Buscar

orçamento empresarial avaliação I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	No orçamento existe alguns aspectos comportamentais que influenciam no processo decisório da gestão das organizações. Essas reações ou efeitos estão relacionados com o comportamento de cada envolvido. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Limitação à iniciativa.
II- Má qualidade da comunicação.
III- Reação às pressões.
IV- Desvios no orçamento.
(    ) O processo de se estabelecer metas orçamentárias pode ser chamado de processo de fazer julgamentos subjetivos (pessoais ou particulares) e, como resultado disso, as tendências ao surgimento de desvios são inevitáveis, de uma forma consciente ou inconsciente.
(    ) Ocorre quando os gestores impõem formas autoritárias de gestão. As informações podem ser repassadas de forma incorreta ou mesmo não serem repassadas, visando à proteção em caso de erros.
(    ) Alguns aspectos do orçamento podem suprimir iniciativas pessoais do gestor, limitando-o a executar o que foi planejado. Essa característica de engessamento pode inclusive causar a perda de resultados.
(    ) Os gestores procuram acompanhar o orçamento, visando a controlar possíveis manipulações. Essa pressão pelo controle de gastos não orçados pode desviar o propósito do orçamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - III - II.
	 b)
	IV - II - I - III.
	 c)
	II - I - III - IV.
	 d)
	I - II - III - IV.
	2.
	O orçamento é constituído de planos específicos em datas e unidades monetárias que visam atingir objetivos programados. É o plano financeiro para implantar a estratégia da empresa em determinado exercício e, portanto, é uma ferramenta básica de gestão que pode ser de curto prazo ou de longo prazo. Considerando que com o sistema orçamentário podem-se emitir diversos tipos de relatórios que contêm informações gerenciais importantes para a gestão de curto e longo prazo de uma empresa, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Relatórios de desempenho econômico e financeiro da empresa.
	 b)
	Relatórios de análise de resultados, como a margem de contribuição por produto.
	 c)
	Demonstrações financeiras (demonstração do valor adicionado, demonstração de lucros ou prejuízos acumulados).
	 d)
	Relatórios de investimentos em imobilizado.
	3.
	A proposta do orçamento base zero está em rediscutir toda a empresa toda vez que se elabora o orçamento. Está em questionar cada gasto, buscando verificar a real necessidade. Resumindo, a questão fundamental permanente para o orçamento base zero é a seguinte: não é porque aconteceu que deverá acontecer. Para o seu desenvolvimento, são propostas sete etapas básicas. Sobre essas etapas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- 1ª etapa.
II- 2ª etapa.
III- 3ª etapa.
IV- 4ª etapa.
V- 5ª etapa.
VI- 6ª etapa.
VII- 7ª etapa.
(    ) Priorização dos pacotes de decisão.
(    ) Definição da matriz de responsabilidade.
(    ) Definição das estratégias, objetivos e metas das unidades.
(    ) Acompanhamento do OBZ.
(    ) Identificação dos pacotes de decisão.
(    ) Elaboração das PBZs, NBZs e VBZs.
(    ) Aplicação dos recursos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - III - I - VII - II - IV - VI.
	 b)
	II - III - VI - IV - I - VII - V.
	 c)
	III - II - V - IV - I - VII - VI.
	 d)
	I - II - VI - VII - III - V - IV.
	4.
	O planejamento é uma das fases do orçamento empresarial, o qual é constituído por um conjunto de metas estabelecidas em conformidade com as ações individuais e coletivas. Planejar significa estabelecer com antecedência as ações a serem executadas para que sejam alcançados satisfatoriamente os objetivos de curto e longo prazo fixados para uma empresa e suas diversas unidades. Sobre o processo de planejamento orçamentário, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Avaliar os riscos e as oportunidades que o setor produtivo oferece e os pontos fortes e fracos da organização, com vistas a definir as diretrizes políticas, os objetivos e os princípios da empresa.
	 b)
	É um planejamento de curto prazo, normalmente de três meses.
	 c)
	É elaborado com um nível de detalhes superior às necessidades mais imediatas. Normalmente é o primeiro ano do planejamento de longo prazo, previsto e acompanhado mensalmente.
	 d)
	É um planejamento de longo prazo, normalmente de três a dez anos, acompanhado anualmente.
	5.
	A empresa é considerada um sistema no qual os recursos introduzidos são processados e, posteriormente, ocorre a saída de produtos ou serviços para os consumidores. Para que o sistema empresa obtenha um bom funcionamento, ele é dividido em vários subsistemas. Sobre o subsistema de informação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É o responsável pelo processo de tomada de decisões, pois abrange as atividades de planejamento, gerenciamento e mecanismo de controle interno.
	  b)
	Abrange o quadro funcional da empresa, incluindo-se nessa esfera a cultura e demais características inerentes ao capital intelectual da organização.
	 c)
	Consiste no conjunto de dados necessários para uma melhor tomada de decisão dos gestores da empresa.
	 d)
	É como a empresa está organizada, o tipo de estrutura empregada (vertical ou horizontal), o grau de autoridade e a atribuição de responsabilidade.
	6.
	O orçamento é elaborado e composto pelas mesmas pessoas que desenvolvem as atividades diárias dentro da organização. Tudo o que ocorre no pós orçamento é reflexo direto ou indireto do trabalho de todos os componentes da organização, independente de sua função. Sobre os orçamentos, analise as seguintes sentenças:
I- Tópicos como o planejamento, a execução, o controle, a avaliação das áreas de responsabilidade e a motivação das pessoas envolvidas no processo estão relacionados com a implantação do orçamento.
II- Saber identificar os custos industriais e sua interferência dentro do processo produtivo é necessário para a elaboração de um bom orçamento de produção.
III- O comportamento do mercado é reflexo direto do orçamento efetuado pelas empresas industriais e comerciais.
IV- A excelência na comunicação entre as áreas da organização é ponto primordial para a consequente excelência do resultado orçamentário.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	A empresa exerce um papel fundamental no funcionamento da cadeia de relacionamentos. Sendo assim, existem diversos fatores externos, como o mercado, a política econômica, o governo, a concorrência e a sazonalidade que exercem influência nessa cadeia de relacionamentos. Esses fatores influenciam tanto as corporações contratantes de produtos ou serviços como as empresas de produção em escala. A primeira poderá fornecer insumos para a segunda, que produz em escala somente se houver harmonia com os fatores externos. Qualquer anormalidade poderá colocar em risco as suas atividades e, como resultado, poderão faltar ou sobrar produtos no mercado. Sobre o contexto nas atividades no sistema empresa, analise as sentenças a seguir:
I- As grandes corporações industriais fornecem os insumos necessários para empresas de menor porte, que transformarão os insumos em produtos acabados ou prestarão serviços às grandes corporações.
II- Ao encerrar a produção ou a prestação de determinado serviço, a empresa de menor porte retorna os produtos elaborados para o seu contratante de serviços (as grandes corporações) e, através da entrega, conclui-se o processo produtivo.
III- As grandes corporações disponibilizam seus produtos ao mercado consumidor. Por sua vez, o mercado consumidor revenderá esses produtos ao mercado externo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	Nas empresas, o gestor analisa as particularidades da sua empresa para identificar
qual tipo de orçamento usar, dentre os vários existentes. Uma das opções é o orçamento base zero (OBZ), que é uma proposta que tem apresentado uma contribuição relevante para o processo orçamentário. A própria expressão base zero tem relação com a ideia de reavaliação de todos os programas e despesas propostos. Sobre as particularidades do OBZ, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Focalizar objetivos e metas das unidades de negócio cujos recursos são consequência do caminho ou direção planejada.
(    ) Assegurar a correta alocação de recursos com base no foco e nos fatores-chave do negócio.
(    ) Aprovar o nível de gastos após a elaboração com base em critérios previamente definidos.
(    ) Desenvolver forma centralizada, com comunicação entre os gestores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	9.
	A função orçamentária de planejamento tem como objetivo a formalização de metas e objetivos estabelecidos pela organização de acordo com as ações individuais e coletivas. Planejar significa estabelecer com antecedência as ações a serem executadas para que sejam alcançados satisfatoriamente os objetivos de curto e longo prazo fixados para uma empresa e suas diversas unidades. Sobre o processo de planejamento programa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Avaliar os riscos e as oportunidades que o setor produtivo oferece e os pontos fortes e fracos da organização, com vistas a definir as diretrizes políticas, os objetivos e os princípios da empresa.
	 b)
	Normalmente é o primeiro ano do planejamento de longo prazo, previsto e acompanhado mensalmente.
	  c)
	É elaborado com um nível de detalhes superior às necessidades mais imediatas.
	 d)
	É um planejamento de longo prazo, normalmente de três a dez anos.
	10.
	Uma empresa apresentou um prejuízo acumulado resultante de uma estratégia de forte expansão de suas franquias no país. O proprietário, em reunião com os diretores de cada departamento, definiu nova estratégia com o objetivo de reverter os resultados no período. Após pesquisa de mercado, o departamento de marketing, em conjunto com a recém-criada área comercial, irá reposicionar o produto de forma a atingir novos públicos-alvo, além de buscar novos mercados com o processo de internacionalização da marca. O departamento de produção e compras irá trabalhar na identificação de fornecedores que elevem o padrão de qualidade dos insumos e, por consequência, dos produtos acabados. Também serão investidos recursos na atualização tecnológica do parque fabril. O departamento de recursos humanos irá capacitar os colaboradores com novas técnicas de gestão e manuseio dos novos equipamentos. Dentro desse contexto, o setor financeiro da empresa recebeu o desafio de elaborar, em conjunto com os demais departamentos, o orçamento para o ano de 2018. Considerando as informações, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tipo de orçamento mais adequado para o cenário proposto:
	 a)
	Orçamento de tendências.
	 b)
	Orçamento flexível.
	 c)
	Orçamento base zero.
	 d)
	Orçamento estático.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais