Buscar

Direito constitucional aplicado

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Quanto à forma, a Constituição em que as normas não constam de um documento único e solene, denomina-se:
		
	
	e) nda
	
	d) material.
	
	b) formal.
	
	a) escrita.
	 
	c) costumeira.
	Respondido em 17/09/2020 20:26:54
	
	Explicação: C. Constituição não-escrita, costumeira ou consuetudinária: é a aquela em que as normas não constam de um documento único e solene. Suas fontes são os usos e costumes, os precedentes jurisprudenciais e os textos escritos esparsos (atos do Parlamento). Ex.: Constituição do Reino Unido.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	"Chega de ação. Queremos promessas". Assim protestava o grafite, ainda em tinta fresca, inscrito no muro de uma cidade, no coração do mundo ocidental. A espirituosa inversão da lógica natural dá conta de uma das marcas dessa geração: a velocidade da transformação, a profusão de ideias, a multiplicação das novidades. Vivemos a perplexidade e a angústia da aceleração da vida. Os tempos não andam propícios para doutrinas, mas para mensagens de consumo rápido. Para jingles, e não para sinfonias. O Direito vive uma grave crise existencial. Não consegue entregar os dois produtos que fizeram sua reputação ao longo dos séculos. De fato, a injustiça passeia pelas ruas com passos firmes e a insegurança é a característica da nossa era. Na aflição dessa hora, imerso nos acontecimentos, não pode o intérprete beneficiar-se do distanciamento crítico em relação ao fenômeno que lhe cabe analisar. Ao contrário, precisa operar em meio à fumaça e à espuma. Talvez esta seja uma boa explicação para o recurso recorrente aos prefixos pós e neo: pós-modernidade, pós-positivismo, neoliberalismo, neoconstitucionalismo. Sabe-se que veio depois e que tem a pretensão de ser novo. Mas ainda não se sabe bem o que é. Tudo é ainda incerto. Pode ser avanço. Pode ser uma volta ao passado. Pode ser apenas um movimento circular, uma dessas guinadas de 360 graus. (L. R. Barroso. Neoconstitucionalismo e constitucionalização do direito. O triunfo tardio do direito constitucional no Brasil). TENDO O TEXTO ACIMA COMO MOTIVAÇÃO, APONTE A ALTERNATIVA CORRETA.
		
	
	b) No neoconstitucionalismo, a Constituição é vista como um documento essencialmente político, um convite à atuação dos poderes públicos, ressaltando que a concretização de suas propostas fica condicionada à liberdade de conformação do legislador ou à discricionariedade do administrador.
	
	d) O neoconstitucionalismo não autoriza a participação ativa do magistrado na condução das políticas públicas, sob pena de violação do princípio da separação dos poderes.
	 
	c) O neoconstitucionalismo pode ser definido como uma teoria (ou ideologia) que vem sendo empregada para se referir às tentativas de explicar as transformações ocorridas no campo do Direito a partir da Segunda Guerra Mundial apontando para uma nova prática jurídica, voltada à concretização dos direitos fundamentais.
	
	e) O neoconstitucionalismo indica que os textos constitucionais promulgados na segunda metade do século XX não condicionam a atuação do Estado na realização dos fins e objetivos estabelecidos;
	
	a) O neoconstitucionalismo tem como marco filosófico o positivismo, não permitindo uma aproximação entre direito e ética.
	Respondido em 17/09/2020 20:30:37
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Segundo o abade Emnmanuel Sieyès, um dos precursores da doutrina sobre o poder constituinte o titular do Poder Constituinte é a nação, entretanto, modernamente, é predominante que a titularidade do poder constituinte pertence ao (à):
		
	
	Nação;
	
	Presidente ou Monarca;
	
	União;
	 
	Povo;
	
	Nenhuma das alternativas está correta.
	Respondido em 17/09/2020 20:29:39
	
	Explicação: Modernamente, é predominante que a titularidade do poder constituinte pertence ao povo, pois o Estado decorre da soberania popular, cujo conceito é mais abrangente do que o de nação. Assim, a vontade constituinte é a vontade do povo, expressa por meio de sus representantes
	
		4a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil propõe, perante o Supremo Tribunal Federal, arguição de descumprimento de preceito fundamental - ADPF, tendo por objeto dispositivo da Lei Orgânica de determinado Município que estabelece que a perda do mandato do Vereador, na hipótese de condenação criminal transitada em julgado, será decidida pelo voto da maioria simples dos membros da Câmara Municipal. Nessa hipótese, diante da disciplina constitucional e legal pertinente, bem como da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria,
		
	 
	e) a ADPF deverá ser conhecida como ação direta de inconstitucionalidade, por aplicação do princípio da fungibilidade, e, no mérito, julgada procedente, para o fim de se declarar a inconstitucionalidade da lei impugnada, por ofensa a norma constitucional de reprodução obrigatória para Estados e Municípios.
	 
	b) a ADPF reúne condições de admissibilidade, quanto à legitimidade ativa e a seu objeto, assim como é procedente, no mérito.
	
	a) a ação não poderá sequer ser conhecida, nem mesmo como espécie diversa de ação direta, por não existir possibilidade de controle concentrado de constitucionalidade, uma vez considerado o seu objeto, passível de controle exclusivamente difuso, pela via incidental.
	
	c) o autor carece de legitimidade para a propositura da ADPF, por não existir pertinência temática entre suas finalidades institucionais e o conteúdo material da norma questionada em sede de controle abstrato de constitucionalidade.
	
	d) o Prefeito do Município ou a Mesa da Câmara Municipal seriam os únicos que, sob a ótica do requisito da pertinência temática, teriam legitimidade para a propositura de tal ADPF, uma vez considerado seu objeto.
	Respondido em 17/09/2020 20:38:46
	
	Explicação:
Gabarito letra B 
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale a opção correta:
		
	 
	Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa podem ser apontados como um dos princípios fundamentais da República Federativa do Brasil.
	
	Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, entre outros, erradicar a pobreza e a marginalização, promovendo o desarmamento da sociedade civil.
	
	Todo poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos ou indiretamente, nos termos da Constituição.
	
	A prevalência dos direitos sociais se constitui em um dos princípios que regem a República Federativa do Brasil na relações internacionais.
	
	A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados, dos Municípios, dos Territórios e do Distrito Federal, constitui-se em estado Democrático de Direito.
	Respondido em 17/09/2020 20:40:20
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Uma das funções do poder legislativo é o de fiscalizar a atuação do poder executivo. Isso será feito pelo(a):
		
	 
	Tribunal de contas
	
	Conselho de contas
	
	Tribuna de controle
	
	Congresso de contas
	
	Controladoria de contas
	Respondido em 17/09/2020 20:40:56
	
	Explicação:
É um órgão do poder legislativo e tem a finalidade de exercer a fiscalização dos recursos públicos. (Tribunal de Contas da União dos Estados e dos Municípios, onde existir).
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre o entes federativos é incorreto afirmar que
		
	
	É possível a criação de novos entes federativos
	
	O Distrito Federal abriga a capital federal
	 
	Os Distrito Federal, tal como os estados, poderá se subdividir em Municípios.
	
	A união é um ente federativo autônomo
	
	OS entes federativos, por serem autônomos, gozam da tríplice capacidade
	Respondido em 17/09/2020 20:46:41
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	NO PROCESSO LEGISLATIVO, PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL:
		
	
	A matéria reservada à lei complementar pode ser objeto de lei delegada desde que o Congresso Nacional, medianteresolução, confira delegação ao Presidente da República especificando o seu conteúdo e os termos de seu exerc
	 
	As leis complementares aprovadas por maioria absoluta, são elaboradas sobre matéria a elas reservada por previsão expressa no próprio texto da Constituição;
	
	As medidas provisórias, uma vez editadas e publicadas, passam a ter força de lei depois da aprovação pelo Congresso Nacional.
	
	As medidas provisórias, se não forem convertidas em lei no prazo de trinta dias, perdem sua eficácia a partir de então, sendo juridicamente válidos os atos praticados durante sua vigência;
	
	Na hipótese de veto do Presidente da República, por considerar o projeto de lei inconstitucional ou contrário ao interesse público, o Congresso Nacional apreciará o veto em sessão conjunta, podendo rejeita-la pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, mediante votação nominal e pública;
	Respondido em 17/09/2020 20:52:17
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Qual dos três poderes da República se caracteriza pelo exercício de poder?
		
	
	Poder legislativo
	
	Poder judiciário
	
	Poder constitucional
	 
	Poder executivo
	
	Poder moderador
	Respondido em 17/09/2020 20:54:46
	
	Explicação:
O Executivo se caracteriza por ser o poder cuja finalidade é o exercício do poder do Estado, ou seja, compete ao executivo ser a expressão maior do poder de um Estado, cabendo-lhe dar cumprimento e efetividade às leis do Estado.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A falência tem por objetivo proporcionar o cumprimento  das obrigações do devedor junto aos seus credores. A Lei n. 11.101/05, ao disciplinar  o pagamento aos credores, determina uma ordem a ser obedecida. De acordo com as alternativas abaixo, que tratam sobre a ordem de pagamento aos credores, assinale a CORRETA:
		
	 
	Os créditos extraconcursais, como a remuneração do administrador judicial, as despesas com a arrecadação e a administração dos bens do falido, as custas judiciais, etc., prevalecem a todos os demais credores na ordem de classificação dos créditos.
	 
	Os créditos trabalhistas, derivados da legislação do trabalho, até o limite de 150 salários mínimos por credor e os créditos decorrentes de acidentes de  trabalho prevalecem a todos os demais créditos na ordem dos créditos concursais.
	
	Os créditos com garantia real até o limite do bem gravado são considerados concursais e  têm preferência aos demais créditos na ordem dos créditos concursais.
	
	Os créditos quirografários, que correspondem à grande massa das obrigações do falido,  devem ter preferência na ordem de pagamento dos demais créditos da massa falida.
	
	Os créditos suborfinados, por emglobarem os créditos dos sócios ou administradores sem vínculo empregatício prevalecem aos demais créditos na ordem de pagamento aos credores.

Continue navegando