Buscar

AD2 BIOCEL 2020.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Cite duas características das junções comunicantes que as diferenciam das proteínas canal (Não esqueça de dizer como é em cada uma delas). MÁXIMO DE 500 CARACTERES COM ESPAÇOS (2,0 PONTOS)
1- As junções de GAP realizam o transporte de pequenas moléculas e sinapses elétricas, permitindo a passagem de íons citoplasmáticos que seja a favor ao gradiente de concentração.
 Proteínas de canal formam um canal hidrofílico que transportam rapidamente uma grande quantidade de moléculas e íons específicos.
2- Essas junções tipo fenda podem ser fechadas ou abertas mediante alterações do pH ou da concentração de Ca+2 no citosol. Já os canais iônicos abrem e fecham rapidamente. 
2) O epitélio intestinal contém praticamente todos os tipos de junção. Cite cada uma delas e especifique qual a importância de cada uma dessas junções para o correto funcionamento deste órgão (tubo digestivo)? ATENÇÃO! NÃO ESTÁ SENDO SOLICITADA A DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA OU DOS COMPONENTES DE CADA UMA DESSAS JUNÇÕES, APENAS A SUA FUNÇÃO E O QUE OCORRERIA NA SUA AUSÊNCIA. MÁXIMO DE 1000 CARACTERES COM ESPAÇOS para o total da resposta (5,0 PONTOS)
1. Junção de oclusão:
Realiza vedação de células, formando uma barreira intramembranar. Assim as moléculas passam somente pela permeabilidade seletiva ou transportadoras. Sem essa junção haveria passagem de substâncias do tubo digestivo entre as membranas.
2. Cinturão de adesão
Confere resistência e união a células. Com a ausência do cinturão não haveria resistência a tensões e a adesão entre células do epitélio iria se desintegrar.
3. Desmossoma: 
Tem como finalidade realizar o ancoramento. Promove união e estrutura ao tecido epitelial. Em sua ausência não haveria ancoramento entre células adjacentes, as mesmas não suportariam as tensões sofridas.
4. Hemidesmossoma:
Agem como sítios de ligação, unindo a célula a lâmina basal. Sem essa estrutura não haveria adesão da porção basal da célula epitelial à lâmina basal
5. Junção comunicante:
Atua na comunicação e troca de substâncias entre as células. Em sua ausência não haveria o transporte de pequenas moléculas, íons e elétrons. 
3) Um elefante e uma mangueira são seres vivos de grande porte e incorporaram “soluções” diferentes para  que suas células não desmontem e seu corpo se sustente e atue de forma integrada. Cite quais foram as soluções encontradas em cada caso para a sustentação e a comunicação integrada das células em de cada um desses seres. (3,0 PONTOS). (MÁXIMO DE 500 CARACTERES COM ESPAÇOS)
Células animais contam com uma matriz extracelular e junções GAP, ocludentes e aderentes que atuam nos tecidos exercendo papel de adesão, resistência e comunicação das células.
Em células vegetais, a parede celular, composta por celulose, pectina, glicanas, entre outras moléculas confere adesão à célula vegetal. A comunicação se dá através dos plasmodesmos, formando canais citoplasmáticos responsáveis pelo transporte de moléculas de até mil daltons.
Referências Bibliográficas
	Azevedo Bruno. Biologia Celular II. V. único / Bruno Azevedo et al. - Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2005.

Outros materiais