Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA DICT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE DISCURSIVA DA MATERIA: DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO DO TRABALHO
ALUNO: FELIPE GUARNIERI PEREIRA
TURMA: 8 P. MATUTINO.
a) Com a Reforma Trabalhista, foi privilegiada a autonomia privada coletiva e a liberdade sindical, especialmente no que se refere ao imposto sindical?
Reposta:
Tendo em vista que as pessoas não são mais obrigadas a se filiarem ao sindicato, a reforma trabalhista privilegiou a liberdade sindical, pois conforme cita o artigo 507 – b da Lei 13467/2017 É facultado para a autonomia privada coletiva e a liberdade sindical o recolhimento de taxas ao sindicato, deixando de existir a obrigação de filiação sindical e recolhimentos de taxas, tornando facultativo o pagamento do imposto sindical.
Fonte: Art. 507 - B " É facultado a empregados e empregadores, na vigência ou não do contrato de emprego, firmar termo de quitação anual de obrigações trabalhistas, perante o sindicato dos empregados da categoria"
b) Em relação à denominada "hierarquia das fontes dos direitos trabalhistas",  o que dispõe a nova lei sobre eventuais conflitos entre as determinações constantes em Acordo Coletivo de Trabalho e Convenção Coletiva de Trabalho? Explique resumidamente.
RESPOSTA:
Pode-se afirmar que a convenção coletiva e o acordo coletivo tornaram-se muito mais flexíveis com a reforma trabalhista. Presuma-se que tornem os acordos advindos entre os funcionários e empregadores mais valorizados, com intuito de diminuir a quantidade de demandas processuais que chegam a justiça do trabalho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando