a finalidade do ato para o oficial de justiça e também os prazos para a parte praticar algum ato, seguido das consequências do não cumprimento.
( ) Se o processo for eletrônico, não há necessidade de cópia física da contrafé, bastando que conste a chave eletrônica de acesso.
( ) Não há necessidade de mencionar no mandado o juízo de onde procede a ordem, pois se trata de informação óbvia e desnecessária tratando-se de ordem judicial.
A F, V, V, F.
B F, V, F, V.
C V, V, V, F.
D F, V, F, F.
E V, V, F, F.

Questão 5/10 - Competências do Oficial de Justiça
A penhora tem regramento específico para que surta seus jurídicos e legais efeitos.
Tendo em vista os estudos realizados na disciplina, marque a alternativa que aponta corretamente qual é o tipo de penhora feita quando o executado tem alguma ação em andamento (inclusive inventário) e que poderá resultar em valores a receber:

A de faturamento mensal.
B no rosto dos autos.
C de dinheiro em depósito ou aplicação financeira.
D de quotas e ações.
E de veículo alienado fiduciariamente.

Questão 6/10 - Competências do Oficial de Justiça
Analise as proposições a seguir:
I. A citação válida e regular constitui em mora o devedor, de forma que começam a contar juros por atraso no pagamento a partir do trânsito em julgado da sentença.
II. A citação não interrompe o prazo de decadência, mas interrompe o prazo prescricional e a partir disso a parte não poderá mais discutir o direito.
III. Com a citação abrem-se os prazos de contestação, embargos ou defesa e é oportunizado à parte o exercício do contraditório e da ampla defesa, que implicam na oportunidade de contradizer o que está na inicial e produzir provas processuais.
IV. O processo passa da fase postulatória à fase probatória após citação válida e regular.
De acordo com o conteúdo apreendido e o material didático, marque a opção correta:

A Estão corretas as proposições I e II, apenas.
B Estão corretas as proposições II e III, apenas.
C Estão corretas as proposições I e III, apenas.
D Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
E Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.

Questão 10/10 - Competências do Oficial de Justiça
Observe as proposições acerca da impenhorabilidade de bens estabelecida no art. 833 do CPC e art. 1º ao 5º da Lei 8.099/90. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Os bens de alto valor que estão no interior da residência podem ser penhorados.
( ) Os materiais da obra em andamento não podem ser penhorados.
( ) O único imóvel da entidade familiar pode ser penhorado, independentemente da origem da dívida.
( ) Os bens necessários ao exercício profissional podem ser penhorados quando dados em garantia de fiança locatícia.
De acordo com o conteúdo ministrado e o material didático, assinale a alternativa que traz a análise correta:

A V, V, F, F.
B V, F, V, F.
C F, V, V, F.
D F, V, F, V.
E F, F, V, V.

De acordo com o que você aprendeu nas aulas e no material complementar, analise as assertivas abaixo:
I. É imprescindível que o mandado contenha a identificação processual, o nome e o endereço completo do destinatário, a finalidade do ato e a assinatura do juiz.
II. O mandado judicial também deve conter a indicação de advogado para atuar na defesa do réu, com a expressão do prazo para resposta.
III. A certidão exarada pelo Oficial deve conter a identificação processual, o local, dia e horário da diligência, o nome e identificação da parte, o resultado da diligência e a assinatura do Oficial.
IV. A certidão, quando negativa, dispensa que o oficial especifique as atitudes tomadas para integral cumprimento do mandado.
A As assertivas I e II estão corretas, apenas.
B As assertivas II e III estão corretas, apenas.
C As assertivas I e III estão corretas, apenas.
D As assertivas II e IV estão corretas, apenas.
E As assertivas III e IV estão corretas, apenas.

De acordo com o estabelecido pelo art. 835 do CPC, acerca da ordem preferencial da penhora, assinale a a alternativa que apresenta a ordem preferencial correta:

A Bens imóveis, veículos, semoventes e móveis em geral.
B Faturamento mensal, dinheiro, títulos da dívida pública e bens imóveis.
C Dinheiro, títulos da dívida pública, títulos e valores mobiliários e veículos de via terrestre.
D Bens imóveis, bens móveis, semoventes, navios e aeronaves.
E Dinheiro, veículos automotores e bens móveis.

A respeito dessas asserções, conforme aprendizado e conteúdo didático, assinale a opção correta.
I. É imprescindível que o mandado contenha a identificação processual, o nome e o endereço completo do destinatário, a finalidade do ato e a assinatura do juiz.
II. O mandado judicial também deve conter a indicação de advogado para atuar na defesa do réu, com a expressão do prazo para resposta.
III. A certidão exarada pelo Oficial deve conter a identificação processual, o local, dia e horário da diligência, o nome e identificação da parte, o resultado da diligência e a assinatura do Oficial.
IV. A certidão, quando negativa, dispensa que o oficial especifique as atitudes tomadas para integral cumprimento do mandado.
A As assertivas I e II estão corretas, apenas.
B As assertivas II e III estão corretas, apenas.
C As assertivas I e III estão corretas, apenas.
D As assertivas II e IV estão corretas, apenas.
E As assertivas III e IV estão corretas, apenas.

Considerando o teor do artigo supracitado e o conteúdo absorvido nas aulas e material respectivo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Mesmo que haja prejuízo a parte prejudicada não poderá alegá-lo quando ela mesma o provocou.
II. Vigora no processo civil o princípio da boa fé processual que impede à parte aproveitar-se da própria torpeza.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Analise as proposições a seguir a respeito da citação criminal.
I. A citação criminal deve ser feita pelos correios ou, na impossibilidade, pela via eletrônica.
II. A citação criminal deve ser feita pela via eletrônica. Caso essa via seja frustrada, deve ser feita pelos correios e, em última hipótese, por Oficial de Justiça.
III. A citação criminal deve ser feita por Oficial de Justiça, exceto quando o citando estiver em lugar não sabido, ocasião em que poderá ser feita por edital.
IV. Quando o Oficial de Justiça diligenciar duas vezes sem êxito e tiver fundada suspeita de ocultação, mesmo em se tratando da citação criminal, deverá fazê-la por hora certa.

Analise as proposições a seguir: I. A citação válida e regular constitui em mora o devedor, de forma que começam a contar juros por atraso no pagamento a partir do trânsito em julgado da sentença. II. A citação não interrompe o prazo de decadência, mas interrompe o prazo prescricional e a partir disso a parte não poderá mais discutir o direito. III. Com a citação abrem-se os prazos de contestação, embargos ou defesa e é oportunizado à parte o exercício do contraditório e da ampla defesa, que implicam na oportunidade de contradizer o que está na inicial e produzir provas processuais. IV. O processo passa da fase postulatória à fase probatória após citação válida e regular. De acordo com o conteúdo apreendido e o material didático, marque a opção correta:
Estão corretas as proposições I e III, apenas.
A Estão corretas as proposições I e II, apenas.
B Estão corretas as proposições II e III, apenas.
C Estão corretas as proposições I e III, apenas.
D Estão corretas as proposições III e IV, apenas.

De acordo com o estabelecido pelo art. 835 do CPC, acerca da ordem preferencial da penhora, assinale a alternativa que apresenta a ordem preferencial correta:
A Dinheiro, títulos da dívida pública, títulos e valores mobiliários e veículos de via terrestre.
A Bens imóveis, veículos, semoventes e móveis em geral.
B Faturamento mensal, dinheiro, títulos da dívida pública e bens imóveis.
C Dinheiro, títulos da dívida pública, títulos e valores mobiliários e veículos de via terrestre.

O art. 276 do Código de Processo Civil prevê que 'quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa'. Considerando o teor do artigo supracitado e o conteúdo absorvido nas aulas e material respectivo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Mesmo que haja prejuízo a parte prejudicada não poderá alegá-lo quando ela mesma o provocou. PORQUE II. Vigora no processo civil o princípio da boa fé processual que impede à parte aproveitar-se da própria torpeza. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Observe as proposições acerca da impenhorabilidade de bens estabelecida no art. 833 do CPC e art. 1º ao 5º da Lei 8.009/90. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Os bens de alto valor que estão no interior da residência podem ser penhorados.
( ) Os materiais da obra em andamento não podem ser penhorados.
( ) O único imóvel da entidade familiar pode ser penhorado, independentemente da origem da dívida.
( ) Os bens necessários ao exercício profissional podem ser penhorados quando dados em garantia de fiança locatícia.
De acordo com o conteúdo ministrado e o material didático
Você acertou!
As impenhorabilidades são taxativas e estão expressas no art. 833 do CPC e 1º ao 5º da Lei 8.009/90. Os bens que guarnecem a residência, regra geral, não podem ser penhorados, exceto se forem de alto valor. Os materiais da obra em andamento também são impenhoráveis. Já o bem de família só pode ser penhorado nos seguintes casos: dívida oriunda de financiamento para sua aquisição ou construção; dívida de pensão alimentícia; dívida de IPTU, taxa ou contribuição de melhoria; execução de hipoteca em que o imóvel ficou como garantia real; imóvel produto de crime; e garantia em fiança locatícia.
Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
a) V, V, F, F.
b) V, F, V, F.
c) F, V, V, F.
d) F, V, F, V.
e) F, F, V, V.

Acerca da ordem preferencial da penhora, conforme o art. 835 do CPC, assinale a alternativa que apresenta a ordem preferencial correta:

A Bens imóveis, veículos, semoventes e móveis em geral.
B Faturamento mensal, dinheiro, títulos da dívida pública e bens imóveis.
C Dinheiro, títulos da dívida pública, títulos e valores mobiliários e veículos de via terrestre.
D Bens imóveis, bens móveis, semoventes, navios e aeronaves.
E Dinheiro, veículos automotores e bens móveis.

De acordo com as espécies de decisões judiciais, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) A decisão interlocutória põe fim a uma fase processual, decidindo questão de mérito.
( ) A sentença é a decisão do juiz de primeiro grau que com ou sem mérito finaliza a lide na primeira instância.
( ) O despacho é a decisão que acata pedido urgente em situações de plantão extraordinário.
( ) Existe decisão concedida em tutela provisória, mediante sentença ou decisão interlocutória, que poderá ser de urgência ou de evidência.
A F, V, F, V.
B F, V, V, V.
C V, V, F, F.
D F, V, V, F.
E V, F, F, V.

Questão 6/10 - Competências do Oficial de Justiça
Analise as proposições a seguir:
I. A citação válida e regular constitui em mora o devedor, de forma que começam a contar juros por atraso no pagamento a partir do trânsito em julgado da sentença.
II. A citação não interrompe o prazo de decadência, mas interrompe o prazo prescricional e a partir disso a parte não poderá mais discutir o direito.
III. Com a citação abrem-se os prazos de contestação, embargos ou defesa e é oportunizado à parte o exercício do contraditório e da ampla defesa, que implicam na oportunidade de contradizer o que está na inicial e produzir provas processuais.
IV. O processo passa da fase postulatória à fase probatória após citação válida e regular.
De acordo com o conteúdo apreendido e o material didático, marque a opção correta:

A Estão corretas as proposições I e II, apenas.
B Estão corretas as proposições II e III, apenas.
C Estão corretas as proposições I e III, apenas.
D Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
E Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.

De acordo com o conteúdo apreendido e o material didático, marque a opção correta:
I. Estão corretas as proposições I e II, apenas.
II. Estão corretas as proposições II e III, apenas.
III. Estão corretas as proposições I e III, apenas.
IV. Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
V. Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.
A Estão corretas as proposições I e II, apenas.
B Estão corretas as proposições II e III, apenas.
C Estão corretas as proposições I e III, apenas.
D Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
E Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
II. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
III. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
IV. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
V. As asserções I e II são proposições falsas.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

De acordo com o que você aprendeu nas aulas e no material complementar, analise as assertivas abaixo:
I. É imprescindível que o mandado contenha a identificação processual, o nome e o endereço completo do destinatário, a finalidade do ato e a assinatura do juiz.
II. O mandado judicial também deve conter a indicação de advogado para atuar na defesa do réu, com a expressão do prazo para resposta.
III. A certidão exarada pelo Oficial deve conter a identificação processual, o local, dia e horário da diligência, o nome e identificação da parte, o resultado da diligência e a assinatura do Oficial.
IV. A certidão, quando negativa, dispensa que o oficial especifique as atitudes tomadas para integral cumprimento do mandado.
A As assertivas I e II estão corretas, apenas.
B As assertivas II e III estão corretas, apenas.
C As assertivas I e III estão corretas, apenas.
D As assertivas II e IV estão corretas, apenas.
E As assertivas III e IV estão corretas, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Questão 1/10 - Competências do Oficial de Justiça O art. 276 do Código de Processo Civil prevê que 'quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa'. Considerando o teor do artigo supracitado e o conteúdo absorvido nas aulas e material respectivo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Mesmo que haja prejuízo a parte prejudicada não poderá alegá-lo quando ela mesma o provocou. PORQUE II. Vigora no processo civil o princípio da boa fé processual que impede à parte aproveitar-se da própria torpeza. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. Mesmo que haja prejuízo a parte prejudicada não poderá alegá-lo quando ela mesma o provocou.
II. Vigora no processo civil o princípio da boa fé processual que impede à parte aproveitar-se da própria torpeza.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4/10 - Competências do Oficial de Justiça O art. 250 do CPC e o art. 352 do CPP mencionam os requisitos do mandado de citação. Analise as proposições abaixo a respeito do assunto, assinalando V para verdadeiro e F para falso. ( ) O mandado expedido e não assinado pelo juiz ou escrivão é um documento válido, mas ineficaz. ( ) O mandado deve conter a finalidade do ato para o oficial de justiça e também os prazos para a parte praticar algum ato, seguido das consequências do não cumprimento. ( ) Se o processo for eletrônico, não há necessidade de cópia física da contrafé, bastando que conste a chave eletrônica de acesso. ( ) Não há necessidade de mencionar no mandado o juízo de onde procede a ordem, pois se trata de informação óbvia e desnecessária tratando-se de ordem judicial. Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) O mandado expedido e não assinado pelo juiz ou escrivão é um documento válido, mas ineficaz.
( ) O mandado deve conter a finalidade do ato para o oficial de justiça e também os prazos para a parte praticar algum ato, seguido das consequências do não cumprimento.
( ) Se o processo for eletrônico, não há necessidade de cópia física da contrafé, bastando que conste a chave eletrônica de acesso.
( ) Não há necessidade de mencionar no mandado o juízo de onde procede a ordem, pois se trata de informação óbvia e desnecessária tratando-se de ordem judicial.
A F, V, V, F.
B F, V, F, V.
C V, V, V, F.
D F, V, F, F.
E V, V, F, F.

Questão 5/10 - Competências do Oficial de Justiça
A penhora tem regramento específico para que surta seus jurídicos e legais efeitos.
Tendo em vista os estudos realizados na disciplina, marque a alternativa que aponta corretamente qual é o tipo de penhora feita quando o executado tem alguma ação em andamento (inclusive inventário) e que poderá resultar em valores a receber:

A de faturamento mensal.
B no rosto dos autos.
C de dinheiro em depósito ou aplicação financeira.
D de quotas e ações.
E de veículo alienado fiduciariamente.

Questão 6/10 - Competências do Oficial de Justiça
Analise as proposições a seguir:
I. A citação válida e regular constitui em mora o devedor, de forma que começam a contar juros por atraso no pagamento a partir do trânsito em julgado da sentença.
II. A citação não interrompe o prazo de decadência, mas interrompe o prazo prescricional e a partir disso a parte não poderá mais discutir o direito.
III. Com a citação abrem-se os prazos de contestação, embargos ou defesa e é oportunizado à parte o exercício do contraditório e da ampla defesa, que implicam na oportunidade de contradizer o que está na inicial e produzir provas processuais.
IV. O processo passa da fase postulatória à fase probatória após citação válida e regular.
De acordo com o conteúdo apreendido e o material didático, marque a opção correta:

A Estão corretas as proposições I e II, apenas.
B Estão corretas as proposições II e III, apenas.
C Estão corretas as proposições I e III, apenas.
D Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
E Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.

Questão 10/10 - Competências do Oficial de Justiça
Observe as proposições acerca da impenhorabilidade de bens estabelecida no art. 833 do CPC e art. 1º ao 5º da Lei 8.099/90. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Os bens de alto valor que estão no interior da residência podem ser penhorados.
( ) Os materiais da obra em andamento não podem ser penhorados.
( ) O único imóvel da entidade familiar pode ser penhorado, independentemente da origem da dívida.
( ) Os bens necessários ao exercício profissional podem ser penhorados quando dados em garantia de fiança locatícia.
De acordo com o conteúdo ministrado e o material didático, assinale a alternativa que traz a análise correta:

A V, V, F, F.
B V, F, V, F.
C F, V, V, F.
D F, V, F, V.
E F, F, V, V.

De acordo com o que você aprendeu nas aulas e no material complementar, analise as assertivas abaixo:
I. É imprescindível que o mandado contenha a identificação processual, o nome e o endereço completo do destinatário, a finalidade do ato e a assinatura do juiz.
II. O mandado judicial também deve conter a indicação de advogado para atuar na defesa do réu, com a expressão do prazo para resposta.
III. A certidão exarada pelo Oficial deve conter a identificação processual, o local, dia e horário da diligência, o nome e identificação da parte, o resultado da diligência e a assinatura do Oficial.
IV. A certidão, quando negativa, dispensa que o oficial especifique as atitudes tomadas para integral cumprimento do mandado.
A As assertivas I e II estão corretas, apenas.
B As assertivas II e III estão corretas, apenas.
C As assertivas I e III estão corretas, apenas.
D As assertivas II e IV estão corretas, apenas.
E As assertivas III e IV estão corretas, apenas.

De acordo com o estabelecido pelo art. 835 do CPC, acerca da ordem preferencial da penhora, assinale a a alternativa que apresenta a ordem preferencial correta:

A Bens imóveis, veículos, semoventes e móveis em geral.
B Faturamento mensal, dinheiro, títulos da dívida pública e bens imóveis.
C Dinheiro, títulos da dívida pública, títulos e valores mobiliários e veículos de via terrestre.
D Bens imóveis, bens móveis, semoventes, navios e aeronaves.
E Dinheiro, veículos automotores e bens móveis.

A respeito dessas asserções, conforme aprendizado e conteúdo didático, assinale a opção correta.
I. É imprescindível que o mandado contenha a identificação processual, o nome e o endereço completo do destinatário, a finalidade do ato e a assinatura do juiz.
II. O mandado judicial também deve conter a indicação de advogado para atuar na defesa do réu, com a expressão do prazo para resposta.
III. A certidão exarada pelo Oficial deve conter a identificação processual, o local, dia e horário da diligência, o nome e identificação da parte, o resultado da diligência e a assinatura do Oficial.
IV. A certidão, quando negativa, dispensa que o oficial especifique as atitudes tomadas para integral cumprimento do mandado.
A As assertivas I e II estão corretas, apenas.
B As assertivas II e III estão corretas, apenas.
C As assertivas I e III estão corretas, apenas.
D As assertivas II e IV estão corretas, apenas.
E As assertivas III e IV estão corretas, apenas.

Considerando o teor do artigo supracitado e o conteúdo absorvido nas aulas e material respectivo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Mesmo que haja prejuízo a parte prejudicada não poderá alegá-lo quando ela mesma o provocou.
II. Vigora no processo civil o princípio da boa fé processual que impede à parte aproveitar-se da própria torpeza.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Analise as proposições a seguir a respeito da citação criminal.
I. A citação criminal deve ser feita pelos correios ou, na impossibilidade, pela via eletrônica.
II. A citação criminal deve ser feita pela via eletrônica. Caso essa via seja frustrada, deve ser feita pelos correios e, em última hipótese, por Oficial de Justiça.
III. A citação criminal deve ser feita por Oficial de Justiça, exceto quando o citando estiver em lugar não sabido, ocasião em que poderá ser feita por edital.
IV. Quando o Oficial de Justiça diligenciar duas vezes sem êxito e tiver fundada suspeita de ocultação, mesmo em se tratando da citação criminal, deverá fazê-la por hora certa.

Analise as proposições a seguir: I. A citação válida e regular constitui em mora o devedor, de forma que começam a contar juros por atraso no pagamento a partir do trânsito em julgado da sentença. II. A citação não interrompe o prazo de decadência, mas interrompe o prazo prescricional e a partir disso a parte não poderá mais discutir o direito. III. Com a citação abrem-se os prazos de contestação, embargos ou defesa e é oportunizado à parte o exercício do contraditório e da ampla defesa, que implicam na oportunidade de contradizer o que está na inicial e produzir provas processuais. IV. O processo passa da fase postulatória à fase probatória após citação válida e regular. De acordo com o conteúdo apreendido e o material didático, marque a opção correta:
Estão corretas as proposições I e III, apenas.
A Estão corretas as proposições I e II, apenas.
B Estão corretas as proposições II e III, apenas.
C Estão corretas as proposições I e III, apenas.
D Estão corretas as proposições III e IV, apenas.

De acordo com o estabelecido pelo art. 835 do CPC, acerca da ordem preferencial da penhora, assinale a alternativa que apresenta a ordem preferencial correta:
A Dinheiro, títulos da dívida pública, títulos e valores mobiliários e veículos de via terrestre.
A Bens imóveis, veículos, semoventes e móveis em geral.
B Faturamento mensal, dinheiro, títulos da dívida pública e bens imóveis.
C Dinheiro, títulos da dívida pública, títulos e valores mobiliários e veículos de via terrestre.

O art. 276 do Código de Processo Civil prevê que 'quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa'. Considerando o teor do artigo supracitado e o conteúdo absorvido nas aulas e material respectivo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Mesmo que haja prejuízo a parte prejudicada não poderá alegá-lo quando ela mesma o provocou. PORQUE II. Vigora no processo civil o princípio da boa fé processual que impede à parte aproveitar-se da própria torpeza. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Observe as proposições acerca da impenhorabilidade de bens estabelecida no art. 833 do CPC e art. 1º ao 5º da Lei 8.009/90. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Os bens de alto valor que estão no interior da residência podem ser penhorados.
( ) Os materiais da obra em andamento não podem ser penhorados.
( ) O único imóvel da entidade familiar pode ser penhorado, independentemente da origem da dívida.
( ) Os bens necessários ao exercício profissional podem ser penhorados quando dados em garantia de fiança locatícia.
De acordo com o conteúdo ministrado e o material didático
Você acertou!
As impenhorabilidades são taxativas e estão expressas no art. 833 do CPC e 1º ao 5º da Lei 8.009/90. Os bens que guarnecem a residência, regra geral, não podem ser penhorados, exceto se forem de alto valor. Os materiais da obra em andamento também são impenhoráveis. Já o bem de família só pode ser penhorado nos seguintes casos: dívida oriunda de financiamento para sua aquisição ou construção; dívida de pensão alimentícia; dívida de IPTU, taxa ou contribuição de melhoria; execução de hipoteca em que o imóvel ficou como garantia real; imóvel produto de crime; e garantia em fiança locatícia.
Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
a) V, V, F, F.
b) V, F, V, F.
c) F, V, V, F.
d) F, V, F, V.
e) F, F, V, V.

Acerca da ordem preferencial da penhora, conforme o art. 835 do CPC, assinale a alternativa que apresenta a ordem preferencial correta:

A Bens imóveis, veículos, semoventes e móveis em geral.
B Faturamento mensal, dinheiro, títulos da dívida pública e bens imóveis.
C Dinheiro, títulos da dívida pública, títulos e valores mobiliários e veículos de via terrestre.
D Bens imóveis, bens móveis, semoventes, navios e aeronaves.
E Dinheiro, veículos automotores e bens móveis.

De acordo com as espécies de decisões judiciais, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) A decisão interlocutória põe fim a uma fase processual, decidindo questão de mérito.
( ) A sentença é a decisão do juiz de primeiro grau que com ou sem mérito finaliza a lide na primeira instância.
( ) O despacho é a decisão que acata pedido urgente em situações de plantão extraordinário.
( ) Existe decisão concedida em tutela provisória, mediante sentença ou decisão interlocutória, que poderá ser de urgência ou de evidência.
A F, V, F, V.
B F, V, V, V.
C V, V, F, F.
D F, V, V, F.
E V, F, F, V.

Questão 6/10 - Competências do Oficial de Justiça
Analise as proposições a seguir:
I. A citação válida e regular constitui em mora o devedor, de forma que começam a contar juros por atraso no pagamento a partir do trânsito em julgado da sentença.
II. A citação não interrompe o prazo de decadência, mas interrompe o prazo prescricional e a partir disso a parte não poderá mais discutir o direito.
III. Com a citação abrem-se os prazos de contestação, embargos ou defesa e é oportunizado à parte o exercício do contraditório e da ampla defesa, que implicam na oportunidade de contradizer o que está na inicial e produzir provas processuais.
IV. O processo passa da fase postulatória à fase probatória após citação válida e regular.
De acordo com o conteúdo apreendido e o material didático, marque a opção correta:

A Estão corretas as proposições I e II, apenas.
B Estão corretas as proposições II e III, apenas.
C Estão corretas as proposições I e III, apenas.
D Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
E Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.

De acordo com o conteúdo apreendido e o material didático, marque a opção correta:
I. Estão corretas as proposições I e II, apenas.
II. Estão corretas as proposições II e III, apenas.
III. Estão corretas as proposições I e III, apenas.
IV. Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
V. Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.
A Estão corretas as proposições I e II, apenas.
B Estão corretas as proposições II e III, apenas.
C Estão corretas as proposições I e III, apenas.
D Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
E Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
II. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
III. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
IV. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
V. As asserções I e II são proposições falsas.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

De acordo com o que você aprendeu nas aulas e no material complementar, analise as assertivas abaixo:
I. É imprescindível que o mandado contenha a identificação processual, o nome e o endereço completo do destinatário, a finalidade do ato e a assinatura do juiz.
II. O mandado judicial também deve conter a indicação de advogado para atuar na defesa do réu, com a expressão do prazo para resposta.
III. A certidão exarada pelo Oficial deve conter a identificação processual, o local, dia e horário da diligência, o nome e identificação da parte, o resultado da diligência e a assinatura do Oficial.
IV. A certidão, quando negativa, dispensa que o oficial especifique as atitudes tomadas para integral cumprimento do mandado.
A As assertivas I e II estão corretas, apenas.
B As assertivas II e III estão corretas, apenas.
C As assertivas I e III estão corretas, apenas.
D As assertivas II e IV estão corretas, apenas.
E As assertivas III e IV estão corretas, apenas.

Prévia do material em texto

1ª APOL – OFICIAL DE JUSTIÇA 
1ª tentativa
Questão 1/10 - Competências do Oficial de Justiça
O art. 276 do Código de Processo Civil prevê que "quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa".
Considerando o teor do artigo supracitado e o conteúdo absorvido nas aulas e material respectivo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Mesmo que haja prejuízo a parte prejudicada não poderá alegá-lo quando ela mesma o provocou.
PORQUE
II. Vigora no processo civil o princípio da boa fé processual que impede à parte aproveitar-se da própria torpeza.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
De acordo com a previsão legal do art. 276, a parte que pratica ato com vício processual não pode ser a beneficiária 
da decretação de nulidade do mesmo ato, pois isso seria um estímulo à fraude e à má-fé processual. A regra, portanto,
existe para evitar que seja gerado propositalmente um erro para um posterior proveito daquele que o provocou.
Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. 
Curitiba: InterSaberes, Capítulo 5.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/10 - Competências do Oficial de Justiça
De acordo com o que estudamos acerca das espécies de decisões judiciais, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) A decisão interlocutória põe fim a uma fase processual, decidindo questão de mérito.
( ) A sentença é a decisão do juiz de primeiro grau que com ou sem mérito finaliza a lide na primeira instância.
( ) O despacho é a decisão que acata pedido urgente em situações de plantão extraordinário.
( ) Existe decisão concedida em tutela provisória, mediante sentença ou decisão interlocutória, que poderá ser de urgência ou de evidência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V.
Você acertou!
As decisões judiciais constituem-se em: sentenças, decisão interlocutória, despachos e tutela provisória.
As sentenças decidem ou não o mérito da discussão e finalizam o processo perante o juiz de primeiro grau.
As decisões interlocutórias incidem sobre questão relevante do processo, mas não o finalizam.
Os despachos dão impulso ao processo.
A tutela provisória pode ser de urgência ou de evidência e será concedida pelo juiz em decisão interlocutória ou sentença.
Referência: Roteiro de estudos (aulas 1 e 2) e slides respectivos. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana
Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 4.
	
	B
	F, V, V, V.
	
	C
	 V, V, F, F.
	
	D
	F, V, V, F.
	
	E
	V, F, F, V.
Questão 3/10 - Competências do Oficial de Justiça
Leia o texto abaixo para responder à questão a seguir:
O Oficial de Justiça é o servidor público concursado, auxiliar permanente do Poder Judiciário, de acordo com o art. 149 do CPC, cujas atribuições envolvem atos de comunicação processual, atos de constatação, atos de execução e atos de força.
Relativamente a esses atos e de acordo com os conceitos abordados durante a disciplina, analise as seguintes afirmações:
I. Os atos de constatação são necessários para retratar uma realidade fática importante para a solução de uma questão processual.
II. Os atos de comunicação processual caracterizam-se pelo efeito de dar ciência ao destinatário de acontecimento relevante no andamento do processo e normalmente desencadeiam prazos.
III. Os atos de execução podem ser praticados pelo Oficial de Justiça quando este encontra dificuldades de cumprir a ordem contida no mandado judicial pelas vias ordinárias, fazendo-se necessário o uso de meios coercitivos.
IV. Os atos de força praticados pelo Oficial de Justiça são aqueles que implicam no uso de meios coercitivos para a conclusão do comando judicial contido no mandado.
Assinale a alternativa que traz a análise correta:
	
	A
	Somente as assertivas I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as assertivas I e III estão corretas.
	
	C
	Somente as assertivas III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as assertivas II e III estão corretas.
	
	E
	Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
Os atos de constatação praticados pelo Oficial de Justiça servem para que o Juiz tenha segurança para decidir situações
fáticas que são objeto do litígio.
Os atos de comunicação processual destinam-se a dar ciência ao destinatário de acontecimento processual relevante e 
que normalmente implica em algum encargo como o desencadeamento de prazo.
Os atos de execução são atos que dependem de determinação judicial (mandado com comando expresso) e que implicam 
em intervenção no patrimônio da parte a fim de garantir resultado processual eficaz quanto ao pagamento de quantia
reconhecidamente devida. Quando o Oficial tiver dificuldade no seu cumprimento deverá relatá-la ao Juiz (mediante
certidão) a fim de solicitar reforço policial para o seu cumprimento, quando teremos ato de força (por exemplo 
arrombamento) seguido de ato de execução (por exemplo, penhora).
Os atos de força são aqueles em que o Juiz determina a aplicação da coerção e/ou coação no caso de haver 
resistência do destinatário e, dessa forma, garantir que serão cumpridos pelo Oficial de Justiça.
Referência: Roteiro de estudos (aula 1) e slide respectivo. Vídeos complementares. Competências do Oficial de 
Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 5. Oficial de Justiça: elementos para Capacitação
 profissional. Marcelo Araújo de Freitas e José Carlos Batista Junior. Assis/SP: 2013, p. 135, 161, 209 e 261.
Questão 4/10 - Competências do Oficial de Justiça
O art. 250 do CPC e o art. 352 do CPP mencionam os requisitos do mandado de citação.
Analise as proposições abaixo a respeito do assunto, assinalando V para verdadeiro e F para falso.
(   ) O mandado expedido e não assinado pelo juiz ou escrivão é um documento válido, mas ineficaz.
(   ) O mandado deve conter a finalidade do ato para o oficial de justiça e também os prazos para a parte praticar algum ato, seguido das consequências do não cumprimento.
(   ) Se o processo for eletrônico, não há necessidade de cópia física da contrafé, bastando que conste a chave eletrônica de acesso.
(   ) Não há necessidade de mencionar no mandado o juízo de onde procede a ordem, pois se trata de informação óbvia e desnecessária tratando-se de ordem judicial.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F, V, V, F.
Você acertou!
Nos termos do art. 250 do CPC: “Art. 250. O mandado que o oficial de justiça tiver de cumprir conterá:
I - os nomes do autor e do citando e seus respectivos domicílios ou residências;
I - os nomes do autor e do citando e seus respectivos domicílios ou residências;
II - a finalidade da citação, com todas as especificações constantes da petição inicial, bem como a menção do 
prazo para contestar, sob pena de revelia, ou para embargar a execução;
II - a finalidade da citação, com todas as especificações constantes da petição inicial, bem como a menção do
prazo para contestar, sob pena de revelia, ou para embargar a execução;
III - a aplicação de sanção para o caso de descumprimento da ordem, se houver;
IV - se for o caso, a intimação do citando para comparecer, acompanhado de advogado ou de defensor público, à 
audiência de conciliação ou de mediação, com a menção do dia, da hora e do lugar do comparecimento;
IV - se for o caso, a intimação do citando para comparecer, acompanhado de advogado ou de defensor público, à
audiência de conciliação ou de mediação, com a menção do dia, da hora e do lugar do comparecimento;
V - a cópia da petição inicial, do despacho ou da decisãoque deferir tutela provisória;
V - a cópia da petição inicial, do despacho ou da decisão que deferir tutela provisória;
VI - a assinatura do escrivão ou do chefe de secretaria e a declaração de que o subscreve por ordem do juiz.
VI - a assinatura do escrivão ou do chefe de secretaria e a declaração de que o subscreve por ordem do juiz.”
Referência: Roteiro de estudos (aula 1). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. 
Curitiba: InterSaberes.
	
	B
	V, V, F, F.
	
	C
	V, F, V, F.
	
	D
	F, V, F, V.
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 5/10 - Competências do Oficial de Justiça
A penhora tem regramento específico para que surta seus jurídicos e legais efeitos.
Tendo em vista os estudos realizados na disciplina, marque a alternativa que aponta corretamente qual é o tipo de penhora feita quando o executado tem alguma ação em andamento (inclusive inventário) e que poderá resultar em valores a receber:
	
	A
	de faturamento mensal.
	
	B
	no rosto dos autos.
Você acertou!
Penhora no rosto dos autos: quando o executado tem ação em andamento que pode resultar em valores a receber.
Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. 
Curitiba: InterSaberes.
	
	C
	de dinheiro em depósito ou aplicação financeira.
	
	D
	de quotas e ações.
	
	E
	de veículo alienado fiduciariamente.
Questão 6/10 - Competências do Oficial de Justiça
Analise as proposições a seguir:
I. A citação válida e regular constitui em mora o devedor, de forma que começam a contar juros por atraso no pagamento a partir do trânsito em julgado da sentença.
II. A citação não interrompe o prazo de decadência, mas interrompe o prazo prescricional e a partir disso a parte não poderá mais discutir o direito.
III. Com a citação abrem-se os prazos de contestação, embargos ou defesa e é oportunizado à parte o exercício do contraditório e da ampla defesa, que implicam na oportunidade de contradizer o que está na inicial e produzir provas processuais.
IV. O processo passa da fase postulatória à fase probatória após citação válida e regular.
De acordo com o conteúdo apreendido e o material didático, marque a opção correta:
	
	A
	Estão corretas as proposições I e II, apenas.
	
	B
	Estão corretas as proposições II e III, apenas.
	
	C
	Estão corretas as proposições I e III, apenas.
	
	D
	Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
Você acertou!
A citação inaugura a relação jurídico processual porque oportuniza ao requerido o exercício do contraditório e da ampla 
defesa. Com a citação o processo terá prosseguimento e haverá, após a fase postulatória (pedido e defesa), haverá
a fase probatória (produzir provas que amparam o pedido e a defesa). Referência: Roteiro de estudos (aula 2). Slide 
respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	E
	Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.
Questão 7/10 - Competências do Oficial de Justiça
De acordo com o estabelecido pelo art. 835 do CPC, acerca da ordem preferencial da penhora, assinale a a alternativa que apresenta a ordem preferencial correta:
	
	A
	Bens imóveis, veículos, semoventes e móveis em geral.
	
	B
	Faturamento mensal, dinheiro, títulos da dívida pública e bens imóveis.
	
	C
	Dinheiro, títulos da dívida pública, títulos e valores mobiliários e veículos de via terrestre.
Você acertou!
A ordem preferencial da penhora está legalmente estabelecida no art. 835 do CPC e será observada no caso de
mandado de penhora genérico.
“Art. 835.  A penhora observará, preferencialmente, a seguinte ordem:
I - dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;
II - títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;
III - títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;
IV - veículos de via terrestre;
V - bens imóveis;
VI - bens móveis em geral;
VII - semoventes;
VIII - navios e aeronaves;
IX - ações e quotas de sociedades simples e empresárias;
X - percentual do faturamento de empresa devedora;
XI - pedras e metais preciosos;
XII - direitos aquisitivos derivados de promessa de compra e venda e de alienação fiduciária em garantia;
XIII - outros direitos.”
Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. 
Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	D
	Bens imóveis, bens móveis, semoventes, navios e aeronaves.
	
	E
	Dinheiro, veículos automotores e bens móveis. 
Questão 8/10 - Competências do Oficial de Justiça
Analise as proposições a seguir a respeito da citação criminal.
I. A citação criminal deve ser feita pelos correios ou, na impossibilidade, pela via eletrônica.
II. A citação criminal deve ser feita pela via eletrônica. Caso essa via seja frustrada, deve ser feita pelos correios e, em última hipótese, por Oficial de Justiça.
III. A citação criminal deve ser feita por Oficial de Justiça, exceto quando o citando estiver em lugar não sabido, ocasião em que poderá ser feita por edital.
IV. Quando o Oficial de Justiça diligenciar duas vezes sem êxito e tiver fundada suspeita de ocultação, mesmo em se tratando da citação criminal, deverá fazê-la por hora certa.
De acordo com o que você aprendeu nas aulas e no material didático, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Estão corretas as proposições I, II e III, apenas.
	
	B
	Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.
	
	C
	Estão corretas as proposições II, III e IV, apenas.
	
	D
	Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
Você acertou!
Por força do art. 351 do CPP a citação criminal deve ocorrer mediante a expedição de mandado para cumprimento por
Oficial de Justiça. Além disso, é possível a citação criminal por hora certa, prevista no art. 362 do CPP e na forma
estabelecida pelos art. 252 e seguintes do CPC. Caso o citando não seja encontrado por razão de estar em local não 
sabido far-se-á citação por edital, conforme prevê o art. 361 do CPP.
Referência: Roteiro de estudos (aula 2). Slide respectivo. Vídeos complementares. Competências do Oficial de Justiça.
Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 6. Código de Processo Civil. Código de Processo Penal.
	
	E
	Estão corretas as proposições I e IV, apenas.
Questão 9/10 - Competências do Oficial de Justiça
Lei a o texto abaixo e responda à questão a seguir:
Existe uma conexão direta entre o teor de um mandado judicial e os elementos essenciais da certidão exarada pelo Oficial de Justiça. O mandado contém, dentre outros aspectos, comandos específicos dos atos que o Oficial deve praticar. A certidão vai expressar se houve cumprimento integral, parcial ou negativo das ordens do juiz.
De acordo com o que você aprendeu nas aulas e no material complementar, analise as assertivas abaixo:
I. É imprescindível que o mandado contenha a identificação processual, o nome e o endereço completo do destinatário, a finalidade do ato e a assinatura do juiz.
II. O mandado judicial também deve conter a indicação de advogado para atuar na defesa do réu, com a expressão do prazo para resposta.
III. A certidão exarada pelo Oficial deve conter a identificação processual, o local, dia e horário da diligência, o nome e identificação da parte, o resultado da diligência e a assinatura do Oficial.
IV. A certidão, quando negativa, dispensa que o oficial especifique as atitudes tomadas para integral cumprimento do mandado.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	As assertivas I e II estão corretas, apenas.
	
	B
	As assertivas II e III estão corretas, apenas.
	
	C
	As assertivas I e III estão corretas, apenas.
Você acertou!
O mandado judicial é a síntese do comando que emana do juiz para o Oficial de Justiça e para a parte. Ele tem dentre
os seus requisitos essenciais a identificação numérica do processo, a identificação do juízo processante, o nome e 
endereço completo do destinatário, a finalidade do ato, os comandos do destinatário, a assinatura do juiz, além da 
cópia da decisão ou respectiva chave processual.A certidão do Oficial de Justiça, por sua vez, é a comunicação processual do cumprimento dos comandos contidos no 
mandado. Deve expressar o resultado da diligência, demonstrando se houve cumprimento total, parcial ou não 
cumprimento. Para que surta seus efeitos legais a certidão precisa conter: identificação do processo a que se refere,
data, endereço e horário da diligência, nome e identificação da parte/destinatário, resultado da diligência e a assinatura 
do Oficial. Referência: Roteiro de estudos (aula 1). Slide respectivo. Vídeos complementares. Competências do 
Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 4. Oficial de Justiça: elementos para 
capacitação profissional. Marcelo Araújo de Freitas e José Carlos Batista Junior. Assis/SP: 2013 (capítulos 5 e 6).
	
	D
	As assertivas II e IV estão corretas, apenas.
	
	E
	As assertivas III e IV estão corretas, apenas.
Questão 10/10 - Competências do Oficial de Justiça
Observe as proposições acerca da impenhorabilidade de bens estabelecida no art. 833 do CPC e art. 1º ao 5º da Lei 8.099/90. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Os bens de alto valor que estão no interior da residência podem ser penhorados.
( ) Os materiais da obra em andamento não podem ser penhorados.
( ) O único imóvel da entidade familiar pode ser penhorado, independentemente da origem da dívida.
( ) Os bens necessários ao exercício profissional podem ser penhorados quando dados em garantia de fiança locatícia.
De acordo com o conteúdo ministrado e o material didático, assinale a alternativa que traz a análise correta:
	
	A
	V, V, F, F.
Você acertou!
As impenhorabilidades são taxativas e estão expressas no art. 833 do CPC e 1º ao 5º da Lei 8.099/90. Os bens que 
guarnecem a residência, regra geral, não podem ser penhorados, exceto se forem de alto valor. Os materiais da obra em 
andamento também são impenhoráveis. Já o bem de família só pode ser penhorado nos seguintes casos: dívida oriunda
de financiamento para sua aquisição ou construção; dívida de pensão alimentícia; dívida de IPTU, taxa ou contribuição
de melhoria; execução de hipoteca em que o imóvel ficou como garantia real; imóvel produto de crime; e garantia em 
fiança locatícia.  Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. 
abiana Silveira. Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	B
	V, F, V, F.
	
	C
	F, V, V, F.
	
	D
	F, V, F, V.
	
	E
	F, F, V, V.
2ª tentativa
Questão 1/10 - Competências do Oficial de Justiça
Analise as proposições a seguir:
I. A citação válida e regular constitui em mora o devedor, de forma que começam a contar juros por atraso no pagamento a partir do trânsito em julgado da sentença.
II. A citação não interrompe o prazo de decadência, mas interrompe o prazo prescricional e a partir disso a parte não poderá mais discutir o direito.
III. Com a citação abrem-se os prazos de contestação, embargos ou defesa e é oportunizado à parte o exercício do contraditório e da ampla defesa, que implicam na oportunidade de contradizer o que está na inicial e produzir provas processuais.
IV. O processo passa da fase postulatória à fase probatória após citação válida e regular.
De acordo com o conteúdo apreendido e o material didático, marque a opção correta:
	
	A
	Estão corretas as proposições I e II, apenas.
	
	B
	Estão corretas as proposições II e III, apenas.
	
	C
	Estão corretas as proposições I e III, apenas.
	
	D
	Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
Você acertou!
A citação inaugura a relação jurídico processual porque oportuniza ao requerido o exercício do contraditório e da ampla
defesa. Com a citação o processo terá prosseguimento e haverá, após a fase postulatória (pedido e defesa), haverá a fase
probatória (produzir provas que amparam o pedido e a defesa). Referência: Roteiro de estudos (aula 2). Slide respectivo.
Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	E
	Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.
Questão 2/10 - Competências do Oficial de Justiça
O art. 276 do Código de Processo Civil prevê que "quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa".
Considerando o teor do artigo supracitado e o conteúdo absorvido nas aulas e material respectivo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Mesmo que haja prejuízo a parte prejudicada não poderá alegá-lo quando ela mesma o provocou.
PORQUE
II. Vigora no processo civil o princípio da boa fé processual que impede à parte aproveitar-se da própria torpeza.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
De acordo com a previsão legal do art. 276, a parte que pratica ato com vício processual não pode ser a Beneficiária
da decretação de nulidade do mesmo ato, pois isso seria um estímulo à fraude e à má-fé processual. A regra, portanto,
existe para evitar que seja gerado propositalmente um erro para um posterior proveito daquele que o provocou.
Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. 
Curitiba: InterSaberes, Capítulo 5.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/10 - Competências do Oficial de Justiça
Lei a o texto abaixo e responda à questão a seguir:
Existe uma conexão direta entre o teor de um mandado judicial e os elementos essenciais da certidão exarada pelo Oficial de Justiça. O mandado contém, dentre outros aspectos, comandos específicos dos atos que o Oficial deve praticar. A certidão vai expressar se houve cumprimento integral, parcial ou negativo das ordens do juiz.
De acordo com o que você aprendeu nas aulas e no material complementar, analise as assertivas abaixo:
I. É imprescindível que o mandado contenha a identificação processual, o nome e o endereço completo do destinatário, a finalidade do ato e a assinatura do juiz.
II. O mandado judicial também deve conter a indicação de advogado para atuar na defesa do réu, com a expressão do prazo para resposta.
III. A certidão exarada pelo Oficial deve conter a identificação processual, o local, dia e horário da diligência, o nome e identificação da parte, o resultado da diligência e a assinatura do Oficial.
IV. A certidão, quando negativa, dispensa que o oficial especifique as atitudes tomadas para integral cumprimento do mandado.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	As assertivas I e II estão corretas, apenas.
	
	B
	As assertivas II e III estão corretas, apenas.
	
	C
	As assertivas I e III estão corretas, apenas.
Você acertou!
O mandado judicial é a síntese do comando que emana do juiz para o Oficial de Justiça e para a parte. Ele tem dentre 
os seus requisitos essenciais a identificação numérica do processo, a identificação do juízo processante, o nome e
endereço completo do destinatário, a finalidade do ato, os comandos do destinatário, a assinatura do juiz, além da
cópia da decisão ou respectiva chave processual.
A certidão do Oficial de Justiça, por sua vez, é a comunicação processual do cumprimento dos comandos contidos no
mandado. Deve expressar o resultado da diligência, demonstrando se houve cumprimento total, parcial ou não 
cumprimento. Para que surta seus efeitos legais a certidão precisa conter: identificação do processo a que se refere,
data, endereço e horário da diligência, nome e identificação da parte/destinatário, resultado da diligência e a assinatura
do Oficial. Referência: Roteiro de estudos (aula 1). Slide respectivo. Vídeos complementares. Competências do 
Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 4. Oficialde Justiça: elementos para
capacitação profissional. Marcelo Araújo de Freitas e José Carlos Batista Junior. Assis/SP: 2013 (capítulos 5 e 6).
	
	D
	As assertivas II e IV estão corretas, apenas.
	
	E
	As assertivas III e IV estão corretas, apenas.
Questão 4/10 - Competências do Oficial de Justiça
Leia o texto abaixo para responder à questão a seguir:
O Oficial de Justiça é o servidor público concursado, auxiliar permanente do Poder Judiciário, de acordo com o art. 149 do CPC, cujas atribuições envolvem atos de comunicação processual, atos de constatação, atos de execução e atos de força.
Relativamente a esses atos e de acordo com os conceitos abordados durante a disciplina, analise as seguintes afirmações:
I. Os atos de constatação são necessários para retratar uma realidade fática importante para a solução de uma questão processual.
II. Os atos de comunicação processual caracterizam-se pelo efeito de dar ciência ao destinatário de acontecimento relevante no andamento do processo e normalmente desencadeiam prazos.
III. Os atos de execução podem ser praticados pelo Oficial de Justiça quando este encontra dificuldades de cumprir a ordem contida no mandado judicial pelas vias ordinárias, fazendo-se necessário o uso de meios coercitivos.
IV. Os atos de força praticados pelo Oficial de Justiça são aqueles que implicam no uso de meios coercitivos para a conclusão do comando judicial contido no mandado.
Assinale a alternativa que traz a análise correta:
	
	A
	Somente as assertivas I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as assertivas I e III estão corretas.
	
	C
	Somente as assertivas III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as assertivas II e III estão corretas.
	
	E
	Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
Os atos de constatação praticados pelo Oficial de Justiça servem para que o Juiz tenha segurança para decidir situações 
fáticas que são objeto do litígio.
Os atos de comunicação processual destinam-se a dar ciência ao destinatário de acontecimento processual relevante
e que normalmente implica em algum encargo como o desencadeamento de prazo.
Os atos de execução são atos que dependem de determinação judicial (mandado com comando expresso) e que implicam
em intervenção no patrimônio da parte a fim de garantir resultado processual eficaz quanto ao pagamento de
quantia reconhecidamente devida. Quando o Oficial tiver dificuldade no seu cumprimento deverá relatá-la ao Juiz
(mediante certidão) a fim de solicitar reforço policial para o seu cumprimento, quando teremos ato de força (por
exemplo arrombamento) seguido de ato de execução (por exemplo, penhora).
Os atos de força são aqueles em que o Juiz determina a aplicação da coerção e/ou coação no caso de haver 
resistência do destinatário e, dessa forma, garantir que serão cumpridos pelo Oficial de Justiça.
Referência: Roteiro de estudos (aula 1) e slide respectivo. Vídeos complementares. Competências do 
Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 5. Oficial de Justiça: elementos para 
capacitação profissional. Marcelo Araújo de Freitas e José Carlos Batista Junior. Assis/SP: 2013, p. 135, 161, 209 e 261.
Questão 5/10 - Competências do Oficial de Justiça
Conforme estudado, a citação é um ato de comunicação processual pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual. Com a citação a parte toma ciência da ação e é incluída na relação jurídico-processual que se instaura a partir de então.
Sobre a matéria, analise as sentenças a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso. Após a análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Quando a parte não comparecer espontaneamente em cartório, cabe ao escrivão de secretaria certificar o ocorrido e expedir o mandado respectivo para cumprimento por oficial de justiça.
( ) A citação por correios é a regra geral aplicável quando se tratar de pessoas físicas, micro e pequenas empresas.
( ) Será expedida carta precatória para os casos do réu que residir em outra comarca.
( ) A carta rogatória é medida admissível para citando em lugar ignorado, incerto e não sabido.
	
	A
	F, V, V, F.
Aplica-se a citação pelos correios às pessoas físicas, às microempresas e às empresas de pequeno porte. A carta 
precatória é a modalidade de citação quando o citando reside em comarca diversa a do andamento processual.
Referência: Roteiro de estudos (aula 2). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira.
Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	B
	V, F, V, F.
	
	C
	V, V, F, F.
	
	D
	V, F, F, V.
	
	E
	V, V, V, V.
Questão 6/10 - Competências do Oficial de Justiça
Observe as proposições acerca da impenhorabilidade de bens estabelecida no art. 833 do CPC e art. 1º ao 5º da Lei 8.099/90. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Os bens de alto valor que estão no interior da residência podem ser penhorados.
( ) Os materiais da obra em andamento não podem ser penhorados.
( ) O único imóvel da entidade familiar pode ser penhorado, independentemente da origem da dívida.
( ) Os bens necessários ao exercício profissional podem ser penhorados quando dados em garantia de fiança locatícia.
De acordo com o conteúdo ministrado e o material didático, assinale a alternativa que traz a análise correta:
	
	A
	V, V, F, F.
Você acertou!
As impenhorabilidades são taxativas e estão expressas no art. 833 do CPC e 1º ao 5º da Lei 8.099/90. Os bens que 
guarnecem a residência, regra geral, não podem ser penhorados, exceto se forem de alto valor. Os materiais da obra em 
andamento também são impenhoráveis. Já o bem de família só pode ser penhorado nos seguintes casos: dívida oriunda
de financiamento para sua aquisição ou construção; dívida de pensão alimentícia; dívida de IPTU, taxa ou contribuição 
de melhoria; execução de hipoteca em que o imóvel ficou como garantia real; imóvel produto de crime; e garantia em 
fiança locatícia.
Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. 
Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	B
	V, F, V, F.
	
	C
	F, V, V, F.
	
	D
	F, V, F, V.
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 7/10 - Competências do Oficial de Justiça
Analise as proposições a seguir a respeito da citação criminal.
I. A citação criminal deve ser feita pelos correios ou, na impossibilidade, pela via eletrônica.
II. A citação criminal deve ser feita pela via eletrônica. Caso essa via seja frustrada, deve ser feita pelos correios e, em última hipótese, por Oficial de Justiça.
III. A citação criminal deve ser feita por Oficial de Justiça, exceto quando o citando estiver em lugar não sabido, ocasião em que poderá ser feita por edital.
IV. Quando o Oficial de Justiça diligenciar duas vezes sem êxito e tiver fundada suspeita de ocultação, mesmo em se tratando da citação criminal, deverá fazê-la por hora certa.
De acordo com o que você aprendeu nas aulas e no material didático, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Estão corretas as proposições I, II e III, apenas.
	
	B
	Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.
	
	C
	Estão corretas as proposições II, III e IV, apenas.
	
	D
	Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
Você acertou!
Por força do art. 351 do CPP a citação criminal deve ocorrer mediante a expedição de mandado para cumprimento por
Oficial de Justiça. Além disso, é possível a citação criminal por hora certa, prevista no art. 362 do CPP e na forma 
estabelecida pelos art. 252 e seguintes do CPC. Caso o citando não seja encontrado por razão de estar em local não
sabido far-se-á citação por edital, conforme prevê o art. 361 do CPP. Referência: Roteiro de estudos (aula 2). Slide 
respectivo. Vídeos complementares. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes, 
Capítulo 6. Código de Processo Civil. Código de Processo Penal.
	
	E
	Estão corretas as proposições I e IV, apenas.
Questão 8/10 - Competências do Oficial de Justiça
De acordo com o que estudamos acerca das espéciesde decisões judiciais, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) A decisão interlocutória põe fim a uma fase processual, decidindo questão de mérito.
( ) A sentença é a decisão do juiz de primeiro grau que com ou sem mérito finaliza a lide na primeira instância.
( ) O despacho é a decisão que acata pedido urgente em situações de plantão extraordinário.
( ) Existe decisão concedida em tutela provisória, mediante sentença ou decisão interlocutória, que poderá ser de urgência ou de evidência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V.
Você acertou!
As decisões judiciais constituem-se em: sentenças, decisão interlocutória, despachos e tutela provisória.
As sentenças decidem ou não o mérito da discussão e finalizam o processo perante o juiz de primeiro grau.
As decisões interlocutórias incidem sobre questão relevante do processo, mas não o finalizam.
Os despachos dão impulso ao processo.
A tutela provisória pode ser de urgência ou de evidência e será concedida pelo juiz em decisão interlocutória ou sentença.
Referência: Roteiro de estudos (aulas 1 e 2) e slides respectivos. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana 
Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 4.
	
	B
	F, V, V, V.
	
	C
	 V, V, F, F.
	
	D
	F, V, V, F.
	
	E
	V, F, F, V.
Questão 9/10 - Competências do Oficial de Justiça
De acordo com o estabelecido pelo art. 835 do CPC, acerca da ordem preferencial da penhora, assinale a a alternativa que apresenta a ordem preferencial correta:
	
	A
	Bens imóveis, veículos, semoventes e móveis em geral.
	
	B
	Faturamento mensal, dinheiro, títulos da dívida pública e bens imóveis.
	
	C
	Dinheiro, títulos da dívida pública, títulos e valores mobiliários e veículos de via terrestre.
Você acertou!
A ordem preferencial da penhora está legalmente estabelecida no art. 835 do CPC e será observada no caso de 
mandado de penhora genérico.
“Art. 835.  A penhora observará, preferencialmente, a seguinte ordem:
I - dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;
II - títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;
III - títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;
IV - veículos de via terrestre;
V - bens imóveis;
VI - bens móveis em geral;
VII - semoventes;
VIII - navios e aeronaves;
IX - ações e quotas de sociedades simples e empresárias;
X - percentual do faturamento de empresa devedora;
XI - pedras e metais preciosos;
XII - direitos aquisitivos derivados de promessa de compra e venda e de alienação fiduciária em garantia;
XIII - outros direitos.”
Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira.
Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	D
	Bens imóveis, bens móveis, semoventes, navios e aeronaves.
	
	E
	Dinheiro, veículos automotores e bens móveis. 
Questão 10/10 - Competências do Oficial de Justiça
Leia as afirmativas a seguir em relação à organização judiciária, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
(   ) Cabe ao Supremo Tribunal Federal a defesa da Constituição Federal contra lesão ou ameaça de lesão.
(   ) A Justiça Militar é local e não possui tribunal superior.
(   ) A Justiça do Trabalho tem como tribunal superior o TSE.
(   ) A Justiça Estadual atua em primeira e segunda instâncias e tem como tribunal superior o STJ.
De acordo com o que você aprendeu e estudou, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	
	A
	V, V, F, F.
	
	B
	F, V, V, F.
	
	C
	V, F, F, V.
Você acertou!
O STF é a instância que julga a lesão ou ameaça de lesão à Constituição Federal (art. 102 da CF). O Superior Tribunal 
Militar é o tribunal superior da Justiça Militar (art. 122, I, CF). A Justiça do Trabalho tem como órgão máximo o 
Tribunal Superior do Trabalho - TST (art. 111, I, CF) e a Justiça Estadual tem como órgão máximo o Superior
Tribunal de Justiça (art. 104 CF) e atua em primeira e segunda instâncias.
Referência: Roteiro de estudos (aula 1). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. 
Curitiba: InterSaberes. Constituição Federal.
	
	D
	F, F, V, V.
	
	E
	V, F, V, F.
3ª tentativa
Questão 1/10 - Competências do Oficial de Justiça
De acordo com o que estudamos acerca das espécies de decisões judiciais, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) A decisão interlocutória põe fim a uma fase processual, decidindo questão de mérito.
( ) A sentença é a decisão do juiz de primeiro grau que com ou sem mérito finaliza a lide na primeira instância.
( ) O despacho é a decisão que acata pedido urgente em situações de plantão extraordinário.
( ) Existe decisão concedida em tutela provisória, mediante sentença ou decisão interlocutória, que poderá ser de urgência ou de evidência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V.
Você acertou!
As decisões judiciais constituem-se em: sentenças, decisão interlocutória, despachos e tutela provisória.
As sentenças decidem ou não o mérito da discussão e finalizam o processo perante o juiz de primeiro grau.
As decisões interlocutórias incidem sobre questão relevante do processo, mas não o finalizam.
Os despachos dão impulso ao processo.
A tutela provisória pode ser de urgência ou de evidência e será concedida pelo juiz em decisão interlocutória ou sentença.
Referência: Roteiro de estudos (aulas 1 e 2) e slides respectivos. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana 
Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 4.
	
	B
	F, V, V, V.
	
	C
	 V, V, F, F.
	
	D
	F, V, V, F.
	
	E
	V, F, F, V.
Questão 2/10 - Competências do Oficial de Justiça
Leia as asserções a seguir:
I. A Lei 8.099/90 estabeleceu a impenhorabilidade do bem de família, assim entendido o único imóvel de propriedade do ente familiar onde este reside e que não responde por qualquer tipo de dívida contraída pelos cônjuges, pais ou filhos, seja civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza.
II. O art. 3º da Lei 8.099/90 prevê exceção à regra e admite a penhora do bem de família quando a dívida decorre de: contrato de financiamento para aquisição ou construção do imóvel, dívida de pensão alimentícia, dívida de IPTU, taxas e contribuições de melhoria relativas ao imóvel, execução de hipoteca sobre garantia real, imóvel produto de crime, garantia em fiança locatícia.
A respeito dessas asserções, conforme aprendizado e conteúdo didático, assinale a opção correta.
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	B
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	C
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	D
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	E
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma exceção da I.
Você acertou!
A Lei 8.099/90 estabeleceu a impenhorabilidade do bem de família mas, no seu art. 3º, elencou as exceções onde
essa impenhorabilidade não se aplica.
Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. 
Curitiba: InterSaberes. Lei 8.099/90, CPC.
Questão 3/10 - Competências do Oficial de Justiça
Lei a o texto abaixo e responda à questão a seguir:
Existe uma conexão direta entre o teor de um mandado judicial e os elementos essenciais da certidão exarada pelo Oficial de Justiça. O mandado contém, dentre outros aspectos, comandos específicos dos atos que o Oficial deve praticar. A certidão vai expressar se houve cumprimento integral, parcial ou negativo das ordens do juiz.
De acordo com o que você aprendeu nas aulas e no material complementar, analise as assertivas abaixo:
I. É imprescindível que o mandado contenha a identificação processual, o nome e o endereço completo do destinatário, a finalidade do ato e a assinatura do juiz.
II. O mandado judicial também deve conter a indicação de advogado para atuar na defesa do réu, com a expressão do prazo pararesposta.
III. A certidão exarada pelo Oficial deve conter a identificação processual, o local, dia e horário da diligência, o nome e identificação da parte, o resultado da diligência e a assinatura do Oficial.
IV. A certidão, quando negativa, dispensa que o oficial especifique as atitudes tomadas para integral cumprimento do mandado.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	As assertivas I e II estão corretas, apenas.
	
	B
	As assertivas II e III estão corretas, apenas.
	
	C
	As assertivas I e III estão corretas, apenas.
Você acertou!
O mandado judicial é a síntese do comando que emana do juiz para o Oficial de Justiça e para a parte. Ele tem dentre os
seus requisitos essenciais a identificação numérica do processo, a identificação do juízo processante, o nome e endereço
completo do destinatário, a finalidade do ato, os comandos do destinatário, a assinatura do juiz, além da cópia da decisão
ou respectiva chave processual.
A certidão do Oficial de Justiça, por sua vez, é a comunicação processual do cumprimento dos comandos contidos no
mandado. Deve expressar o resultado da diligência, demonstrando se houve cumprimento total, parcial ou não 
cumprimento. Para que surta seus efeitos legais a certidão precisa conter: identificação do processo a que se refere,
data, endereço e horário da diligência, nome e identificação da parte/destinatário, resultado da diligência e a
assinatura do Oficial. Referência: Roteiro de estudos (aula 1). Slide respectivo. Vídeos complementares. Competência
s do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 4. Oficial de Justiça: elementos para 
capacitação profissional. Marcelo Araújo de Freitas e José Carlos Batista Junior. Assis/SP: 2013 (capítulos 5 e 6).
	
	D
	As assertivas II e IV estão corretas, apenas.
	
	E
	As assertivas III e IV estão corretas, apenas.
Questão 4/10 - Competências do Oficial de Justiça
O art. 276 do Código de Processo Civil prevê que "quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa".
Considerando o teor do artigo supracitado e o conteúdo absorvido nas aulas e material respectivo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Mesmo que haja prejuízo a parte prejudicada não poderá alegá-lo quando ela mesma o provocou.
PORQUE
II. Vigora no processo civil o princípio da boa fé processual que impede à parte aproveitar-se da própria torpeza.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
De acordo com a previsão legal do art. 276, a parte que pratica ato com vício processual não pode ser a beneficiária 
da decretação de nulidade do mesmo ato, pois isso seria um estímulo à fraude e à má-fé processual. A regra, portanto, 
existe para evitar que seja gerado propositalmente um erro para um posterior proveito daquele que o provocou.
Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira.
Curitiba: InterSaberes, Capítulo 5.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/10 - Competências do Oficial de Justiça
Observe as proposições acerca da impenhorabilidade de bens estabelecida no art. 833 do CPC e art. 1º ao 5º da Lei 8.099/90. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Os bens de alto valor que estão no interior da residência podem ser penhorados.
( ) Os materiais da obra em andamento não podem ser penhorados.
( ) O único imóvel da entidade familiar pode ser penhorado, independentemente da origem da dívida.
( ) Os bens necessários ao exercício profissional podem ser penhorados quando dados em garantia de fiança locatícia.
De acordo com o conteúdo ministrado e o material didático, assinale a alternativa que traz a análise correta:
	
	A
	V, V, F, F.
Você acertou!
As impenhorabilidades são taxativas e estão expressas no art. 833 do CPC e 1º ao 5º da Lei 8.099/90. Os bens que 
guarnecem a residência, regra geral, não podem ser penhorados, exceto se forem de alto valor. Os materiais da obra
em andamento também são impenhoráveis. Já o bem de família só pode ser penhorado nos seguintes casos: dívida 
oriunda de financiamento para sua aquisição ou construção; dívida de pensão alimentícia; dívida de IPTU, taxa ou
contribuição de melhoria; execução de hipoteca em que o imóvel ficou como garantia real; imóvel produto de crime; e
garantia em fiança locatícia.  Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial
de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	B
	V, F, V, F.
	
	C
	F, V, V, F.
	
	D
	F, V, F, V.
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 6/10 - Competências do Oficial de Justiça
Analise as proposições a seguir a respeito da citação criminal.
I. A citação criminal deve ser feita pelos correios ou, na impossibilidade, pela via eletrônica.
II. A citação criminal deve ser feita pela via eletrônica. Caso essa via seja frustrada, deve ser feita pelos correios e, em última hipótese, por Oficial de Justiça.
III. A citação criminal deve ser feita por Oficial de Justiça, exceto quando o citando estiver em lugar não sabido, ocasião em que poderá ser feita por edital.
IV. Quando o Oficial de Justiça diligenciar duas vezes sem êxito e tiver fundada suspeita de ocultação, mesmo em se tratando da citação criminal, deverá fazê-la por hora certa.
De acordo com o que você aprendeu nas aulas e no material didático, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Estão corretas as proposições I, II e III, apenas.
	
	B
	Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.
	
	C
	Estão corretas as proposições II, III e IV, apenas.
	
	D
	Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
Você acertou!
Por força do art. 351 do CPP a citação criminal deve ocorrer mediante a expedição de mandado para cumprimento por
Oficial de Justiça. Além disso, é possível a citação criminal por hora certa, prevista no art. 362 do CPP e na forma
estabelecida pelos art. 252 e seguintes do CPC. Caso o citando não seja encontrado por razão de estar em local não
sabido far-se-á citação por edital, conforme prevê o art. 361 do CPP.
Referência: Roteiro de estudos (aula 2). Slide respectivo. Vídeos complementares. Competências do Oficial
 de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 6. Código de Processo Civil. Código de Processo Penal.
	
	E
	Estão corretas as proposições I e IV, apenas.
Questão 7/10 - Competências do Oficial de Justiça
Leia o texto abaixo para responder à questão a seguir:
O Oficial de Justiça é o servidor público concursado, auxiliar permanente do Poder Judiciário, de acordo com o art. 149 do CPC, cujas atribuições envolvem atos de comunicação processual, atos de constatação, atos de execução e atos de força.
Relativamente a esses atos e de acordo com os conceitos abordados durante a disciplina, analise as seguintes afirmações:
I. Os atos de constatação são necessários para retratar uma realidade fática importante para a solução de uma questão processual.
II. Os atos de comunicação processual caracterizam-se pelo efeito de dar ciência ao destinatário de acontecimento relevante no andamento do processo e normalmente desencadeiam prazos.
III. Os atos de execução podem ser praticados pelo Oficial de Justiça quando este encontra dificuldades de cumprir a ordem contida no mandado judicial pelas vias ordinárias, fazendo-se necessário o uso de meios coercitivos.
IV. Os atos de força praticados pelo Oficial de Justiça são aqueles que implicam no uso de meios coercitivos para a conclusão do comando judicial contido no mandado.
Assinale a alternativa que traz a análise correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Somente as assertivas I e II estão corretas.B
	Somente as assertivas I e III estão corretas.
	
	C
	Somente as assertivas III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as assertivas II e III estão corretas.
	
	E
	Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
Os atos de constatação praticados pelo Oficial de Justiça servem para que o Juiz tenha segurança para decidir situações
fáticas que são objeto do litígio.
Os atos de comunicação processual destinam-se a dar ciência ao destinatário de acontecimento processual relevante e
que normalmente implica em algum encargo como o desencadeamento de prazo.
Os atos de execução são atos que dependem de determinação judicial (mandado com comando expresso) e que implicam
em intervenção no patrimônio da parte a fim de garantir resultado processual eficaz quanto ao pagamento de quantia
reconhecidamente devida. Quando o Oficial tiver dificuldade no seu cumprimento deverá relatá-la ao Juiz (mediante
certidão) a fim de solicitar reforço policial para o seu cumprimento, quando teremos ato de força (por exemplo 
arrombamento) seguido de ato de execução (por exemplo, penhora).
Os atos de força são aqueles em que o Juiz determina a aplicação da coerção e/ou coação no caso de haver resistência
do destinatário e, dessa forma, garantir que serão cumpridos pelo Oficial de Justiça.
Referência: Roteiro de estudos (aula 1) e slide respectivo. Vídeos complementares. Competências do Oficial
de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 5. Oficial de Justiça: elementos para capacitação
 profissional. Marcelo Araújo de Freitas e José Carlos Batista Junior. Assis/SP: 2013, p. 135, 161, 209 e 261.
Questão 8/10 - Competências do Oficial de Justiça
Analise o mandado de penhora e o auto de penhora respectivo
De acordo com o que você aprendeu sobre essas espécies de documento, analise as proposições a seguir, assinalando V para verdadeiro, e F para falso:
(   ) Há perfeita correlação entre o mandado de penhora e o auto de penhora.
(   ) Embora não havendo perfeita correlação entre o mandado e o auto de penhora esta é válida e pode ser sanada a incongruência.
(   ) Não há correlação exata entre o mandado e o auto de penhora porque o oficial não efetuou o registro da penhora no órgão competente.
(   ) Não há correlação exata entre o mandado e o auto de penhora porque o oficial deixou de nomear depositário e não justificou a omissão.
Agora assinale a alternativa correta segundo o critério V para verdadeiro e F para falso
	
	A
	F, V, F, V.
	
	B
	V, F, V, F.
	
	C
	F, F, V, V.
	
	D
	F, V, V, F.
Você acertou!
Da análise do auto de penhora e do mandado fica claro que não há perfeita correlação entre o mandado e o auto. O
oficial de justiça não procedeu ao registro da penhora no órgão competente, faltando a correlação entre a ordem dada e a 
ordem cumprida. Embora não haja perfeita correlação, a nomeação de depositário é determinada legalmente e é inerente 
ao ato de penhora. Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça.
Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes. Lei 8.099/90, CPC.
	
	E
	V, V, F, F.
Questão 9/10 - Competências do Oficial de Justiça
Analise as proposições a seguir:
I. A citação válida e regular constitui em mora o devedor, de forma que começam a contar juros por atraso no pagamento a partir do trânsito em julgado da sentença.
II. A citação não interrompe o prazo de decadência, mas interrompe o prazo prescricional e a partir disso a parte não poderá mais discutir o direito.
III. Com a citação abrem-se os prazos de contestação, embargos ou defesa e é oportunizado à parte o exercício do contraditório e da ampla defesa, que implicam na oportunidade de contradizer o que está na inicial e produzir provas processuais.
IV. O processo passa da fase postulatória à fase probatória após citação válida e regular.
De acordo com o conteúdo apreendido e o material didático, marque a opção correta:
	
	A
	Estão corretas as proposições I e II, apenas.
	
	B
	Estão corretas as proposições II e III, apenas.
	
	C
	Estão corretas as proposições I e III, apenas.
	
	D
	Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
Você acertou!
A citação inaugura a relação jurídico processual porque oportuniza ao requerido o exercício do contraditório e da ampla 
defesa. Com a citação o processo terá prosseguimento e haverá, após a fase postulatória (pedido e defesa), haverá a fase
probatória (produzir provas que amparam o pedido e a defesa). Referência: Roteiro de estudos (aula 2). Slide respectivo.
Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	E
	Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.
Questão 10/10 - Competências do Oficial de Justiça
De acordo com o estabelecido pelo art. 835 do CPC, acerca da ordem preferencial da penhora, assinale a a alternativa que apresenta a ordem preferencial correta:
	
	A
	Bens imóveis, veículos, semoventes e móveis em geral.
	
	B
	Faturamento mensal, dinheiro, títulos da dívida pública e bens imóveis.
	
	C
	Dinheiro, títulos da dívida pública, títulos e valores mobiliários e veículos de via terrestre.
Você acertou!
A ordem preferencial da penhora está legalmente estabelecida no art. 835 do CPC e será observada no caso de
mandado de penhora genérico.
“Art. 835.  A penhora observará, preferencialmente, a seguinte ordem:
I - dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;
II - títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;
III - títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;
IV - veículos de via terrestre;
V - bens imóveis;
VI - bens móveis em geral;
VII - semoventes;
VIII - navios e aeronaves;
IX - ações e quotas de sociedades simples e empresárias;
X - percentual do faturamento de empresa devedora;
XI - pedras e metais preciosos;
XII - direitos aquisitivos derivados de promessa de compra e venda e de alienação fiduciária em garantia;
XIII - outros direitos.”
Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira.
Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	D
	Bens imóveis, bens móveis, semoventes, navios e aeronaves.
	
	E
	Dinheiro, veículos automotores e bens móveis. 
4ª TENTATIVA
Questão 1/10 - Competências do Oficial de Justiça
O art. 276 do Código de Processo Civil prevê que "quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa".
Considerando o teor do artigo supracitado e o conteúdo absorvido nas aulas e material respectivo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Mesmo que haja prejuízo a parte prejudicada não poderá alegá-lo quando ela mesma o provocou.
PORQUE
II. Vigora no processo civil o princípio da boa fé processual que impede à parte aproveitar-se da própria torpeza.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
De acordo com a previsão legal do art. 276, a parte que pratica ato com vício processual não pode ser a beneficiária da
decretação de nulidade do mesmo ato, pois isso seria um estímulo à fraude e à má-fé processual. A regra, portanto,
existe para evitar que seja gerado propositalmente um erro para um posterior proveito daquele que o provocou.
Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. 
Curitiba: InterSaberes, Capítulo 5.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/10 - Competências do Oficial de Justiça
Leia o texto abaixo para responder à questão a seguir:
O Oficial de Justiça é o servidor público concursado, auxiliar permanente do PoderJudiciário, de acordo com o art. 149 do CPC, cujas atribuições envolvem atos de comunicação processual, atos de constatação, atos de execução e atos de força.
Relativamente a esses atos e de acordo com os conceitos abordados durante a disciplina, analise as seguintes afirmações:
I. Os atos de constatação são necessários para retratar uma realidade fática importante para a solução de uma questão processual.
II. Os atos de comunicação processual caracterizam-se pelo efeito de dar ciência ao destinatário de acontecimento relevante no andamento do processo e normalmente desencadeiam prazos.
III. Os atos de execução podem ser praticados pelo Oficial de Justiça quando este encontra dificuldades de cumprir a ordem contida no mandado judicial pelas vias ordinárias, fazendo-se necessário o uso de meios coercitivos.
IV. Os atos de força praticados pelo Oficial de Justiça são aqueles que implicam no uso de meios coercitivos para a conclusão do comando judicial contido no mandado.
Assinale a alternativa que traz a análise correta:
	
	A
	Somente as assertivas I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as assertivas I e III estão corretas.
	
	C
	Somente as assertivas III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as assertivas II e III estão corretas.
	
	E
	Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
Os atos de constatação praticados pelo Oficial de Justiça servem para que o Juiz tenha segurança para decidir situações
fáticas que são objeto do litígio.
Os atos de comunicação processual destinam-se a dar ciência ao destinatário de acontecimento processual relevante e 
que normalmente implica em algum encargo como o desencadeamento de prazo.
Os atos de execução são atos que dependem de determinação judicial (mandado com comando expresso) e que
implicam em intervenção no patrimônio da parte a fim de garantir resultado processual eficaz quanto ao pagamento
de quantia reconhecidamente devida. Quando o Oficial tiver dificuldade no seu cumprimento deverá relatá-la ao Juiz 
(mediante certidão) a fim de solicitar reforço policial para o seu cumprimento, quando teremos ato de força (por exemplo 
arrombamento) seguido de ato de execução (por exemplo, penhora).
Os atos de força são aqueles em que o Juiz determina a aplicação da coerção e/ou coação no caso de haver resistência do
destinatário e, dessa forma, garantir que serão cumpridos pelo Oficial de Justiça.
Referência: Roteiro de estudos (aula 1) e slide respectivo. Vídeos complementares. Competências do Oficial de 
Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 5. Oficial de Justiça: elementos para capacitação
 profissional. Marcelo Araújo de Freitas e José Carlos Batista Junior. Assis/SP: 2013, p. 135, 161, 209 e 261.
Questão 3/10 - Competências do Oficial de Justiça
Lei a o texto abaixo e responda à questão a seguir:
Existe uma conexão direta entre o teor de um mandado judicial e os elementos essenciais da certidão exarada pelo Oficial de Justiça. O mandado contém, dentre outros aspectos, comandos específicos dos atos que o Oficial deve praticar. A certidão vai expressar se houve cumprimento integral, parcial ou negativo das ordens do juiz.
De acordo com o que você aprendeu nas aulas e no material complementar, analise as assertivas abaixo:
I. É imprescindível que o mandado contenha a identificação processual, o nome e o endereço completo do destinatário, a finalidade do ato e a assinatura do juiz.
II. O mandado judicial também deve conter a indicação de advogado para atuar na defesa do réu, com a expressão do prazo para resposta.
III. A certidão exarada pelo Oficial deve conter a identificação processual, o local, dia e horário da diligência, o nome e identificação da parte, o resultado da diligência e a assinatura do Oficial.
IV. A certidão, quando negativa, dispensa que o oficial especifique as atitudes tomadas para integral cumprimento do mandado.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	As assertivas I e II estão corretas, apenas.
	
	B
	As assertivas II e III estão corretas, apenas.
	
	C
	As assertivas I e III estão corretas, apenas.
Você acertou!
O mandado judicial é a síntese do comando que emana do juiz para o Oficial de Justiça e para a parte. Ele tem dentre os
seus requisitos essenciais a identificação numérica do processo, a identificação do juízo processante, o nome e endereço
completo do destinatário, a finalidade do ato, os comandos do destinatário, a assinatura do juiz, além da cópia da decisão 
ou respectiva chave processual.
A certidão do Oficial de Justiça, por sua vez, é a comunicação processual do cumprimento dos comandos contidos no
mandado. Deve expressar o resultado da diligência, demonstrando se houve cumprimento total, parcial ou não 
cumprimento. Para que surta seus efeitos legais a certidão precisa conter: identificação do processo a que se refere, data,
endereço e horário da diligência, nome e identificação da parte/destinatário, resultado da diligência e a assinatura do
Oficial. Referência: Roteiro de estudos (aula 1). Slide respectivo. Vídeos complementares. Competências do Oficial 
de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 4. Oficial de Justiça: elementos para capacitação
 profissional. Marcelo Araújo de Freitas e José Carlos Batista Junior. Assis/SP: 2013 (capítulos 5 e 6).
	
	D
	As assertivas II e IV estão corretas, apenas.
	
	E
	As assertivas III e IV estão corretas, apenas.
Questão 4/10 - Competências do Oficial de Justiça
O oficial de justiça, em cumprimento a um mandado de penhora cuja dívida era de R$ 30.000,00 (Trinta Mil Reais) procedeu a penhora do apartamento do requerido no valor de R$ 300.000,00. No prazo de dez dias após a intimação da penhora o executado peticionou nos autos, alegando excesso na penhora do oficial.
Com base nos conhecimentos adquiridos em aula e no material didático, assinale a alternativa correta sob o aspecto da lei processual civil.
	
	A
	O juiz deve decretar a nulidade da penhora e determinar a expedição de novo mandado para que o oficial penhore bem 
de menor valor.
	
	B
	O juiz pode autorizar a substituição da penhora, desde que o executado apresente bem de menor valor que se presta à 
garantia.
Você acertou!
O art. 874, I do CPC possibilita que, em casos de excesso, o juiz reduza a penhora aos bens suficientes ou transfira a 
penhora para outros bens se o valor do bem penhorado for consideravelmente superior ao crédito exequendo. Para tanto, 
a parte terá que oferecer bem disponível para substituição e o exequente deverá ser ouvido, devendo o juiz decidir
fundamentadamente a respeito. Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de
Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	C
	O juiz pode desconsiderar a penhora, determinando ao exequente que indique bem condizente com o valor da dívida.
	
	D
	O juiz pode determinar que a penhora recaia apenas sobre a fração ideal de 10% do bem, deixando os outros 90% livres
de quaisquer ônus.
	
	E
	O juiz deve aceitar a penhora, tendo em vista que o executado não pode escolher os meios menos gravosos para
cumprimento da obrigação. 
Questão 5/10 - Competências do Oficial de Justiça
Analise o mandado de penhora e o auto de penhora respectivo
De acordo com o que você aprendeu sobre essas espécies de documento, analise as proposições a seguir, assinalando V para verdadeiro, e F para falso:
(   ) Há perfeita correlação entre o mandado de penhora e o auto de penhora.
(   ) Embora não havendo perfeita correlação entre o mandado e o auto de penhora esta é válida e pode ser sanada a incongruência.
(   ) Não há correlação exata entre o mandado e o auto de penhora porque o oficial não efetuou o registro da penhora no órgão competente.
(   ) Não há correlação exata entre o mandado e o auto de penhora porque o oficial deixou de nomear depositário e não justificou a omissão.
Agora assinale a alternativa correta segundo o critério V para verdadeiro e F para falso
	
	A
	F, V, F, V.
	
	B
	V, F, V, F.
	
	C
	F, F, V, V.
	
	D
	F, V, V, F.
Você acertou!Da análise do auto de penhora e do mandado fica claro que não há perfeita correlação entre o mandado e o auto. O oficial
de justiça não procedeu ao registro da penhora no órgão competente, faltando a correlação entre a ordem dada e a ordem
cumprida. Embora não haja perfeita correlação, a nomeação de depositário é determinada legalmente e é inerente ao ato 
de penhora. Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana 
Silveira. Curitiba: InterSaberes. Lei 8.009/90, CPC.
	
	E
	V, V, F, F.
Questão 6/10 - Competências do Oficial de Justiça
De acordo com o que estudamos acerca das espécies de decisões judiciais, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) A decisão interlocutória põe fim a uma fase processual, decidindo questão de mérito.
( ) A sentença é a decisão do juiz de primeiro grau que com ou sem mérito finaliza a lide na primeira instância.
( ) O despacho é a decisão que acata pedido urgente em situações de plantão extraordinário.
( ) Existe decisão concedida em tutela provisória, mediante sentença ou decisão interlocutória, que poderá ser de urgência ou de evidência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V.
Você acertou!
As decisões judiciais constituem-se em: sentenças, decisão interlocutória, despachos e tutela provisória.
As sentenças decidem ou não o mérito da discussão e finalizam o processo perante o juiz de primeiro grau.
As decisões interlocutórias incidem sobre questão relevante do processo, mas não o finalizam.
Os despachos dão impulso ao processo.
A tutela provisória pode ser de urgência ou de evidência e será concedida pelo juiz em decisão interlocutória ou sentença.
Referência: Roteiro de estudos (aulas 1 e 2) e slides respectivos. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. 
Curitiba: InterSaberes, Capítulo 4.
	
	B
	F, V, V, V.
	
	C
	 V, V, F, F.
	
	D
	F, V, V, F.
	
	E
	V, F, F, V.
Questão 7/10 - Competências do Oficial de Justiça
Conforme estudado, a citação é um ato de comunicação processual pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual. Com a citação a parte toma ciência da ação e é incluída na relação jurídico-processual que se instaura a partir de então.
Sobre a matéria, analise as sentenças a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso. Após a análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Quando a parte não comparecer espontaneamente em cartório, cabe ao escrivão de secretaria certificar o ocorrido e expedir o mandado respectivo para cumprimento por oficial de justiça.
( ) A citação por correios é a regra geral aplicável quando se tratar de pessoas físicas, micro e pequenas empresas.
( ) Será expedida carta precatória para os casos do réu que residir em outra comarca.
( ) A carta rogatória é medida admissível para citando em lugar ignorado, incerto e não sabido.
	
	A
	F, V, V, F.
Você acertou!
Aplica-se a citação pelos correios às pessoas físicas, às microempresas e às empresas de pequeno porte. A carta 
precatória é a modalidade de citação quando o citando reside em comarca diversa a do andamento processual.
Referência: Roteiro de estudos (aula 2). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira.
Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	B
	V, F, V, F.
	
	C
	V, V, F, F.
	
	D
	V, F, F, V.
	
	E
	V, V, V, V.
Questão 8/10 - Competências do Oficial de Justiça
De acordo com o estabelecido pelo art. 835 do CPC, acerca da ordem preferencial da penhora, assinale a a alternativa que apresenta a ordem preferencial correta:
	
	A
	Bens imóveis, veículos, semoventes e móveis em geral.
	
	B
	Faturamento mensal, dinheiro, títulos da dívida pública e bens imóveis.
	
	C
	Dinheiro, títulos da dívida pública, títulos e valores mobiliários e veículos de via terrestre.
Você acertou!
A ordem preferencial da penhora está legalmente estabelecida no art. 835 do CPC e será observada no caso de mandado
de penhora genérico.
“Art. 835.  A penhora observará, preferencialmente, a seguinte ordem:
I - dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;
II - títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;
III - títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;
IV - veículos de via terrestre;
V - bens imóveis;
VI - bens móveis em geral;
VII - semoventes;
VIII - navios e aeronaves;
IX - ações e quotas de sociedades simples e empresárias;
X - percentual do faturamento de empresa devedora;
XI - pedras e metais preciosos;
XII - direitos aquisitivos derivados de promessa de compra e venda e de alienação fiduciária em garantia;
XIII - outros direitos.”
Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. 
Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	D
	Bens imóveis, bens móveis, semoventes, navios e aeronaves.
	
	E
	Dinheiro, veículos automotores e bens móveis. 
Questão 9/10 - Competências do Oficial de Justiça
Observe as proposições acerca da impenhorabilidade de bens estabelecida no art. 833 do CPC e art. 1º ao 5º da Lei 8.009/90. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Os bens de alto valor que estão no interior da residência podem ser penhorados.
( ) Os materiais da obra em andamento não podem ser penhorados.
( ) O único imóvel da entidade familiar pode ser penhorado, independentemente da origem da dívida.
( ) Os bens necessários ao exercício profissional podem ser penhorados quando dados em garantia de fiança locatícia.
De acordo com o conteúdo ministrado e o material didático, assinale a alternativa que traz a análise correta:
	
	A
	V, V, F, F.
Você acertou!
As impenhorabilidades são taxativas e estão expressas no art. 833 do CPC e 1º ao 5º da Lei 8.009/90. Os bens que
guarnecem a residência, regra geral, não podem ser penhorados, exceto se forem de alto valor. Os materiais da obra em
andamento também são impenhoráveis. Já o bem de família só pode ser penhorado nos seguintes casos: dívida oriunda 
de financiamento para sua aquisição ou construção; dívida de pensão alimentícia; dívida de IPTU, taxa ou contribuição 
de melhoria; execução de hipoteca em que o imóvel ficou como garantia real; imóvel produto de crime; e garantia em
fiança locatícia.  Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. 
Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	B
	V, F, V, F.
	
	C
	F, V, V, F.
	
	D
	F, V, F, V.
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 10/10 - Competências do Oficial de Justiça
Analise as proposições a seguir a respeito da citação criminal.
I. A citação criminal deve ser feita pelos correios ou, na impossibilidade, pela via eletrônica.
II. A citação criminal deve ser feita pela via eletrônica. Caso essa via seja frustrada, deve ser feita pelos correios e, em última hipótese, por Oficial de Justiça.
III. A citação criminal deve ser feita por Oficial de Justiça, exceto quando o citando estiver em lugar não sabido, ocasião em que poderá ser feita por edital.
IV. Quando o Oficial de Justiça diligenciar duas vezes sem êxito e tiver fundada suspeita de ocultação, mesmo em se tratando da citação criminal, deverá fazê-la por hora certa.
De acordo com o que você aprendeu nas aulas e no material didático, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Estão corretas as proposições I, II e III, apenas.
	
	B
	Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.
	
	C
	Estão corretas as proposições II, III e IV, apenas.
	
	D
	Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
Você acertou!
Por força do art. 351 do CPP a citação criminal deve ocorrer mediante a expedição de mandado para cumprimento por 
Oficial de Justiça. Além disso, é possível a citação criminal por hora certa, prevista no art. 362 do CPP e na forma
estabelecida pelos art. 252 e seguintes do CPC. Caso o citando não seja encontrado por razão de estar em local não
sabido far-se-á citaçãopor edital, conforme prevê o art. 361 do CPP. Referência: Roteiro de estudos (aula 2). Slide 
respectivo. Vídeos complementares. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes,
Capítulo 6. Código de Processo Civil. Código de Processo Penal.
	
	E
	Estão corretas as proposições I e IV, apenas.
5ª TENTATIVA
Questão 1/10 - Competências do Oficial de Justiça
Observe as proposições acerca da impenhorabilidade de bens estabelecida no art. 833 do CPC e art. 1º ao 5º da Lei 8.009/90. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Os bens de alto valor que estão no interior da residência podem ser penhorados.
( ) Os materiais da obra em andamento não podem ser penhorados.
( ) O único imóvel da entidade familiar pode ser penhorado, independentemente da origem da dívida.
( ) Os bens necessários ao exercício profissional podem ser penhorados quando dados em garantia de fiança locatícia.
De acordo com o conteúdo ministrado e o material didático, assinale a alternativa que traz a análise correta:
	
	A
	V, V, F, F.
Você acertou!
As impenhorabilidades são taxativas e estão expressas no art. 833 do CPC e 1º ao 5º da Lei 8.009/90. Os bens que
guarnecem a residência, regra geral, não podem ser penhorados, exceto se forem de alto valor. Os materiais da obra em 
andamento também são impenhoráveis. Já o bem de família só pode ser penhorado nos seguintes casos: dívida oriunda
de financiamento para sua aquisição ou construção; dívida de pensão alimentícia; dívida de IPTU, taxa ou contribuição 
de melhoria; execução de hipoteca em que o imóvel ficou como garantia real; imóvel produto de crime; e garantia em 
fiança locatícia.  Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. 
Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	B
	V, F, V, F.
	
	C
	F, V, V, F.
	
	D
	F, V, F, V.
	
	E
	F, F, V, V.
Questão 2/10 - Competências do Oficial de Justiça
Leia o texto abaixo para responder à questão a seguir:
O Oficial de Justiça é o servidor público concursado, auxiliar permanente do Poder Judiciário, de acordo com o art. 149 do CPC, cujas atribuições envolvem atos de comunicação processual, atos de constatação, atos de execução e atos de força.
Relativamente a esses atos e de acordo com os conceitos abordados durante a disciplina, analise as seguintes afirmações:
I. Os atos de constatação são necessários para retratar uma realidade fática importante para a solução de uma questão processual.
II. Os atos de comunicação processual caracterizam-se pelo efeito de dar ciência ao destinatário de acontecimento relevante no andamento do processo e normalmente desencadeiam prazos.
III. Os atos de execução podem ser praticados pelo Oficial de Justiça quando este encontra dificuldades de cumprir a ordem contida no mandado judicial pelas vias ordinárias, fazendo-se necessário o uso de meios coercitivos.
IV. Os atos de força praticados pelo Oficial de Justiça são aqueles que implicam no uso de meios coercitivos para a conclusão do comando judicial contido no mandado.
Assinale a alternativa que traz a análise correta:
	
	A
	Somente as assertivas I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as assertivas I e III estão corretas.
	
	C
	Somente as assertivas III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as assertivas II e III estão corretas.
	
	E
	Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
Os atos de constatação praticados pelo Oficial de Justiça servem para que o Juiz tenha segurança para decidir situações
fáticas que são objeto do litígio.
Os atos de comunicação processual destinam-se a dar ciência ao destinatário de acontecimento processual relevante e 
que normalmente implica em algum encargo como o desencadeamento de prazo.
Os atos de execução são atos que dependem de determinação judicial (mandado com comando expresso) e que implicam
em intervenção no patrimônio da parte a fim de garantir resultado processual eficaz quanto ao pagamento de quantia
reconhecidamente devida. Quando o Oficial tiver dificuldade no seu cumprimento deverá relatá-la ao Juiz (mediante 
certidão) a fim de solicitar reforço policial para o seu cumprimento, quando teremos ato de força (por exemplo 
arrombamento) seguido de ato de execução (por exemplo, penhora).
Os atos de força são aqueles em que o Juiz determina a aplicação da coerção e/ou coação no caso de haver resistência do 
destinatário e, dessa forma, garantir que serão cumpridos pelo Oficial de Justiça.
Referência: Roteiro de estudos (aula 1) e slide respectivo. Vídeos complementares. Competências do Oficial de Justiça. 
Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 5. Oficial de Justiça: elementos para capacitação profissional. Marcelo
Araújo de Freitas e José Carlos Batista Junior. Assis/SP: 2013, p. 135, 161, 209 e 261.
Questão 3/10 - Competências do Oficial de Justiça
No que diz respeito à citação, analise cada proposição a seguir.
I. A citação por meio eletrônico no processo trabalhista é considerada válida por força do art. 769 da CLT, que admite a aplicação subsidiária do Código de Processo Civil.
II. Admite-se a citação do réu por carta em processo criminal, desde que seja realizada mediante aviso de recebimento por mão própria (ARMP), de forma que fique comprovado que ele mesmo recebeu o documento.
III. Quando o citando residir em local não atendido pela entrega domiciliar de correspondência, a citação deverá ser feita por oficial de justiça, conforme determinação legal.
IV. Mesmo que em lugar ignorado, incerto e não sabido a citação por edital no processo criminal não tem validade, pois o réu não tem como exercer o direito constitucional da ampla defesa e do contraditório.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Estão corretas apenas as assertivas I, III e IV.
	
	B
	Estão corretas apenas as assertivas I e II.
	
	C
	Estão corretas apenas as assertivas III e IV.
	
	D
	Estão corretas apenas as assertivas II e IV.
	
	E
	Estão corretas apenas as assertivas I e III.
Você acertou!
Conforme previsão do art. 769 da CLT, aplica-se subsidiariamente a lei processual civil ao processo trabalhista, de forma
que é possível a citação por meio eletrônico em seu âmbito. De acordo com o art. 247, IV do CPC, deverá ser feita a
citação por oficial de justiça quando o local de residência do citando não for atendido pelos correios.
Referência: Roteiro de estudos (aula 2). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba:
InterSaberes. Código de Processo Civil. Consolidação das Leis do Trabalho. Código de Processo Criminal.
Questão 4/10 - Competências do Oficial de Justiça
Lei a o texto abaixo e responda à questão a seguir:
Existe uma conexão direta entre o teor de um mandado judicial e os elementos essenciais da certidão exarada pelo Oficial de Justiça. O mandado contém, dentre outros aspectos, comandos específicos dos atos que o Oficial deve praticar. A certidão vai expressar se houve cumprimento integral, parcial ou negativo das ordens do juiz.
De acordo com o que você aprendeu nas aulas e no material complementar, analise as assertivas abaixo:
I. É imprescindível que o mandado contenha a identificação processual, o nome e o endereço completo do destinatário, a finalidade do ato e a assinatura do juiz.
II. O mandado judicial também deve conter a indicação de advogado para atuar na defesa do réu, com a expressão do prazo para resposta.
III. A certidão exarada pelo Oficial deve conter a identificação processual, o local, dia e horário da diligência, o nome e identificação da parte, o resultado da diligência e a assinatura do Oficial.
IV. A certidão, quando negativa, dispensa que o oficial especifique as atitudes tomadas para integral cumprimento do mandado.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	As assertivas I e II estão corretas, apenas.
	
	B
	As assertivas II e III estão corretas, apenas.
	
	C
	As assertivas I e III estão corretas, apenas.
Você acertou!
O mandado judicial é a síntese do comando que emana do juiz para o Oficial de Justiça e para a parte. Ele temdentre os
seus requisitos essenciais a identificação numérica do processo, a identificação do juízo processante, o nome e endereço
completo do destinatário, a finalidade do ato, os comandos do destinatário, a assinatura do juiz, além da cópia da decisão
ou respectiva chave processual.
A certidão do Oficial de Justiça, por sua vez, é a comunicação processual do cumprimento dos comandos contidos no
mandado. Deve expressar o resultado da diligência, demonstrando se houve cumprimento total, parcial ou não 
cumprimento. Para que surta seus efeitos legais a certidão precisa conter: identificação do processo a que se refere, data, 
endereço e horário da diligência, nome e identificação da parte/destinatário, resultado da diligência e a assinatura do 
Oficial. Referência: Roteiro de estudos (aula 1). Slide respectivo. Vídeos complementares. Competências do Oficial 
de Justiça. Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 4. Oficial de Justiça: elementos para capacitação 
profissional. Marcelo Araújo de Freitas e José Carlos Batista Junior. Assis/SP: 2013 (capítulos 5 e 6).
	
	D
	As assertivas II e IV estão corretas, apenas.
	
	E
	As assertivas III e IV estão corretas, apenas.
Questão 5/10 - Competências do Oficial de Justiça
Pode haver substituição da penhora em casos específicos mencionados na legislação processual.
Analise as hipóteses a seguir.
I. Penhora realizada em bem fora da localidade de andamento do processo, havendo bens livres na localidade de andamento do processo.
II . Penhora realizada sobre bem de difícil avaliação.
III. Penhora que recaiu sobre bem já gravado com penhora anterior.
IV. Penhora que recaiu sobre bem inexistente.
De acordo com o que você aprendeu nas aulas e no material didático, assinale a alternativa correta.
	
	A
	As hipóteses I e III estão elencadas na lei processual.
Você acertou!
De acordo com o art. 848 do CPC os casos de substituição da penhora são os seguintes: desobediência à ordem legal; 
havendo bens no foro da execução a penhora recaiu sobre os de outra localidade; quando há bens livres e foram 
penhorados bens já penhorados ou com gravame (hipoteca); quando recaiu sobre bens de baixa liquidez; fracasso da
venda judicial; o executado omite o valor dos bens ou deixa de indicá-los. Bens inexistentes ou de difícil avaliação estão
fora desse rol. Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana 
Silveira. Curitiba: InterSaberes.
	
	B
	As hipóteses II e III estão elencadas na lei processual.
	
	C
	As hipóteses I e II estão elencadas na lei processual.
	
	D
	As hipóteses I, II e IV estão elencadas na lei processual.
	
	E
	As hipóteses III e IV estão elencadas na lei processual.
Questão 6/10 - Competências do Oficial de Justiça
Quanto aos efeitos da citação, observe as assertivas a seguir.
I. Com a citação inicia-se o prazo para contestação, embargos ou defesa.
II. Uma vez citado, o demandado não pode dispor do objeto do litígio sem o pronunciamento do juiz.
III. A citação não induz litispendência quando feita por edital.
IV. A citação só interrompe o prazo da prescrição quando o requerido aceita dar o ciente e ficar com a contrafé.
Agora, de acordo com o os estudos realizados nas aulas e com o material didático, assinale a alternativa que traz a análise correta.
	
	A
	Estão corretas as assertivas I, III e IV, apenas.
	
	B
	Estão corretas as assertivas I, II e IV, apenas.
	
	C
	Estão corretas as assertivas III e IV, apenas.
	
	D
	Estão corretas as assertivas II e IV, apenas.
	
	E
	Estão corretas as assertivas I e II, apenas.
Você acertou!
Com a citação formalmente realizada, abre-se o prazo para contestação, embargos ou defesa. Outro efeito da citação é
tornar litigioso o objeto de discussão, de forma que o demandado não pode dele dispor sem pronunciamento do juiz a 
respeito. Referência: Roteiro de estudos (aula 2). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira
Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
Questão 7/10 - Competências do Oficial de Justiça
Analise as proposições a seguir a respeito da citação criminal.
I. A citação criminal deve ser feita pelos correios ou, na impossibilidade, pela via eletrônica.
II. A citação criminal deve ser feita pela via eletrônica. Caso essa via seja frustrada, deve ser feita pelos correios e, em última hipótese, por Oficial de Justiça.
III. A citação criminal deve ser feita por Oficial de Justiça, exceto quando o citando estiver em lugar não sabido, ocasião em que poderá ser feita por edital.
IV. Quando o Oficial de Justiça diligenciar duas vezes sem êxito e tiver fundada suspeita de ocultação, mesmo em se tratando da citação criminal, deverá fazê-la por hora certa.
De acordo com o que você aprendeu nas aulas e no material didático, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Estão corretas as proposições I, II e III, apenas.
	
	B
	Estão corretas as proposições I, III e IV, apenas.
	
	C
	Estão corretas as proposições II, III e IV, apenas.
	
	D
	Estão corretas as proposições III e IV, apenas.
Você acertou!
Por força do art. 351 do CPP a citação criminal deve ocorrer mediante a expedição de mandado para cumprimento por
Oficial de Justiça. Além disso, é possível a citação criminal por hora certa, prevista no art. 362 do CPP e na forma
estabelecida pelos art. 252 e seguintes do CPC. Caso o citando não seja encontrado por razão de estar em local não 
sabido far-se-á citação por edital, conforme prevê o art. 361 do CPP.
Referência: Roteiro de estudos (aula 2). Slide respectivo. Vídeos complementares. Competências do Oficial de Justiça.
Fabiana Silveira. Curitiba: InterSaberes, Capítulo 6. Código de Processo Civil. Código de Processo Penal.
	
	E
	Estão corretas as proposições I e IV, apenas.
Questão 8/10 - Competências do Oficial de Justiça
De acordo com o estabelecido pelo art. 835 do CPC, acerca da ordem preferencial da penhora, assinale a a alternativa que apresenta a ordem preferencial correta:
	
	A
	Bens imóveis, veículos, semoventes e móveis em geral.
	
	B
	Faturamento mensal, dinheiro, títulos da dívida pública e bens imóveis.
	
	C
	Dinheiro, títulos da dívida pública, títulos e valores mobiliários e veículos de via terrestre.
Você acertou!
A ordem preferencial da penhora está legalmente estabelecida no art. 835 do CPC e será observada no caso de mandado
de penhora genérico.
“Art. 835.  A penhora observará, preferencialmente, a seguinte ordem:
I - dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;
II - títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;
III - títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;
IV - veículos de via terrestre;
V - bens imóveis;
VI - bens móveis em geral;
VII - semoventes;
VIII - navios e aeronaves;
IX - ações e quotas de sociedades simples e empresárias;
X - percentual do faturamento de empresa devedora;
XI - pedras e metais preciosos;
XII - direitos aquisitivos derivados de promessa de compra e venda e de alienação fiduciária em garantia;
XIII - outros direitos.”
Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. 
Curitiba: InterSaberes. Código de Processo Civil.
	
	D
	Bens imóveis, bens móveis, semoventes, navios e aeronaves.
	
	E
	Dinheiro, veículos automotores e bens móveis. 
Questão 9/10 - Competências do Oficial de Justiça
O art. 276 do Código de Processo Civil prevê que "quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa".
Considerando o teor do artigo supracitado e o conteúdo absorvido nas aulas e material respectivo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Mesmo que haja prejuízo a parte prejudicada não poderá alegá-lo quando ela mesma o provocou.
PORQUE
II. Vigora no processo civil o princípio da boa fé processual que impede à parte aproveitar-se da própria torpeza.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	A
	Asasserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
De acordo com a previsão legal do art. 276, a parte que pratica ato com vício processual não pode ser a beneficiária da
decretação de nulidade do mesmo ato, pois isso seria um estímulo à fraude e à má-fé processual. A regra, portanto, 
existe para evitar que seja gerado propositalmente um erro para um posterior proveito daquele que o provocou.
Referência: Roteiro de estudos (aula 3). Slide respectivo. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. 
Curitiba: InterSaberes, Capítulo 5.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 10/10 - Competências do Oficial de Justiça
De acordo com o que estudamos acerca das espécies de decisões judiciais, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) A decisão interlocutória põe fim a uma fase processual, decidindo questão de mérito.
( ) A sentença é a decisão do juiz de primeiro grau que com ou sem mérito finaliza a lide na primeira instância.
( ) O despacho é a decisão que acata pedido urgente em situações de plantão extraordinário.
( ) Existe decisão concedida em tutela provisória, mediante sentença ou decisão interlocutória, que poderá ser de urgência ou de evidência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V.
Você acertou!
As decisões judiciais constituem-se em: sentenças, decisão interlocutória, despachos e tutela provisória.
As sentenças decidem ou não o mérito da discussão e finalizam o processo perante o juiz de primeiro grau.
As decisões interlocutórias incidem sobre questão relevante do processo, mas não o finalizam.
Os despachos dão impulso ao processo.
A tutela provisória pode ser de urgência ou de evidência e será concedida pelo juiz em decisão interlocutória ou sentença.
Referência: Roteiro de estudos (aulas 1 e 2) e slides respectivos. Competências do Oficial de Justiça. Fabiana Silveira. 
Curitiba: InterSaberes, Capítulo 4.
	
	B
	F, V, V, V.
	
	C
	 V, V, F, F.
	
	D
	F, V, V, F.
	
	E
	V, F, F, V.