Buscar

Simulado disciplina Contabilidade Comercial

Prévia do material em texto

Os impostos e contribuições incidentes sobre o preço de venda, ou seja, aqueles que guardam alguma proporcionalidade ou percentual sobre este. Dentre os principais tributos incidentes sobre as vendas, podemos citar, assinale a alternativa correta:
· ICMS, IPI, ISSQN, PIS, COFINS.
· *(Sua resposta)
· ICMS, IPI, ISSQN, IRRF, CSLL.
· ICMS, IRRF, CSLL, PIS, COFINS.
· IRRF, CSLL, IPI, ISSQN, PIS, COFINS.
Execício 2
O regime não cumulativo do PIS foi instituído pela Lei nº 10.637, de 31 de dezembro de 2002. Já o regime não cumulativo da COFINS foi instituído pela Lei nº 10.833, de 31 de dezembro de 2003. As alíquotas para o PIS e a COFINS são, respectivamente, 1,65% e 7,6% sobre as receitas mensais e sobre os possíveis créditos apurados.
A principal receita tributária por esse regime é o faturamento da empresa, porém, pode-se excluir da base de cálculo, exceto:
· Exportação de mercadorias para o exterior e Prestação de serviços para pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas no país, com pagamento em moeda conversível.
· *(Sua resposta)
· Vendas a empresa comercial exportadora com o fim específico de exportação.
· 
· IPI sobre vendas, Vendas Canceladas e Vendas do Ativo Permanente.
· Receitas de Exportação ou com fim específico de exportação.
Execício 3
Não há mais empresas grandes ou pequenas, todas são e devem ser vistas pelo contador como únicas, cada uma com suas peculiaridades. Todas as empresas querem a melhor informação possível, de preferência algo que lhes garanta sua presença no mercado, trazendo bons retornos sobre o capital investido. Nesse sentido é correto afirmar que:
( ) Cultura, conhecimento técnico, bons relacionamentos profissionais e o mínimo
de empatia podem ser o diferencial do contador comercial.
( ) é preciso conhecer e interpretar informações como: qual o verdadeiro custo do produto, mercadoria ou serviço, qual o preço de venda adequado, qual o capital de giro necessário para a empresa, quando e como captar recursos de terceiros ou próprios, como administrar a mão de obra empregada nos mais diversos departamentos, entre outras.
( ) Espera-se que seja sempre da empresa, a iniciativa de buscar novos benefícios fiscais, como redução da carga tributária.
( ) Para que o contador possa fornecer esse tipo de informação, precisará ter
uma boa formação, ampla e flexível.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
· ( ) F - V - V - F.
· ( ) V - F - V - V.
· ( ) V - V - F - V. 
· *(Sua resposta)
· ( ) V - V - F - F.
Execício 4
É uma receita financeira, que será contabilizada na apuração do resultado do exercício. Normalmente é decorrente de recebimentos em atraso ou de aplicações financeiras. Qual das denominações abaixo se aplica a esta descrição?
· Juros ativos.
· *(Resposta certa)
· Juros passivos.
· Descontos obtidos.
· *(Sua resposta)
· Descontos concedidos.
Execício 5
Assinale a sentença incorreta:
· A COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e o PIS (Programa de Integração Social) são contribuições que as empresas, em geral, devem recolher mensalmente, ao Governo Federal, em decorrência de suas receitas, produtos, mercadorias ou serviços, ou seja, são calculadas sobre as vendas.
· As alíquotas do PIS e da COFINS são diferentes uma da outra e, indiferente da forma em que forem calculadas (cumulativa ou não cumulativa), têm grande representatividade na tributação das empresas, sejam essas comerciais, industriais ou prestadoras de serviços.
· *(Sua resposta)
· Uma vez que ambos são calculados sobre as vendas, é muito mais vantajoso optar em tributar pela cumulatividade, pois a alíquota é menor tanto no PIS como na COFINS, porém, na não cumulatividade, as empresas conseguem obter créditos por algumas de suas compras e estas podem ser compensadas com o imposto, o que muitas vezes o torna menos oneroso
· Só existe uma forma de tributação para estas duas contribuições.
· *(Resposta certa)
Execício 6
Os tributos sobre vendas são aqueles gerados no ato da venda, através de algum documento fiscal. Dentre os impostos citados, qual o único que não refere-se a vendas:
· ICMS
· PIS
· COFINS
· IRRF
· *(Sua resposta)
Execício 7
O Código de Ética do Profissional Contabilista – CEPC, instituído pela Resolução nº 803/1996 do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, define em seu Capítulo II, artigo 2o, os deveres do contabilista. Considerando o que dispõe o código de ética, julgue as asserções a seguir:
 I. exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, observada a legislação vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;
II. comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores;
III. renunciar às funções que exerce, logo que se positive falta de confiança por parte do cliente ou empregador, a quem deverá notificar com trinta dias de antecedência, zelando, contudo, para que os interesses dos mesmos não sejam prejudicados, evitando declarações públicas sobre os motivos da renúncia;
IV. ser solidário com os movimentos de defesa da dignidade profissional, seja propugnando por remuneração condigna, seja zelando por condições de trabalho compatíveis com o exercício ético-profissional da Contabilidade e seu aprimoramento técnico.
Marque a altenativa corresposndente: 
· Estão corretas apenas as asserções I, II e IV
· Estão corretas apenas as asserções I, II e III
· Estão corretas apenas as asserções I, II 
· Todas as asserções estão corretas
· *(Sua resposta)
Execício 8
Habitualmente, costumam ocorrer situações que envolvem juros ou descontos nas atividades operacionais da empresa, como, por exemplo, no pagamento de fornecedores ou cobrança de clientes. Diferencie juros passivos de juros ativos.
· Os juros passivos são quando se paga um valor a maior do que o principal devido, gerando uma despesa. E os juros ativos são quando a empresa recebe um valor a maior do que o principal, gerando uma receita.
· *(Resposta certa)
· Juros passivos são quando a empresa, em relação às suas obrigações, paga essas a menor, em decorrência, por exemplo, da quitação antes do prazo do vencimento ou de algum acordo entre o credor. E são juros ativos quando a empresa recebe um valor a maior do que o principal. 
· São juros passivos quando a empresa, em relação aos seus direitos, cobra esses a menor, em decorrência, por exemplo, da quitação por parte do cliente, antes do prazo de vencimento ou de algum acordo entre esse e a empresa. E são juros ativos quando se paga um valor a maior do que o principal devido.
· São juros ativos quando a empresa paga a maior alguma dívida, porém, são juros passivos, quando a empresa recebe um valor a maior num direito que lhe é devido, mas ambos são registrados na Demonstração do Resultado do Exercício como despesa e receita, respectivamente.
· *(Sua resposta)
Execício 9
O objetivo dessa provisão é cobrir possíveis perdas no recebimento de suas contas a receber, sendo assim, é reconhecida antecipadamente uma despesa de perda para que, no efetivo recebimento dessas, a empresa já esteja preparada financeiramente e economicamente. Não é obrigatória, porém, principalmente para fins gerenciais, ou seja, internamente, torna-se imprescindível na análise de seus créditos. Qual nome dessa provisão?
· Provisão de salários a pagar.
· Provisão de pró-labore a pagar.
· Provisão para créditos de liquidez duvidosa.
· *(Resposta certa)
· Provisão de ativos.
· *(Sua resposta)
Execício 10
Sobre a Provisão para Créditos de Liquidez Duvidosa (PCLD), analise:
I - Para as empresas que tributam seus lucros (Optantes do Lucro Real), a despesa da PCLD não pode ser deduzida para fins fiscais. Tendo caráter puramente gerencial dentro da empresa.
II - Uma conta que deve ser analisada para fins tributários é aquela que registra a perda obtida pela empresa na baixa de contas incobráveis, operaçãorealizada com a PCLD.
III - O resultado contábil sempre será igual ao resultado tributado após a conclusão da Demonstração de Resultados do Exercício, independentemente se houver PCLD ou não.
IV - Há exclusões e adições que devem ser feitas para então se chegar ao resultado fiscal. Por isso, nem sempre o resultado contábil será igual ao resultado tributado.
Assinale a alternativa correta:
· Todas as assertivas acima são verdadeiras.
· *(Sua resposta)
· As assertivas II e IV são verdadeiras.
· As assertivas I e III são verdadeiras.
· As assertivas I, II e IV são verdadeiras.
· *(Resposta certa)

Continue navegando